No dia 03/11 (domingo), às 16h, na Tenda de Convivência da Secretaria de Cultura, a Festa Literária Internacional de Maricá (FLIM), no bairro do Parque Nanci, receberá o lançamento do livro “Raízes de Maricá”. O projeto é uma realização viabilizada através do PROAC, Programa Municipal de Arte e Cultura de Maricá.
A obra, idealizada pelo Instituto Giranda e organizada por Paula Durso (Padu) e João Pedro Orban, apresenta memórias e tradições culturais presentes no município de Maricá. O texto, baseado nas narrativas orais e memórias locais, coletadas através de conversas com dez mestras e mestres da cidade, tem como ponto de partida um inventário do patrimônio de cultura imaterial do município e das narrativas que trazem consigo. É um mapeamento que fala da coletividade, da existência no espaço e tempo compartilhados no solo maricaense.
O projeto contempla, ainda, a publicação de um site criado para divulgação de fotos, mapa e biografia de cada personagem retratado pelo livro, ampliando o acesso do público de regiões diversas à memória da cultura maricaense. Um exemplar idêntico ao impresso está no site em versão digital para leitura e para acesso via audiodescrição.
Sobre o Instituto Giranda:
O Instituto é um Ponto de Cultura Popular e Tradicional, fundado no ano de 2021, em plena pandemia de covid-19, e surgiu do desejo de seus idealizadores de estar na terra e pela terra, semeando, germinando práticas e conhecimentos. Dedicado à realização de projetos educacionais, culturais e ambientais de desenvolvimento integral e transformação social, o instituto está sediado em São José do Imbassaí, Maricá. Sua missão é promover uma aprendizagem popular integrada à cultura e natureza, fortalecendo a relação entre pessoas e o meio em que vivem, a partir da cultura local, de expressões artísticas e de tecnologias ancestrais e sociais aplicadas ao cotidiano.
Com referências na arte de rua e cenários pulsantes, Renan Aguena, que passa a assinar Aominê, emerge como um artista inquieto e questionador.
Suas pinturas, que unem tinta de parede e materiais como algodão cru e papel, fazem parte agora do acervo da NATA Art&Design. O artista, de 34 anos, já expôs suas obras no Parque Lage (RJ), na Arte Core, no MAM do Rio de Janeiro, na SP-Art e em feiras em Londres e na Itália.
“Já foi por falta de dinheiro, por não ter como investir, mas até hoje eu pinto com tinta de parede. E só isso não sustentaria o meu trabalho, é algo além. Encontrei desdobramentos conceituais para usar esse material, que tenho um lugar de afeto”, conta Aominê.
“Não aceitei o caminho mais fácil, permaneci no que acredito. Desenvolvi um estilo, um tratamento, um envolvimento com o material. Com tinta de parede, eu sou brabo! Eu sinto que me desenvolvi junto ao material e encontrei um caminho a partir de uma materialidade, isso hoje é parte da minha pesquisa, entender como funciona conceitualmente e encontrar um caminho viável nos desafios de mercado com isso”, acrescenta.
Advertisement
O interesse por Aominê nas artes plásticas começou na adolescência, com acesso ao grafite, embora apenas como espectador. Ele fez faculdade de serviço social, mas num determinado momento decidiu trancar a faculdade e se tornar artista. “Foi uma decisão mesmo virar artista. Fazer disso meu ofício, meu sustento. Mas até tomar essa decisão, passei um ano como designer e universitário, comecei a experimentar e fazer colagem. Resolvi pegar esse conhecimento e tentar fazer algo com isso. Existia um ímpeto, um sentimento, uma inquietação, um sussurro que me acompanhava e que foi se tornando mais claro. Fui me deparando com minhas dúvidas, meus próprios percalços. Aprendi a escutar essa voz, criar um relacionamento com essa voz até o momento de conseguir dialogar com ela”, diz.
“Existia um ímpeto, um sentimento, uma inquietação, um sussurro que me acompanhava e que foi se tornando mais claro”
A NATA Art&Design é um espaço dedicado à arte contemporânea brasileira. Com uma curadoria criteriosa, revela novos talentos e promove exposições que exploram a diversidade de linguagens, olhares e perspectivas. Fundada por Ariela Mansur e Natasha Szaniecki, a galeria reúne um acervo que inclui obras de artistas plásticos, fotógrafos, designers e escultores de todo o Brasil. Com foco em criações inéditas e exclusivas, a galeria busca ser um ponto de referência para amantes e colecionadores de arte. # As obras de Aominê estão expostas na NATA Art&Design, localizada na Rua Cristiano Viana, 401, em Pinheiros, com atendimento de segunda quinta-feira, das 9h30 às 18h30, às sextas, das 9h30 às 17h30, e aos domingos mediante agendamento prévio. Todo o acervo também pode ser consultado no site da galeria, www.natagaleria.com
Um grupo de dançarinos brasileiros está prestes a fazer história ao representar o Brasil na primeira edição do Mundial de Danças Eletrônicas TSL Shuffle Showcase 2025, que acontecerá em Barcelona, Espanha, no próximo mês de março.
Composto por talentos reconhecidos na cena da dança eletrônica, o TIME FREE STEP BRASIL foi selecionado por meio do Edital de Mobilidade Cultural do Programa de Intercâmbio Cultural, promovido pela Funarte em parceria com o Ministério da Cultura (MINC).
Os dançarinos Jeff TJ, Takeshi, Guh Henrique, Mr. Alves, Juxx, Jorg e a produtora cultural Jamaika Marques representam a diversidade e a riqueza da dança eletrônica brasileira. A equipe, que concorrerá nas modalidades 1vs1 e 3vs3, inclui também outros talentos, como Gustavo Henrique, Guilherme Takeshi, Gabriel Alves e Julia Carolina, todos de São Paulo, além de Jorge Washington, do Mato Grosso, e Jerfferson Costa, do Tocantins.
O Free Step, uma dança eletrônica que ganhou popularidade no Brasil desde 2007, é conhecida por seu estilo dinâmico e envolvente, que já conquistou o público tanto nacional quanto internacional. Popularmente conhecido como Rebolation em sua fase inicial, o Free Step se destaca por suas coreografias criativas e pela energia contagiante dos dançarinos. A participação do TIME FREE STEP BRASIL no mundo marca um novo capítulo para essa modalidade, que busca expandir suas fronteiras e mostrar ao mundo a riqueza da cultura de danças urbanas brasileiras.
Advertisement
A competição em Barcelona reunirá equipes de diversas partes do mundo, e a seleção brasileira entrará na disputa com grandes expectativas. Os dançarinos estão confiantes em suas habilidades e na força do Free Step, e acreditam que têm chances reais de vitória. A participação no evento não só promete elevar o status do Free Step, mas também servir como uma plataforma para a promoção da cultura brasileira no cenário internacional.
Este é um momento histórico para a dança brasileira, e o TIME FREE STEP BRASIL está determinado a deixar sua marca no campeonato, levando consigo a paixão e o talento que caracterizam a dança no Brasil.
A contagem regressiva para a estreia de Capitão América: Admirável Mundo Novo já começou! Para celebrar essa nova fase do Universo Cinematográfico Marvel, a Candide Brinquedos, distribuidora exclusiva da Funko no Brasil, lança uma coleção de Funko Pop! inspirados nos personagens do filme. Fãs de todas as idades poderão conhecer cinco modelos imperdíveis que representam os novos personagens desta nova jornada.
Com lançamento oficial marcado para o dia 13 de fevereiro, o novo filme da Marvel promete dar continuidade à saga do icônico escudo, agora nas mãos de Sam Wilson (Anthony Mackie), que assumiu o manto do herói após os eventos de Vingadores: Ultimato e da série Falcão e o Soldado Invernal. A trama mostra Wilson enfrentando desafios físicos, políticos e sociais, equilibrando o legado de Steve Rogers com adversidades do presente.
Funko Pop! Capitão América (Sam Wilson) – Este incrível boneco traz Sam Wilson como o Capitão América, pronto para liderar sua equipe de super-heróis. O novo portador do escudo, está com seu novo uniforme e cheio de características impressionantes.
Funko Pop! Falcão (Joaquin Torres) – O herói que assume um papel de destaque ao lado de Sam, virou um boneco de vinil incrível com sua clássica postura de ação.
Funko Pop! Hulk Vermelho – Para representar a grandiosidade do personagem icônico da Marvel, o Funko Pop! de Thaddeus Ross transformado no Hulk Vermelho vem em tamanho Super, com aproximadamente 16 centímetros, sendo ideal para completar sua linha de heróis e vilões do universo Marvel.
Funko Pop! Ruth Bat-Seraph – O boneco da heroína tem detalhes exclusivos e cabeça oscilante, trazendo a personagem para o seu conjunto de super-heróis.
Funko Pop! O Líder – O icônico adversário com sua mente brilhante e intenções sombrias é uma adição essencial ao seu set de Marvel Studios, trazendo mais poder à sua linha de vilões.
Os Bonecos Funko Pop! são famosos por suas representações estilizadas e cativantes dos personagens da cultura pop. “Com os novos Funkos de Capitão América: Admirável Mundo Novo, os fãs da Marvel poderão levar para casa não apenas seus personagens favoritos, mas também um pouco da emoção do filme. Essa coleção também reforça o compromisso da Candide como distribuidora exclusiva da Funko no Brasil, trazendo lançamentos simultâneos aos grandes momentos do cinema e aproximando ainda mais os colecionadores de suas franquias favoritas.”, afirma Bruno Verea, diretor de marketing da Candide. Saiba mais em www.candide.com.br.