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Aprenda com uma simples Matriz pode te ajudar a administrar seu tempo

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Por Rodrigo Bucollo

Você conseguiria entrar em uma casa de câmbio e trocar alguns dólares por tempo? Conseguiria comprar mais duas horas em algum comércio por alguns reais?

Impossível! O tempo é nosso maior ativo! Nossa moeda mais valiosa!

Entretanto, mesmo sabendo de todo este valor, ainda temos dificuldade em administrar nosso tempo e principalmente em usá-lo da melhor maneira para tomarmos decisões!

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Conheci há alguns anos uma ferramenta que tem me ajudado muito neste cenário decisivo! A Matriz de Eisenhower. Uma ferramenta extremamente poderosa que nos permite ter uma visão clara do que é realmente importante para ser feito, delegado e até eliminado em nosso dia.

Como líder de equipe, pude utilizar esta ferramenta como forma de gestão para que meu time tivesse mais clareza em suas tarefas e resultados esperados pela cia.

Como funciona a Matriz de Eisenhower

Dividi em quadrantes, a Matriz permite que você coloque todas as tarefas que habitualmente estão dentro da sua rotina e dessa forma permite que você tome as decisões (explicação abaixo) de acordo com a importância e relevância no resultado esperado.

Como os quadrantes são divididos?

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Quadrante 1: tarefas urgentes e importantes – Faça agora
Quadrante 2: tarefas não urgentes, mas importantes – Planeje e Agende
Quadrante 3: tarefas urgentes e não importantes – Delegue
Quadrante 4: tarefas não urgentes e não importantes – Elimine

Basicamente sua tarefa inicial é separar dentro dos quadrantes todos as suas tarefas! No início pode parecer desafiador, mas com o passar do tempo esta tarefa inicial se torna automática.

Novamente afirmo a importância de você ter muito bem definido o resultado esperado para que possa de forma assertiva determinar onde cada tarefa se enquadra.

Nesse post, vamos detalhar um pouco mais cada um desses quadrantes, para que você aprenda de fato a tirar proveito dessa matriz de priorização.

A primeira questão que surge é: Qual a diferença entre URGERTE e IMPORTANTE?

Urgente versus importante

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“O que é importante raramente é urgente, e o que é urgente raramente é importante”. Como presidente dos Estados Unidos, Dwight D. Eisenhower, conhecia bem as limitações de tempo. Ele usou isso a seu favor. Faça o mesmo.

Urgente são as tarefas que como bombeiros temos que resolver. Tarefas que muitas vezes não geram um resultado de longo prazo para a empresa ou você mas que precisam de uma atenção imediata! Aquele telefonema que você precisa atender do nada. Aquela remessa que deveria chegar e não chegou… Em algumas consultorias que já fiz, muitas pessoas diziam estar extremamente atarefadas e sempre “apagando um incêndio”. Nestas consultorias a Matriz e outras ferramentas demonstram que não apenas as pessoas não sabiam dividir tarefas mas também a liderança era fraca. (assunto para outro dia).

Já as tarefas importantes são aquelas que contribuem para os seus  valores, missão e visão em longo prazo. Tarefas que estão conectadas com o resultado final, com a jornada empreendedora de todas as empresas. Tarefas que conectam os participantes em “algo a mais”.

Parece simples, mas quando se trata do cotidiano, com o monte de atribuições que caem sobre a nossa cabeça, aí fica um pouco mais difícil separar as coisas.

Quadrante 1 – Urgente e importante – FAÇA AGORA!

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Aqui, estão as tarefas que devem ser feitas imediatamente. 

Podemos entender este quadrante de duas formas:

1 – Tarefas extremamente importantes e que devem ser feitas. Tarefas que estão ligadas ao resultado e não podem ser deixadas para depois.

Por exemplo as rotinas de prospecção de novos clientes. São importantes e urgentes. Não posso deixar para prospectar clientes amanhã. Hoje e agora é o momento de prospectar!

2 – Tarefas que aparecem “do nada”.

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Um exemplo clássico é quando seu chefe solicita um relatório de vendas para que ele apresente ao Board da cia os resultados do último mês. Ele não sabia que seria cobrado por isso, por algum motivo (acionistas, mercado, metas, etc) foi solicitado que ele fizesse a apresentação e então ele pediu que você prepare este relatório.

Muitas vezes estas apresentações não vão determinar o que acontecerá com a empresa nos próximos 5 anos. Normalmente são apresentações para “acalmar os nervos”, entretanto são urgentes e importantes.

Fez sentido?

Quadrante 2: Importante e não urgente PLANEJE e AGENDE

Aqui colocamos as tarefas questão dentro do calendário ou que podemos agendar para depois. São atividades importantes mas que no momento certo serão feitas.

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CUIDADO!

Como elas nunca são urgentes, geralmente ficam esquecidas (e se tornam urgentes). São as atividades que geram felicidade, satisfação e sucesso e que, portanto, são importantes para uma pessoa.

Exemplos:
Enviar o resultado do Q3 para a apresentação da semana que vem.

Dividir o conteúdo para preparação do calendário de publicações do mês.

Fazer o orçamento da festa de confraternização.

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Quadrante 3: Urgente e não importante – DELEGUE

Principalmente se analisarmos a produtividade das pessoas. Perdemos muito tempo que atividades operacionais e que não produzem um resultado mensurável, neste caso, chegou a hora de delegar.

Lembre-se sempre que delegar não é delargar.

Delegar significa que a pessoa tem uma tarefa e que presta contas do resultado desta tarefa.

Em outras palavras, são tarefas que precisam de sua atenção agora, mas que não contribuem para atingir suas metas de longo prazo.

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Este é o momento de parar de apagar pequenos incêndio e capacitar sua equipe, dando-lhes oportunidades de tomarem decisões. Muitos funcionários serão motivados por “fazerem parte”.

Quadrante 4: Não urgente e não importante – ELIMINE

Se uma tarefa não é importante. Não gera resultado algum e ainda suga o seu tempo. Esta é uma tarefa que pode e deve ser eliminada!

Neste caso, falo sobre as tarefas que sugam nosso tempo, desperdiçam nossa atenção e tiram nosso foco do que é importante e urgente.

Aquela olhada nas notificações das redes sociais de 5 em 5 minutos. As 10 abas do navegador com 500 conversas de grupos diversos que não importam em nada (grupo da escola dos anos 80, grupo da família, grupo da família, grupo da família sem a tia que envia 10 mensagens de corrente, grupo da família sem o tiozão do churrasco, etc. – você entendeu a mensagem).

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Todos concordam que, de vez em quando, precisamos de um “recreio”. Isso é saudável e produtivo. O quarto quadrante não trata disso, mas de coisas que realmente não têm nenhum benefício real.

A questão aqui não é um corte brusco de todas as tarefas. Mas a disciplina de saber o que e quando fazer o que está aqui!

Crie a sua Matriz de Eisenhower

O que você faz? Qual sua função? Profissão?

Quais são as atividades que fazem parte da sua rotina?

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Quais os resultados esperados por você? Quais os resultados esperados de você?

Vamos lá: bora praticar…

Com a visualização da imagem acima, liste todas as suas tarefas e distribua-as nos quadrantes (faça uma cópia em um caderno se necessário).

Faça uma nova leitura das tarefas e faça uma análise a qualidade do uso do “seu” tempo. Da moeda mais valiosa que você tem!

Esta disciplina de criação e análise da Matriz irão te ajudar muito para valorizar seu tempo e seus resultados!

 

Use a matriz e me conte como você se sentiu e os resultados obtidos!

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Um grande abraço,

 

Rodrigo Bucollo

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Empresas podem impulsionar vendas sem depender de datas sazonais, aponta especialista

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Entenda que estratégias contínuas e planejamento eficiente garantem crescimento fora de datas sazonais, como campanhas de vendas de Black Friday e Natal.

À medida que o final do ano se aproxima, muitas empresas começam a se preparar para as grandes campanhas de vendas de datas comemorativas, como Black Friday e Natal. No entanto, a Miner, especialista em soluções digitais e inovadoras para o crescimento de negócios, defende que o sucesso nas vendas não deve estar limitado a essas ocasiões específicas.

“Por que esperar a Black Friday ou o Natal para vender? O mercado não para, e seu negócio também não deve”, afirma Gustavo Coutinho, Head & Founder da Miner. “A nossa abordagem é focada em gerar oportunidades contínuas. O segredo não está em aguardar pelas grandes datas, mas em criar estratégias inteligentes que impulsionam suas vendas a qualquer momento.”

A verdade é que muitos negócios subestimam o poder de estratégias constantes e eficazes de marketing. Enquanto a concorrência espera pelas grandes campanhas de fim de ano, empresas visionárias estão aproveitando esse espaço para se destacar e alcançar novos clientes. Afinal, os grandes players do mercado realmente esperam pelo Natal para vender?

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“Uma campanha bem estruturada, somada a um bom planejamento, permite que o fluxo de vendas seja constante e saudável durante todo o ano. Não espere pelas datas certas. O segredo é criar suas próprias oportunidades”, explica Gustavo. As soluções da Miner têm ajudado empresas a criarem campanhas eficazes, mantendo o faturamento e o crescimento constantes, sem depender das chamadas “épocas de ouro” do varejo. Com ferramentas personalizadas e estratégias exclusivas, a empresa ajuda negócios de diferentes setores a atingir seus objetivos de forma contínua, garantindo resultados expressivos mesmo fora das datas comemorativas tradicionais.

“O mercado é dinâmico, e as empresas que se adaptam a essa realidade têm mais chances de se destacar. Queremos mostrar que o crescimento sustentável não precisa esperar pelo natal, ele pode começar agora”, finaliza Coutinho.

Sobre a Miner

A Miner é uma empresa especializada em soluções estratégicas para alavancar o crescimento de negócios. Através de consultoria, planejamento e ferramentas tecnológicas de última geração, a Miner ajuda empresas a identificar oportunidades e a crescer de maneira contínua e eficiente.

SERVIÇO

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Minerbz.com.br/

Av. Desembargador Moreira 2020, Fortaleza

@miner.bz

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Padre Reginaldo Manzotti completa duas décadas no ar com programa “Experiência de Deus”

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Carisma, voz marcante e inovação são características do sacerdote que também faz sucesso na televisão, é escritor, cantor, compositor, fundador e presidente da Associação Evangelizar é Preciso. Completando 20 anos, seu primeiro programa “Experiência de Deus” foi além do rádio e da TV, se tornando a maior audiência de transmissão do Youtube Brasil, entre 10 e 11 horas da manhã.

Reconhecido como um dos comunicadores mais importantes do rádio brasileiro, o sacerdote estreou o programa no dia 27 de setembro de 2004 e tornou-se fenômeno nacional. A dinâmica do programa conta com a participação de ouvintes, ao vivo, através de ligações telefônicas ou internet, que contam seus testemunhos de vida, partilham suas histórias, fazem pedidos de oração e têm suas dúvidas esclarecidas sobre a religião. Além disso, o padre faz a “leitura orante” da bíblia e conduz orações com seu público.

Graças ao sucesso do “Experiência de Deus”, o padre permanece na liderança do ranking de audiência em emissoras de todo o Brasil, entre outros países onde seus programas são exibidos.
Pela alta demanda digital, o “Experiência de Deus” passou a ser transmitido no canal oficial do sacerdote no Youtube (www.youtube.com/PadreManzotti) e, em apenas 5 meses, já é a maior audiência de transmissão ao vivo de todo o país, entre às 10 e 11 horas da manhã, de segunda à sábado.

O programa já alcançou mais de 100 milhões de reproduções no streaming de vídeos, além de possuir 4,5 milhões de seguidores em seu canal oficial que, somando todas as redes sociais do padre, chegam a 21 milhões de seguidores.

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Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Ceará

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O IAB Ceará levantou questões fundamentais para o futuro urbano da cidade, abordando oito tópicos de carta aberta.

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Ceará (IAB-CE) marcou presença nas sabatinas promovidas pelo Jornal Opinião CE com os pré-candidatos à prefeitura de Fortaleza. Durante esses encontros, representantes do IAB-CE tiveram a oportunidade de levantar questões contidas na carta aberta elaborada pelo instituto, abordando oito tópicos centrais que impactam diretamente no futuro urbano e na qualidade de vida da população da capital cearense.

A carta do IAB-CE aos candidatos enfatiza temas como a necessidade de um planejamento urbano inclusivo, a promoção de cidades resilientes, a urgência de medidas de enfrentamento às emergências climáticas e a garantia de acessibilidade universal. Cada um desses oito tópicos foi discutido pelos representantes do IAB-CE durante as sabatinas, com perguntas direcionadas aos pré-candidatos, cobrando compromissos concretos que apontem para uma gestão mais eficaz e sustentável da cidade.

Durante as sabatinas, os representantes do IAB-CE questionaram os candidatos sobre suas propostas em relação aos oito tópicos levantados na carta:

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1. Resiliência urbana
2. Planejamento de território
3. Atuação em áreas vulneráveis
4. Programas públicos de habitação social
5. Áreas e edificações subutilizadas e/ou deterioradas
6. Mobilidade urbana
7. Patrimônio construído, urbanístico e paisagístico
8. Infraestrutura e serviços públicos

Esses temas refletem as prioridades para o desenvolvimento de uma Fortaleza mais equitativa e preparada para os desafios do futuro. “A nossa participação nas sabatinas foi uma oportunidade fundamental para que os pré-candidatos se posicionassem sobre questões que impactam diretamente o dia a dia da população. Queremos garantir que as futuras gestões estejam comprometidas com uma cidade mais justa, inclusiva e resiliente”, afirmou o presidente do IAB Ceará, Jefferson John Lima da Silva.

A carta também chama a atenção para a necessidade de cidades que estejam preparadas para lidar com as emergências climáticas, algo que Fortaleza, assim como outras grandes cidades brasileiras, já enfrenta. De acordo com o presidente Jefferson John Lima da Silva, é essencial que os futuros gestores tenham a responsabilidade de colocar o planejamento urbano como prioridade: “Estamos cobrando que os pré-candidatos tenham uma visão de longo prazo, com ações que não sejam apenas reativas, mas preventivas. As políticas públicas voltadas para o clima, a inclusão social e o planejamento urbano integrado devem ser centrais nas propostas de governo.”

Um dos temas destacados nas sabatinas foi a questão da habitação de interesse social. O IAB-CE reforçou a importância de políticas habitacionais que busquem reduzir o déficit habitacional de Fortaleza e promover a inclusão de comunidades vulneráveis. Além disso, o instituto destacou a necessidade de requalificar áreas degradadas da cidade, incentivando a ocupação de espaços subutilizados de forma a combater a exclusão social e estimular o desenvolvimento sustentável.

A carta aberta está disponível na íntegra em:
https://iab.org.br/carta-as-candidatas-e-candidatos-a-gestores-e-legisladores-municipais-ao-pleito-de-outubro-de-2024/

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Com a aproximação das eleições municipais, o IAB-CE reitera seu papel de colaborador e interlocutor nas discussões sobre o futuro de Fortaleza. A participação do instituto nas sabatinas reforça seu compromisso com o desenvolvimento de políticas urbanas que promovam uma cidade mais justa, acessível e resiliente. O IAB-CE se coloca à disposição dos pré-candidatos para debater e contribuir com propostas que atendam às demandas da população e garantam uma Fortaleza melhor para todos.
Sobre o IAB Ceará

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Ceará (IAB-CE) é uma entidade dedicada ao desenvolvimento da arquitetura e urbanismo no estado. Com quase 100 anos de história, o IAB-CE tem como missão promover o planejamento urbano sustentável, defender a preservação do patrimônio cultural e natural, e garantir o direito à cidade para todos os cidadãos.

Serviço:

http://www.iabce.org.br/
Av. Carapinima, 2425 – Benfica
(85) 3283.5454 / (85) 98956.9689
@iabce

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