Connect with us

Entretenimento

Atividades gratuitas agitam a programação do Museu Índia Vanuíre no mês de outubro

Published

on

Que tal se divertir com um passeio no Museu H. P. Índia Vanuíre (MIV)? A instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo oferecerá uma rica experiência cultural e educativa para pessoas de todas as idades, celebrando a diversidade e a importância das culturas indígenas no Brasil. Aproveite a oportunidade de participar de uma série de atividades enriquecedoras.

JOGANDO EM FAMÍLIA

A programação lúdica e reflexiva para todas as idades, Família no Museu, destacará neste mês a exposição Tupã Plural, centrada na diversidade dos grupos indígenas representados no módulo Representação Tecida e Cesteira no Acervo Indígena, com artefatos de taquara de povos indígenas do Brasil.  A atividade será desenvolvida aos fins de semana, sempre às 10h

Já no Aguçando as Memórias serão realizados dois encontros, em 18 e 31 de outubro, às 15h. No primeiro encontro, será realizada uma roda de conversa envolvente com a Delegada de Polícia da Delegacia de Defesa da Mulher de Tupã/SP, e no segundo, em parceria com o Corpo de Bombeiros de Tupã, uma palestra esclarecedora sobre primeiros socorros e os princípios básicos de prevenção e combate a incêndios.

Advertisement

EDUCAÇÃO NO MUSEU

Para apresentar ações educativas e estabelecer uma proximidade entre o MIV e os professores do Núcleo de Tempo Integral (NUTI) Profª Izilda de Freitas, Tupã/SP, o projeto Curso para professores, será realizado nos dias 18 e 25 de outubro, às 17h30. A atividade  promoverá a troca de ideias e experiências, além de explorar novas propostas de ações museológicas que possam ser incorporadas à grade curricular.

Por meio do projeto Museu e Cidadania, em 20 de outubro, às 10h, os participantes serão incluídos socialmente em atividades educativas e lúdicas inspiradas no acervo do espaço. No encontro deste mês, o grupo se envolverá em uma atividade especial relacionada à origem do fundador de Tupã/SP, Luiz de Souza Leão. Em Olhar e sentir pelas mãos, colaboração com a UNIMED – Projeto Vida Iluminada, realizará uma roda de conversa entre a psicóloga Ana Vitória e os participantes do projeto sobre saúde mental,  bem-estar e qualidade de vida. A ação, que visa falar e agir em prol dos cuidados psicológicos, acontecerá em 25 de outubro, às 13h.

ANIMAÇÃO

Quem quiser assistir a um desenho animado sobre um indígena que está andando pela floresta e se depara com a invasão da cidade em seu território e que faz uma poderosa reflexão sobre o choque entre o mundo urbano em expansão e as antigas tradições dos povos originários, deverá participar do programa Cultura e Questões Indígenas em Foco, que apresentará o vídeo Pajerama, em 27 de outubro, às 9h.

Advertisement

SERVIÇO

Família no Museu

Data: 21, 22, 28 e 29/10

Horário: das 10h às 16h

Projeto Aguçando as Memórias

Advertisement

Data: 18 e 31/10

Horário: das 15h às 16h30

Projeto Curso para Professores

Data: 18 e 25/10

Horário: das 17h30 às 19h

Advertisement

Projeto Museu e Cidadania

Data: 20/10

Horário: das 10h às 11h

Projeto O Olhar é o Sentir pelas Mãos

Data: 25/10

Advertisement

Horário: das 13h às 15h

Cultura e Questões Indígenas em Foco

Data: 27/10

Horário: às 9h e às 14h

Local: Museu H. P. Índia Vanuíre

Advertisement

Funcionamento: terças, quartas, sextas, sábados e domingos, das 09h às 18h; quintas, das 9h às 20h

Endereço: Rua Coroados, 521, Centro, Tupã – SP

Instagram: @museuindiavanuire

Facebook: / museuindiavanuire/

Advertisement
Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entretenimento

CREARTE: Transformando Vidas e Promovendo Inclusão Social

Published

on

By

Conheça o Centro de Reabilitação do Instituto Anna Freud, que oferece atendimentos terapêuticos gratuitos para pessoas com deficiências e em situação de vulnerabilidade

No coração das comunidades da Tijuca e adjacências, encontra-se o CREARTE, um centro de reabilitação que tem transformado vidas e promovido à inclusão social desde 1994. Como uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos, o CREARTE oferece atendimentos terapêuticos gratuitos nas áreas de terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, oficinas, educação física, fisioterapia, psicopedagogia, informática e expressão corporal. Essa instituição filantrópica tem como objetivo habilitar e reabilitar pessoas com deficiência, preparando-as para a independência e para ingressarem no mercado de trabalho.

Além dos atendimentos específicos, o CREARTE também oferece palestras, rodas de conversa e reuniões familiares  com o intuito de estender os cuidados e suporte aos responsáveis e cuidadores dos assistidos. Acredita-se que esse grupo também desempenha um papel fundamental no processo de desenvolvimento e bem-estar dos usuários atendidos pela equipe multidisciplinar do CREARTE.

A instituição funciona de segunda-feira a sexta-feira, no turno matutino das 8h às 12h e no turno vespertino das 13h às 17h. A equipe do CREARTE é composta por profissionais dedicados, incluindo recepcionistas, assistente administrativo, presidente, vice-presidente, diretor administrativo, coordenadora pedagógica, educadores sociais, assistentes sociais, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, fisioterapeutas, professores de educação física, pedagogos, psicopedagogos, cozinheiros e auxiliares de serviços gerais. Essa equipe multidisciplinar trabalha em conjunto para oferecer um atendimento completo e de qualidade aos usuários do CREARTE.

Além dos atendimentos terapêuticos, o CREARTE também oferece lanche, almoço e passeios aos seus usuários, proporcionando momentos de lazer e integração.

Para manter toda a estrutura e garantir a continuidade dos serviços, o CREARTE conta com convênios com o Estado do Rio de Janeiro, por meio da Fundação para a Infância e Adolescência, e com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social. No entanto, as arrecadações provenientes desses convênios não são suficientes para cobrir todas as despesas. Por isso, o centro possui um CalI Center que arrecada fundos para a manutenção da instituição. Além disso, são realizados bazares e rifas como forma de angariar recursos. Os feirantes da Avenida Maracanã também contribuem doando alimentos frescos para auxiliar na alimentação dos assistidos.

Como ajudar?

Advertisement

Se você deseja colaborar financeiramente para a manutenção desse serviço tão importante para o desenvolvimento dos assistidos pelo CREARTE, você pode fazer uma doação através do PIX: doacao@crearte.org.br.

Para mais informações sobre o CREARTE, visite o site oficial em www.crearte.org.br e as Redes sociais:
Instagram: @crearte_1994
Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100077552377430&mibextid=lqqj4d.

Em caso de dúvidas ou contato direto, envie um e-mail para crearteas@gmail.com.

Ajude a manter essa instituição que transforma vidas e promove a inclusão social. Sua contribuição faz toda a diferença!

Advertisement
Continue Reading

Entretenimento

Lilian Ferro explica os principais mitos e verdades sobre a cidadania

Published

on

By

Entre as informações apontadas, assuntos que vão desde a xenofobia até a possibilidade de imóveis por 1 euro

Adquirir uma dupla cidadania envolve muito mais do que ser apenas um descendente. Quando falamos do reconhecimento da cidadania italiana então, muitos detalhes devem ser observados. E para trazer informações mais precisas do que são mitos e verdades nesse processo, a CEO da Simonato Cidadania, Lilian Ferro, detalhou alguns tópicos que podem ajudar os mais de 30 milhões de brasileiros que possuem esse direito.

Para começar, Lilian enfatiza alguns dos principais mitos que envolvem os pedidos de reconhecimento da cidadania italiana, são eles:

  1. Limite de gerações: A cidadania italiana não tem limite de gerações para a transmissão, porém, em outras cidadanias, realmente existe essa condição, como por exemplo, Portugal;
  2. Linha materna: Se a ascendência vem de uma mulher, o descendente não perde o direito à cidadania italiana, ele continua com a possibilidade de adquiri-la, entrando com uma ação contra a constituição assegurada pela Lei de 1948;
  3. Cidadania brasileira: Não é necessário abrir mão da cidadania brasileira para ter o reconhecimento da italiana;
  4. Sobrenome italiano: Não ter o sobrenome do ascendente italiano não quer dizer que a pessoa perde o direito à cidadania italiana;
  5. Turismo: Qualquer pessoa que estiver com um processo de reconhecimento de cidadania italiana aberto, pode continuar fazendo viagens à turismo para a Itália ou qualquer outro país, sem restrições. Vale ressaltar que no caso da abertura de um processo por via administrativa, quando é necessário a presença do requerente pessoalmente na Itália, a atenção deve ser redobrada em relação aos prazos e obrigações; 
  6. Xenofobia: Muitos alegam que os brasileiros não são bem-vindos na Itália, mas isso é um verdadeiro mito, já que os italianos estão acostumados com os imigrantes e turistas no país. Casos de xenofobia são pontuais e ocorrem, infelizmente, em qualquer local do mundo, porém, não representam a maioria.

Em relação aos fatos verídicos, a empresária alerta que tais informações são de extrema importância para quem tem o sonho de se tornar um cidadão italiano:

  1. Análise de documentação: Não tem como fugir de uma análise minuciosa de toda a documentação necessária para se entrar com um pedido de reconhecimento de cidadania italiana. Se isso não for feito, a chance de ser do requerimento ser recusado é alta;
  2. Liberdade na Europa: Ao conquistar a cidadania italiana, o requerente pode viver, trabalhar e estudar livremente em qualquer país europeu;
  3. Comprar uma casa: Muitos ouvem falar sobre a compra de casas em cidades na Itália por apenas 1 euro, e isso é verdade. Mas os detalhes são além disso, já que a pessoa precisa assinar um contrato com o governo garantindo uma reforma no local e residência permanente, o que acaba saindo mais que 1 euro;
  4. Retificações: Se os nomes e sobrenomes dos cidadãos italianos e seus descendentes estiverem errados, é necessário a correção de todas as certidões;
  5. Assessoria no processo: Muitos tentam fazer todo processo por conta e via consulado, mas este é um caminho árduo e que muitas vezes leva ao fracasso, já que trata-se de um trâmite extremamente burocrático e cheio de detalhes. Por isso, é necessário o auxílio de uma assessoria que já conhece bem os caminhos;
  6. Vias para requerimento: Existe sim mais de uma via para requerer a cidadania italiana, porém, com a ajuda de profissionais qualificados, é possível entender qual a melhor maneira de iniciar o processo com assertividade.

Agora que os mitos e verdades foram esclarecidos, nada melhor do que tirar os planos do papel e buscar esse direito que traz tantos benefícios em um dos países mais promissores do mundo.

Sobre a Simonato Cidadania:

Advertisement

Fundada em 2016, com sede localizada em São Paulo, no famoso bairro da Liberdade, a Simonato Cidadania é a idealização do sonho de Lilian Ferro e sua sócia. Com o desejo de se tornar uma cidadã europeia, Lilian iniciou, também em meados de 2016, o processo para reconhecimento de sua cidadania italiana. Foi aí que os obstáculos se transformaram em oportunidades. Após um longo estudo de mercado e muita determinação, ela e Juliane arregaçaram as mangas e embarcaram no sonho de centenas de descendentes, utilizando das próprias experiências boas e ruins para ajudar outras pessoas. No começo da atuação da empresa, os trabalhos eram realizados apenas pelas duas. Em menos de dois anos, a empresa já contava com quatro funcionários e, durante a pandemia, entre 2020 e 2021, passaram para um quadro de 30 colaboradores, com um crescimento acelerado no faturamento de mais de 700%. Se não bastasse todos os diferenciais citados, a Simonato Cidadania ainda exerce uma função social muito importante. Como meta, ela prioriza a contratação de mulheres e da comunidade LGBTQIA+ para compor a equipe, sempre em busca de valorização e combate à discriminação que, querendo ou não, ainda permanece enraizada na sociedade como um todo. E é atuando no verdadeiro sentido da palavra confiança que a Simonato Cidadania vem tornando sonhos possíveis e aproximando milhares de brasileiros de um dos países mais importantes e queridos da Europa, a bela Itália.

Para saber mais sobre o trabalho de Lilian Ferro, da Simonato Cidadania, basta segui-la em suas redes sociais:                                                               

Instagram

YouTube

Facebook

Advertisement

www.simonatocidadania.com.br

Continue Reading

Entretenimento

O novo carregador portátil da Gshield está com mega desconto no esquenta Black Friday

Published

on

carregador portátil da Gshield

Com o esquenta Black Friday, você não pode perder a oportunidade de adquirir o mais recente lançamento da Gshield: o carregador portátil Spider, com um desconto incrível. Prepare-se para nunca mais ficar desconectado!

A Importância de um Carregador Portátil

Em um mundo onde a conectividade é essencial, ficar sem bateria é o pesadelo de qualquer pessoa. Isso é ainda mais crítico para os usuários de dispositivos iOS, que possuem baterias com menor capacidade. A solução inteligente para evitar ficar desconectado e desprevenido é investir em um power bank para sempre ter uma reserva à mão.

Conheça as Características do Carregador Portátil Spider

  • O Carregador Portátil Spider, projetado pela Gshield, tem um design compacto e moderno. Suas dimensões são especialmente concebidas para a portabilidade, medindo 13,8cm de comprimento, 7cm de largura e apenas 1,5cm de altura. Essas medidas garantem que ele seja facilmente acomodado em sua bolsa ou mochila, tornando-o um companheiro de viagem ideal.
  • Uma característica distintiva deste carregador é a presença de 16 mini ventosas que suavemente aderem à parte traseira do seu celular. Essas ventosas proporcionam uma experiência de carregamento mais conveniente, mantendo o dispositivo firmemente no lugar. Além disso, elas servem como uma camada protetora que evita atritos entre o carregador e o seu dispositivo, preservando-o de arranhões e desgaste durante o uso.
  • Ele oferece três opções de conexão: porta Micro USB (entrada), Type-C (entrada e saída) e USB-A (exclusivamente para saída). Essas opções permitem recarregar o próprio Power bank e carregar dispositivos incompatíveis com carregamento sem fio. Possui uma bateria de 10.000mAh, além disso, ele tem a tecnologia de carregamento Wireless. O Spider é uma solução confiável para manter seus dispositivos sempre carregados. Leve-o para qualquer lugar e mantenha-se conectado sem preocupações.

Se você deseja um carregador portátil não deixe essa promoção passar! Ela estará disponível até o dia da Black Friday, mas enquanto durarem nossos estoques. Adquira o carregador portátil Spider no esquenta Black Friday e garanta que você nunca mais fique sem bateria. Aproveite agora mesmo!

Advertisement
Continue Reading

Mais Lidas

Copyright © TimeOFFame - Todos os direitos reservados