Connect with us

Cultura Pop

Caixa Cultural São Paulo apresenta gratuitamente exposição inédita de Rosana Mokdissi até 3 de dezembro

Published

on

“O gesto como ponto de partida”, seleção de 34 trabalhos da artista, abre ao público em 29 de setembro e fica em cartaz até 3 de dezembro. Curadoria é de Agnaldo Farias

Até o dia 3 de dezembro a Caixa Cultural São Paulo realiza uma mostra inédita de 34 obras da artista Rosana Mokdissi. O público poderá conferir, gratuitamente, “O gesto como ponto de partida”, exposição de trabalhos que investigam como se dá a materialização dos gestos em obras de arte.

A mostra tem curadoria de Agnaldo Farias e é a primeira grande mostra da artista em São Paulo. Rosana está baseada em Brasília desde os anos 1990 – é na capital federal que ela mantém seu ateliê e desenvolve projetos artísticos.

A seleção em exibição na Caixa Cultural São Paulo traz trabalhos recentes, de 2020 a 2023, no qual os gestos se apresentam como forma e conteúdo. Do primeiro ano deste período, quando a pandemia exigiu meses de confinamento, estão obras que, segundo o curador, parecem grandes palimpsestos. “Era o nome dados aos antigos pergaminhos e papiros que, em virtude de seus altos custos, tinham seus textos raspados para serem reaproveitados’, explica Farias.

Advertisement

A lona pintada de dourado, com tarjas escuras, feitas de spray, é um exemplo da produção de 2020. Sugere a existência de um texto ocultado pela tinta. “Já o dourado, com sua carga simbólica, faz supor que algo eloquente emanava dali”, aponta o curador. A peça, com mais de um metro e meio de altura e quatro de largura, é um dos destaques da mostra.

Em outra obra da mesma série, no entanto, o texto se sobrepõe. As letras em branco formam, repetidamente, a palavra “give up” (desista, em inglês) por cima de um fundo marrom, preto e cinza.  “A desistência se afirma pela repetição, pelo acontecer continuado, uma espécie de defesa da inação montado por um mesmo gesto obstinado”, explica Agnaldo. O trabalho tem quase dois metros de altura e de largura.

Entre 2021 e 2022, a artista aposta em novas escolhas. Em uma das obras, usando várias texturas de grafite, Rosana traçou linhas retas e circulares sob o branco sujo da tela. Na diagonal, inseriu uma linha grossa e vermelha.

“A obra diferencia-se das anteriores em virtude de sua natureza vaga, atravessada por gestos desencontrados, alguns menos seguros, balbuciantes, outros nítidos, finos, cortantes, retilíneos e circulares, espiralados, emaranhados”, aponta o curador.

Nessa fase, os gestos também aparecem de outra maneira – efusivos, em certos casos. A tinta, de textura líquida, é arremessada contra a tela. Rosana utiliza uma espécie de vareta para criar os riscos, que se cruzam dentro e fora do espaço sem cor, preservando a intensidade dos arremessos.

MAIS COR

Advertisement

As cores e um certo ar primaveril estampam as obras produzidas em 2022. Formas circulares, lado a lado, fazem lembrar as árvores abarrotadas de flores. “Os múltiplos círculos se acumulam, interpenetram-se, chegam à tona, disputam o espaço entre si e entre os ramos pretos, semelhantes a raízes, feixes expressivos, nervosos, produzidos por spray”, explica o curador.

SERVIÇO

Exposição Rosana Mokdissi – O gesto como ponto de partida

Curadoria Agnaldo Farias

Período de visitação: até 3 de dezembro de 2023

Advertisement

Local: Caixa Cultural SP | Galeria Humberto Betetto

Endereço: Praça da Sé, 111 – Centro Histórico de São Paulo

Gratuito

Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura Pop

Magia no palco: Lançamento de “Paixão de Cristo” no Monte Castelo

Published

on

By

Hoje, no Teatro Torquato Neto, o lançamento da Paixão de Cristo do Monte Castelo foi marcado pela presença de convidados ilustres e renomados atores, incluindo Jésus Carvalho, Paulo Betti, Pedro Pauleey, Juliana Betti, Roberto Rowntree e Gabriela Lacerda. Este evento especial marcou o início da Via Sacra do Piauí, que ocorrerá nos dias 27, 28 e 29 de março no Espaço Cultural Professor Wall Ferraz, às 19:00, em Teresina.

A celebração contou com a participação de uma plateia entusiasmada e prometeu trazer uma representação emocionante e significativa da história religiosa. A presença dos talentosos atores e a atmosfera envolvente do Teatro Torquato Neto certamente antecipam um evento memorável nos próximos dias.

Fique atento para essa imperdível apresentação da Via Sacra do Monte Castelo e junte-se a nós para vivenciar essa experiência única, que une arte, cultura e espiritualidade.

Advertisement
Continue Reading

Cultura Pop

Silvio Soũls apresenta “Poemas em Canções”, primeiro álbum de sua carreira como cantor

Published

on

By

Lançamento aconteceu no Memorial Iris Rezende Machado Casa de Vidro, no Jardim Goiás e contou com a participação de garis de Goiânia

O jornalista e cantor Silvio Soũls comemora o lançamento de seu aguardado álbum “Poemas em Canções” nesta quarta-feira, dia 20 de março, no Memorial Iris Rezende Machado Casa de Vidro, no Jardim Goiás. Este projeto musical apresenta 10 faixas autorais que prometem cativar o público com suas melodias e letras envolventes.

Este álbum, segundo o autor, é mais do que uma simples coleção de canções; é um mergulho profundo em temas universais, carregados de interpretações e reflexões que certamente tocarão o coração dos ouvintes. “”Poemas em Canções” é um convite para sentir, refletir e se emocionar, em uma jornada musical que transcende as barreiras da linguagem e do tempo”, declara Soũls.

O lançamento de “Poemas em Canções” de Silvio Soũls, contou com a participação de talentosos garis da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), e se tornou marco na cena musical da cidade, pois celebra não apenas a arte, mas também a inclusão e a diversidade.

Advertisement

Os garis não só estiveram presentes nas gravações do disco, mas também tiveram a oportunidade de subir ao palco e cantar ao lado do artista. Sob a música “Somos Todos Brasil”, que traz consigo uma mensagem social e tornam protagonistas de um projeto inovador, destacando a importância da igualdade de gênero e da luta contra as disparidades sociais.

“Durante o processo de produção, os garis testemunharam de perto a magia da criação musical, desde a captação de instrumentos até os intricados processos de mixagem”, explica Silvio que também é servidor público na Companhia. .

O talento de Silvio Soũls, aliado à sensibilidade e dedicação dos garis emocionou o público ao se apresentar também ao lado dos músicos Marcelo Maia, Matheus Guerra, Raphael Teixeira, Marcelo Ferreira, e a participação especial do cantor Tom Chris.

Ouça o álbum completo em:
Instagram: @silviosouls

Fotos: Luciano Magalhães

Advertisement

Continue Reading

Cultura Pop

Cintia Abravanel celebra os 50 Anos da Hello Kitty com obra exclusiva

Published

on

Em comemoração aos 50 anos da Hello Kitty, a Sanrio, marca responsável por sua criação, promove uma ação que une arte e cultura. Para isso, selecionou 50 artistas para estilizarem 50 esculturas de fibra de vidro, de 1,4m da icônica personagem, que inspira gerações com sua mensagem de amor, amizade, gentileza e inclusão.

Entre os escolhidos está Cintia Abravanel, que batizou sua obra de “Paz e Amor”. Com sua escultura customizada, a artista quer resgatar a mensagem de pacifismo, respeito e empatia, que os jovens hippies transmitiam na década de 60. Entre os detalhes pensados por Cintia, está a utilização de acrílico de diversas cores para compor o visual da Hello Kitty. O material, característico de suas obras tridimensionais, será aplicado não só no vestido em formato de flores e coração, mas também no cabelo da personagem.

Entre 24 de fevereiro e 24 de março, a Estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM será palco de uma inovadora forma de expressão artística, a live painting. Nesse conceito, as esculturas são pintadas ao vivo, permitindo ao público testemunhar a evolução das obras, como também estabelecer um diálogo direto entre os artistas e a comunidade, reforçando o caráter inclusivo e interativo da ação.

Após a conclusão, as esculturas serão alocadas, primeiramente, em algumas estações de trem da CPTM e no Conjunto Nacional, sendo que a da Cintia ganha destaque no emblemático endereço da Avenida Paulista, permanecendo de 08 de abril a 12 de maio. Essa distribuição garante que a exposição seja amplamente acessível, permitindo que um número maior de pessoas experimente a arte no seu dia a dia, independentemente de sua rotina ou localização.

Advertisement

Segundo a Sanrio, a escolha de locais públicos como a Estação Palmeiras-Barra Funda para a execução do projeto reflete o desejo de quebrar barreiras entre a arte e o público, facilitando um acesso mais democrático à cultura.

Para Cintia participar da Hello Kitty Parade tem significado especial, pois além de ser fã da personagem, ela é adepta de exposições em lugares públicos. “Gosto de levar a arte para fora das galerias tradicionais e para o espaço urbano, já que ações como essa simboliza um passo significativo na direção de uma sociedade onde a cultura é verdadeiramente de todos e para todos”, sinaliza Cintia.

Esse evento não apenas comemora meio século de uma das personagens mais amadas globalmente, mas também reafirma o papel vital da arte como veículo de expressão, conexão e inclusão social. A participação de Cintia Abravanel e dos demais artistas na transformação dessas esculturas em obras de arte é um testemunho do poder da criatividade em transcender fronteiras e unir pessoas de diferentes esferas da vida em torno da beleza e da arte.

Sobre Cintia Abravanel:

Após se dedicar por mais de 20 anos ao teatro, sendo reconhecida como a maior produtora teatral de peças infantis e diretora presidente do Centro Cultural Silvio Santos, Cintia agora se revela ao mundo das artes plásticas, com um trabalho multicolorido e estético. Com o intuito de democratizar a arte, sua produção artística “Sou Eu” pôde ser acompanhada na cidade de São Paulo, no ano de 2023, nas estações da CPTM, sendo que a primeira a receber foi Palmeiras-Barra Funda, da Linha 7-Rubi, percorrendo as estações da Luz e Aeroporto-Guarulhos, finalizando na última parada da temporada, na Estação Tatuapé, da Linha 11-Coral.

Advertisement

Suas obras também puderam ser vistas em mostras conjuntas com outros artistas, como na Exposição: “Juntos” – “Diálogos em Papel”, na Biblioteca Alceu de Amoroso Lima, em Pinheiros, exposições em shoppings centers da capital paulista, como também no Memorial de Arte Adelio Sarro, em Vinhedo, São Paulo.

Continue Reading

Mais Lidas

Copyright © TimeOFFame - Todos os direitos reservados