Você sabe o que realmente precisa ser olhado na sua empresa? Quais são os indicadores que irão te ajudar a tomar as melhores decisões? Quantos relatórios um líder deve ter em mãos semanalmente? Quais os KPIs?
Para te ajudar com essas respostas irei contar uma breve história, ok?
Em 2017 tive uma experiência muito marcante enquanto era gerente nacional de uma grande marca de educação, na troca de um diretor executivo da marca por outro, momento um pouco conturbado da companhia, fomos (eu e outros gerentes) surpreendidos por uma nova forma de liderar e principalmente de olhar para os resultados.
Como de praxe, segunda-feira era o dia da reunião de resultados, na qual passávamos mais de 4 horas olhando uma planilha enorme e explicando todos (literalmente todos) os números e resultados da semana anterior. No detalhe do detalhe, era uma reunião extremamente improdutiva – explico melhor depois – e tensa. Olhávamos TUDO! Nada era deixado para depois. E ainda com base em todas estas análises, fazíamos os ajustes para a semana – uma reunião de desdobramento para o meu time, ou seja, segunda era o dia todo em reuniões!
Com a chegada no novo gestor, para nós era natural que abríssemos a planilha e cada gerente fizesse seu discurso…
Porém para nossa surpresa, o novo gestor logo que começamos a pauta do dia com as apresentações fomos surpreendidos com uma fala objetiva e de certa forma até dura.
– “Por que vocês falam tanto os números assim? Eu não tenho tempo de ficar vendo todos esses números eu preciso saber o que realmente importa!”
No início achei bem diferente e bem estranha a maneira que ele lidou com a reunião, entretanto com o passar do tempo e outras situações acontecendo, percebi a objetividade que ele buscava nos resultados.
“Tenho toda a empresa para tocar, não posso olhar tudo. Vocês devem olhar tudo e me passar os resultados de cada departamento para que possamos tomar as melhores decisões.” Dizia ele.
“Bucollo, quais são os números do pedagógico que farão a diferença no resultado? Rematrícula? Retenção? Número de alunos por turma? Quantidade e Qualidade dos treinamentos da equipe? Esses são os números que eu quero ver. Os outros, você e o time irão cuidar.”
Pois bem, em 2019 vim para o EUA estudar em Harvard onde é fiz 2 formações de executivos de negócios e liderança e aqui lembrei muito deste gestor. Em uma das aulas do módulo de negócios, um dos professores falava sobre o livro “Measure What Matters” (meça o que importa – tradução livre) e como aprender a medir o que realmente importa tem um grande impacto no time (acabando com as reuniões de 5 horas onde nada se resolve), no resultado e na empresa.
A ideia é muito simples, de nada adianta você olhar para 40 indicadores de cada departamento se para tomar uma decisão importante você precisa de apenas 3 ou 5!
Uma empresa com diversos gerentes e supervisores (no caso citado acima) é ainda mais importante que os NÚMEROS CERTOS sejam analisados.
Então se você é líder de uma equipe ou dono de uma empresa, é importantíssimo que você estude o seu negócio e saiba quais são os indicadores que irão gerar o resultado para o seu negócio. Estes são os indicadores que devem estar em uma Gestão à Vista!
Estes são os indicadores que devem ser cobrados do time!
Veja que até o momento não citei sobre departamentos, sobre modelos de negócios e sobre mercados diferentes, pois independente se você tem um comércio, um comércio uma indústria, uma prestação de serviço ou se você é um profissional autônomo, a gestão da empresa ou da sua carteira está nas suas mãos!
Relembrando de tudo o que aconteceu entre 2017 e hoje, um profissional muito mais maduro e preparado entendo perfeitamente que o novo gestor da época era uma pessoa que estava à frente da equipe e que sim tinha todas as condições de fazer um grande trabalho dentro da empresa olhando apenas 3, 4 ou no máximo 5 indicadores.
Mas então qual é a lição de hoje?
Bom, você tem uma lição de casa na verdade! Que é olhar para a sua empresa e anotar no papel quais são os 5 indicadores os 5 resultados que a sua empresa precisa ter.
Nada mais do que isso!
Não posso lhe dar as respostas pois não estou com você neste momento. Você pode pedir ajuda para seu time!
Mas é fundamental que a sua gestão tenha os indicadores. E melhor ainda, os indicadores CERTOS.
Deixe aqui nos comentários o que você faz e quais são os indicadores analisa.
Forte abraço e ótimos resultados,
Rodrigo Bucollo