Jovens empresários que trabalhavam no subúrbio carioca como ambulantes se casaram no último sábado dia 16 de janeiro em um dos palcos mais desejados da alta sociedade brasileira e reduto também frequentado por personalidades internacionais como Madonna, Paul McCartney, Mick Jagger, entre outros.
Eliane Almeida e Eduardo Reis, ambos naturais do Rio de Janeiro, trocaram alianças no mais alto e requintado estilo, em uma cerimônia realizada de frente para o mar, no luxuoso Copacabana Palace, onde contou com muita emoção e a presença de convidados ilustres.
Mas essa história mostra mais do que beleza, bom gosto e suntuosidade, pois ela retrata a perseverança e garra desse casal que era motivo de deboche entre amigos e familiares quando diziam que seriam reconhecidos nacionalmente com a venda de seus chás.
Foi em meados de 2017 que Eliane e Eduardo perceberam que precisavam mudar algo para que dessem literalmente uma guinada em suas vidas e resolveram colocar todas as suas forças e estratégias de marketing nos produtos naturais que vendiam, começando a associar colaboradores em seu negócio… E qual foi o resultado disso?
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Eliane Almeida e Eduardo Reis – Fotos: Emerson Emax / Renato Cipriano – Divulgação
Em 2020, no ano passado, enquanto muitos se desesperavam com o declínio de seus estabelecimentos comerciais, a quebra de suas empresas e até mesmo a perda de seus empregos, o casal comemorou a marca de 250 mil distribuidores associados a sua rede, com um faturamento que ultrapassou a casa dos 900 milhões de reais no ano passado.
O sonho não só se tornou realidade como superou as expectativas, pois hoje os produtos trabalhados por eles romperam limites fronteiriços e em breve estarão disponíveis em mais 29 países.
Se você fica abismado com esses números e resultados, saiba que os Empresários Eliane e Eduardo não, pois deixam claro que se sentem muito felizes e realizados mas que não querem parar por aí. “Nosso desejo é nos tornarmos a maior e melhor empresa do segmento no mundo, levando saúde e prosperidade para nossos associados”, Afirma Eduardo Reis
Eliane Almeida e Eduardo Reis – Fotos: Emerson Emax / Renato Cipriano – Divulgação
Eliane por sua vez, com os olhos marejados de emoção, um sorriso largo no rosto e um vestido de noiva lindíssimo, com uma grinalda bem grande, assim como ela sonhava nas vezes em que trabalhava como recepcionista no próprio Copacabana Palace e acompanhava os casamentos das celebridades, diz “O que é possível para ela, é também para todos, que um fator determinante para o sucesso do que você se propõe a fazer está baseado no tamanho da fé que você tem, no quanto você se dedica a isso e no quanto está disposto a lutar para alcançar seus objetivos!”, exclamou Eliane.
Com certeza essa é uma linda história, mas nos mostra que não basta ter uma boa ideia para que seu negócio prospere, é muito importante se estruturar, traçar metas e não fraquejar diante as diversidades que farão parte do caminho.
Crédito das Fotos: Emerson Emax / Renato Cipriano – Divulgação
Eliane Almeida e Eduardo Reis – – Fotos: Emerson Emax / Renato Cipriano – Divulgação
Apresentadora Fernanda Comora com os noivos Eliane Almeida e Eduardo Reis – Fotos: Emerson Emax / Renato Cipriano – Divulgação
Empresário Martinelly Santos e a Apresentadora Fernanda Comora – Fotos: Emerson Emax / Renato Cipriano – Divulgação
O Festival Choro Jazz, que acontece pela primeira vez no Cariri, foi aberto já em clima de muita emoção, no Centro Cultural do Cariri, no Crato, com o encontro entre instrumentistas, estudantes e fãs, que participaram das oficinas, e grandes mestres da música: pela manhã, Maurício Carrilho ao violão e Paulo Sérgio Santos no clarinete. À tarde, Pedro Amorim, em uma oficina de samba, Cacá Malaquias em oficina de sopros e Ney Conceição em aula de prática de conjunto.
O evento segue até domingo, com oficinas terça, quarta e quinta-feira e com shows sexta, sábado e domingo, apresentações que reúnem nomes como Moacyr Luz e o Samba do Trabalhador, Egberto Gismonti, Tâmara Lacerda e Ranier Oliveira, Fabricio da Rocha e Júnior Crato, Quartchêto, entre outros. Tudo com entrada franca.
Apresentado pela Petrobras e pelo Ministério da Cultura, o Festival Choro Jazz conta nas etapas Cariri, Fortaleza e Jericoacoara com apoio institucional do Governo do Ceará, do Instituto Mirante de Cultura e Arte e do Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo. Mais informações: Instagram Festival Choro Jazz e www.chorojazz.com.
Roda de Conversa com Egberto
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Também haverá uma Roda de Conversa com Egberto Gismonti, na Vila da Música, na mesma cidade, no sábado, 21, às 9h30 da manhã. Toda a programação tem entrada franca, incluindo oficinas e shows com atrações especialíssimas, como o mestre Egberto em apresentação com a Orquestra à Base de Sopro, de Curitiba.
Programação de Shows: Festival Choro Jazz – 20 a 22 de Setembro
Sexta-feira, 20 de Setembro:
19h00: Junior Crato e Fabrício da Rocha apresentam “Selestrial”, explorando obras de Hermeto Pascoal.
20h30: Quartchêto traz seu som instrumental de alma gaúcha.
22h00: Baile do Ney com o contrabaixista Ney Conceição e convidados.
Sábado, 21 de Setembro:
19h00: Gilberto Monteiro e Quarteto Sucinta, junto com Gustavo Garoto, celebram a conexão musical entre Rio Grande do Sul e Ceará.
20h30: Carlinhos Patriolino convida Choro Cabuloso para um espetáculo instrumental.
22h00: Moacyr Luz e o Samba do Trabalhador apresentam uma noite de samba autêntico.
Domingo, 22 de Setembro:
16h30: Tâmara Lacerda e Ranier Oliveira abrem a tarde com músicas instrumentais.
18h00: O Trio, homenageando Radamés Gnattali, com formação de violão, clarinete e bandolim.
19h30: Grande encerramento com Egberto Gismonti e a Orquestra à Base de Sopro de Curitiba.
Próximas Etapas do Festival:
Fortaleza: 29 e 30 de Novembro, e 1º de Dezembro, no Anfiteatro da Volta da Jurema.
Jericoacoara: 3 a 8 de Dezembro, com oficinas nos dias 3 a 6 de Dezembro.
Realizada pelo Febratex Group, a FebraTêxtil será a maior feira de insumos e soluções para a indústria têxtil e de moda da América Latina e deverá acontecer em fevereiro de 2025.
Em parceria com o Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Estado de S.Paulo (Sinditêxtil-SP) e a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), é o único evento do Brasil focado em insumos e soluções para a indústria têxtil. Acontecerá de 18 a 20 de fevereiro de 2025, das 14h às 21h, no pavilhão vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo, reunindo os principais players do setor para um encontro imperdível de negócios, conhecimento e tendências. Serão três dias de inovação, networkinge negócios, além de aprendizado em painéis, palestras e podcasts, conduzidos por líderes do setor.
Por que voltar a ter uma feira têxtil em São Paulo? O estado paulista continua sendo o mais rico do Brasil, reunindo aqui as grandes empresas que representam a maioria do produto interno bruto (PIB) industrial. Na área têxtil e de confecção, São Paulo representa 26% de todo o faturamento nacional, empregando perto de 400 mil trabalhadores diretos (27,5% dos empregos T&C no Brasil). “São Paulo foi o berço das maiores feiras têxteis e de vestuário no País. Os mais fortes centros de negócios de moda ainda são o Brás e o Bom Retiro. A sede de grandes empresas têxteis está nesta cidade. Temos tudo para resgatar essa herança de feiras têxteis em São Paulo, atraindo compradores nacionais e internacionais” afirma Julio Scudeler, presidente do Sinditêxtil-SP.
Segundo a Abit, a indústria têxtil e de confecção, o Brasil é uma das cinco maiores do planeta, constituída por cerca de 24 mil empresas, de produtoras de fibras a vestuário, empregando cerca de 1,3 milhão de trabalhadores. A produção do Brasil alcançou em 2022 2,1 milhões de toneladas, o que garantiu o faturamento total de R$ 193 bilhões, sendo que US$ 4,8 bilhões oriundos das exportações. “O Brasil é a maior Cadeia Têxtil completa do Ocidente. Somente nós ainda temos desde a produção das fibras, como plantação de algodão, até os desfiles de moda, passando por fiações, tecelagens, beneficiadoras, confecções e forte varejo. Nosso país é um dos poucos com produção em todos os elos da cadeia de valor, incluindo 140 mil lojas no varejo de roupas, contando, ainda, com fornecedores de insumos, universidades e centros de pesquisa”, declara o diretor superintendente da Abit, Fernando Pimentel.
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A FebraTêxtil promete ser um palco para as últimas novidades em produtos têxteis, com foco em sustentabilidade, pesquisa e desenvolvimento, e design. “O Grupo tem a expectativa de tornar a FebraTêxtil o maior evento das Américas para o setor de tecelagem e malharia do Brasil. O que a gente quer é criar um evento que tenha um alcance internacional para promoção da indústria têxtil brasileira, especialmente de tecelagem e malharia. Outro objetivo também é fazer o mercado externo conhecer a cadeia de fornecimento de tecidos e malhas que o Brasil tem, que é gigante e que tem se desenvolvido cada vez mais em qualidade de produto e sustentabilidade”, pontua Giordana Madeira, Diretora-Executiva de Sustentabilidade, Inovação e Tecnologia do Febratex Group.
Com capacidade para 207 expositores, essa é a retomada da feira que promete ser mais inovadora e dinâmica. A primeira edição da FebraTêxtil foi em 2018 com foco maior em maquinário. Já para 2025, a feira deve trabalhar insumos para a indústria têxtil e de confecção como fios, filamentos, beneficiamentos, designs, tecidos e malhas, fibras, aviamentos, estamparia e não tecidos.
“Na feira estamos exaltando a valorização de expositores nacionais, pois a intenção é promover a produção da indústria da moda no Brasil. O evento promove informação e conhecimento para conseguirmos produzir mais no Brasil, de uma forma mais competitiva, tanto em valor quanto em qualidade de produto”, explica Ricardo Gomes – Gerente de Novos Projetos da FebraTêxtil.
“A FebraTêxtil tem iniciativa de ser uma feira têxtil para o mercado de São Paulo, que atenda todo o Brasil e a América Latina. A feira acontecerá em São Paulo porque é a cidade onde acontecem todos os grandes negócios do país e conta com toda a infraestrutura necessária para eventos desse porte, além concentrar grande parte das empresas”, completa Hélvio Pompeo Jr. – Diretor de Comunicação e Marketing do Febratex Group.
“A realização da FebraTêxtil é um trabalho de muitos anos de pesquisa! Essa feira tem o objetivo de representar e expor tudo aquilo que a nossa indústria têxtil produz. Esse trabalho não só com a feira, mas também com vários eventos paralelos, como o Brasil Fashion Designers, as palestras, o podcast, entre outras atividades. Até para podermos amadurecer a indústria a cada ano”, destaca Hélvio Pompeo Madeira, Presidente do Grupo.
Parceria estratégica:Sinditêxtil e Abit
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Apoio institucional: Sinditec de Americana.
Sobre o Febratex Group
O Febratex Group é a maior promotora brasileira de feiras e eventos para o setor têxtil das Américas e uma plataforma de negócios do setor, realizando eventos nos principais polos têxteis do Brasil. Com mais de 40 anos de história, a empresa possui matriz em Porto Alegre, filiais em São Paulo e Blumenau. O grupo organiza nove feiras, sendo a maior delas a Feira brasileira para a indústria têxtil e de confecção, a Febratex, a terceira maior feira mundial do setor têxtil, responsável por iniciar 40% dos negócios de máquinas têxteis no Brasil. O Febratex Group é pioneiro no setor têxtil na América Latina ao conquistar o Selo Lixo Zero, além de ser signatário do Pacto Global da ONU e membro da Ubrafe, destacando seu compromisso com a sustentabilidade.
Para mais informações comerciais: comercial@fcem.com.br
Com metáforas de resistência e realidade, espetáculo teatral é o retrato do cárcere femininoapresentações acontecem em cidades com órgãos de detenção
Terá início em setembro, a circulação de Cavalos Pretos São Imensos, espetáculo teatral da dramaturga Bárbara Esmenia, direção de Thais Dias, que é um poderoso retrato da realidade do encarceramento feminino no Brasil. A obra mergulha nas profundezas da experiência das mulheres presas, utilizando a metáfora do “cavalo preto imenso” para explorar a força e a resistência dessas mulheres frente a um sistema opressor e desumano. As primeiras apresentações serão no Espaço Clariô, em Taboão da Serra, nos dias 6 e 7 de setembro, às 20 horas e no dia 8 de setembro, às 19 horas.
Em seguida, a peça chega em Franco da Rocha, São Paulo, Ribeirão Preto e Hortolândia, cidades escolhidas devido à presença de órgãos de detenção, penitenciárias e correlacionados, a fim de fomentar o debate e reflexão em tais municípios. O espetáculo, que teve sua estreia em 2022, ganhou o Edital de Dramaturgia em Pequenos Formatos Cênicos (2020) do CCSP – Centro Cultural São Paulo e em 2024, a autora foi selecionada na “Chamada para Dramaturga/os em Língua Portuguesa”, feita pelo Royal Court Theatre (Londres).
No centro da narrativa está Nininha, uma mulher presa que, como um dia sonhou seu filho Nino, sabe que pode se transformar em um “imenso cavalo preto” quando desejar. Essa metáfora é compartilhada por suas companheiras de cela. Cavalos Pretos São Imensos não romantiza a prisão, mas denuncia as condições cruéis do cárcere brasileiro, que, segundo dados do aprisionamento feminino da 2ª edição do Infopen Mulheres, teve um aumento de 455% entre 2000 e 2016.
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A peça se desenvolve a partir de relatos e conversas sobre o cotidiano das mulheres encarceradas, abordando temas como racismo estrutural, violências de gênero e normatividades sexuais. A dramaturgia tece uma narrativa que alterna entre afeto, camaradagem, sonhos e as duras realidades do encarceramento. A obra apresenta cinco personagens cujas vidas são marcadas por uma rotina que oscila entre a lentidão e a agitação. Elas conversam sobre seus anseios para o futuro, as visitas íntimas, suas famílias, relações sexo-afetivas, relações de poder e os castigos que enfrentam.
A encenação é enriquecida por um elenco totalmente feminino, em sua maioria negro, e é conduzida por Thais Dias, conhecida por sua trajetória marcante no circuito paulista. A montagem aposta na força das atrizes e em uma disposição cênica circular, com poucos elementos em cena, onde as interpretações intensas e o simbolismo dos corpos-cavalos ganham destaque. Em alguns momentos, as atrizes cantam, amplificando a carga emocional da peça.
Cavalos Pretos São Imensos também faz referência ao caso de Luana Barbosa dos Reis, uma mulher negra espancada pela polícia em Ribeirão Preto, cuja violência, marcada por uma abordagem brutal e desrespeitosa, culminou em sua morte cinco dias depois. O caso de Luana, que exigiu ser revistada por uma policial mulher e foi violentamente abordada na frente de seu filho adolescente, é um triste exemplo das violações de direitos enfrentadas por muitas mulheres negras e LGBTQ+.
FICHA TÉCNICA Direção: Thais Dias Dramaturgia: Bárbara Esmenia Elenco: Fernanda Gomes, Marinha Soares, Rebeka Teixeira, Rosangela Roma, Valquíria Rosa Cenografia: Carolina Gracindo e Helena Menezes Iluminação e operação de luz: Carolina Gracindo Sonoplastia e operação de som: Helena Menezes Figurinos: Duda Viana e Ouroboros Produções Artísticas Preparação Corporal: Verônica Santos e Carol Rocha Ewaci Preparação vocal: Lilian de Lima Fotografias: Daisy Serena Interpretação em Libras: Sylvia Sato e Greicy Santos Produção Executiva: Ana Lima
SERVIÇO: Datas e horários: dias 6 e 7 de setembro, sexta e sábado, às 20 horas Dia 8 de setembro, domingo, às 19 horas Local: Espaço Clariô – Rua Santa Luzia, 96 – Vila Santa Luzia – Taboão da Serra – SP Entrada gratuita: retirada de ingressos 1 hora antes do espetáculo Classificação Indicativa: 12 anos