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Semana do meio ambiente: Grupo Creative mira em negócios da economia circular

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Na língua tupi, Itaquaquecetuba significa lugar abundante de taquaras-faca, uma espécie de bambu usado para fabricar utensílios de caça e de combate. De certo modo, o nome do município situado na região Metropolitana de São Paulo resume alguns dos atributos de sua população, acostumada a enfrentar inúmeros desafios no cotidiano. Não à faca, evidentemente, mas sim com trabalho duro, suor e muita criatividade.

Que o digam os fundadores do Grupo Creative, gigante do segmento de fabricação de displays e mobiliários para o comércio varejista, tanto em volume quanto em tecnologia embarcada. Sua mais nova tacada é o desenvolvimento de projetos focados no conceito upcycling, técnica de transformação de embalagens pós consumo em produtos diferentes do original.

O parceiro nesta empreitada é a catarinense Rato Design Circular, baseada em Jaraguá do Sul (SC) e criadora do ByePlastic, resina feita com insumos coletados por recicladores da cidade. Além do evidente ganho ambiental, outro destaque é a versatilidade, uma vez que o produto pode ser convertido em placas usadas no revestimento de pisos e paredes ou para fabricação de mobiliário e demais itens de decoração.

“Nós sempre atuamos com foco na sustentabilidade e no atendimento das necessidades específicas de cada cliente, pois entendemos que cada projeto é único”, explica Andreia Taba, sócia-fundadora e diretora-executiva do Grupo Creative. “A parceria com a Rato permitirá que ofereçamos novas opções de materiais dentro do conceito de economia circular”.

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O ByePlastic foi um dos destaques do Creative Lab Summit, evento realizado pelo Grupo, no final de março, na cidade de São Paulo, e no qual o ecodesign deu o tom. “A disputa pela atenção do consumidor está cada vez mais acirrada. Por conta disso as marcas estão buscando soluções inovadoras para ganhar e espaço e se consolidar no mercado”, destaca o designer Júnior Vendrami, cofundador da consultoria Bubbleless, responsável por apresentar o ByePlastic ao grupo Creative. Como prova de conceito, ele trouxe o Banco Capivara que depois foi exposto na Galeria Metrópole, na região central de São Paulo, em meio aos eventos da Design Week.

Ao que parece, os objetivos do Summit foram alcançados. “Já recebemos diversas consultas de empresas interessadas na produção de mobiliários ou displays, a partir da upcycling de seus próprios insumos”, diz Andreia.

Uma delas é a 3 Corações que estuda a fabricação de coletores de cápsulas de café feitos de embalagens vendidas pela empresa. A lista de potenciais clientes inclui, ainda, Heineken, L`Óreal e O Boticário. “Isso demonstra a maturidade do mercado em assumir a sua responsabilidade na cadeia de descarte consciente”, completa Vendrami.

Mais que uma resina versátil e resistente o ByePlastic é tido por ele como sendo o estado da arte em matéria de economia circular e regenerativa. Sua cadeia produtiva inclui coletores de resíduos e cooperativas baseados em Jaraguá do Sul. A fabricação da resina não utiliza quaisquer tipos de aditivos, fazendo com que o processo seja quase artesanal.

“O sistema produtivo é complexo, pois exige muita qualificação ao longo de suas diversas etapas, para que as placas tenham as características desejadas”, explica ele. Por conta disso, os parceiros recebem um valor até cinco vezes maior por tonelada de material triturado, em relação a cotação de mercado.

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Para demonstrar a funcionalidade e a versatilidade do material, o espaço onde aconteceu o Creative Lab Summit contou com diversos acessórios feitos com o ByePlastic.

Andreia explica que o papel da Rato na nova fase do Grupo Creative não se resumirá ao fornecimento de insumos. A ideia é que as empresas atuem em conjunto, num sistema de inovação aberta que integre os clientes do Grupo. “Queremos que o varejo e os fabricantes de produtos de consumo nos enxerguem como uma empresa capaz de resolver desafios, a partir de soluções que embutem criatividade e sustentabilidade, com preços competitivos.”

Desistir, nunca. Render-se, jamais!

Apesar de estar há mais de 30 anos no segmento industrial, a família Taba começou sua trajetória empresarial no varejo. E este setor ficou de tal forma enraizada na memória de cada um deles que Andreia costuma dizer aos interlocutores que nascera debaixo de um checkout. Brincadeiras à parte, é certo que foi a partir do balcão de um minimercado que o patriarca Paulo Taba enxergou a oportunidade de criar expositores para exibição de produtos em pontas de gôndola ou na frente do caixa.

Trata-se de um item vital na dinâmica diária de uma rede varejista, pois ele incentiva o giro de mercadorias, a partir de compras por impulso. “Na década de 1970, as grandes marcas não valorizavam o pequeno varejo. Sempre que pedíamos um expositor eles negavam, pois só atendiam os super e hipermercados”, conta Andreia.

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O descaso, no entanto, nunca foi o maior problema da família que conviveu com episódios de violência em meios a furtos e roubos, comuns na região. Para tentar virar o jogo e ampliar a força dos pequenos, Paulo congregou seus pares a ingressar na Associação Paulista de Supermercados (APAS). Conseguiu a adesão de 50 empreendedores e, com isso, foi eleito, de cara, vice-presidente da Associação, em 1982. A insegurança crescente fez com que a família optasse por se desfazer do negócio, em 1989.

Naquele momento, Paulo, vislumbrou a possibilidade de abrir uma metalúrgica para fabricar expositores e displays. Porém, mais uma vez, a violência se fez presente. Não a das armas, mas a institucional. “Todo nosso dinheiro estava depositado no banco e acabou sendo retido no Plano Collor”, recorda Andreia.

Mas, um Itaquaquetubense, de nascimento ou adoção, tem na resiliência um dos seus principais atributos. Foi aí que surgiu a ideia de vender o único imóvel da família e investir em um novo negócio. “Fomos morar de aluguel e eu me tornei sócia do meu pai”, conta.

Conhecer a “dor” dos pequenos comerciantes ajudou na trajetória da nova empresa. Contudo, Andreia destaca que todos os integrantes da família se prepararam para as novas funções. Ela, que pensava em cursar direito, acabou indo fazer administração. “O curso de direito no Mackenzie era durante o dia, me impossibilitando de trabalhar. Tive de esperar a empresa se consolidar para ter minha graduação em direito.”

A conversão da pequena metalúrgica, que empregava seis funcionários, em um conglomerado espalhado por um terreno de 22 mil m², sendo 18 mil m² de área construída, foi em etapas. A primeira delas se deu em 1997, com a fundação da Creative, num galpão de 700 m², onde permaneceu até mudar para o endereço atual, em 2003. Seis anos depois, a parceria com grupos estrangeiros garantiu a modernização do parque fabril e a tecnologia passou a dar o tom.

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Àquela altura, o negócio já havia se estabelecido como uma referência no setor. Tanto que continuou gerando filhotes, como a divisão Creative D+, a Creative Display, a Creative LAB e a Creative Retail, passando a operar de forma vertical, dominando praticamente todas as etapas do processo. A linha de produtos evoluiu do display para todas as mobílias do interior de uma loja e, hoje, o complexo industrial do Grupo abriga gráfica, metalúrgica e estamparia, que atendem clientes do porte de Diageo, Centauro, Renner, Nike, C&A, Riachuelo, Duracell e Colgate, entre outras.

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Área44 Academia: Oásis de Convivência Familiar em Maringá

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Localizada no coração de Maringá, no bairro Zona 5, a Área44 Academia tem se destacado não apenas pela excelência em suas instalações e serviços, mas também por um compromisso inabalável com a valorização da família e a promoção de um ambiente acolhedor e harmonioso.

Desde a sua inauguração, a filosofia da Área44 Academia sempre foi clara: priorizar e valorizar a família. Este princípio guia todas as atividades e iniciativas da academia, criando um espaço onde cada membro da família se sente bem-vindo e incentivado a alcançar seus objetivos de saúde e bem-estar.

O ambiente agradável da Área44 academia é perceptível desde o momento em que se entra pela porta. Modernas instalações e uma equipe de profissionais altamente capacitados garantem que cada visita seja produtiva e prazerosa. Mas é o toque humano que realmente diferencia a Área44 das demais academias.

O proprietário da Área44 Michael Matos  desempenha um papel crucial na criação dessa atmosfera contagiante. Todos os anos, ele promove encontros de confraternização, que são mais do que simples reuniões; são celebrações do espírito de união e camaradagem que a academia se esforça para cultivar.

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A Área44 Academia oferece um ambiente único que transcende a rotina de exercícios e fortalece laços familiares e sociais.

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C. Sautchuk Advocacia: Um Escritório Feito por Mulheres para Transformar Vidas

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O sonho de criar um espaço onde mulheres fossem protagonistas e pudessem transformar vidas levou a advogada Carolina Sautchuk Patrício a fundar o C. Sautchuk Advocacia Previdenciária e Consultiva. Especialista em previdência e mestre em saúde e segurança do trabalho, Carolina trouxe para o escritório seus mais de 16 anos de experiência e a vontade de oferecer um serviço humano, personalizado e, acima de tudo, eficaz.

Desde o início, o escritório foi pensado para ser um lugar diferente: com liderança feminina e formado exclusivamente por mulheres. Hoje, conta com Carolina, uma sócia e três parceiras que trabalham juntas para garantir que cada cliente receba atendimento cuidadoso e soluções práticas.

Para saber mais sobre, acesse o perfil no Instagram: https://www.instagram.com/carolinasautadv?igsh=N2thdGhqbHRkbXFl

Focado em benefícios previdenciários, especialmente no regime geral de previdência (INSS), o escritório é mais do que um lugar de atendimento jurídico. É um espaço onde trabalhadores e empresários encontram apoio para planejar o futuro. Com o planejamento previdenciário, a equipe ajuda clientes a entender as possibilidades para a aposentadoria, estudando cada caso com atenção aos detalhes e às regras mais atualizadas.

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Para Carolina, liderar esse projeto significa não só atender demandas jurídicas, mas também oferecer segurança e tranquilidade às pessoas em momentos decisivos da vida. “Nosso trabalho é sobre cuidar de histórias, garantir direitos e ajudar nossos clientes a planejar um futuro mais seguro. Isso nos move todos os dias”, afirma.

No C. Sautchuk Advocacia, a técnica jurídica se une à empatia para construir uma advocacia que transforma vidas, uma história por vez.

Para saber mais sobre, acesse o perfil no Instagram: https://www.instagram.com/escritorio.csautchuk?igsh=dnUyNXBhcHVieHI2

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Especialista explica como HRtechs podem se destacar no mercado e atrair investidores

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Para Marilucia Pertile, cofundadora da StartGrowth, startups de RH precisam ser inovadoras e escaláveis

O mercado de HRtechs no Brasil está em expansão, refletindo diretamente a demanda por soluções tecnológicas transformadoras no setor de Recursos Humanos. Segundo o “HRTech Report 2023”, do Distrito, o setor movimentou US$ 1,9 bilhão em investimentos desde 2000 e, até 2022, existiam 518 startups ligadas à área no País. Os números demonstram o crescente interesse por parte de investidores em empresas que conseguem unir tecnologia e RH de forma eficaz, mas também mostra a alta competitividade do mercado.

De acordo com Marilucia Silva Pertile, mentora de startups e cofundadora da Start Growth, empresa de Venture Capital que apoia fundadores combinando expertise e capital, para se destacar no cenário e atrair a atenção dos investidores, as HRtechs precisam ir além de boas ideias. “Essas startups devem apresentar características que comprovem seu potencial de transformação e crescimento no mercado”, afirma.

A especialista destaca que as HRtechs precisam ser inovadoras e escaláveis, oferecendo soluções que não apenas resolvam problemas atuais, mas que também possam crescer rapidamente. “Investidores buscam startups que ofereçam algo novo e resolvam problemas de forma eficaz, com grande potencial de crescimento”, avalia.

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Capacidade de reduzir custos e otimizar tempo é vantagem competitiva

De acordo com Marilucia, startups que conseguem mostrar que sua tecnologia pode ser aplicada em uma variedade de empresas e mercados são mais atraentes para investidores, que buscam negócios com alto potencial de expansão.

“A validação do produto é outro ponto crucial. Para que uma HRtech atraia investimento, é necessário que ela comprove que sua solução já está sendo utilizada por empresas, gerando resultados e recebendo feedback positivo. Investidores querem ver que a solução é prática e já gera resultados”, observa Marilucia.

Além disso, HRtechs capazes de impactar diretamente a eficiência das empresas e reduzir custos possuem uma vantagem significativa no mercado. “Tecnologias que automatizam recrutamento, gestão de desempenho e análise preditiva ganham destaque por sua capacidade de reduzir custos e otimizar tempo”, diz Marilucia. Ela explica que os investidores buscam soluções que também ajudem as empresas a aumentar sua produtividade e a reduzir despesas operacionais.

Há muitas áreas que precisam de inovação no mercado de RH

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O mercado de HRtechs está crescendo de maneira robusta, com novas necessidades surgindo constantemente. Marilucia observa que os investidores desejam ver que o mercado é grande e que a startup tem espaço para expandir suas soluções para diversas verticais dentro do setor. “Há muitas áreas para inovação, como treinamento e desenvolvimento, benefícios, gestão de talentos e outras. Uma HRtech que se posiciona para crescer em várias áreas tem mais chances de conquistar investimentos”, orienta a mentora de startups.

Outro ponto importante é a empresa contar com uma equipe fundadora forte e experiente. “Investidores confiam em fundadores que já demonstraram capacidade de inovação e adaptação no mercado. Além disso, é importante que as startups de HRtech contem com uma equipe que compreenda tanto as necessidades do setor quanto as inovações tecnológicas necessárias para atendê-las”, finaliza.

Confira cinco características que as HRtechs devem ter para atrair investidores

  • Solução inovadora e escalável: A startup precisa oferecer algo novo e com grande potencial de crescimento, com a capacidade de crescer rapidamente para atender diferentes empresas e mercados.
  • Validação de produto e mercado: É essencial que o produto tenha sido testado e validado, gerando resultados reais e com feedback positivo de clientes.
  • Capacidade de impactar eficiência e redução de custos: Soluções que melhoram a produtividade dos departamentos de RH e ajudam a reduzir custos operacionais são altamente valorizadas pelos investidores.
  • Potencial de crescimento no mercado: O mercado de HRtechs deve ser grande e com espaço para expansão, oferecendo oportunidades para a startup crescer em diversas áreas do setor de RH.
  • Equipe fundadora forte e experiente: Investidores procuram fundadores com experiência no setor de RH e tecnologia, que mostrem capacidade de adaptação rápida e inovação constante.

Sobre a Start Growth

A Start Growth começou a investir em startups em 2014 e, de lá para cá, vem ajudando no desenvolvimento de negócios escaláveis e na formação de empreendedores.  Através do método Start Growth Method, a Start Growth já ajudou a tirar muitos negócios do “vale da morte”, possibilitando “exits” muito rentáveis para os acionistas.

Para mais informações, acesse o site ou pelas redes sociais

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Sobre Marilucia Silva Pertile

É uma investidora especializada em acelerar negócios SaaS. Formada em Administração de Empresas e com especializações em Valuation de Startups, Gestão Comercial e Planejamento Estratégico, ela possui um currículo que transpira expertise. Além disso, é certificada em Coaching Executivo e Gestão de Pessoas. Sua trajetória inclui experiência como diretora comercial em empresas de tecnologia de grande porte e também como gerente regional de vendas em renomadas corporações multinacionais de tecnologia. Seu sucesso no universo das vendas é inegável.

Como fundadora da Start Growth e mentora de startups, Marilucia utiliza linguagem dinâmica e atual, capaz de inspirar reflexões e abrir novos caminhos de negócios. Seu foco é orientar e impulsionar startups, garantindo resultados expressivos para os empreendimentos que apoia.

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