Connect with us

Entretenimento

Inclusão social e cultural: projeto de corte e costura leva alunas para apresentação da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba

Published

on

Com patrocínio da Toyota do Brasil, a iniciativa teve como objetivo possibilitar que as alunas do curso “Arte e Cultura e Figurino de Teatro”, pudessem entender diferentes conceitos de arte e aplicar o conhecimento adquirido em seus projetos no decorrer do curso;

Para oferecer a possibilidade da população evoluir e empreender por meio da arte, além de adquirir conhecimento técnico e vivências importantes para a construção de um empreendedor de sucesso dentro do segmento artístico, da moda e do artesanato, o Grupo Inovação, empresa de mídia que produz os programas de TV Vitrine do Artesanato, Arte Brasil e Canal do Artesanato, que foi adquirido em 2022, pela rede de franquias Center Panos, especializada em artesanato, por meio do projeto “Arte e Cultura e Figurino de Teatro”, levou as alunas frequentes do curso de corte e costura para assistirem a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba.

Na ocasião, as estudantes acompanharam o “Concerto Mendelssohn”,  que contou com a participação mais do que especial do maestro e solista convidado Cláudio Cruz, que regeu o espetáculo dedicado a um dos compositores mais importantes do século 19, Felix Mendelssohn, pianista e maestro alemão do período romântico. A apresentação foi realizadas pela Associação Mantenedora da Orquestra de Indaiatuba em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, e conta com patrocínio master da Toyota e patrocínio da Tuberfil e Plastek, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Programa de Ação Cultural (ProAC) do Governo do Estado de São Paulo.

Inclusão social e geração de renda: entenda o projeto “Arte e Cultura e Figurino de Teatro”

Advertisement

Com o patrocínio da Toyota Brasil, a iniciativa do projeto “Arte e Cultura e Figurino de Teatro”, é promovida por meio da lei federal de incentivo à cultura, com foco na capacitação profissionais de mulheres de baixa renda, para que elas possam, por meio do segmento da costura e moda, dar início ao seu próprio negócio, ou terem uma renda extra, a partir dos serviços prestados.

Já foram qualificadas mais de 1000 costureiras durante o período de desenvolvimento do projeto. A ideia é integrar pessoas de baixa renda, oferecendo a possibilidade dessas pessoas aprenderem técnicas de corte e costura e a montagem de um figurino teatral, desde a escolha do tecido até a finalização da peça e com isso capacitar novas profissionais para atuarem no mercado de trabalho.

Com uma programação totalmente voltada para que as participantes possam construir dentro de suas realidades oportunidades de terem renda própria, o projeto oferece orientações sobre técnicas de costura, noções de empreendedorismo e gestão, além de trabalhar todas as etapas do processo de confecção, da escolha do tecido a precificação e venda.

A gerente do projeto Cintia Cavalcante, ressalta a importância da ação como um movimento de empoderamento feminio dentro do mercado de trabalho, tendo como base que  a quantidade de mulheres que começaram seu próprio negócio cresceu em todo o mundo nos últimos dois anos e no Brasil, o percentual de novas donas de seus negócios aumentou 41% em 2020 em comparação com um crescimento de 22% de homens que começaram a empreender.

“Estamos em contato direto com milhares de mulheres que são responsáveis pelo sustento de suas famílias e, muitas vezes, não conseguem ter apoio para que suas ideias saiam do papel, tomem forma e possam se tornar negócios prósperos. Conhecendo a realidade brasileira, percebemos a sinergia existente entre a atividade do corte e costura e a oportunidade de trabalhá-la na vertente de inclusão social para a geração de renda. Não estamos apenas ensinando a costurar, mas mudando a vida das pessoas”, destaca Cintia.

Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entretenimento

Teatro I Love PRIO celebra 2 anos como um dos grandes polos culturais do Rio

Published

on

O Teatro I Love PRIO, uma das grandes referências como casa de espetáculo no Rio de Janeiro, acaba de completar dois anos. Nesse período, foram mais de 100 mil espectadores, com 37 temporadas de teatro, 258 sessões realizadas e 53 mil de público somente para as peças. Grandes nomes já pisaram no palco, como Fernanda Montenegro, Osmar Prado, Letícia Sabatella, Daniel Dantas, Marília Gabriela, Beth Goulart, Cláudia Abreu, Heloísa Périssé, Denise Stoklos, Mel Lisboa, Elisa Lucinda e muitos outros.

Sendo um dos principais teatros com Naming Right, o I Love PRIO se posicionou, nesses dois anos, como apoiador ativo das artes e da educação cultural, gerando prestígio e relevância social. Somente em shows, foram mais de 40 apresentações, com um público de mais de 12 mil pessoas, onde já recebeu grandes apostas como Os Garotin, Melly e Rubel. Nos espetáculos musicais, como Candlelight ou Ballet of Light, foram 88 apresentações com mais de 30 mil pessoas assistindo. 

Localizado no bairro da Gávea, para além das peças, o espaço também se destaca como uma ótima opção para eventos corporativos. O teatro é projetado para ser versátil, oferecendo infraestrutura e recursos adequados para a realização de diversos tipos de eventos empresariais, como palestras, seminários, workshops, lançamentos de produtos, convenções e até encontros mais intimistas ou coqueteis. Nos últimos dois anos, foram mais de 60 eventos, com mais de 20 mil pessoas. Destaque para o anúncio de Lady Gaga no Todo Mundo no Rio, onde recebeu mais de 100 jornalistas

Outro grande destaque do I Love PRIO é a acessibilidade e democratização do espaço, onde foram investidos mais de R$500 mil, com mais de 7 mil ingressos gratuitos para mais de 300 espetáculos, 100% das apresentações com libras, formação técnica e profissional para 50 estudantes das Cias de Teatro, além de parceria com Grupo Nós do Morro e a Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena na criação e produção do espetáculo “Gil: Sobre Todas as Coisas”. 

Advertisement

Para 2026, o Teatro I Love PRIO já tem confirmado o retorno do espetáculo “O Cravo e a Rosa”, sucesso absoluto de público; a estreia do espetáculo “Choque”, com Danielle Winits, direção de Gerald Thomas; e “Matilde”, uma comédia em homenagem a Paulo Gustavo, com Malu Valle e Ivan Mendes. Além disso, manterão as cases “CandleLight”, “Ballet of Light” e “The Jury Experience”. Shows de artistas como Jadsa, Silvana Estrada, Mahmundi e Cícero estão na programação também.

Mais informações em contato@teatroprio.com.br ou nas redes sociais.

Continue Reading

Entretenimento

Moto de Ouro 2025 destaca os melhores do setor em sua 26ª edição

Published

on

By

Evento acontece no Distrito Anhembi e tem a apresentação de Marquês

A tradicional premiação Moto de Ouro, promovida pela Revista Motociclismo, chegou à 26ª edição reconhecendo 24 categorias, entre 15 de Produto, cinco de Imagem e quatro de Pilotos. O público elegeu as marcas e modelos de destaque em uma ampla pesquisa realizada com leitores da revista, que registrou aproximadamente 7.000 votos.

O apresentador escolhido para conduzir o Moto de Ouro 2025 foi Marquês, profissional que leva ao palco mais de dez anos de atuação como locutor e comunicador, com passagens pela Massa FM, Tri FM, Programa Canta Comigo, Centros Culturais Vila Madalena e Pompéia e pelo canal Music Box Brazil.

A volta de Marquês ao comando da premiação — função que já desempenhou na edição de 2019, realizada no Salão Internacional Duas Rodas — reforça a conexão construída com o evento. Ele comenta a oportunidade:

Advertisement

“É um privilégio fazer parte desta grande premiação, onde milhares de consumidores votam em diversas categorias. É, sem dúvida, um evento muito importante para a indústria e para os consumidores. Recebi com carinho o pedido para conduzir este celebrado evento ao lado de profissionais que nutro profunda admiração. É uma grande responsabilidade. Agradeço à Revista Motociclismo pelo convite.”

Serviço:
Local: Salão Internacional do Automóvel, distrito Anhembi
Dia 28.11.25
A partir das 16h

(Foto: Divulgação)

Advertisement
Continue Reading

Entretenimento

Hélio Amaral, o ator gari, integra o elenco de “As Cinzas de Mairu”

Published

on

By

Conhecido por estrelar na televisão e no streaming, ator mostra sua versatilidade no palco

A peça “As Cinzas de Mairu” chega ao público trazendo uma narrativa potente sobre retomada indígena, memória e transformação. Entre os destaques do elenco está Hélio Amaral, conhecido como o ator e gari, que dá vida a Beto, um homem negro do circo conectado com a ancestralidade. Sua presença no espetáculo amplia o diálogo sobre representatividade, reafirmando a potência da arte como espaço de encontro de histórias diversas e plurais.

Com texto de Silvio de Andrade e direção de Jessyca Meyreles, a peça conta a história de Lili, uma jovem urbana que, acompanhada das cinzas da mãe, parte do Rio de Janeiro rumo à Floresta Amazônica. No caminho, enfrenta o irmão e a patroa da mãe, enquanto busca se reconectar com sua ancestralidade indígena. Inspirada em uma história pessoal, a montagem aborda temas de luto, resistência e reencontro com as raízes que habitam cada um de nós.

A dramaturgia dá corpo a um elenco de cinco atores em cena: três indígenas, um homem negro e uma mulher branca — composição que reflete a diversidade e a potência simbólica da proposta. Dividem o palco com Hélio Amaral as atrizes e atores Clarisse Dessaune, Yumo Apurinã, Aline Stefânia e Monique Vaillé.

Advertisement

“As Cinzas de Mairu” tem ainda assistência de direção de Juliana França e direção de movimento de Camila Rocha. O espetáculo tem classificação indicativa de 12 anos (A12) e marca sua estreia no Rio de Janeiro, como ponto de partida para uma jornada que promete novos desdobramentos e circulação.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, a iniciativa reafirma o compromisso com a valorização da memória, da ancestralidade e das artes como espaço de resistência e transformação.

“Este espetáculo é reconhecimento da intersecção que pulsa no Brasil desde os primeiros até a contemporaneidade ”, destaca o ator.

Advertisement
Continue Reading

Mais Lidas

Copyright © TimeOFFame - Todos os direitos reservados