O Instituto Mais Identidade, grande vencedor do 1º Prêmio Merula Steagall no 11º Congresso do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC), reabilita gratuitamente e com tecnologia de ponta pacientes com mutilações faciais
Você pode nunca ter ouvido falar do Instituto Mais Identidade. Também pode nunca ter cruzado o caminho com uma pessoa sem o globo ocular, uma das orelhas ou que tem parte da face mutilada. São brasileiros que vivem à margem, escondidos e tentando passar despercebidos. Com lançamento marcado para 18 de dezembro, o livro “A lição de Antonellae outras histórias de amor – a origem do Instituto Mais Identidade” reúne relatos de superação de pacientes atendidos no Instituto Mais Identidade, que recuperaram não só a própria imagem, mas também a dignidade e o sorriso.
A instituição vencedora do 1º Prêmio Merula Steagall no 11º Congresso do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC) deste ano reunirá, no auditório da UNIP, a partir das 19 horas, pacientes, equipe, apoiadores, jornalistas, empresários e demais pessoas interessadas em conhecer mais sobre o projeto social de grande impacto. “O livro é uma celebração à vida, às histórias de superação e ao trabalho dedicado de toda equipe do Instituto”, comenta o anfitrião do evento e presidente voluntário do Instituto Mais Identidade, Luciano Dib.
O convidado para palestrar é José Luiz Tejon que, aos 4 anos, teve orosto queimado em um acidente doméstico, sofreu preconceitos pela aparência e se tornou doutor em pedagogia da superação. Além da tese pioneira, tem 10 livros solos publicados e dezenas de outros em co-autoria. “Toda pessoa tem condição de superar. A partir do incômodo, seja um trauma, uma deficiência, uma limitação, o ser humano é capaz de crescer. É preciso incômodo para se transformar e, até mesmo, sonhar”, defende Tejon.
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O Poder do Incômodo, tema da palestra e do mais novo livro de José Luiz Tejon, traz como caminho para a superação cinco etapas importantes. A primeira é o resgate físico, seguido do acolhimento, reeducação para a vida, colocar-se de novo em atividade para, enfim, resgatar a liberdade de continuar existindo. “Não fazemos isso sozinhos. Essa conquista é sempre resultado de seres humanos que nos impulsionam, seja um familiar, um vizinho, um profissional ou uma instituição que nos acolhe, mas lembrando sempre da importância de devolver autonomia”, reitera.
O que José Luiz Tejon vivenciou, comprovou em sua tese inédita de doutorado é o que o Instituto Mais Identidade atesta com a dedicação abnegada de profissionais com mais de três décadas de experiência e 200 de pacientes já atendidos, vindos de 13 estados do país. O trabalho de grande impacto científico e social da instituição sem fins lucrativos, incubado na Universidade Paulista (UNIP), impressiona. Não só a cada prótese facial produzida de forma personalizada com uso de smartphone e tecnologia 3D, mas pela atenção cuidadosa em garantir acolhimento para pacientes de outras regiões do país na capital paulista, atendimento psicológico, roda de conversa e acompanhamento de assistente social para ajudá-los a resgatar pequenas conquistas diárias.
Um exemplo simples: o cadastramento na plataforma “gov.br”, que conecta os cidadãos a inúmeros serviços públicos (identificação civil, carteira de habilitação, título de eleitor, etc.) não se completa, no caso de brasileiros que usam prótese facial, pois a plataforma não reconhece a leitura do rosto reconstituído. “Quem tem deformidades na face ou próteses enfrenta dificuldade até com ferramentas de tecnologia de reconhecimento facial, o que causa uma série de transtornos para ter assegurados direitos básicos”, comenta o psicólogo Nicolas Cohen, que faz parte da equipe do Instituto Mais Identidade.
Câncer é principal causa das mutilações faciais
No Brasil, ocorrem mais de 30 mil casos de câncer na região da cabeça e pescoço por ano. E não estão incluídos nesta estatística pacientes vítimas de acidentes e outras formas de traumas. Com 180 páginas, o livro “A lição de Antonellae outras histórias de amor – a origem do Instituto Mais Identidade” expande a visibilidade para o preconceito e dificuldades enfrentados por brasileiros com deformidades faciais mostrando um caminho possível para que eles possam viver com dignidade. “São pessoas que vivem à margem da sociedade, com vergonha das mutilações, enfrentando estigma e preconceito. Pacientes que apresentam limitações funcionais importantes, como dificuldade na fala, alimentação, visão e sociabilidade. Quando recebem a prótese, retomam a vida com plenitude”, comemora o cirurgião-dentista e presidente do Instituto Mais Identidade, Luciano Dib.
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Nas entrelinhas, o legado de especialistas com reconhecimento internacional que resgata identidades, devolve sorrisos. Todo atendimento é gratuito graças a doação de pessoas físicas e empresas que também se sensibilizam com a causa. A família da farmacêutica Nathalia Quirino Franco e do engenheiro Paulo Franco é uma das que apoiam o Instituto Mais Identidade. De apoiadores espontâneos, eles se viram do outro lado da história quando a segunda filha do casal – Antonella – nasceu sem os dois globos oculares. “Vivemos cinco meses com ela e aprendemos muito. O amor que Antonella deixou vivo em nossa família nos faz melhores, ajuda a enxergar ainda mais o valor da inclusão, da acessibilidade. Sinto que ela deixou uma grande missão para a gente”, destaca o casal, lembrando que A lição de Antonella e outras histórias de amor – a origem do Instituto Mais Identidade é um instrumento para que mais pessoas possam se conectar com as histórias de superação e abraçar causas como a do Instituto Mais Identidade.
Comandado por um dos mais reverenciados cantores do país e formado por um prestigiado time de músicos, o Samba do Sacramento é uma das mais queridas rodas de samba do centro do Rio de Janeiro. Para julho, eles preparam um evento especial para comemorar os 65 anos de Sacramento: uma edição de aniversário na Varanda do MAM, no sábado, 26 de julho. Com produção do laboratório cultural e vitrine artística Mango, o evento acontece a partir das 17h, com participações de Áurea Martins, Marina Íris e Hugo Ojuara, além de DJ Set com Cabra Guaraná, Juntos Com Certeza e Mango DJ. Os ingressos estão à venda no link.
“O Samba do Sacramento é um projeto que começou despretensioso e que em menos de um ano de existência já estava levando mais de 3000 pessoas por edição. A Rua do Mercado ficou pequena e com a ocasião do meu aniversário de 65 anos tivemos a ideia de uma edição especial. Sempre conversava com minha equipe sobre locais para onde poderíamos levar nosso samba e a Varanda do MAM sempre foi um sonho. E rolou! Estou muito feliz de poder comemorar meu aniversário nesse lugar que é um marco da arquitetura e das artes brasileiras. Não há fronteiras para o samba!”, afirma Marcos.
Considerando a profusão de rodas de sambas que acontecem pelas ruas do centro da cidade, é notável a relevância que o Samba do Sacramento alcançou em tão pouco tempo. A primeira edição, na Rua do Mercado, aconteceu em de março de 2024 e de lá pra cá o evento alcançou o feito de cair nas graças dos amantes do samba.
Não à toa, em menos de um ano, o Samba do Sacramento já consta no lineup de importantes festivais como o Rock The Mountain e o CarnaMango – ocasião em que dividiu a noite com Criolo e Leci Brandão, além de se apresentar em outros estados do país como São Paulo e Pernambuco.
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“Fazer parte do último ano de construção do Samba do Sacramento é incrível para a Mango, ainda mais nos 65 anos de um artista icônico como Marcos Sacramento. O projeto vem da rua para agora dar um próximo passo, e faremos o possível para estruturar a marca na melhor caminhada, trazendo investimento e grandes cantores da MPB para participarem”, afirma Rodrigo Tavares, sócio fundador da Mango.
Considerado por muitos como um dos maiores intérpretes brasileiros, Marcos Sacramento tem 21 discos lançados e 40 anos de carreira. Já dividiu o palco com artistas como Luiz Melodia, Hamilton de Holanda, Hermínio Bello de Carvalho, Jair Rodrigues, Alaíde Costa, Diogo Nogueira, entre outros. O canto de Sacramento o levou a se apresentar em importantes palcos e festivais no Brasil, além de ter atuado em Portugal, França, Itália, Alemanha, Holanda, Noruega, EUA, Bélgica, Inglaterra, Argentina e Gabão. Recentemente lançou o disco “Arco”, pela Biscoito Fino, considerado um dos dez melhores discos do ano pelo jornalista Mauro Ferreira. Agora, prepara essa edição única de aniversário, com convidados especiais, para incluir mais um evento inesquecível na história do samba do Rio de Janeiro.
No dia 20 de junho, em uma ocasião inesquecível, Tatiane Berlitz, que é a CEO da EP Produções e a organizadora do Prêmio Tesoura de Ouro Oficial, que anualmente concede prêmios em diversos estados do Brasil e também tem edições internacionais no Uruguai, Chile, Dubai e na Europa, em parceria com Gracielle Gatto, que é a CEO da Hair School, conduziu a Segunda Edição do Prêmio na França após um curso de penteados oferecido por Gracielle Gatto.
Com 36 anos de tradição, o Prêmio Tesoura de Ouro Oficial apresentou nesta edição internacional, denominada ‘Prix Des Ciseaux D’or Paris’. A cerimônia de entrega dos prêmios ocorreu em um luxuoso cruzeiro pelo Rio Sena, onde os homenageados puderam desfrutar de um jantar com a Torre Eiffel ao fundo, prestando homenagem a renomados profissionais da beleza, oriundos de países como Brasil, França, Suíça, Portugal e Espanha.
Alef Farias – Crédito da Foto: Divulgação
O propósito central do evento é reconhecer e valorizar profissionais do setor de beleza e de outras áreas, destacando seu trabalho e dedicação ao longo do ano.
Entre os seletos profissionais que foram laureados com a premiação internacional podemos destacar Alef Farias, de 31 anos, empresário e Hair Stylist especialista em progressiva sem formol, da cidade de Itapetininga, no interior do estado de São Paulo, a aproximadamente 170 km da capital, sendo o único profissional de sua cidade a receber um prêmio em Paris.
Vale ressaltar que recentemente Alef que é considerado um grande especialista em mechas e alisamentos, lançou uma linha de cosméticos pensando na saúde do cabelo das mulheres, os quais levam o nome de ‘A F Profissional’ e em pouco tempo os produtos passaram a ganhar destaque entre os profissionais da área no Brasil e também no exterior, sendo este um dos principais motivos que o levou a ser indicado a receber a premiação na França na cidade de Paris.
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Alef Farias – Crédito da Foto: Acervo Pessoal
Mas engana-se quem pensa que este foi o primeiro reconhecimento do talentoso profissional, junto a este prêmio Alef soma outros sete troféus, todos eles dedicado aos seus trabalhos da área da beleza, o que também já rendeu destaque na capa da consagrada revista CARAS.
Outro grande destaque de Alef Farias é que o profissional possui um projeto social onde presenteia com um dia de beleza para mulheres que atuam com reciclagem de material descartados na rua, e entre elas já tirou algumas pessoas que estavam largadas na rua levando-as para clínicas de recuperação.
Tamanha magnitude destas ações sociais as quais sempre comovem a todos, já lhe renderam convites para participações em programas de televisão como no SBT, Record e até um comercial na Rede Globo.
Para acompanhar mais sobre os trabalhos e as ações sociais do Hair Stylist, assim como saber sobre sua linha de produtos ‘A F Profissional’ , basta segui-lo no Instagram @alef.farias
Festas como Carnaval, São João e modalidades diversas de esportes conectam as marcas e reforçam o lema da diversão com a emoção
Com a crescente popularização das casas de apostas no Brasil, o futebol segue sendo o principal campo de atuação dessas empresas. No entanto, o investimento das chamadas “bets” vem ultrapassando os gramados para abraçar também a cultura, o entretenimento e outras modalidades esportivas, promovendo experiências únicas para o público. Um exemplo desse movimento é o grupo Ana Gaming, que vem ampliando sua presença em eventos tradicionais e esportes alternativos por meio de suas marcas 7K e Cassino.
A 7K se destacou nos últimos anos ao apostar em grandes celebrações da cultura popular brasileira. A empresa patrocinou algumas das principais festas de Carnaval do país e estará presente também no Maior São João do Mundo, em Campina Grande, além de outros eventos de festa junina do Brasil. A marca promove ativações que unem música, dança e a adrenalina das apostas online. “Essas iniciativas reforçam o compromisso da 7K em valorizar tradições culturais e proporcionar entretenimento além do universo digital”, conta Talita Lacerda, Diretora Executiva de Operações do Grupo Ana Gaming.
Já a Cassino aposta em esportes alternativos que ganham cada vez mais espaço entre os brasileiros. A marca tem investido no X1 Brazil, modalidade de futebol que une habilidade e espetáculo contendo um jogador, um goleiro e o técnico, no Fut7, famoso futebol society e no Beach Soccer, esportes que carregam o DNA de emoção e conexão com as comunidades locais.
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“Mais do que patrocinadores, queremos ser parte da experiência do público. Diversão é, acima de tudo, sobre emoção e envolvimento. E é justamente isso que buscamos ao apoiar eventos culturais e esportivos: somar nossa energia à vibração do povo brasileiro”, explica Talita.
O movimento também reflete uma tendência do mercado global, onde as casas de apostas estão cada vez mais atentas à importância de criar conexões genuínas com seus públicos, além de investirem em marketing e publicidade, indo além da exposição de marca para atuar como parceiros no fomento ao esporte e à cultura. No ano passado, as casas de apostas investiram cerca de R$2,3 bilhões em publicidade, de acordo com a consultoria Kantar IBOPE Media.
“Ao investir em eventos culturais e em modalidades esportivas que estão crescendo, o grupo Ana Gaming reforça seu posicionamento como uma empresa inovadora, próxima das tradições brasileiras e comprometida com a pluralidade do entretenimento nacional”, conclui a executiva.