Connect with us

Moda

Alga marinha, a matéria-prima promissora para a próxima geração de tecidos para moda

Published

on

A indústria têxtil é a segunda maior poluente do mundo, causando grandes impactos ambientais. Dados recentes mostram que seus processos são responsáveis por quase 10% do total das emissões de gás carbônico a nível mundial. Para ter ideia, esse percentual é muito maior do que voos internacionais e transporte marítimo juntos, anualmente. Outro dado impactante, é que cerca de 35% dos microplásticos liberados no meio ambiente são provenientes dos têxteis sintéticos, como poliéster, poliamida, aramida, entre outros.

Pensando na redução desses efeitos, surge a tendência da moda sustentável, a próxima geração de tecidos vem com base na ética e na consciência ecológica, gerando menos impacto ao meio ambiente durante toda sua cadeia de produção. Empresas já investem em estudos e protótipos produzidos à base de proteínas, fungos, alimentos e principalmente, algas marinhas. É o caso da mestre em têxtil e moda Thamires Pontes, também estilista e CEO da startup de biotecnologia, Phycolabs, que desenvolveu uma fibra 100% orgânica, feita a partir de algas marinhas.

Também da Phycolabs, o diretor de operações, José Carlos Dutra Filho, afirma que a nova geração de tecidos biodegradáveis tem potencial para reduzir eficientemente os danos causados pela indústria têxtil, como acontece no Brasil, por exemplo, que descarta mais de 4 milhões de toneladas de resíduos, considerando além dos plásticos, que demoram centenas de anos para se degradar, também os componentes químicos dos tecidos e tinturas.

“O processo produtivo dos tecidos feitos a partir de algas, é mais limpo, sustentável e não geram microplásticos, sendo inúmeros os benefícios sociais, ambientais e econômicos. Além disso, os tecidos substituem produtos de origem fóssil, que utilizam recursos não renováveis cada vez mais escassos, permitindo a criação de uma nova cadeia de valor, com o impulsionamento do cultivo de algas para as populações costeiras, onde normalmente existem atividades de pesca, que estão também sujeitas a sazonalidade”, diz Dutra.

Advertisement

A fibra produzida com alga possui modelo de circularidade em todo seu processo. Segundo Thamires, a matéria-prima tem alta capacidade de reprodução, não precisa de terras agricultáveis, desprezando o uso de pesticida e inseticida, é cultivada no oceano e precisa apenas de sol e CO2. Na fabricação e extração é eliminado mais da metade do uso de energia, comparado aos diversos processos, como por exemplo, do algodão.

Thamires, por desenvolver e atuar na linha de frente junto a Phycolabs, em todo o processo da fabricação das fibras, recebeu em junho deste ano em Estolcomo (SE), o prêmio Global Change Award 2023 pelo projeto, “PhycoFiber, desbloqueando a revolução das algas rumo a uma indústria da moda regenerativa”. O prêmio de sustentabilidade na moda, promovido pela Fundação H&M, que acontece anualmente, é conhecido como o “Nobel da Moda”.

Durante os dias 27 e 28 de setembro no Congresso Internacional de Inovação da Indústria, a Phycolabs foi uma das empresas convidadas pelo Sebrae, para fazer parte do seu espaço representando os pequenos negócios que são disseminadores da economia verde e utilizam ferramentas de inovação sustentável para o setor da moda.

Informações:

Phycolabs
Site: https://www.phycolabs.com
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/phycolabs
Instagram: @phycolabs
https://instagram.com/phycolabs?igshid=MDE2OWE1N2Q= 

Thamires Pontes
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/thamires-pontes-5033a078
Instagram: @thamirespontes
https://instagram.com/thamirespontes?igshid=MDE2OWE1N2Q=

Advertisement

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moda

Costura Livre ganha mais duas Turmas no Clube de Costura

Published

on

By

Agenda de agosto tem cinco tipos de cursos para quem quer descobrir ou aperfeiçoar mais sua habilidade de costura

Impulsionada pelo desejo de muitas pessoas de transformar seu hobby em trabalho que possa gerar renda, empresas como o Clube da Costura, projeto institucional do Mega Moda, localizado no piso G3 do Mega Moda Shopping, em Goiânia, oferecem uma gama de cursos que ensinam mais sobre o universo da costura e da moda. No Clube de Costura são aplicados conhecimentos de modelagem, corte e costura ou somente com foco em costurar, a exemplo dos cursos de Costura Livre ou o intensivo de Práticas em Máquinas Industriais.

No entanto, a grande novidade deste mês é que o curso mensal Costura Livre que acontece sempre às segundas-feiras, passa acontecer também às quarta-feiras, das 9h às 13h e aos sábados das 13h às 17h, para atender uma demanda cada vez mais crescente. “Neste curso, as alunas têm a liberdade de buscar interesses específicos numa mesma turma, seja ter seu primeiro contato com a máquina, aprender ajustes, costura criativa ou treinar em máquinas industriais, além de ter o contato semanal com a professora, o que auxilia muito no esclarecimento de dúvidas e no aperfeiçoamento”, afirma Rogelia Pinheiro, Gerente do Clube de Costura.

A agenda de agosto traz ainda Básico de Modelagem; o Básico de Modelagem, Corte e Costura – de macacão e vestido; e Prática em Máquinas industriais. 

Onde se inscrever 

As inscrições para os cursos no Clube de Costura para o mês de agosto já estão abertas e podem ser feitas pelo WhatsApp ou pessoalmente. Os cursos têm preços variados, de R$350 a R$590. Para mais detalhes sobre a programação, consulte o site e siga o Instagram @clubedecostura. Alunos da casa tem 10% de desconto no segundo curso.

Datas das oficinas

                                         AGENDA DE CURSOS – AGOSTO 2024

Continue Reading

Moda

Centrinho do Park terá roupas infantis e atração para as crianças

Published

on

By

Mega Moda Park recebe “Centrinho do Park”, no dia 27 de julho. Iniciativa visa ressaltar a produção local de roupas e oferecer atrações lúdicas para famílias

O último levantamento sobre a produção de artigos de moda infantil e bebê no Brasil mostra que o país  ultrapassou  a marca de 1,2 bilhão de peças mensais, conforme dados do Instituto de Estudos de Marketing Industrial (IEMI). O mercado é dominado por micro e pequenas empresas, que representam 90% do setor de vestuário, segundo a Associação Brasileira do Vestuário (Abravest).

O setor é caracterizado pela alta frequência de compra devido ao crescimento contínuo de bebês, crianças e adolescentes, o que, de acordo com o estudo, garante uma demanda constante por roupas novas. Neste cenário, o Mega Moda Park, um dos shoppings de moda atacadistas do Grupo Mega Moda, realiza a 1ª edição do “Centrinho do Park”, no dia 27 de julho. A ação comercial busca destacar a moda infantil local e proporcionar uma experiência lúdica  para as famílias. 

Paula Sepulveda, Gerente de Marketing do Mega Moda, destaca que o “Centrinho do Park” é uma oportunidade única para mostrar o talento e a criatividade dos confeccionistas e lojistas. “Neste primeiro momento, o holofote estará na moda infantil, com produtos de qualidade e ótimo custo benefício. Além disso, será um momento de muita diversão e conexão especial para as famílias e clientes”, afirma. 

O evento acontecerá no Mega Moda Park, localizado na Av. Independência, 3302 – Qd. 172, Lt. 01E – St. Central, Goiânia,  no dia 27 de julho a partir das 10h. As atrações incluem uma piscina de bolinhas, roupas infantis, pipoca, algodão doce, personagens e diversos brinquedos.

Serviço: 

Evento: Centrinho do Park  

Data e Hora: 27 de julho], a partir das 10h  

Local: Mega Moda Park, Av. Independência, 3302 – Qd. 172, Lt. 01E – St. Central, Goiânia – GO  

Atrações: Piscina de bolinhas, roupas infantis, pipoca, algodão doce, personagens e brinquedos  

 Entrada:: Franca

Continue Reading

Moda

Experience Models chega à Uberlândia

Published

on

By

Evento acontece nos dias 02, 03 e 04 de agosto, com inscrições gratuitas

Uma das maiores seletivas de modelos do Brasil, a Experience Models, promovida pela agência de modelos Haut Models, desembarca em Uberlândia, no triângulo mineiro, e promete transformar a rotina da cidade. Com objetivo de encontrar novos talentos da moda, o evento acontece nos dias 02, 03 e 04 de agosto, no Plaza Shopping Hotel, localizado no bairro Santa Mônica, com inscrições gratuitas.

“Estamos muito felizes e ansiosos em levar a nova etapa do Experience Models para Uberlândia. Esse era um pedido antigo, e finalmente conseguimos’,  relata o diretor criativo da agência de modelos Haut Models, Leonardo Lopes. “O evento já é consagrado em encontrar novos talentos e colocá-los em trabalhos publicitários. Com os modelos da cidade não será diferente”, finaliza.

A seletiva será uma oportunidade para os participantes mostrarem seu potencial diante de uma equipe de profissionais experientes da Haut Models. Além de avaliar aspectos como beleza, postura e estilo, a agência também estará atenta à personalidade e ao carisma dos candidatos, buscando identificar aqueles com potencial para se destacar na indústria da moda.

A seletiva é aberta a pessoas de todas as idades, gêneros e origens étnicas, reforçando o compromisso da agência com a representatividade e inclusão na moda. Com a Experience Models, a Haut Models reafirma seu compromisso em descobrir e apoiar novos talentos, oferecendo uma oportunidade única para pessoas apaixonadas pelo mundo da moda realizarem seus sonhos. Esta é uma chance imperdível para quem deseja iniciar uma carreira no universo da moda e deixar sua marca na indústria.

Vale lembrar que a Experience Models etapa de Uberlândia tem estimativa de público de duas mil pessoas. Ficou interessado? Para participar da seleção é necessário fazer uma inscrição prévia no telefone (11) 942728163.

O Experience Models Uberlândia acontece no Plaza Shopping Hotel, localizado na Avenida João Naves de Ávila, 1.331 – Piso A – Santa Mônica – Uberlândia (MG) – CEP- 38408-902.

Serviço:

Experience Models Uberlândia

Dias:  02, 03 e 04 de agosto de 2024

Local: Plaza Shopping Hotel                                                                                                                                                                          Endereço: Avenida joão Naves de Ávila, 1.331 – Piso A – Santa Mônica – Uberlândia (MG) – CEP- 38408-902

Estacionamento: R$ 12,00

Inscrições: (11) 942728163 (WhatsApp)

Continue Reading

Mais Lidas

Copyright © TimeOFFame - Todos os direitos reservados