Connect with us

Notícias

Ex-secretária do Plano Nacional do Livro e Leitura destaca a importância do Dia Mundial da Poesia

Published

on

Renata Costa fala sobre o atual cenário cultural brasileira, destaca seis leituras obrigatórias de poesia, além do mercado editorial e político

Nesta segunda-feira,21 de março, é comemorado o Dia Mundial da Poesia, que foi instituído na 30ª Conferência Geral da UNESCO, em 1999. O IPLB escolheu o envio on-line do poema Eu e Ela de Cesário Verde para celebrar este dia. No dia 14 deste mês,  também celebramos o Dia da Poesia no Brasil. A comemoração surgiu como uma homenagem a Castro Alves, grande poeta brasileiro com uma história de lutas por causas nobres e pela Abolição da Escravidão. O Dia da Poesia é o mesmo que o aniversário de Castro Alves, que nasceu no dia 14 de março de 1847, na Bahia.

Renata Costa, ativista em defesa da cultura e educação fala sobre a importância do incentivo à leitura, e fomento às redes de acesso à leitura e literatura “ A cultura, a leitura e a poesia são como o alimento diário que precisamos para o corpo, necessitamos buscar essas fontes de conhecimento todos os dias” destaca ela.

Política, cultura e pandemia

Advertisement

Para Renata Costa, a pandemia devastou o setor cultural em todo o país. Artistas, que dependiam do seu público, se viram sem possibilidade de trabalho. Para o setor do livro, editoras e livrarias fecharam suas portas e atividades, em especial as livrarias de rua, tão tradicionais no Rio de Janeiro. A retomada possibilitará um respiro para a cadeia produtiva do livro.

“É muito importante que o mercado editorial continue entendendo o setor como parte fundamental da incidência em políticas públicas. Artistas, escritores, poetas, ilustradores precisam do processo editorial e livreiro para, além da sobrevivência, fomentar a cadeia mediadora do livro, como as bibliotecas públicas e comunitárias. Entidades do livro como CBL, LIBRE e SNEL a partir da construção do Plano Nacional do Livro e Leitura, hoje fazem parte dessa grande roda. Comprar em pequenas livrarias, estimular as pequenas e médias editoras, tão especializadas em suas linhas editoriais, trazer escritores brasileiros para as adoções em escolas ajudará a todas as cadeias do livro. Políticas públicas de fomento, parcerias público-privada, as famosas PPPs, editais para publicação e compra de acervo para atualização dos espaços de leitura são ações que fortalecerão o mercado”, explica a ex- secretária Nacional do Livro e Leitura.

Renata Costa, indica seis livros de poesia para ler:

1) O livro das ignorãças – Manoel de Barros
2) Toda poesia – Paulo Leminski
3) De Medos e Assombrações – Cora Coralina
4) Desperdiçando rima – Karina Buhr
5) A teus pés – Ana Cristina Cesar (a poeta marginal)
6) Livro de Mágoas – Florbela Espanca

Renata Costa ainda destaca a importância das contadoras de histórias para a disseminação da cultura no Brasil.

Advertisement

“Acredito que dentro de nós, mulheres, há uma contadora de histórias por excelência. Somos aquelas que, a partir das histórias, levamos nossa humanidade e nosso ser-mulher adiante, para frente, impulsionando umas às outras nessa grande roda feminina. A mágica da trama que envolve o mistério das nossas vidas. A intuição latente que nos ronda ao longo de nossas vidas faz com que nossas histórias sejam sentidas e inspiradas por outras mulheres. Não obstante, quando olhamos para a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, as mães são as maiores responsáveis pelo encantamento das crianças aos livros, são a referência principal do estímulo à leitura. Sejamos sempre nossas próprias contadoras de histórias, das nossas histórias, dos nossos caminhos” finaliza.

Continue Reading
Advertisement

Notícias

Série animada “Os Chocolix” de Jacqueline Shor estreia no Piauí através da TV Meio

Published

on

No próximo sábado a tela da TV Meio ficará mais doce com a chegada da família de “Os Chocolix”. A série criada por Jacqueline Shor, mostra as aventuras de Chocolyne, Chocomark, Docecookie e seus amigos no Reino da Chocolândia, estreia sábado no “Programa Teleleco” na TV Meio para todo o estado do Piauí e suas afiliadas.

“Estou muito feliz com essa parceria da TV Meio. Espero que as crianças do nordeste curtam muito a nossa animação e as mensagens que toda a família Os Chocolix transmitem para eles”, declara Jacqueline Shor.

É importante destacar o sucesso dos Chocolix no YouTube, onde acumularam mais de 60 milhões de visualizações e conquistaram uma impressionante base de fãs com mais de 419 mil inscritos

Não perca as aventuras de Os Chocolix no “Programa Teleleco”, que é exibido todos os sábados das 06 às 10 da manhã.

Advertisement

Continue Reading

Notícias

É possível usar arquétipos para se conectar em um nível emocional com o público

Published

on

By

De acordo com Leonardo Queiroz, marcas como Disney e Harley Davidson são bons exemplos do uso e tem consumidores fieis

É muito comum que grandes marcas, sejam elas corporativas ou pessoais, façam uso de arquétipos para gerar conexão. Isso porque os arquétipos ressoam com as experiências humanas, emergindo de um inconsciente coletivo e ajudando a construir uma ligação forte em nível emocional.

De acordo com Leonardo Queiroz, retratista, formado em PNL e especialista em arquétipos, quando uma marca conhece bem seu público e entende a fundo suas demandas e valores, pode aproveitar todo o potencial dos arquétipos para gerar conexão e, consequentemente, vender mais produtos e serviços. “Podemos pensar em marcas como Walt Disney, por exemplo, que usa o arquétipo do mago, um arquétipo que representa a sabedoria e o poder associado à capacidade de criar. Ele estabelece conexão emocional com quem busca magia, transformação”, exemplifica.

O especialista também cita marcas como Harley Davidson e Diesel, que usam o arquétipo rebelde e geram conexão com um público que gosta de liberdade e independência. “Essas marcas sabem usar muito bem o poder do arquétipo para fortalecer a ligação com seu público. Quem consome um produto dessas marcas se sente mais livre”, afirma.

Segundo Leonardo Queiroz, alinhar uma marca com um arquétipo específico é comunicar não apenas o que se quer vender, mas também o que a marca representa em um nível mais simbólico e emocional. “Os arquétipos podem ser utilizados para comunicar valores, propósitos e diferenciais de forma consistente e ajudar a atrair quem acredita neles”, explica.

Ele ressalta que os arquétipos apelam diretamente para emoções e experiências universais, o que costuma ser muito eficaz em publicidade e storytelling, onde histórias arquetípicas podem evocar respostas emocionais poderosas.

“Uma vez que uma marca – seja uma empresa ou uma pessoa – estabelece uma forte conexão emocional com seu público através de arquétipos, isso pode levar à lealdade do cliente. Os consumidores se sentem compreendidos e valorizados em um nível mais profundo, o que os incentiva a permanecerem fiéis à marca”, finaliza.

Sobre Leonardo Queiroz

Leonardo Queiroz é retratista, formado em PNL e certificado pelo Richard Bandler. É empresário, empreendedor, esposo, pai e especialista em arquétipos, algo essencial para a utilização no posicionamento assertivo a fim de aumentar a percepção de valor sobre você e levar seu negócio para o próximo nível, tornando-o mais desejado ao público certo com atração autêntica. Para saber mais, acesse o insta leoqueirozcom

Continue Reading

Notícias

Valeriote Cursos realiza evento no Rio de Janeiro na Semana Nacional da Nova Lei de Licitações e Contratos

Published

on

By

A Valeriote Cursos está realizando o maior evento de licitação do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Licitanet:  II SEMANA NACIONAL DA NOVA LEI DE LICITAÇÕES E CONTRATOS – 14.133/21. 

Com mais de 200 servidores públicos presentes, o evento da Valeriote Cursos, acontece no Novotel Porto Atlântico, de 12 a 15 de março. Cerca de 200 participantes, de 12 Estados da Federação, de mais de 40 órgãos públicos e privados. 

Juninho Valeriote, CEO da empresa, realizou a apresentação o evento ao lado do professor carioca Raphael Ícaro, que iniciou a série de palestras. Palestraram o médico, deputado federal e atual Secretário de Saúde do Município do Rio de Janeiro, Dr. Daniel Soranz; o Procurador do Estado do Rio de Janeiro, Dr. Bruno Verzani, e os professores Antônio Netto e Silvio Lima. 

Eduardo Guimarães, Saulo David e Rafael Pacheco foram os professores responsáveis pelos cursos temáticos apresentados no segundo e terceiro dia do evento.

Nesta sexta-feira (15/03), acontece o último dia do evento, com a palestra do renomado palestrante Jamil Manasfi, que abordará o seguinte tema: “A Atuação do Pregoeiro e do Agente de Contratação sob o prisma da Nova Lei de Licitações e Contratos – 14.133/21”. 

Com o sucesso deste evento, a Valeriote Cursos se consolida como uma das grandes empresas no segmento de capacitação e treinamento de servidores públicos. Oriunda da pequena São José de Ubá/RJ, hoje a empresa ganhou o Brasil, tendo treinado e capacitado mais de 6.000 mil servidores, de mais de 500 órgãos. 

Acompanhe a Valeriote nas redes sociais:

Site: valecursoseconsultoria@gmail.com

Instagram: @valeriotecursos

Continue Reading

Mais Lidas

Copyright © TimeOFFame - Todos os direitos reservados