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Jogos Paralímpicos: Mirar Top 8 é realidade ou complexo de vira-lata?

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Por Valmir de Souza (*)

“Por complexo de vira-lata entendo eu a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo. O brasileiro é um narciso às avessas, que cospe na própria imagem. Eis a verdade: não encontramos pretextos pessoais ou históricos para a autoestima.”

Essa frase criada pelo escritor Nelson Rodrigues para tentar explicar como a seleção brasileira conseguiu perder a final da Copa do Mundo de 1950 em pleno Maracanã extrapolou os assuntos relacionados ao futebol e passou a ser aplicada em todas as atividades nas quais o país assume uma postura menor do que suas possibilidades.

Aplicando este conceito aos Jogos Paralímpicos de Paris, cabe uma reflexão a respeito das pretensões anunciadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para o desempenho da delegação brasileira na competição. Em seu site o órgão anuncia a meta de realizar uma campanha em Paris igual ou superior à realizada em Tóquio, o que significa uma expectativa de conquistar entre 70 e 90 pódios. Caso alcance este objetivo, a projeção é de que os brasileiros mantenham uma posição entre os 8 melhores países no quadro de medalhas.

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Se comparado ao desempenho histórico do nosso esporte nas Olimpíadas, sem dúvida é um resultado imensamente superior e aceitável já que nos jogos recém-encerrados o Brasil ainda luta para se aproximar do TOP 10 que nunca conquistou. Mas observando com um pouco mais de profundidade o que ocorre no ecossistema paralímpico a pergunta que fica é:

– Será que não é possível sonhar com algo maior do que a oitava colocação?

Comecemos a análise pelos números:

A delegação brasileira nas paralimpíadas deste ano será a maior da história, com 280 atletas no total, sendo 255 deles com deficiência, 19 atletas-guia (18 para o atletismo e 1 para o triatlo), três calheiros do bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro do remo. Com este número, o Brasil fica atrás somente da China, que tem 280 membros. A França, dona da casa, é somente a terceira colocada na lista, com 239 atletas. Em seguida aparecem os Estados Unidos, com 225. Por fim, fechando o top-5, está a Grã-Bretanha, com 201 atletas.

-Se somos o segundo em número de atletas porque temos que nos contentar com o oitavo em desempenho?

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A resposta a esta pergunta conduz diretamente à antítese entre quantidade e qualidade, ou seja; muitas vezes ter muitos atletas não significa ter os atletas, os mais habilidosos e mais capacitados para ganhar as competições.

Mas admitindo essa realidade, cabe uma reflexão sobre outros aspectos como:

– Será que estamos conseguindo captar os atletas paralímpicos mais habilidosos do país?

– Quantos jovens brasileiros com alguma deficiência desenvolvem habilidades impressionantes apenas pelo fato de enfrentar todos os dias as agruras de não contar com as condições ideais de acessibilidade pelas ruas, morros e outros ambientes totalmente hostis a este tipo de condição no país?

– Será que algum dia, por algum golpe de sorte do destino, eles serão descobertos por algum especialista nestas modalidades esportivas?

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– Ou será que serão apenas talentos desperdiçados pela falta de políticas públicas neste sentido?

Os atletas com deficiência que vão compor a delegação brasileira nos Jogos de Paris representam, ao todo, 107 clubes e/ou associações. Além disso, o CPB possui atualmente 72 Centros de Referência, espalhados por 26 Estados.

Pensando já nos jogos do futuro, os jovens que tiverem a sorte de ter contato com alguma dessas iniciativas terão a chance de se desenvolver e representar o Brasil. Mas será que isso é suficiente num país com dimensões continentais como o nosso e com uma população de deficientes tão numerosa quanto a nossa?

A reflexão sobre o suposto complexo de vira-latas esportivo paraolímpico pode parecer apenas uma discussão de menor importância se pensada apenas sob a perspectiva de uma competição esportiva. Afinal, que diferença faz para a vida das pessoas o Brasil ficar na primeira ou na oitava posição em um campeonato?

Mas neste caso, a importância extrapola o campo esportivo. O esporte resgata a autoestima das pessoas que enfrentam deficiências e qualquer programa que tenha como foco ampliar a captação de talentos esportivos tem o potencial de melhorar a condição de vida de um grande número de pessoas independentemente do fato de elas algum dia ganharem ou não uma medalha nas paralimpíadas.

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A utilização das escolas públicas, por exemplo, como polos identificadores e captadores de talentos paralímpicos teria o efeito de tornar acessível a milhões de adolescentes com deficiência física o sonho de se tornar um atleta de alto rendimento. Essa perspectiva seria transformadora para essa multidão de brasileiros e certamente aumentaria as possibilidades de avançar a patamares maiores do que o oitavo lugar.

Por que não fazer isso?

Porque talvez estejamos satisfeitos com a colocação a que chegamos em todos os aspectos dessa discussão. Se isso for verdade, então a resposta é sim: Temos um grande e consolidado complexo de vira-latas paralímpico que precisa ser eliminado com urgência.

(*) Valmir de Souza é COO da Biomob, startup especializada em soluções de acessibilidade e consultoria para projetos sociais

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Haifa Trade — Excelência em Comércio Exterior e Soluções Logísticas

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Haifa Trade — Excelência em Comércio Exterior e Soluções Logísticas

Com uma sólida experiência de mais de 20 anos no mercado de importação e exportação, a Haifa Trade se consolidou como uma referência em assessoria aduaneira, intermediação de negócios e logística eficiente no setor de comércio exterior.

A Haifa Trade é referência no Brasil quando o assunto é assessoria aduaneira e regulamentação de containers no porto. Com uma equipe especializada e apoio de despachantes aduaneiros experientes, a empresa oferece soluções rápidas, seguras e totalmente dentro da lei, garantindo que seus clientes evitem atrasos e prejuízos em operações de comércio exterior.

À frente da Haifa Trade está o empresário Fathe Mohammad Khatbi Suleiman Saleh, profissional reconhecido por sua competência, ética e dedicação. Com anos de experiência no setor de logística e desembaraço aduaneiro, Fathe construiu a reputação da empresa baseada na confiança, transparência e compromisso com resultados.

Soluções rápidas e seguras para o comércio exterior

A Haifa Trade se destaca por oferecer serviços especializados em:

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Regulamentação de containers no porto com liminar judicial

Assessoria aduaneira completa para importadores e exportadores

Desembaraço aduaneiro rápido e com respaldo jurídico

● Consultoria estratégica em logística e transporte internacional

Graças à expertise de sua equipe, a empresa consegue atuar em processos complexos, utilizando estratégias legais para liberar cargas de forma ágil, evitando custos adicionais e atrasos na entrega.

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Diferenciais da Haifa Trade

● Atendimento personalizado de acordo com as necessidades de cada cliente

Agilidade na solução de problemas relacionados a cargas e containers

Transparência em todos os processos e informações

Parcerias sólidas com despachantes e advogados especializados em comércio exterior

O compromisso de Fathe Mohammad Khatbi Suleiman Saleh

O fundador da Haifa Trade é reconhecido não apenas pela capacidade técnica, mas também pela visão estratégica que mantém a empresa sempre atualizada diante das mudanças nas leis e normas do comércio exterior. Sua liderança é marcada por profissionalismo, ética e foco em resultados, garantindo que cada cliente tenha um serviço seguro, rápido e eficiente.

Haifa Trade: sua parceira no comércio exterior

Se você precisa de assessoria aduaneira confiável, regulamentação de containers no porto ou soluções jurídicas para destravar cargas, a Haifa Trade é a escolha certa. Com experiência comprovada e atendimento diferenciado, a empresa é sinônimo de credibilidade e eficiência no setor de logística internacional.

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Liderança Visionária: Fathe Mohammad Khatbi Suleiman Saleh

À frente da empresa, o empresário Fathe Mohammad Khatbi Suleiman Saleh tem conduzido a Haifa Trade com uma visão empreendedora clara e foco em inovação. Ele trouxe agilidade e modernidade à gestão, permitindo que os clientes se concentrem em seu core business enquanto a empresa cuida das complexidades regulatórias.

Com determinação, Fathe Saleh expandiu os serviços da empresa para incluir intermediação de grandes lotes, comércio com tradings internacionais e assessoria jurídica — solidificando a reputação da Haifa Trade como parceira estratégica e confiável.

Um Olhar Para o Futuro

Sob sua liderança, a Haifa Trade continua investindo em tecnologia, capacitação da equipe e inovação em processos. Sua adaptabilidade às constantes mudanças nas regulamentações do comércio internacional posiciona a empresa como uma protagonista em soluções de exportação e importação modernas e eficientes.

Experiência consolidada em assessoria aduaneira, regulamentação de containers e comércio exterior.

Diferenciais competitivos: uso de liminares judiciais, atendimento ágil, intermediação nacional e internacional, transparência e suporte completo.

Liderança de destaque: Fathe Mohammad Khatbi Suleiman Saleh, com visão estratégica, inovação e crescimento sustentável.

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Abordagem futura: tecnologia, expansão e foco no aprimoramento contínuo dos serviços.  

https://www.haifatrade.com.br

R. Augusta, 101 – Consolação, São Paulo – SP

(11) 2845-1736 / (11) 99369-4189

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Empresa 1 apresenta as mais relevantes tecnologias de mobilidade urbana no Seminário Nacional NTU 2025

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Foto: Divulgação/ Empresa 1

Soluções do centro de inovação são usadas em 150 cidades brasileiras, transformando a experiência de passageiros e operadoras do transporte coletivo

Nos dias 12 e 13 de agosto, em Brasília, a Empresa 1 estará entre os destaques do Seminário Nacional NTU 2025, evento promovido pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). A companhia, referência em inovação para mobilidade urbana no Brasil, apresenta uma série de soluções que vêm transformando a experiência de passageiros e operadoras do transporte coletivo em mais de 150 cidades, com atualizações importantes nos sistemas desenvolvidos.

Há décadas, a Empresa 1 participa ativamente dos debates mais relevantes sobre mobilidade urbana no Brasil, sempre contribuindo com uma visão estratégica e tecnológica voltada à evolução do setor. No Seminário NTU 2025, não será diferente: a companhia chega com propostas que respondem diretamente aos desafios atuais do transporte coletivo, como o aumento da digitalização, a integração entre modais e o combate à evasão de receitas.

Durante o evento, por meio das tecnologias da Empresa 1, será possível conferir o avanço da bilhetagem digital no país. Sistemas automatizados de bilhetagem, como os desenvolvidos pela marca, podem reduzir consideravelmente os custos operacionais das operadoras e melhorar a eficiência da coleta de dados sobre a operação. Além disso, a adesão ao pagamento digital via aplicativos ou PIX vem crescendo ano após ano, reflexo de uma demanda crescente por conveniência e agilidade no dia a dia dos usuários. Segurança, melhor gestão, governança e transparência são outros ganhos do transporte público com as tecnologias desenvolvidas.

“Desenvolvemos tecnologias que fazem diferença na vida das pessoas. Na NTU 2025, vamos mostrar como nossas soluções trazem mais conveniência para os passageiros, mais eficiência para as operadoras e mais segurança para todo o sistema”, comenta com entusiasmo Marcos Maciel, CEO da Empresa 1. A seguir, conheça as tecnologias que serão apresentadas no evento.

Para quem usa o transporte público:

SI.GO – Tudo na palma da mão

Com o aplicativo SI.GO, o passageiro tem controle total da sua jornada. Ele pode pedir a primeira ou segunda via do cartão, comprar créditos, pagar a passagem com um ticket digital e até consultar informações sobre os ônibus. Tudo isso direto do celular, de forma rápida e prática.

Chatbot E1 – Recarregue pelo WhatsApp

Sem precisar sair de casa, o usuário consegue recarregar o cartão de transporte enviando uma mensagem pelo WhatsApp. O pagamento é feito via PIX, e as respostas são automáticas, em uma conversa que parece com uma troca de mensagens com um atendente real.

Terminal de Vendas SPV700-EX – Crédito onde o passageiro estiver

Esse terminal de autoatendimento pode ser instalado em locais estratégicos da cidade e permite que o passageiro compre créditos via PIX, de forma rápida. É mais liberdade para recarregar onde e quando quiser.

Para quem opera o transporte público:

Validador Embarcado Sigom Pass SPX800 – Tudo em um só equipamento

Mais do que validar a passagem, esse dispositivo inteligente pode controlar a frota, registrar dados de uso, realizar telemetria e ainda integrar com outros sistemas do ônibus. É como um computador de bordo que ajuda na operação diária, com segurança e precisão.

Console do Motorista SCM300 – Mais controle, mais comunicação

Instalado no ônibus, o console facilita e torna mais segura a operação diária do motorista, ao concentrar funções essenciais de forma prática e acessível. O equipamento permite a ativação de funcionalidades do Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE), bem como a troca de mensagens com o Centro de Controle da Operação (CCO), trazendo mais agilidade, menos erros e mais conforto. A comunicação direta com o CCO garante que o condutor receba alertas sobre o trânsito ou orientações estratégicas para interrupção ou mudança de rota, reforçando a segurança e a eficiência da operação.

Sigom Vision – Biometria facial contra fraudes

Essa tecnologia identifica os passageiros a partir da análise de imagens captadas no momento do uso do transporte. As fotos são armazenadas e enviadas para o backoffice, onde ocorre a auditoria com base em uma base de dados inteligente. Com isso, o sistema se torna progressivamente mais eficaz na validação de usuários e na prevenção ao uso indevido de benefícios tarifários.

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A logística de produção como estratégia de crescimento

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Por Glauber Bachi

Construir uma operação sólida no setor da construção civil exige mais do que esforço diário , exige visão estratégica. Há mais de 14 anos, estou à frente da Açoval Comercial, em Araraquara (SP), uma empresa familiar que hoje se consolidou como a principal fornecedora de ferragem armada da nossa região, com atendimento em um raio de 150 quilômetros e mais de 6 mil pedidos entregues por ano.

Minha formação em Processamento de Dados pela FATEC de Taquaritinga foi o ponto de partida para uma trajetória que une tecnologia, gestão e logística. Entendi desde cedo que, para crescer de forma sustentável, seria preciso transformar a logística de produção em eixo central do negócio , e não tratá-la apenas como um setor operacional.

Na Açoval, adotamos um modelo logístico baseado em controle de estoque preciso, planejamento de rotas de entrega e integração entre as áreas de vendas, produção e expedição. Trabalhamos com materiais de grande porte e alta demanda. Se uma entrega atrasa, a obra inteira pode parar. É por isso que nossa rotina é marcada por processos bem definidos e monitoramento em tempo real.

Cada etapa, do corte à entrega no canteiro, é pensada para garantir agilidade e segurança. Acredito que a logística deixou de ser apenas um centro de custos e passou a ser uma verdadeira alavanca de fidelização. Toda entrega bem executada reforça a confiança do cliente e abre novas oportunidades.

Em 2022, fui reconhecido em uma pesquisa Top of Mind pelo destaque no atendimento ao cliente em Araraquara. Esse reconhecimento não veio por acaso. É resultado direto da gestão de processos que implementamos com foco em eficiência, padronização e eliminação de desperdícios.

Minha experiência anterior em grandes empresas como Cyrela e Columbus IT me trouxe uma visão analítica sobre o negócio. Utilizei essa bagagem para trazer soluções práticas, automatizar etapas e implantar uma cultura de melhoria contínua. Além disso, sigo investindo em minha formação, com cursos como gestão financeira pelo Sebrae e oratória pelo Senac, porque acredito que o papel do gestor vai muito além da operação, é preciso alinhar pessoas, estratégia e tecnologia.

Hoje, mais do que liderar uma operação, busco construir uma empresa que seja referência em confiabilidade, previsibilidade e relacionamento. A logística que aplicamos na Açoval não é só sobre aço e entrega. É sobre compromisso com o cliente, respeito aos prazos e gestão inteligente de processos.

Nos últimos anos, percebi que profissionalizar a gestão não é apenas uma necessidade para empresas em expansão, é uma exigência para quem deseja longevidade. A partir de um diagnóstico interno, reestruturamos todos os nossos processos: padronizamos rotinas, implementamos indicadores de desempenho e criamos um sistema de acompanhamento integrado que conecta o comercial, o estoque, a produção e a logística. Isso nos permitiu antecipar demandas, reduzir falhas e atuar com previsibilidade, mesmo em cenários de instabilidade no setor.

Esse modelo se mostrou essencial durante momentos críticos, como a pandemia, quando houve uma ruptura em diversas cadeias de suprimentos. Enquanto muitas empresas enfrentavam paralisações, conseguimos manter nossa operação ativa, reorganizando internamente os processos e assegurando o cumprimento dos prazos combinados. Esse nível de controle só foi possível porque já tínhamos uma cultura orientada por processos bem estruturados e tomada de decisão baseada em dados.

Acredito que o maior ativo de uma empresa não está apenas no que ela vende, mas em como ela entrega. E isso envolve pessoas. Invisto constantemente no desenvolvimento da minha equipe, porque sei que não adianta ter sistemas eficientes sem engajamento humano. Cada colaborador da Açoval entende seu papel dentro do fluxo e tem autonomia para propor melhorias. É assim que criamos um ambiente produtivo, ágil e voltado para resultados sustentáveis, para nós e para os nossos clientes.

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