Connect with us

Negócios

5 dicas para mudar de carreira e começar a empreender

Published

on

Durante a trajetória profissional, é comum muitas pessoas passarem por um período de questionamentos, insatisfações ou ter vontade de iniciar seu próprio negócio. Essa é uma fase bem complicada, já que com a vontade de mudar, vem junto a ansiedade e o medo de se aventurar por um caminho desconhecido.

Fabricio Penafiel, CMO e fundador da Bem Bolado Brasil, marca de sedas e itens de tabacaria, passou por essa situação. Após 28 anos de atuação nas principais agências de publicidade do Brasil, decidiu abandonar a carreira que estava consolidada para trilhar um novo rumo. “Eu entrei muito novo no mundo da publicidade, tinha a minha própria agência há 14 anos, atendia grandes marcas, mas percebi que não estava mais feliz trabalhando com aquilo. Decidi abrir uma empresa de seda, encontrei três sócios que embarcaram nesta jornada comigo e já completamos 10 anos de mercado”, declara.

E para ajudar outras pessoas que desejam realizar essa transição, o executivo preparou 5 dicas, confira:

1 – Estude e pesquise sobre o setor que irá investir – Buscar informações sobre como começar um novo negócio irá ajudar durante toda a jornada. “O conhecimento faz com que você ganhe confiança e tenha mais sucesso. Durante a minha trajetória no empreendedorismo, aprendi que cada marca é uma marca, por isso, é importante fazer muita pesquisa e entender qual a necessidade você estará suprindo, entenda seu dia a dia e procure algumas lacunas no mercado para introduzir sua marca. Não existe um código, mas tem um checklist que ajuda a evitar alguns percalços no caminho. Também é essencial que a pessoa busque estudar o mundo do negócios, principalmente estratégias de marketing. Um dos maiores desafios é a falta de conhecimento técnico sobre gestão e controle financeiro, existem muitos cursos, inclusive gratuitos, sobre o tema”, afirma Penafiel.

Advertisement

2 – Tenha os melhores profissionais ao seu lado e crie seu network – “Quando tive a ideia de abrir o meu negócio, tive o apoio de três sócios, mas vimos que precisávamos de vários braços para fortalecer a empresa, como financeiro, comercial, entre outros, e decidimos trazer novos executivos para agregar experiências. Uma opção para atrair talentos é agregar pessoas estratégicas à sociedade e com isso, atrair o know how necessários para o desenvolvimento da marca”, ressalta o CMO. O executivo ainda diz que outro ponto importante para o sucesso, é ter um bom network. “A troca construtiva de experiências e ideias é um elemento chave para o sucesso do negócio, já que o networking permite que você conheça pessoas influentes em diversos setores e descubra novas oportunidades, como parcerias, colaborações ou até mesmo que ache um investidor que esteja interessado em financiar a sua ideia”, completa.

3 – Invista em marketing – “Para conquistar o sucesso nesta jornada da experiência do consumidor, duas coisas são fundamentais: comunicação e branding. Pensar fora da caixinha e ser criativo ajuda a aprimorar os produtos e os serviços oferecidos. Nossa empresa é conhecida por produzir conteúdos inovadores para as redes sociais e abraçar a nossa comunidade, já que sempre buscamos parcerias com artistas, bandas, coletivos e poetas, esta iniciativa visa dar voz a quem tem mais propriedade. Identificamos o nosso público-alvo, intensificamos o relacionamento com ele e assim criamos ações diferenciadas“, explica o executivo.

4 – Conheça seu público, seja autêntico e respeite o seu lifestyle – “É muito importante que antes de empreender a pessoa faça pesquisas de mercado, mesmo que seja online, para saber se o seu produto ou serviço gera interesse do público. Realizando essa pesquisa, você vai encontrar a solução ideal para o seu negócio. Outro ponto importante é que as pessoas cada vez mais, querem produtos / serviços autênticos e com personalidade, inove e sempre apresente coisas novas para o seu público e lembre-se de sempre respeitar o seu lifestyle, assim você trará mais originalidade para a sua empresa”, ressalta Penafiel.

5 – Aprenda com os erros – Muitas pessoas sentem medo na hora de empreender, até porque é um caminho muito solitário e único, já que cada um constrói sua jornada. Os erros sempre devem acontecer, mas é essencial que se tire aprendizados das experiências negativas. “Quando eu comecei a minha empresa, por mais que eu já tivesse muita informação e conhecimento em diferentes áreas, existiram muitos desafios e senti algumas inseguranças. O medo é normal, o que não pode acontecer é deixar que ele te paralise, até porque errar faz parte da jornada. É muito importante aplicar processos e sempre ter muita resiliência. É imprescindível comemorar cada conquista e o mais importante, aprenda com o fracasso, pois é neste momento que você vai aprender a crescer, desistir nunca é a melhor opção, insista sempre no seu sonho”, finaliza o CMO.

Advertisement
Continue Reading
Advertisement

Negócios

“Quem lê e escreve a própria história, voa”, inspira a Economista, Michelle Barbosa

Published

on

By

Nesta série de entrevistas que homenageia as mulheres do nosso país, entrevistamos a economista roraimense Michelle de Oliveira Barbosa. Nascida em abril de 1988, lançou recentemente um livro independente voltado para estudantes e pesquisadores. O livro Técnicas de Pesquisa e Escrita, oferece orientações práticas desde a preparação de monografias até a elaboração de teses de doutorado.

Na entrevista concedida, a pesquisadora fala da história da sua carreira e como esse trabalho é importante para o nosso país. Com mais de uma década de experiência como economista no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR), Michelle explica sobre a importância de um bom profissional da área em uma instituição de ensino. Unir a economia, a educação e a metodologia do ensino foi um grande aprendizado.

 

“A Economia é uma área que pode ser um instrumento para melhorar socialmente a vida das pessoas. Busca-se entender quais são os problemas econômicos, sociais e políticos e, assim, é possível fazer projetos, elaborar políticas que visem a solucionar essas questões e promover um país mais próspero e justo. Percebi que ser economista é dar uma contribuição para que se tenha um desenvolvimento do país, construir uma história genuína e deixar um legado para gerações. Inspirar outras histórias de vida, de crescimento e de sucesso faz parte do meu propósito.

Advertisement

Quando percebo que minha jornada na pesquisa, escrita, publicação de artigos e outros trabalhos pode contribuir de alguma forma para a melhoria da sociedade, considero isso um avanço importante. É isso que me motiva. Busco dar essa contribuição para a sociedade. Às vezes, é um um pequeno passo em um conjunto de contribuições, de melhorias, mas busco fazer a minha parte como economista nesse lado social, compartilhando meus conhecimentos junto com minha trajetória de vida”. Comenta Michelle!

 

Michelle também está expandindo sua atuação educacional através do desenvolvimento de cursos online de desenvolvimento pessoal e profissional. Com especialização em Metodologia do Ensino na Educação Superior, mestra em Desenvolvimento Regional da Amazônia e atualmente doutoranda em Ciências do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Michelle possui uma sólida trajetória acadêmica e profissional. Além de seu trabalho como economista, ela já ocupou cargos de gestão no IFRR e colaborou com projetos do Instituto Federal do Amazonas (IFAM). Michelle também contribuiu para a academia com a publicação de capítulos de livros na Editora UFRR e artigos científicos em revistas internacionais. Agora, decidida a compartilhar seu conhecimento adquirido ao longo de sua carreira acadêmica, ela lança seu primeiro livro independente, oferecendo insights valiosos e práticos para estudantes e pesquisadores.

Saiba mais sobre a especialista no link abaixo!
https://www.instagram.com/michelleo.barbosa?igsh=cjY5M285b2piZ21m

Advertisement
Continue Reading

Negócios

“Quem lê e escreve a própria história, voa”, inspira a Economista, Michelle Barbosa

Published

on

By

Nesta série de entrevistas que homenageia as mulheres do nosso país, entrevistamos a economista roraimense Michelle de Oliveira Barbosa. Nascida em abril de 1988, lançou recentemente um livro independente voltado para estudantes e pesquisadores. O livro Técnicas de Pesquisa e Escrita, oferece orientações práticas desde a preparação de monografias até a elaboração de teses de doutorado.

Na entrevista concedida, a pesquisadora fala da história da sua carreira e como esse trabalho é importante para o nosso país. Com mais de uma década de experiência como economista no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR), Michelle explica sobre a importância de um bom profissional da área em uma instituição de ensino. Unir a economia, a educação e a metodologia do ensino foi um grande aprendizado.

“A Economia é uma área que pode ser um instrumento para melhorar socialmente a vida das pessoas. Busca-se entender quais são os problemas econômicos, sociais e políticos e, assim, é possível fazer projetos, elaborar políticas que visem a solucionar essas questões e promover um país mais próspero e justo. Percebi que ser economista é dar uma contribuição para que se tenha um desenvolvimento do país, construir uma história genuína e deixar um legado para gerações. Inspirar outras histórias de vida, de crescimento e de sucesso faz parte do meu propósito.

Quando percebo que minha jornada na pesquisa, escrita, publicação de artigos e outros trabalhos pode contribuir de alguma forma para a melhoria da sociedade, considero isso um avanço importante. É isso que me motiva. Busco dar essa contribuição para a sociedade. Às vezes, é um um pequeno passo em um conjunto de contribuições, de melhorias, mas busco fazer a minha parte como economista nesse lado social, compartilhando meus conhecimentos junto com minha trajetória de vida”. Comenta Michelle!

Advertisement

Michelle também está expandindo sua atuação educacional através do desenvolvimento de cursos online de desenvolvimento pessoal e profissional. Com especialização em Metodologia do Ensino na Educação Superior, mestra em Desenvolvimento Regional da Amazônia e atualmente doutoranda em Ciências do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Michelle possui uma sólida trajetória acadêmica e profissional. Além de seu trabalho como economista, ela já ocupou cargos de gestão no IFRR e colaborou com projetos do Instituto Federal do Amazonas (IFAM). Michelle também contribuiu para a academia com a publicação de capítulos de livros na Editora UFRR e artigos científicos em revistas internacionais. Agora, decidida a compartilhar seu conhecimento adquirido ao longo de sua carreira acadêmica, ela lança seu primeiro livro independente, oferecendo insights valiosos e práticos para estudantes e pesquisadores.

Saiba mais sobre a especialista no link abaixo!
https://www.instagram.com/michelleo.barbosa?igsh=cjY5M285b2piZ21m

Continue Reading

Negócios

Milena Freire Mollo: Liderança Inovadora na Hotelaria Brasileira

Published

on

By

(Foto: Rodolfo Custodio)

Revolucionando a Hospitalidade Brasileira, Milena Mollo é uma profissional a frente do seu tempo

Milena Freire Mollo desponta como uma figura de destaque no panorama hoteleiro brasileiro, trazendo consigo não apenas uma ampla experiência de mais de duas décadas, mas também uma abordagem inovadora e inspiradora para o setor. No cargo de diretora comercial regional Brasil na Minor Hotels & Resorts, uma das maiores redes hoteleiras do mundo, Milena tem conquistado reconhecimento não apenas por sua excepcional capacidade de negociação e alta performance, mas também por sua gestão humanizada e seu compromisso especial com a excelência em serviços.

(Foto: Rodolfo Custodio)

Advertisement

Graduada em Administração de Negócios Internacionais pela Universidade São Francisco, Milena complementou sua formação com especializações em Gestão de Marketing pela renomada Fundação Getúlio Vargas. Como membro da maior plataforma de networking de alta liderança feminina da América Latina, ela promove encontros no QG da plataforma Mulheres Inspiradoras, localizado na Suite Presidencial do Tivoli São Paulo Mofarrej Hotel, multiplicando conexões genuínas e com propósito entre mulheres C-levels.

(Foto: Rodolfo Custodio)

Sua visão para o futuro do setor hoteleiro no Brasil é marcada pela inovação, sustentabilidade e pela criação de experiências memoráveis para clientes e colaboradores. Milena Freire Mollo não apenas lidera a transformação da hospitalidade no Brasil, mas também é uma voz influente na busca por um setor mais inclusivo, diversificado e sustentável.

“Para mim, a hospitalidade não é apenas uma profissão, mas sim um modo de vida. Acredito no poder das conexões humanas e na formação de um legado refletido nas pessoas e atitudes que me motivam, especialmente na multiplicação de boas ações que inevitavelmente influenciarão positivamente o setor hoteleiro.”

Milena Freire Mollo não apenas lidera a transformação da hospitalidade no Brasil, mas também é uma voz influente na busca por um setor mais inclusivo, diversificado e sustentável.

Advertisement

Continue Reading

Mais Lidas

Copyright © TimeOFFame - Todos os direitos reservados