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O papel social do correspondente bancário na economia brasileira

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Presente nas regiões que não são atendidas pelos bancos, o corban, como é conhecido, muitas vezes é a única opção de acesso ao crédito para esses cidadãos

Profissional visto com ressalvas por uma parcela da população, o correspondente bancário, conhecido como corban no setor, exerce um papel social de grande importância nos rincões mais afastados do Brasil que não são atendidos pelos bancos. Muitas vezes é a única opção de acesso ao crédito para esses cidadãos.

Durante o Workshop Corban 360, realizado nos dias 9 e 10 de maio, em São Paulo, um vídeo com depoimentos de moradores da região amazônica mostrou a importância desses profissionais para o desenvolvimento econômico desses locais. Uma senhora relatou que no período de cheia, sua casa fica completamente isolada do mundo e graças ao crédito consignado, conseguiu comprar placas solares para poder ter uma vida minimamente digna.

Gabriel Ramalho, fundador da Universidade Gerando Resultados, um hub de treinamentos e cursos direcionados para despertar a alta performance e desempenho para correspondentes bancários, comenta que, muitas vezes, por falta de conhecimento, as pessoas acreditam que o correspondente bancário é um terceirizado e vão pagar mais caro para fazer um empréstimo com ele. “Muito pelo contrário. O corban atinge a população muitas vezes desassistida pelos grandes bancos e, além disso, trabalha com diversas instituições financeiras. Ou seja, ele sempre briga para conseguir a melhor condição para o cliente”, detalha.

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Os correspondentes bancários hoje empregam mais de 2 milhões de pessoas no Brasil. São responsáveis por mais de 50% da liberação de crédito para pessoas físicas e jurídicas. “A agência de crédito, muitas vezes, é a porta de entrada do mercado de trabalho para os jovens”, completa.

Ramalho conta que a agência de crédito é uma oportunidade de negócio extremamente democrática. “Existe no mercado correspondentes bancários de 18 anos e outros de 65 anos, por exemplo, o meu pai, que já é aposentado, faz venda de crédito”, exemplifica. O fundador da Universidade Gerando Resultados conta que o necessário para atuar no setor é ter conhecimento e obter a certificação e autorização do Banco Central do Brasil. “É uma profissão que tem muitos profissionais e é uma excelente oportunidade, porque o investimento é muito baixo, comparado com outros segmentos”, atesta.

Principais produtos do correspondente bancário

Até alguns anos atrás, o correspondente bancário era caracterizado por atuar como monoproduto, no caso, o crédito consignado. Hoje a atuação se diversificou e uma agência de crédito trabalha com vários produtos financeiros que abrem linhas de crédito, como crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS; crédito para servidores públicos; antecipação de FGTS; crédito para negativados; refinanciamento de veículos e imóveis; home equity, que é o crédito com garantia imobiliária, enfim, uma infinidade de produtos financeiros.

Um produto destacado por Ramalho que vem sendo trabalhado com frequência pelos correspondentes bancários é a portabilidade de crédito. “Quando o cliente tem um empréstimo no banco X, ele pode trazer para o banco Y com apoio de um correspondente e obtém várias vantagens, como reduzir os juros que ele está pagando atualmente, receber um valor extra pagando o mesmo valor da parcela, enfim, vários benefícios para o tomador de crédito”, enumera.

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Esse crédito extra é chamado pelo agente de crédito de “troco”. “Em nossos treinamentos, orientamos os agentes a utilizarem a linguagem do cliente e não a do mercado, pois, muitas vezes, ele pode não entender e criar uma objeção para o fechamento do negócio. O ideal é, quando for fazer a portabilidade para outro banco, informar que será liberado um valor extra para o cliente pelo fato de oferecer uma taxa de juros menor”, esclarece.

Tecnologia é essencial para o corban

Outro ponto destacado por Gabriel Ramalho é o investimento em tecnologia para que a agência de crédito possa se manter saudável. “O correspondente precisa investir em tecnologia para poder vender portabilidade mais rápido e atender clientes em todo território nacional”, recomenda.

Segundo o especialista, hoje há uma infinidade de softwares de gestão, monitoramento e gerenciamento de negócios para todos os bolsos. “Sem investimento em tecnologia, fica muito difícil para o correspondente bancário ganhar escala. Somente investindo em TI, o corban consegue potencializar o negócio, escalar e, com um time enxuto, vender milhões e fazer o empreendimento dar certo”, finaliza.

O Workshop Corban 360

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Nos dias 9 e 10 de maio de 2024 aconteceu no centro de eventos Pro Magno, localizado na Zona Norte de São Paulo, o Workshop Corban360, considerado o maior evento de capacitação para correspondentes bancários do mundo.

Contando com o apoio de marcas que são referências do setor, como Banco Master, Kovr Seguros, PromoBank, RK Business, AKI Capital e outras grandes empresas, o evento recebeu empresários, gestores e consultores do ramo de crédito como principal público, além de diversos palestrantes com grande reconhecimento e expertise nos temas abordados.

A imersão, que ocorre desde 2022, reuniu donos de agência de crédito de todo Brasil para oferecer treinamento sobre como o correspondente bancário pode cada vez mais trabalhar de forma segura e íntegra ajudando seus clientes, além de marketing digital, técnicas de avançadas de negociação, estratégias únicas para o aumento das vendas, como lidar com objeções e fechar negócios de maneira eficiente. Além disso, as principais tendências em tecnologias do mercado foram apresentadas, como para potencializar a gestão e liderança para tomadas de decisão importantes, contratação e habilidades para motivar os colaboradores e alcançar os melhores resultados e metas dentro da agência de crédito.

O público também contou com a experiência do Call Center 360, uma operação de vendas na prática, mostrando técnicas, tecnologias e estratégias do dia a dia, importantes para os negócios.

A imersão contou com a apresentação de Gabriel Ramalho, idealizador do evento, empresário, treinador especialista em técnicas avançadas de negociação e vendas, com mais de 14 anos de experiência no mercado, além de diretores de bancos, fintechs e palestras de diversas referências da área bancária, como Yasmin Melo (empresária e referência no mercado de crédito consignado), Taise Pimenta (especialista em análise de perfil comportamental e vendas de SIAPE), Pedro Ros (especialista em consórcio e alavancagem imobiliária), Márcio Alaor de Araújo (especialista em consignado), Lívia Alvim (especialista em diversificação de produtos), Erick Vieira (CEO da VieiraCred), Dayanne Hussein (CEO da LEV promotora) e Alexandre Matos (CEO da Vip promotora).

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Sobre Gabriel Ramalho

Formado em Gestão Comercial, empresário, treinador e especialista em técnicas de vendas de crédito com mais de 14 anos de experiência no mercado, Gabriel já treinou mais de 15 mil consultores e correspondentes bancários. Mentor de centenas de empresários de sucesso, ele ajuda profissionais a alavancarem suas vendas e alcançar números extraordinários.

Saiba mais em:

https://www.instagram.com/gabriel.ramalhoshttps://www.youtube.com/@GerandoResultadosGR https://www.facebook.com/gabrielramalhosgr

Sobre a Universidade Gerando Resultados

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A Universidade Gerando Resultados nasceu de um corban para correspondentes bancários. Após sair do seu cargo de gerente regional em uma grande promotora, Gabriel Ramalho passou a ministrar treinamentos presenciais e online para diversos correspondentes bancários espalhados pelo Brasil, com o propósito de fazer a diferença e acelerar os resultados de diversos consultores no mercado de crédito. Assim surgiu a Universidade GR. Para mais informações, acesse https://universidadegr.com.br.

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Negócios

Serviço gratuito oferece apoio a empresas gaúchas em cidades atingidas pelas inundações

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Objetivo é atuar na formulação de estratégias e na cessão de expertise para ajudar a reerguer PMEs do Estado

O Instituto Empresa, associação privada de investidores que atua no Mercado de Capitais promovendo a governança corporativa e defendendo minoritários, está convidando conselheiros para atuarem no apoio, na formulação de estratégias e na cessão de sua expertise para contribuir na recuperação das empresas gaúchas. Assim, profissionais de qualquer estado do País podem, ativamente e virtualmente, ajudar na reconstrução do Rio Grande do Sul, preservando empregos.

“Acreditamos que a governança trazida por um conselho consultivo externo, formado por profissionais qualificados para assessorar a tomada de decisão da diretoria deve garantir a preservação de empregos, com a geração de receita e a manutenção da população em suas cidades de origem”, afirma Ricardo Lautert, membro do Fórum de Conselheiros Independentes do Instituto Empresa e coordenador do projeto. Ele conta com mais de 10 anos de experiência em Corporate Finance, em empresas como grupo RBS, Banco Sicredi e a Gestora Monte Bravo.

No Rio Grande do Sul, o projeto trará o apoio de conselheiros para reerguer as empresas gaúchas de pequeno e médio porte com pelo menos 30 empregados com sede no Rio Grande do Sul. Os conselheiros atuarão voluntariamente emitindo sua avaliação e cabe à empresa participante acatar ou não as sugestões.

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A iniciativa terá prazo de seis meses, prorrogável por mais seis. A partir destes prazos, novos ajustes poderão ser acordados, sempre com a participação do Instituto Empresa. O número de reuniões no prazo regular será de uma ou duas vezes por mês, sempre no formato digital.

Os Conselheiros deverão auxiliar os empresários em seis áreas:
Orientação Estratégica: avaliação dos danos causados pela catástrofe, identificação de áreas de oportunidade e desenvolvimento de estratégias de recuperação;

Apoio na Captação de Recursos: orientação sobre opções de financiamento, subsídios e outras formas de assistência financeira disponíveis, inclusive e sobretudo, no Mercado de Capitais, pela emissão de Certificados de Recebíveis e outras formas de acesso ao crédito;

Avaliação de Riscos e Oportunidades: identificação e avaliação dos riscos e oportunidades que surgem após a catástrofe, auxiliando na tomada de decisões;

Desenvolvimento de Planos de Ação: elaboração de planos de ação claros e abrangentes, definindo metas realistas e prazos para a implementação de medidas de recuperação;

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Networking e Relacionamento: com vasta experiência e uma ampla rede de contatos, eles podem ajudar a empresa a se conectar com outros parceiros de negócios, fornecedores, clientes e organizações governamentais que possam oferecer suporte durante o processo de recuperação;

Mentoria e Aconselhamento: podem atuar como mentores, oferecendo orientação valiosa e compartilhando suas próprias experiências em lidar com situações semelhantes de crise.
O projeto Conselhos Digitais, é uma iniciativa do Instituto Empresa que, desde 2022, conecta empresas a profissionais qualificados do mercado. Conselheiros consultivos, conselheiros de administração, conselheiros fiscais e conselheiros de startups atuam por meio digital, em plataforma virtual, em Empresas melhorando sua gestão, qualificando suas operações, incentivando inovação e a implantação de melhores práticas de governança.

O projeto conta com o apoio de profissionais das mais diversas áreas, que podem se voluntariar, precisando comprovar formação e experiências adequadas. Serão aproveitados, preferencialmente, conselheiros que já atuam em empresas e que tenham certificações próprias. Eles comporão conselhos de até 3 membros com formações complementares – gestão, direito e contabilidade, por exemplo. Examinarão o diagnóstico inicial fornecido pela empresa e auxiliarão o empresário na tomada de decisões favoráveis à superação de suas dificuldades.

As reuniões, quando necessárias, acontecerão virtualmente uma vez por mês.

Como se candidatar para atuar como Conselheiro: acesse o seguinte link e aguarde o contato. https://conselheiros-rs.paperform.co

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Como candidatar uma empresa: apenas sócios da empresa podem submeter a candidatura da empresa ao Conselho Digital. É preciso preencher o Formulário de Diagnóstico e de Elegibilidade. Depois da submissão, o empresário deve aguardar o contato. https://conselhosdigitais.paperform.co

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Marlon Mendes se destaca em novo desafio na Embracon

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Marlon Mendes é contratado pela Embracon e já é reconhecido como o consultor que mais vendeu na Ata de junho na filial Salvador

Marlon Mendes, recentemente contratado pelo consórcio Embracon, maior administradora privada de consórcio do Brasil, já está se destacando. Em seu primeiro mês na empresa, Mendes foi reconhecido como o consultor de vendas que mais vendeu da ata de junho. Com humildade e gratidão, ele agradece à Embracon, ao gerente geral Helton Queiroz pela oportunidade, ao seu supervisor Fabrício Soares, e a toda a equipe de colegas – Maurício Vitório, Natália Carvalho, Rosângela Santana, Samanta Souza, Thaís Mota, Jamile Andrade, José Matos e Matheus Gabriel – que o apoiaram e orientaram.

Marlon Mendes traz uma bagagem de sucesso no ramo de eventos e entretenimento em Salvador, onde trabalhou para grandes empresas e se destacou como um dos maiores promotores da região. Posteriormente, ele fez uma transição bem-sucedida para a área de estética, onde atuou como um renomado representante, conquistando a confiança e a satisfação de seus clientes.

A decisão de Marlon em ingressar no setor de consórcios representa um novo capítulo em sua carreira. Na Embracon, ele encontrou um ambiente de apoio e crescimento, que o motivou a alcançar metas ambiciosas desde o início. Com uma abordagem focada no cliente e uma habilidade natural para vendas, Marlon não só atingiu, mas superou as expectativas, demonstrando seu compromisso com a excelência.

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Helton Queiroz, gerente geral da Embracon filial Salvador e considerado um dos melhores gerentes da Embracon do Brasil, elogiou a rápida adaptação e o desempenho notável de Marlon, destacando sua ética de trabalho e dedicação. Fabrício Soares, supervisor direto de Marlon, também reconheceu a importância de seu papel na equipe e a maneira como ele trouxe uma nova energia e motivação para todos.

Além de suas conquistas profissionais, Marlon é conhecido por seu carisma e capacidade de trabalhar em equipe, qualidades que foram fundamentais para seu rápido sucesso na Embracon. Seus colegas e superiores elogiam sua ética de trabalho e dedicação, destacando-o como um exemplo a ser seguido dentro da empresa.

Marlon Mendes está determinado a continuar sua trajetória de sucesso no consórcio, ajudando a Embracon a solidificar ainda mais sua posição como líder de mercado. Ele acredita firmemente que, com o suporte da empresa e a colaboração de sua equipe, será possível realizar muitos sonhos de clientes em todo o Brasil.

“Agradeço a Deus acima de todas as coisas por ter me concedido essa grande oportunidade de aprendizado e evolução profissional e pessoal junto a Embracon” Finaliza Marlon Mendes, Consultor executivo de Vendas.

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Cintia Maggy, com 14 anos de experiência, lidera equipe de corretores de imóveis de médio alto padrão

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Cintia Maggy é uma renomada corretora de imóveis, especializada no mercado de médio alto padrão, com 14 anos de atuação. Pós-graduada em gestão de negócios, Cintia exerce o cargo de gerente de corretores parceiros na Imob, onde aplica seu conhecimento para orientar e desenvolver sua equipe.

Ao longo de sua carreira, Cintia tem se dedicado ao aperfeiçoamento contínuo, focando em técnicas de comunicação e negociação para garantir um atendimento personalizado e eficiente. Seu trabalho vai além da intermediação de vendas, buscando compreender e atender às necessidades específicas de cada cliente. Com uma abordagem estratégica e voltada para resultados, ela tem se destacado na criação de soluções inovadoras que facilitam a realização de negócios imobiliários.

Cintia valoriza a construção de relacionamentos sólidos, tanto com clientes quanto com colegas de trabalho, e acredita que a capacitação constante é a chave para o sucesso no setor imobiliário. Sua liderança na Imob reflete seu compromisso com a excelência e a satisfação dos clientes, evidenciando sua competência e visão estratégica.

Além de sua atuação profissional, Cintia também participa de diversas iniciativas voltadas para a formação de novos profissionais no mercado imobiliário, compartilhando seu conhecimento e experiência. Ela é vista como uma mentora por muitos colegas, inspirando-os a buscar sempre a melhoria contínua e a excelência em suas atividades.

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