Connect with us

Cultura Pop

Frankie Bruno volta à cena do Hip Hop com novo trabalho solo

Published

on

O músico é um dos membros do Hip Hop All Stars, projeto capitaneado pelo DJ Hélio Branco, que reúne os principais precursores do Hip Hop Nacional.
Frankie Bruno está com um trabalho saindo do forno: o novo CD “Frankie Bruno Prá Geral”, que será lançado em breve na web. O músico também vai gravar um novo clipe, que logo estará na Internet.
Remanescente do Black Juniors, grande sucesso da década de 90, Frankie lança CD e clipe com letras engajadas e um mix de ritmos que reúnem as batidas da tradicional black music e influências do pop, com rifs de guitarras e arranjos elaborados
“Mas que linda estás, mas que linda estás, eu te quero namorar”. Quem viveu a década de 90 certamente vai lembrar desse refrão de um dos grandes sucessos do rap nacional. A música, composta pelo lendário Mister Sam bombou nas rádios e nas pistas na década de 80 e levou o grupo Black Junior a vender mais de um milhão de discos na época. A canção, que caiu no gosto popular e até hoje é lembrada pelo público, é um dos 19 trabalhos que poderão ser conferidos no mais novo CD do músico e dançarino Francisco de Oliveira, 43, ou Frankie Bruno, como se tornou conhecido no meio artístico.
O material está em fase de finalização no Estúdio Midi, do maestro Fernando Bustamante (ex-Banda Zero) e traz diversas influências, inclusive da moderna black music, passeando pelo Funk Ostentação, Soul Music e Rap. Além disso, levadas do Pop, guitarras elaboradas e batidas marcantes, apoiadas por piano e contrabaixo, remetem aos anos de ouro da “Motown”.
Carreira
O trabalho de Frankie Bruno no Black Juniors foi trampolim para que o artista enveredasse, na década de 90, para outras áreas artísticas, como o teatro. Nos palcos, ele encenou diversas montagens, com destaque para “Os Lusíadas” e “Reino das Ilusões”, ao lado de Ismael Araújo e Fernando Vieira.
O auge da carreira como ator veio com a participação especial no programa “Turma do Gueto”, na Rede Record, interpretando o personagem Zecão. Mais recentemente, Frankie Bruno participou do reality show “Ta na mão”, exibido pela Rede Bandeirantes de televisão.
Nas últimas duas décadas, Frankie Bruno ainda expandiu tentáculos na publicidade, atuando em comerciais de TV para Kaiser, Kibon, C&A,Eletropaulo, Fura Fila, e outros. Como modelo fotográfico, participou de editoriais para as revistas “Rap Internacional”, “Etnic” e “Raça Brasil”.
Frankie também viveu no exterior, especialmente na Europa e Estados Unidos, onde trabalhou como dançarino, integrou o elenco do musical Ópera Rap e foi professor de street dance. E, desde que retornou ao Brasil, divide seu tempo entre a música, produção de eventos e projetos sociais que buscam apoiar jovens em comunidades carentes de São Paulo.
O músico é um dos membros do Hip Hop All Stars, projeto capitaneado pelo DJ Hélio Branco, que reúne os principais precursores do Hip Hop Nacional.
Politicamente engajado e preocupado com as escolhas políticas do País, Mc Frankie Bruno transmite em suas letras a preocupação com o futuro do Brasil. “Acordo prá acordar”, “Roubaram, furtaram meu dinheiro” e “A criança e o adolescente” são três das canções que expressam as ideias do artista sobre o atual cenário. Outras faixas, como “Miss Brasil”,“Sexy Bumbum”, “Vida da minha mulher”, “Na balada na zoeira” se aproximam mais do atual momento da música urbana, mais picantes e divertidas.
O álbum ainda inclui a música “Paz no Mundo”, uma versão da canção de Michael Jackson “In the world”. Traz também uma homenagem ao Chorão, vocalista do Charlie Brown Junior, camada: Rola Skate
A história que não quer ser lembrada
O afastamento de Frankie da música, em pleno auge da carreira, aconteceu após uma tragédia familiar, quando o Black Juniors teve sua trajetória violentamente interrompida por assaltantes que invadiram a casa onde o artista morava com a família para roubar os discos de ouro e platina conquistados pelo grupo. Dois dos irmãos do artista, Lyon e o Pantera, que integravam a banda, foram assassinados juntamente com seus pais. Mas esse é um assunto sobre o qual Frank prefere não falar. “A dor foi muito grande, mas hoje estou recuperado do trauma e a vida segue”, diz.
 Foto : Deiaartsmidia divulgação Nacional.
Por Deiaartsmidia divulgação Nacional.
Mc Frank Bruno .
Explosão Nacional.
Lançamento Mistura Funk and Rap.

Continue Reading
Advertisement

Cultura Pop

Alunos de curso gratuito de capacitação gravam videoclipe com Luis Comanche

Published

on

By

A primeira turma do programa de capacitação Formação Audiovisual Insurgente (FAITE) se forma em 14/05, e os alunos produziram um videoclipe com a participação do compositor Luis Comanche. Morador de Irajá, Luis possui mais de 40 anos de carreira e sucessos como “Salve ela” e “Só Penso Nela” eternizados na voz de Bebeto.

O clipe, “Os meus pensamentos”, foi gravado no palco da Arena Carioca Dicró e será veiculado nas plataformas digitais. O curso abordou temas relacionados com a realidade de realizadores suburbanos e suburbanas que pouco são discutidos. As aulas aconteceram na Arena Carioca Dicró, na Penha.

O multiartista Giuliano Lucas, que ministrou o curso, comentou sobre a importância dessa capacitação para os moradores de zonas periféricas do Rio.
“O diferencial dessa capacitação é que ela vai de encontro a assuntos que são pertinentes a realidade dessa galera, que de alguma forma também é minha. Nenhum curso de audiovisual vai ensinar como comprar um material usado, por exemplo. Muitas vezes a porta de entrada para as pessoas da Zona Norte no Mercado Audiovisual são os videoclipes e produções de baixo orçamento. Explicamos processos como pré-produção, produção e pós-produção, atuação profissional, qual trabalho de cada departamento e etc”, frisou.

As aulas foram destinadas para 20 jovens, a partir de 16 anos, de forma gratuita. A única exigência era ter um celular com câmera e ser morador da Zona Norte do Rio (Complexos da Penha, do Alemão, de Manguinhos, da Maré, Irajá, Bonsucesso e Ramos) e Baixada Fluminense.

Advertisement

Continue Reading

Cultura Pop

Cadastro Fluminense da Capoeira está com inscrições abertas

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para que capoeiristas de todo o Rio se inscrevam no Cadastro Fluminense da Capoeira. A iniciativa é da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

O Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) está reunindo essas informações sobre a prática da capoeira no Rio de Janeiro. O formulário pode ser acessado pelo link https://linktr.ee/sececrj e os documentos exigidos devem ser enviados via email capoeira@inepac.rj.gov.br

“Esta é uma importante iniciativa da secretaria, pois coloca em foco quem realmente faz a cultura da capoeira se alastrar pelo estado, país e internacionalmente. Como alguém fez parte do quadro de pesquisadores e técnicos o do IPHAN que elevou a capoeira ao título de Patrimônio cultural Imaterial do Brasil, sei o quanto é difícil, porém necessário, o levantamento de quem ‘sustenta’ o trabalho na ponta, ministrando aulas, oficinas e rodas de capoeira”, finalizou David Bassous, conhecido como Mestre Bujão, fundador do Instituto Gingas que tem sede em Niterói.

Com a formação desse cadastro será possível estipular políticas culturais específicas para o setor e podem se inscrever mestres, mestras e demais capoeiristas.

Advertisement

Continue Reading

Cultura Pop

CCBB Educativo – Lugares de Culturas disponibiliza caderno com registro de algumas das histórias por trás das fotos da exposição “Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak”

Published

on

By

O olhar acurado de um fotógrafo japonês que, cansado de acompanhar guerras e conflitos em lugares como Afeganistão, El Salvador, África do Sul e Palestina se embrenha pelas florestas brasileiras em convivência com os povos originários indígenas. É o que mostra o “Caderno Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak”, desenvolvido pela equipe do CCBB Educativo – Lugares de Culturas. A publicação foi batizada com o mesmo nome da exposição que retrata e que está em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro. A edição tem dez mil exemplares, que serão distribuídos gratuitamente. A versão digital estará disponível no site do CCBB – bb.com.br/cultura, na aba “Catálogos”. O Programa CCBB Educativo e a exposição são patrocinados pelo Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A publicação conta algumas das histórias que estão por trás das fotografias feitas por Hiromi Nagakura em suas viagens com Ailton Krenak ao longo de cinco anos pelo Brasil. Para tanto, em março desse ano (2024) foram feitas entrevistas com personagens fotografados por Nagakura no período das viagens, entre 1993 e 1998, e que agora se veem na exposição. Entre eles estão Marineusa Pryj Krikati, Salete Caapirk Krikati, Leopardo Yawa Bane Huni Kuin, Caimi Waiassé Xavante. Além deles, foram ouvidos o próprio Nagakura, Eliza Otsuka, produtora que participou das viagens e atua como tradutora para o fotógrafo, e Ailton Krenak, que participou de toda jornada e é o curador da exposição.
Krenak lembra que quando conheceu Nagakura, “ele estava fugindo de um mundo em erosão, com os olhos cansados de guerra” … ‘quando sentiu de perto a loucura dos seres humanos. A floresta era um lugar onde Nagakura poderia descansar os olhos dos cenários perigosos que tinha atravessado. A floresta seria um jardim.”

Valorização da oralidade – A editora do caderno, Daniela Chindler, diz que o ponto de partida para a publicação foi o entendimento de que a oralidade é a forma milenar dos povos indígenas de documentar e passar adiante suas culturas: “Se na exposição podemos vê-los, aqui torna-se possível escutá-los. A partir de suas experiências e vivências, fomos convidados para dentro de suas memórias, tanto individuais quanto ancestrais.”, afirma.

O material de pesquisa que complementa os depoimentos dos entrevistados foi baseado em vídeos, produções artísticas e falas de representantes dos povos Yanomami, Yawanawá, Ashaninka, Huni Kuin, Krikati e Xavante. Segundo Daniela, o desejo de que suas histórias e as histórias dos seus ancestrais sejam conhecidas pelo mundo foi o nosso lugar de encontro com a equipe de criação do caderno.

Advertisement

Continue Reading

Mais Lidas

Copyright © TimeOFFame - Todos os direitos reservados