Connect with us

Cultura Pop

Caixa Cultural São Paulo apresenta gratuitamente exposição inédita de Rosana Mokdissi até 3 de dezembro

Published

on

“O gesto como ponto de partida”, seleção de 34 trabalhos da artista, abre ao público em 29 de setembro e fica em cartaz até 3 de dezembro. Curadoria é de Agnaldo Farias

Até o dia 3 de dezembro a Caixa Cultural São Paulo realiza uma mostra inédita de 34 obras da artista Rosana Mokdissi. O público poderá conferir, gratuitamente, “O gesto como ponto de partida”, exposição de trabalhos que investigam como se dá a materialização dos gestos em obras de arte.

A mostra tem curadoria de Agnaldo Farias e é a primeira grande mostra da artista em São Paulo. Rosana está baseada em Brasília desde os anos 1990 – é na capital federal que ela mantém seu ateliê e desenvolve projetos artísticos.

A seleção em exibição na Caixa Cultural São Paulo traz trabalhos recentes, de 2020 a 2023, no qual os gestos se apresentam como forma e conteúdo. Do primeiro ano deste período, quando a pandemia exigiu meses de confinamento, estão obras que, segundo o curador, parecem grandes palimpsestos. “Era o nome dados aos antigos pergaminhos e papiros que, em virtude de seus altos custos, tinham seus textos raspados para serem reaproveitados’, explica Farias.

Advertisement

A lona pintada de dourado, com tarjas escuras, feitas de spray, é um exemplo da produção de 2020. Sugere a existência de um texto ocultado pela tinta. “Já o dourado, com sua carga simbólica, faz supor que algo eloquente emanava dali”, aponta o curador. A peça, com mais de um metro e meio de altura e quatro de largura, é um dos destaques da mostra.

Em outra obra da mesma série, no entanto, o texto se sobrepõe. As letras em branco formam, repetidamente, a palavra “give up” (desista, em inglês) por cima de um fundo marrom, preto e cinza.  “A desistência se afirma pela repetição, pelo acontecer continuado, uma espécie de defesa da inação montado por um mesmo gesto obstinado”, explica Agnaldo. O trabalho tem quase dois metros de altura e de largura.

Entre 2021 e 2022, a artista aposta em novas escolhas. Em uma das obras, usando várias texturas de grafite, Rosana traçou linhas retas e circulares sob o branco sujo da tela. Na diagonal, inseriu uma linha grossa e vermelha.

“A obra diferencia-se das anteriores em virtude de sua natureza vaga, atravessada por gestos desencontrados, alguns menos seguros, balbuciantes, outros nítidos, finos, cortantes, retilíneos e circulares, espiralados, emaranhados”, aponta o curador.

Nessa fase, os gestos também aparecem de outra maneira – efusivos, em certos casos. A tinta, de textura líquida, é arremessada contra a tela. Rosana utiliza uma espécie de vareta para criar os riscos, que se cruzam dentro e fora do espaço sem cor, preservando a intensidade dos arremessos.

MAIS COR

Advertisement

As cores e um certo ar primaveril estampam as obras produzidas em 2022. Formas circulares, lado a lado, fazem lembrar as árvores abarrotadas de flores. “Os múltiplos círculos se acumulam, interpenetram-se, chegam à tona, disputam o espaço entre si e entre os ramos pretos, semelhantes a raízes, feixes expressivos, nervosos, produzidos por spray”, explica o curador.

SERVIÇO

Exposição Rosana Mokdissi – O gesto como ponto de partida

Curadoria Agnaldo Farias

Período de visitação: até 3 de dezembro de 2023

Advertisement

Local: Caixa Cultural SP | Galeria Humberto Betetto

Endereço: Praça da Sé, 111 – Centro Histórico de São Paulo

Gratuito

Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura Pop

Parada LGBTI+ de Madureira está confirmada

Published

on

By

Evento organizado pelo grupo MGTT acontecerá em dezembro com novidades. Milton Cunha comanda a Direção Artística da festa que reúne milhares de pessoas há mais de duas décadas

A 22ª edição da Parada LGBTI+ de Madureira, na Zona Norte, do Rio, já tem data para acontecer: 14 de dezembro.

O movimento idealizado por Loren do Buá é um marco cultural carioca e, ao longo de suas edições, vem atraindo cada vez mais o público para uma verdadeira celebração.

A Parada transformou as ruas do bairro – conhecido por sua relação com o samba – em um movimento em prol do respeito à diversidade e pelos direitos LGBTI+.

Advertisement

Desde 2023, o evento é organizado pelo Grupo MGTT, cujo vice-presidente é Milton Cunha, carnavalesco e comentarista de carnaval pela TV Globo, engajado na defesa e promoção da cultura brasileira.

Com shows, performances, presença de ativistas e vips, a Parada reúne um público diversificado e, tal qual os ensaios realizados por Império Serrano e Portela, movimenta a economia local, além de pavimentar a cultura e a inclusão.

Especialista em mobilizar a massa e dar visibilidade a movimentos que envolvam a diversidade, Milton adianta que este será um evento pautado na inclusão e que apresentará novidades em relação a 2024.

“Em 2023, tivemos a retomada da Parada LGBTI+ e isto foi importante para que a comunidade pudesse voltar o olhar para questões importantes como a luta contra a homofobia e a conquista da manutenção dos direitos adquiridos, como o casamento homoafetivo. Para 2024, a luta continou, cercada de cores, alegria e a mensagem clara de que é necessário entender a importância cultural e econômica deste segmento para o país. Este ano, estamos preparando muitas novidades, a começar pelo Rei e pela Rainha”, comenta.

Terra do funk, do samba, do charme, das religiões de matriz africana, do comércio popular e da diversidade, Madureira sediará o evento no dia 14 de dezembro, que terá concentração a partir das 9h.

Rei e Rainha da Parada serão anunciados em breve

Representando a comunidade LGBTI+, o Rei e a Rainha da Parada já estão escolhidos e, em breve, serão anunciados ao grande público, conforme adianta Rogéria Meneghel, presidente do Grupo MGTT:

“Estamos sempre buscando personalidades que tenham identificação com o nosso público, independente de serem parte do segmento, e, este ano, temos a certeza de que, tanto o Rei quanto a Rainha, serão um sucesso, junto a convidados muito especiais que estamos preparando para o nosso público”.

Advertisement

A Parada LGBTI+ tem o patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro por meio da Secretaria Municipal da Casa Civil e da Coordenadoria da Diversidade Sexual.

Continue Reading

Cultura Pop

Melody agita Seul e revela bastidores da viagem: neve, cultura, beleza e encontro com um dos maiores produtores da Coreia!

Published

on

By

A cantora Melody está dominando as redes sociais diretamente de Seul, na Coreia do Sul! Em uma viagem repleta de compromissos ao lado do time da Galáticos Records e da LL Entertainment, a artista tem compartilhado cada detalhe com seus fãs — e claro, os bastidores estão dando o que falar.

Nos stories e publicações, Melody aparece explorando Seul, mostrando pontos turísticos, os contrastes da cidade e curiosidades da cultura local. A cantora também dividiu registros encantadores da neve, que surpreenderam os seguidores e renderam uma enxurrada de comentários.

Além do passeio, Melody abriu um pouco da sua agenda profissional: exibiu reuniões estratégicas, compromissos em lojas de cosméticos e, para completar, deixou os fãs em euforia ao compartilhar um vídeo ao lado do produtor R-tee, um dos maiores nomes da música coreana e responsável por diversos hits do BLACKPINK.

Os fãs acompanham tudo em tempo real e celebram essa nova fase internacional da artista, que já conquistou a Europa e agora mira com força o mercado asiático.

Advertisement

Continue Reading

Cultura Pop

Corpo, Arte e Memória: O videocast ‘Códigos do Corpo’ de Márcio Moura se consolida como plataforma de diálogo com artistas brasileiros

Published

on

By

Multiartista e diretor artístico dá segmento ao programa que explora a dança, o palco e a cultura popular como linguagem, com novos episódios quinzenais no YouTube e Spotify.

O premiado multiartista Márcio Moura estreou o programa digital e videocast “Códigos do Corpo”, que chegou ao ar em 13 de novembro. O primeiro episódio trouxe uma conversa potente sobre “O Samba Como Arte Representativa”, com a presença de George Louzada e Luana Bandeira. O encontro abriu a temporada com um mergulho na ancestralidade, na memória e na força simbólica do samba como expressão cultural, estética e espiritual. Márcio conduziu a conversa pontuando o impacto do samba como linguagem, movimento e identidade — tanto nas ruas quanto nos palcos e na avenida.

O projeto “Códigos do Corpo” nasceu da ideia de que “O corpo fala, cria, traduz e transforma”. Com episódios quinzenais, sempre às quintas-feiras, às 20h, o programa traz conversas com artistas e personalidades que têm a dança, o palco e a cena como centros de suas trajetórias. Atualmente diretor artístico da Unidos da Viradouro e coreógrafo da comissão de frente da Em Cima da Hora, Márcio Moura assina a idealização e a apresentação do videocast. Em cada episódio, novos convidados se reúnem com ele para conversas que atravessam criação, formação, afetos, ancestralidade, cena contemporânea e a potência da arte na vida, buscando construir um espaço onde a dança fala, o corpo narra e a arte toma voz.

O público já se prepara para o segundo episódio da temporada, que irá ao ar na quinta-feira, 27 de novembro, às 20h. A nova conversa abordará o tema “Corpos que existem e resistem”. Márcio Moura conversará com novos convidados (nomes serão revelados em breve) para discutir presença, resistência, corporeidades dissidentes e o papel da arte como espaço de afirmação e sobrevivência. O episódio aprofunda reflexões sobre como diferentes corpos ocupam a cena, rompem barreiras, reinventam linguagens e constroem novas possibilidades de existir dentro da dança e das artes cênicas.

Advertisement

O lançamento de um videocast como “Códigos do Corpo” é de suma importância por abrir um canal de diálogo que aborda temas como arte e dança diretamente com artistas brasileiros que vivem da arte e trabalham a cultura no dia a dia. O projeto marca um momento simbólico na carreira de Márcio, que soma 30 anos de cena, e leva para o audiovisual a narrativa do corpo como linguagem e memória, valorizando trajetórias diversas. Segundo o multiartista, “A internet foi responsável por muito desse ensinamento imediato. Uma coreografia inteira em 30 segundos”, e o videocast amplia esse diálogo para as plataformas digitais, democratizando essas narrativas.

Os episódios ficam disponíveis gratuitamente no YouTube e Spotify. Os anúncios dos próximos convidados, trechos exclusivos e conteúdos de bastidores são divulgados no Instagram oficial do multiartista.

Onde Assistir e Acompanhar “Códigos do Corpo”
YouTube: https://www.youtube.com/@marciomouraoficial

Spotify: https://open.spotify.com/show/6KxZ0MK9TNHNFLwC65CrMi?si=f31cb17ce9a0454d
Instagram (Novidades e Bastidores): @marciomouraoficial

Fotos. Divulgação
Assessoria. WSM Agency
Produção executiva. Casa Rio

Advertisement

Continue Reading

Mais Lidas

Copyright © TimeOFFame - Todos os direitos reservados