Connect with us

Negócios

Moda, sustentabilidade e empreendedorismo: curso de Upcycling transforma a vida de pessoas da periferia

Published

on

Oferecida em CEUs sob gestão do Instituto Baccarelli, formação tem patrocínio das Lojas Marisa, e concepção e metodologia pedagógica do curso de Design de Moda do Centro Universitário Belas Artes

“Nunca tinha ouvido falar em Upcycling. Para mim era o nome de um bicho! Mas agora estou descobrindo muitas coisas novas, é um curso muito importante.” É assim, com muito bom humor, que a aposentada Odilia Gregório de Jesus fala sobre sua experiência no Upcycling: Curso de Moda Criativa.

Oferecido em 3 CEUs sob gestão do Instituto Baccarelli, o curso é uma formação completa em moda, processos criativos e empreendedorismo, e conta com o apoio de duas instituições que são referências em suas áreas: as Lojas Marisa como apoiadora, e o Centro Universitário Belas Artes, responsável pela concepção e metodologia pedagógica. Iniciado em maio, o curso segue até o início de dezembro, quando as turmas finalizam os preparativos para os desfiles finais de conclusão de curso.

Marcados para 11/12, segunda-feira, às 19h, no CEU São Pedro / José Bonifácio; 14/12, quinta-feira, às 19h, no CEU Parque Novo Mundo; e 15/12, sexta-feira, às 19h, no CEU Carrão / Tatuapé, os eventos celebram a criatividade das participantes, que poderão apresentar para toda a comunidade o resultado do trabalho desenvolvido em sala de aula. A concepção do projeto aborda aspectos do folclore brasileiro, em um resgate às memórias afetivas relacionadas com a ancestralidade dos participantes – temas mais trabalhados em toda a grade da programação educativa dos CEUs. E o desfile promete ser uma grande celebração de moda, criatividade e sustentabilidade. No palco, quem desfila são modelos selecionados do próprio território – privilegiando a diversidade inerente aos CEUs, com pluralidade de corpos e idades.

Advertisement

Enquanto isso, o impacto positivo na vida dos participantes já é perceptível.

Em meio a risadas, dona Odília conta que, inicialmente, tinha receio de participar do curso. “É que eu sou meio caipira, né?” Apesar de se interessar por corte e costura, ficou apreensiva em relação aos outros temas da formação, que tratam de sustentabilidade e empreendedorismo. E como se inscreveu sozinha, ficou com medo de não fazer amizades. “Mas já que é para reinventar, eu decidi me reinventar inteira”, conta a aposentada. Hoje, ela esbanja habilidade e simpatia na sala de aula, e se revelou uma das referências de sua turma, no CEU São Pedro / José Bonifácio.

Com aulas semanais, o Upcycling: Curso de Moda Criativa é oferecido atualmente nos CEUs São Pedro / José Bonifácio, Carrão / Tatuapé e Parque Novo Mundo. Ao todo, são 22 turmas divididas nas três unidades, beneficiando em torno de 130 pessoas. A Marisa apoia a iniciativa e foi responsável pela compra de máquinas e costura e outros equipamentos, além da remuneração de professores e a doação de mais de 12 mil peças que são insumo para os cursos.

“Projetos de upcycling como esse são fundamentais para dar nova vida a peças que seriam descartadas, apoiando também o empreendedorismo e a criatividade. Estamos muito felizes em apoiar essa iniciativa e observar o impacto positivo gerado na vida de todos os participantes. Estamos ansiosos para ver as peças produzidas e como serão os desfiles”, afirma Marília Oliveira, Diretora de Gestão de Pessoas, Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Marisa.

Além de contar com uma estrutura de excelência, o curso tem ainda um plano pedagógico elaborado pelo Centro Universitário Belas Artes, referência no ensino de moda do país.

Advertisement

“Atualmente, o curso está no módulo 3, que é de transformação de produtos, e os estudantes estão muito entusiasmados para iniciar o processo criativo e o planejamento da coleção, que será apresentada em dezembro”, conta Valeska Nakad, desenvolvedora do curso, designer e diretora criativa de design estratégico do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. “É emocionante ver a evolução dos participantes do curso, e como ampliaram o seu repertório no contexto de moda e criatividade. Eu e as minhas alunas, que atuam como tutoras desse projeto, estamos muito felizes com o resultado obtido até agora. É um projeto que possibilita a transformação de vidas”.

Para o Instituto Baccarelli, o Upcycling: Curso de Moda Criativa se encaixa na missão de inclusão e transformação social proposta pela instituição desde sua fundação, em 1996. Ao combinar moda, sustentabilidade e empreendedorismo, o curso cria novas possibilidades de futuro para os participantes e os territórios em que estão inseridos, fomentando um ciclo virtuoso capaz de transformar a realidade.

“O projeto do Upcycling: Curso de Moda Criativa foi pensado trabalhando a cultura e a educação como ferramentas de inclusão social, passando pela economia criativa, que é uma forma de enxergar a potência dos territórios e periferias da cidade”, comenta Priscila Melo, gerente de cultura dos CEUs sob gestão do Instituto Baccarelli.

Foto de capa: Priscila Corderi/Instituto Baccarelli

Advertisement
Continue Reading
Advertisement

Negócios

Com BEATS, o inesperado acontece: marca retorna ao São João de Campina Grande com surpresa inédita

Published

on

By

BEATS prepara atração inédita no Parque do Povo e marca presença em mais de 40 festas juninas pelo Norte e Nordeste.

Pelo segundo ano consecutivo, BEATS, o drink pronto da Ambev, confirma sua presença como patrocinadora oficial das celebrações juninas em Campina Grande (PB). E vai além: a marca estará presente em festas espalhadas por dezenas de cidades do país, consolidando seu território nas maiores festas do Brasil.

Como uma marca que cria conexões e transforma ocasiões em experiências memoráveis, BEATS prepara, no Parque do Povo, um momento inédito que promete surpreender o público. A ideia é transformar o São João em um verdadeiro encontro com o inesperado, com um palco de visual marcante, atrações inusitadas e presenças que vão além do óbvio.

Além da grande ativação, o público de Campina Grande ainda será recebido todos os fins de semana e feriados com um DJ exclusivo, comandando o “esquenta” para o palco principal das 18h às 19h — momento pensado para aquecer a energia do Parque antes da abertura oficial da programação.

Advertisement

Depois de estrear Red Mix no Carnaval, uma combinação vibrante de frutas vermelhas e a maior inovação do Carnaval, BEATS volta com tudo no São João. A proposta é seguir lado a lado com quem vive a festa do começo ao fim com a vibe lá no alto. A ativação deste ano será diferente, mas mantém o mesmo espírito ousado que marcou presença em 2024. No ano passado, a marca levou Pedro Sampaio. E agora, o que vem pela frente?

“BEATS sempre chega inovando e surpreendendo. E este ano, não vamos fazer diferente! Campina Grande vai viver uma emoção que ninguém imagina. Se preparem, o melhor ainda está por vir!”, afirma Mariana Porto, diretora de Marketing.

Da Paraíba (Campina Grande) ao Maranhão, passando por Pernambuco, Bahia, Ceará e Piauí, BEATS estará junto com quem quer curtir o São João. Porque, se tem festa, tem BEATS. E com BEATS, o inesperado acontece!

Advertisement
Continue Reading

Negócios

Silvana Chmelyk lidera a transformação humanizada no setor automotivo brasileiro

Published

on

By

Em um mercado frequentemente pautado por metas agressivas e métricas rígidas, Silvana Chmelyk surge como uma voz revolucionária no setor automotivo ao propor uma abordagem mais humana, estratégica e inclusiva. Fundadora da EGA – Escola de Gestão Automotiva – Silvana tem dedicado sua carreira a transformar o relacionamento entre empresas, colaboradores e clientes, consolidando-se como uma das maiores referências em humanização no varejo automotivo nacional.

Com mais de 25 anos de atuação no setor, Silvana une experiência prática com uma formação sólida. Graduada em Relações Públicas e com mestrado em Neuromarketing, especialização em neurociência e certificação internacional em estratégias de negócios, ela alcançou o título de Doutora pela Flórida Christian University, nos EUA – sendo a primeira, e por enquanto a única, mulher no país a alcançar esse nível acadêmico com foco exclusivo no ecossistema automotivo.

“O setor automotivo tem potencial para ir além da venda. Podemos criar experiências memoráveis e relações genuínas com clientes e colaboradores”, afirma Silvana.

Muito além de vendas: gestão com propósito
A EGA, fundada por Silvana em 2003, não se limita a treinamentos convencionais. Sob sua liderança, a escola promove programas focados no desenvolvimento humano, bem-estar no trabalho e criação de ambientes corporativos saudáveis. Já foram mais de 80 mil profissionais impactados diretamente por suas trilhas educacionais, com resultados expressivos em vendas, clima organizacional e performance financeira.

Advertisement

Silvana também foi parceira de peso educacional da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) e do iCarros, marketplace do Banco Itaú, com metodologias exclusivas para educação a distância em grandes redes automotivas.

Protagonismo feminino em foco
Feminina prática e defensora da equidade de gênero, Silvana incorpora a promoção da liderança feminina como um pilar de sua atuação. Em seus treinamentos e consultorias, módulos voltados ao empoderamento das mulheres no ambiente corporativo são parte essencial. Ela acredita que criar oportunidades para mulheres ocuparem cargos de liderança é uma forma de elevar a inteligência emocional, a capacidade de mediação e a performance das organizações.

“Mulheres têm uma forma única de liderar. A diversidade enriquece qualquer time e impacta positivamente os resultados”, afirma.

‘Ela na Direção’: voz e visibilidade para mulheres inspiradoras
Como apresentadora do videocast Ela na Direção, transmitido ao vivo no YouTube pelo Canal Future Cast TV, Silvana entrevista mulheres líderes de diversas áreas, promovendo um espaço de escuta, empatia e sororidade. O programa trata de temas essenciais como carreira, superação, saúde mental, equilíbrio de vida, fé e protagonismo feminino.

Legado em páginas: o livro das Mentes Brilhantes
Com seu networking e credibilidade, Silvana organizou a obra Mentes Brilhantes do Setor Automotivo, lançada pela Editora Elite. A publicação reúne mais de 40 coautores – executivos e executivas que fizeram história no setor – em um volume de 800 páginas que já é considerado referência e legado para as novas gerações da mobilidade brasileira. Sua contribuição tem nome: Inclusão Educacional Corporativa.

Advertisement

Um novo modelo de sucesso
Para Silvana, o verdadeiro êxito vai muito além de números. “Treinar, desenvolver, ensinar e educar salva vidas”, afirma com convicção. Seu trabalho une propósito e performance, levando às empresas a certeza de que cuidar de pessoas é o caminho mais sólido para gerar resultados sustentáveis.

“O sinal da minha vitória não é a posse, mas a honra! A minha vitória não está no que acumulei, mas em quem eu me tornei!”, diz, sintetizando sua filosofia.

Enquanto a indústria da mobilidade se transforma diante de novas tecnologias e demandas sociais, Silvana Chmelyk permanece na direção de um movimento essencial: o da valorização das pessoas. Uma liderança feminina que acelera não só negócios, mas também a consciência e a inclusão Educacional.

Advertisement
Continue Reading

Negócios

Reforma Tributária e Incentivos Fiscais – Pontos de Atenção e Mitigação

Published

on

By

Por Caio Cesar Braga Ruotolo (*)

A reforma da tributação sobre o consumo representa a mudança mais significativa no sistema tributário nacional nos últimos 60 anos (desde a criação do ICM), e tem como principais eixos um “IVA dual”, com legislação única, base ampla (expandida), neutralidade, não cumulatividade plena, cobrança separada e no destino e alíquota única para todos os bens e serviços, com poucas exceções.

Não obstante os excelentes atributos da reforma, certamente trará, também, impactos substanciais nos chamados benefícios fiscais concedidos a empresas e setores estratégicos pelos entes federados. Neste cenário, a reestruturação do modelo tributário exige um olhar atento sobre os incentivos vigentes, suas possíveis alterações e/ou encerramentos, e as estratégias para mitigar eventuais perdas, caso ocorram.

Os benefícios fiscais, como isenções, reduções de base de cálculo e alíquotas e regimes especiais, tiveram papel importante na competitividade das empresas e na atração de investimentos, mas ao mesmo tempo criaram a chamada “guerra fiscal” que trouxe mais problemas do que soluções no decorrer dos anos. Com a reforma tributária do consumo, muitas dessas supostas vantagens serão revistas ou até extintas, já que o novo modelo tende, a uma, simplificar e padronizar a tributação sobre o consumo, e, a duas, a existência de incentivos é paradoxal num novo sistema de não cumulatividade plena com cobrança no destino. Aliás, regimes diferenciados, como o Simples Nacional e incentivos regionais, passarão a ser reavaliados à luz de uma nova lógica tributária.

Advertisement

Por isso, considerando a expressa previsão do fim dos incentivos a partir de 2033, pode-se pensar num cenário de possíveis impactos que incluem: i) a revisão e eliminação de benefícios, pois com a unificação da tributação sobre bens e serviços (ainda que sob a modalidade de “IVA-dual”), a grande maioria dos incentivos não terão mais razão de existir; ii) mudança nos cálculos tributários, pois as alterações podem gerar aumento na carga tributária para alguns setores, como de serviços que terão pouca possibilidade de creditamento das etapas anteriores, porém, poderão se beneficiar da simplificação das obrigações acessórias que virá com a implantação total do IBS e CBS; iii) reavaliação da precificação e das margens de lucro, eis que as empresas precisarão recalcular custos operacionais e estratégias de precificação sob a nova sistemática de tributação.

Para que empresas possam se adaptar à reforma tributária sem comprometer sua operação, alguns pontos precisam de atenção especial, tais como mapeamento de benefícios existentes, identificando quais incentivos atualmente utilizados serão extintos e, dentre eles, quais possuem maior relevância na composição de custos e precificação. Além disso, é importante a análise de impacto na cadeia de suprimentos, já que a nova tributação poderá modificar preços de fornecedores e insumos, exigindo ajustes nos contratos comerciais e nos cálculos financeiros, considerando, desde já, avaliar a necessidade de inserção de cláusulas relacionadas com esses novos modelos de tributação, especialmente para contratos de longo prazo.

Com um modelo baseado no Imposto sobre Valor Agregado (IVA), as regras de compensação tributária e aproveitamento de créditos sofrerão transformações importantes, onde o crédito passará a ser financeiro. E não podemos deixar de mencionar a governança e o compliance, pois as mudanças exigirão reestruturação na forma como as empresas gerenciam suas obrigações fiscais e relatórios contábeis.

Para minimizar eventuais impactos negativos da reforma tributária nos benefícios fiscais, empresas podem adotar, desde já, algumas estratégias práticas, tais como: i) simulações fiscais e planejamento antecipado, avaliando diferentes cenários tributários e projetando impactos financeiros antes que as mudanças entrem em vigor; ii) reestruturação de operações, revisando processos internos para otimizar a carga tributária dentro do novo sistema e garantir conformidade regulatória; iii) negociação de incentivos alternativos, pois, diante da neutralidade tributária, a regra agora será a busca por incentivos orçamentários junto aos entes federados para manter a competitividade, e iv) investimento em tecnologia tributária, com aquisição de ferramentas de automação fiscal e inteligência artificial que poderão ajudar no gerenciamento de compliance e na adaptação às novas normas.

A reforma tributária exige adaptação rápida. Empresas que investirem em planejamento e alternativas para manter sua competitividade estarão mais preparadas para o novo sistema tributário brasileiro.

Advertisement

*Caio Cesar Braga Ruotolo é advogado tributarista. Sócio do escritório Silveira Law Advogados

Continue Reading

Mais Lidas

Copyright © TimeOFFame - Todos os direitos reservados