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Moda, sustentabilidade e empreendedorismo: curso de Upcycling transforma a vida de pessoas da periferia

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Oferecida em CEUs sob gestão do Instituto Baccarelli, formação tem patrocínio das Lojas Marisa, e concepção e metodologia pedagógica do curso de Design de Moda do Centro Universitário Belas Artes

“Nunca tinha ouvido falar em Upcycling. Para mim era o nome de um bicho! Mas agora estou descobrindo muitas coisas novas, é um curso muito importante.” É assim, com muito bom humor, que a aposentada Odilia Gregório de Jesus fala sobre sua experiência no Upcycling: Curso de Moda Criativa.

Oferecido em 3 CEUs sob gestão do Instituto Baccarelli, o curso é uma formação completa em moda, processos criativos e empreendedorismo, e conta com o apoio de duas instituições que são referências em suas áreas: as Lojas Marisa como apoiadora, e o Centro Universitário Belas Artes, responsável pela concepção e metodologia pedagógica. Iniciado em maio, o curso segue até o início de dezembro, quando as turmas finalizam os preparativos para os desfiles finais de conclusão de curso.

Marcados para 11/12, segunda-feira, às 19h, no CEU São Pedro / José Bonifácio; 14/12, quinta-feira, às 19h, no CEU Parque Novo Mundo; e 15/12, sexta-feira, às 19h, no CEU Carrão / Tatuapé, os eventos celebram a criatividade das participantes, que poderão apresentar para toda a comunidade o resultado do trabalho desenvolvido em sala de aula. A concepção do projeto aborda aspectos do folclore brasileiro, em um resgate às memórias afetivas relacionadas com a ancestralidade dos participantes – temas mais trabalhados em toda a grade da programação educativa dos CEUs. E o desfile promete ser uma grande celebração de moda, criatividade e sustentabilidade. No palco, quem desfila são modelos selecionados do próprio território – privilegiando a diversidade inerente aos CEUs, com pluralidade de corpos e idades.

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Enquanto isso, o impacto positivo na vida dos participantes já é perceptível.

Em meio a risadas, dona Odília conta que, inicialmente, tinha receio de participar do curso. “É que eu sou meio caipira, né?” Apesar de se interessar por corte e costura, ficou apreensiva em relação aos outros temas da formação, que tratam de sustentabilidade e empreendedorismo. E como se inscreveu sozinha, ficou com medo de não fazer amizades. “Mas já que é para reinventar, eu decidi me reinventar inteira”, conta a aposentada. Hoje, ela esbanja habilidade e simpatia na sala de aula, e se revelou uma das referências de sua turma, no CEU São Pedro / José Bonifácio.

Com aulas semanais, o Upcycling: Curso de Moda Criativa é oferecido atualmente nos CEUs São Pedro / José Bonifácio, Carrão / Tatuapé e Parque Novo Mundo. Ao todo, são 22 turmas divididas nas três unidades, beneficiando em torno de 130 pessoas. A Marisa apoia a iniciativa e foi responsável pela compra de máquinas e costura e outros equipamentos, além da remuneração de professores e a doação de mais de 12 mil peças que são insumo para os cursos.

“Projetos de upcycling como esse são fundamentais para dar nova vida a peças que seriam descartadas, apoiando também o empreendedorismo e a criatividade. Estamos muito felizes em apoiar essa iniciativa e observar o impacto positivo gerado na vida de todos os participantes. Estamos ansiosos para ver as peças produzidas e como serão os desfiles”, afirma Marília Oliveira, Diretora de Gestão de Pessoas, Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Marisa.

Além de contar com uma estrutura de excelência, o curso tem ainda um plano pedagógico elaborado pelo Centro Universitário Belas Artes, referência no ensino de moda do país.

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“Atualmente, o curso está no módulo 3, que é de transformação de produtos, e os estudantes estão muito entusiasmados para iniciar o processo criativo e o planejamento da coleção, que será apresentada em dezembro”, conta Valeska Nakad, desenvolvedora do curso, designer e diretora criativa de design estratégico do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. “É emocionante ver a evolução dos participantes do curso, e como ampliaram o seu repertório no contexto de moda e criatividade. Eu e as minhas alunas, que atuam como tutoras desse projeto, estamos muito felizes com o resultado obtido até agora. É um projeto que possibilita a transformação de vidas”.

Para o Instituto Baccarelli, o Upcycling: Curso de Moda Criativa se encaixa na missão de inclusão e transformação social proposta pela instituição desde sua fundação, em 1996. Ao combinar moda, sustentabilidade e empreendedorismo, o curso cria novas possibilidades de futuro para os participantes e os territórios em que estão inseridos, fomentando um ciclo virtuoso capaz de transformar a realidade.

“O projeto do Upcycling: Curso de Moda Criativa foi pensado trabalhando a cultura e a educação como ferramentas de inclusão social, passando pela economia criativa, que é uma forma de enxergar a potência dos territórios e periferias da cidade”, comenta Priscila Melo, gerente de cultura dos CEUs sob gestão do Instituto Baccarelli.

Foto de capa: Priscila Corderi/Instituto Baccarelli

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Flavio Muniz compartilha estratégias para vender produtos orgânicos sem gastar no ambiente digital

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No cenário em constante expansão do comércio orgânico, Flavio Muniz emerge como um mentor vital para afiliados e novatos interessados em alavancar suas vendas sem incorrer em altos custos digitais. Muniz, conhecido pela sua expertise em estratégias de marketing digital, desvela um conjunto de técnicas eficazes para os empreendedores que desejam prosperar nesse nicho.

Com a crescente conscientização sobre a importância da alimentação saudável e sustentável, o mercado de produtos orgânicos testemunhou um aumento significativo na demanda nos últimos anos. No entanto, muitos afiliados e novatos podem sentir-se sobrecarregados ao tentar entrar nesse setor altamente competitivo.

Flavio Muniz, por meio de sua vasta experiência e conhecimento em marketing digital, desvenda os segredos por trás do sucesso no mercado orgânico. Sua abordagem inovadora e acessível oferece aos empreendedores uma compreensão abrangente de como criar.

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Conheça Feu Ojapinha, Vencedor do Prêmio de Melhor Agência de Crédito de Paudalho-PE em 2023

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Na noite de gala da premiação dos Melhores do Ano de Paudalho-PE, realizada em novembro de 2023, a comunidade local teve a oportunidade de reconhecer e celebrar as realizações excepcionais em diversas áreas. Entre os grandes destaques da noite estava Feu Ojapinha, cuja agência de crédito, Feu Bank, conquistou o título de Melhor Agência de Crédito do município.

O prêmio foi resultado de uma votação pública realizada nas redes sociais, onde os cidadãos de Paudalho expressaram suas preferências e reconheceram o trabalho exemplar realizado pela equipe do Feu Bank. A agência se destacou não apenas pela excelência em serviços financeiros, mas também pelo compromisso em atender às necessidades da comunidade local, oferecendo soluções acessíveis e eficazes para seus clientes.

Feu Ojapinha, fundador e líder visionário do Feu Bank, expressou sua gratidão pelo reconhecimento e dedicou o prêmio à equipe dedicada e aos clientes leais que confiaram em seus serviços ao longo dos anos. Em seu discurso de agradecimento, Ojapinha reafirmou o compromisso do Feu Bank em continuar oferecendo soluções financeiras inovadoras e acessíveis, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social de Paudalho e região.

A premiação dos Melhores do Ano de Paudalho-PE não apenas celebrou as realizações individuais e coletivas, mas também destacou a importância do reconhecimento público e do apoio mútuo na construção de uma comunidade próspera e vibrante. Feu Ojapinha e o Feu Bank representam o espírito empreendedor e o compromisso com a excelência que continuam a inspirar e fortalecer Paudalho e seus habitantes.

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A premiação foi feita pelo GRUPO KLÉR CARVALHO, pela Lorrana Gabriella. Feu estava ao lado de sua esposa Lorrana Gabriela, idealizadora da Feu Bank.

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Virou Sorvete! Nutty Bavarian e Sorvetes Los Los acabam de anunciar collab

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Sempre surpreendendo com sabores icônicos, o portfólio da Sorvetes Los Los acaba de ser recheado com mais um co-branding de respeito. Agregando as famosas nuts glaceadas da Nutty Bavarian em uma cremosa massa de leite com um toque de canela, formou-se uma combinação irresistível.

O famoso gelato italiano, em companhia do clássico snack alemão, deram vida a um produto único, que é a junção da cremosidade com a crocância, uma sintonia perfeita em forma de sorvete.

A novidade pode ser encontrada na versão cup, de 490ml, e já está disponível nos pontos de vendas da Los Los espalhados pelo Brasil.

Para conhecer mais sobre a Sorvetes Los Los acesse no Instagram: @sorvetesloslos e para encontrar o ponto de venda mais próximo acesse:

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SOBRE A NUTTY BAVARIAN

A Nutty Bavarian é uma marca com rede de franquias brasileira, pioneira no segmento de Castanhas Glaceadas Artesanais, com aproximadamente 160 quiosques e lojas distribuídas por todo o território nacional. Estabelecida em 1996 pela empresária Adriana Auriemo, a marca foi introduzida no Brasil após uma inspiradora visita aos Estados Unidos, onde Adriana teve o primeiro contato com o produto em um jogo de basquete. Desde então, a Nutty Bavarian conquistou o paladar dos brasileiros, comercializando aproximadamente 30 toneladas de nuts todos os meses.

SOBRE A SORVETES LOS LOS

A Los Los inovou em 2014 fornecendo freezers em modelo comodato, ao invés de disponibilizar aquisições de franquias. Essa estratégia bem-sucedida permitiu que diversos estabelecimentos, como restaurantes, bombonieres e varejistas, pudessem oferecer os picolés da marca, o que trouxe mais de 3 milhões de novos consumidores e um crescimento acelerado para a marca, que segue conquistando consumidores e muitos paladares.

Em 2018, em um co-branding inédito com a Arcor, foi lançado o icônico picolé 7Belo, e a parceria virou uma febre de vendas, devido à grande repercussão na mídia e entre os consumidores. A partir daí, a Los Los investiu em outras collabs de sucesso e criou a linha “Virou Sorvete”, que inclui sabores como:  Doce de Leite Aviação, Big Big, Ovomaltine, entre outros.

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Além disso, diante dos desafios da pandemia, a Sorvetes Los Los se reinventou e criou a sua linha de cups, que é sucesso absoluto e conhecida do público por sua cremosidade  e abundância de recheio, além dos sabores tradicionais, a marca também apostou em collabs, repetindo o sucesso do Doce de Leite Aviação, e incrementando o portfólio com Bolo de Rolo, da Casa dos Frios, Nanica e Nutty Bavarian.

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