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Cultura Pop

Fábrica de Graffiti leva projeto de arte urbana e arte-educação a Joinville

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Até o dia 3 de março, quem passar pela Avenida Ottokar Doerffel, em Joinville (SC), terá uma surpresa.

Dez artistas da Fábrica de Graffiti vão pintar o muro de 736 m², levando mais cor, arte e alegria à cidade. Antes da transformação em obra de arte, o muro passou por uma completa restauração para reforço de segurança.

O projeto, que tem o patrocínio da Tigre, por meio do Instituto CRH, fica nas instalações do Grupo CRH, na entrada principal de Joinville, um presente à cidade.

“O projeto de grafite nas fábricas da Tigre teve uma primeira etapa em Rio Claro, com total aprovação da comunidade. Aqui em Joinville, o Grupo CRH aderiu a proposta, que partiu do nosso braço social, o Instituto CRH, já que, além de conscientizar para o tema da água, o projeto leva capacitação da arte e do ofício do grafite para nossos estudantes”, comenta Julio Franco, executivo do Instituto CRH .

A escola Nelson Miranda Coutinho será parte do projeto com um Curso de Graffiti para 100 alunos. Os artistas selecionados para esta edição da Fábrica de Graffiti são os locais: Wagner Wagz (@wagnerwagz), Paulo Agostini (@pauloagostini), Igor Gôri (@i.gor.i), Fox Malinoski (@foxmalinoski), Zafa (@thaizzafalon), Cris Domingos (@cricadomingos) e Andressa Ganzenmuller (@sereia.flora). E o Ricardo Herok (@ricardoherok), de Criciúma e Julia Rodrigues (@juliarodriguesr), de Florianópolis.

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A democratização do acesso à arte é o propósito que move a Fábrica de Graffiti, tanto na apreciação quanto na criação. Por isso, os jovens que participarão da formação do projeto vão aprender e aplicar as principais técnicas de graffiti nos muros da própria escola.

Além disso, o projeto atende a uma série de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODS/ONU), contribuindo para a Agenda 2030 por meio de igualdade de gênero, práticas ambientais sustentáveis, promoção de educação de qualidade e geração de renda para artistas locais.

A cada edição, a Fábrica de Graffiti expande suas fronteiras, tendo passado por 6 estados e 13 cidades – Contagem (MG), Feira de Santana (BA), Barra Mansa (RJ), João Monlevade (MG), Sabará (MG), Rio Claro (SP), Tramandaí (RS), Bela Vista (MG), Vespasiano (MG), Juiz de Fora (MG), Ermelino Matarazzo (SP), Diadema (SP) e Joinville (SC) -, incluindo a produção dos maiores murais de graffiti de Minas Gerais e Bahia e do maior da América Latina, no Rio de Janeiro.

“É muito especial estar na histórica Joinville e deixar um pouco da nossa arte, da arte urbana, gravada aqui. O graffiti é uma arte para todos”, comenta Paula Mesquita Lage, produtora executiva da Fábrica de Graffiti.

Confira os módulos do Curso de Graffiti:

Introdução ao Graffiti: aborda a etimologia de “graffiti”, as tipologias das inscrições parietais na Antiguidade, os movimentos culturais ligados ao surgimento do graffiti contemporâneo e suas principais vertentes no Brasil.

Desenho para Graffiti – Letras: apresentação das técnicas e materiais utilizados no processo de criação e passo a passo de construção de letras.

Desenho para Graffiti – Cenário: composição de cenários com perspectiva por meio de linha do horizonte, determinação do ponto de fuga e linhas de conversão. Serão abordadas as composições hierárquicas (central) e dinâmicas (diagonal).

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Desenho para Graffiti – Personagens: oficina para construção de personagem com elaboração de identidade e ensino de técnicas de desenho de anatomia e proporções.

Graffiti em grandes escalas: ensino de técnicas de grid para mapear as proporções na produção artística de laterais de prédios e grandes espaços.

Pintura artística de tela: introdução à pintura em tela, com composição de cores, letras, cenários e personagens.

Produção de mural: desenvolvimento de painéis de graffiti na escola com orientação e acompanhamento dos arte educadores.

Oficina de Hip Hop: apresentação da história e desenvolvimento do breakdance, introduzindo as principais músicas e estilos de cada época, e como a dança se tornou um esporte.

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Cultura Pop

Parada LGBTI+ de Madureira está confirmada

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Evento organizado pelo grupo MGTT acontecerá em dezembro com novidades. Milton Cunha comanda a Direção Artística da festa que reúne milhares de pessoas há mais de duas décadas

A 22ª edição da Parada LGBTI+ de Madureira, na Zona Norte, do Rio, já tem data para acontecer: 14 de dezembro.

O movimento idealizado por Loren do Buá é um marco cultural carioca e, ao longo de suas edições, vem atraindo cada vez mais o público para uma verdadeira celebração.

A Parada transformou as ruas do bairro – conhecido por sua relação com o samba – em um movimento em prol do respeito à diversidade e pelos direitos LGBTI+.

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Desde 2023, o evento é organizado pelo Grupo MGTT, cujo vice-presidente é Milton Cunha, carnavalesco e comentarista de carnaval pela TV Globo, engajado na defesa e promoção da cultura brasileira.

Com shows, performances, presença de ativistas e vips, a Parada reúne um público diversificado e, tal qual os ensaios realizados por Império Serrano e Portela, movimenta a economia local, além de pavimentar a cultura e a inclusão.

Especialista em mobilizar a massa e dar visibilidade a movimentos que envolvam a diversidade, Milton adianta que este será um evento pautado na inclusão e que apresentará novidades em relação a 2024.

“Em 2023, tivemos a retomada da Parada LGBTI+ e isto foi importante para que a comunidade pudesse voltar o olhar para questões importantes como a luta contra a homofobia e a conquista da manutenção dos direitos adquiridos, como o casamento homoafetivo. Para 2024, a luta continou, cercada de cores, alegria e a mensagem clara de que é necessário entender a importância cultural e econômica deste segmento para o país. Este ano, estamos preparando muitas novidades, a começar pelo Rei e pela Rainha”, comenta.

Terra do funk, do samba, do charme, das religiões de matriz africana, do comércio popular e da diversidade, Madureira sediará o evento no dia 14 de dezembro, que terá concentração a partir das 9h.

Rei e Rainha da Parada serão anunciados em breve

Representando a comunidade LGBTI+, o Rei e a Rainha da Parada já estão escolhidos e, em breve, serão anunciados ao grande público, conforme adianta Rogéria Meneghel, presidente do Grupo MGTT:

“Estamos sempre buscando personalidades que tenham identificação com o nosso público, independente de serem parte do segmento, e, este ano, temos a certeza de que, tanto o Rei quanto a Rainha, serão um sucesso, junto a convidados muito especiais que estamos preparando para o nosso público”.

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A Parada LGBTI+ tem o patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro por meio da Secretaria Municipal da Casa Civil e da Coordenadoria da Diversidade Sexual.

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Cultura Pop

Melody agita Seul e revela bastidores da viagem: neve, cultura, beleza e encontro com um dos maiores produtores da Coreia!

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A cantora Melody está dominando as redes sociais diretamente de Seul, na Coreia do Sul! Em uma viagem repleta de compromissos ao lado do time da Galáticos Records e da LL Entertainment, a artista tem compartilhado cada detalhe com seus fãs — e claro, os bastidores estão dando o que falar.

Nos stories e publicações, Melody aparece explorando Seul, mostrando pontos turísticos, os contrastes da cidade e curiosidades da cultura local. A cantora também dividiu registros encantadores da neve, que surpreenderam os seguidores e renderam uma enxurrada de comentários.

Além do passeio, Melody abriu um pouco da sua agenda profissional: exibiu reuniões estratégicas, compromissos em lojas de cosméticos e, para completar, deixou os fãs em euforia ao compartilhar um vídeo ao lado do produtor R-tee, um dos maiores nomes da música coreana e responsável por diversos hits do BLACKPINK.

Os fãs acompanham tudo em tempo real e celebram essa nova fase internacional da artista, que já conquistou a Europa e agora mira com força o mercado asiático.

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Cultura Pop

Corpo, Arte e Memória: O videocast ‘Códigos do Corpo’ de Márcio Moura se consolida como plataforma de diálogo com artistas brasileiros

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Multiartista e diretor artístico dá segmento ao programa que explora a dança, o palco e a cultura popular como linguagem, com novos episódios quinzenais no YouTube e Spotify.

O premiado multiartista Márcio Moura estreou o programa digital e videocast “Códigos do Corpo”, que chegou ao ar em 13 de novembro. O primeiro episódio trouxe uma conversa potente sobre “O Samba Como Arte Representativa”, com a presença de George Louzada e Luana Bandeira. O encontro abriu a temporada com um mergulho na ancestralidade, na memória e na força simbólica do samba como expressão cultural, estética e espiritual. Márcio conduziu a conversa pontuando o impacto do samba como linguagem, movimento e identidade — tanto nas ruas quanto nos palcos e na avenida.

O projeto “Códigos do Corpo” nasceu da ideia de que “O corpo fala, cria, traduz e transforma”. Com episódios quinzenais, sempre às quintas-feiras, às 20h, o programa traz conversas com artistas e personalidades que têm a dança, o palco e a cena como centros de suas trajetórias. Atualmente diretor artístico da Unidos da Viradouro e coreógrafo da comissão de frente da Em Cima da Hora, Márcio Moura assina a idealização e a apresentação do videocast. Em cada episódio, novos convidados se reúnem com ele para conversas que atravessam criação, formação, afetos, ancestralidade, cena contemporânea e a potência da arte na vida, buscando construir um espaço onde a dança fala, o corpo narra e a arte toma voz.

O público já se prepara para o segundo episódio da temporada, que irá ao ar na quinta-feira, 27 de novembro, às 20h. A nova conversa abordará o tema “Corpos que existem e resistem”. Márcio Moura conversará com novos convidados (nomes serão revelados em breve) para discutir presença, resistência, corporeidades dissidentes e o papel da arte como espaço de afirmação e sobrevivência. O episódio aprofunda reflexões sobre como diferentes corpos ocupam a cena, rompem barreiras, reinventam linguagens e constroem novas possibilidades de existir dentro da dança e das artes cênicas.

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O lançamento de um videocast como “Códigos do Corpo” é de suma importância por abrir um canal de diálogo que aborda temas como arte e dança diretamente com artistas brasileiros que vivem da arte e trabalham a cultura no dia a dia. O projeto marca um momento simbólico na carreira de Márcio, que soma 30 anos de cena, e leva para o audiovisual a narrativa do corpo como linguagem e memória, valorizando trajetórias diversas. Segundo o multiartista, “A internet foi responsável por muito desse ensinamento imediato. Uma coreografia inteira em 30 segundos”, e o videocast amplia esse diálogo para as plataformas digitais, democratizando essas narrativas.

Os episódios ficam disponíveis gratuitamente no YouTube e Spotify. Os anúncios dos próximos convidados, trechos exclusivos e conteúdos de bastidores são divulgados no Instagram oficial do multiartista.

Onde Assistir e Acompanhar “Códigos do Corpo”
YouTube: https://www.youtube.com/@marciomouraoficial

Spotify: https://open.spotify.com/show/6KxZ0MK9TNHNFLwC65CrMi?si=f31cb17ce9a0454d
Instagram (Novidades e Bastidores): @marciomouraoficial

Fotos. Divulgação
Assessoria. WSM Agency
Produção executiva. Casa Rio

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