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Musk brasileiro? Capixaba cria primeiro carro elétrico com produção em linha no Brasil

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Assim como o bilionário norte-americano, Flávio Figueiredo Assis vendeu uma empresa do setor financeiro para investir em sua própria montadora, a Lecar

Quem acompanhou a trajetória do garoto humilde, que estudou em escola pública e nasceu na pequena cidade de Guaçuí, no interior do Espírito Santo, nunca teve dúvidas de que, apesar das dificuldades, seu futuro seria promissor. Flávio Figueiredo Assis promete fazer história ao lançar o primeiro carro elétrico originalmente brasileiro. Mais do que contribuir para a mudança da matriz energética, impactando positivamente o meio ambiente, sua missão é mudar a imagem do Brasil para o mundo. Sua inspiração é o bilionário norte-americano Elon Musk, que tem uma história semelhante à do empresário.

Formado em Direito e Contabilidade, Assis se mudou para a capital em busca de uma vida melhor. Iniciou sua carreira como bancário e pouco tempo depois partiu para o empreendedorismo, com a criação da Financial Contabilidade que, sob gestão do primeiro funcionário e agora sócio, Iledson Luiz Fracalossi, se tornou referência em benefícios fiscais, atendendo mais de 400 clientes. Logo depois, fundou a Lecard, uma administradora de cartões PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador) que chegou a uma movimentação anual de R$ 1 bilhão, fornecendo para mais de 600 prefeituras e órgãos públicos e mais de 3 mil empresas privadas.

 

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Em 2022, vendeu Lecard com o intuito de acelerar um sonho ainda mais potente: criar a primeira montadora de carros elétricos do Brasil. A ideia surgiu quando o advogado se deparou com a Lei 8.723, publicada em 1993, que regulamenta a redução de emissões de CO2 de veículos com prazo final em 2027, encerrando a utilização de motores a combustão em veículos automotores fabricados a partir de 2028.

De olho nessa oportunidade, em 02/02/2022, o empresário deu início à Lecar, com sede em Alphaville, São Paulo, e planta Industrial em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. A primeira iniciativa foi formar um time de engenharia automobilística altamente qualificado e experiente. Hoje, a equipe conta com 30 profissionais, muitos deles com passagens importantes por empresas como Gurgel, Troller, JPX, Ford, Toyota, Nissan e Marcopolo.

O capital é 100% próprio, mas a expectativa é fazer o IPO (oferta pública inicial) em 2025. “Além de um projeto que favorece a mobilidade e a sustentabilidade, nosso objetivo é fazer com que o Brasil seja visto de forma valorizada, assim como sempre deveríamos ser vistos. Somos a oitava economia do mundo e ainda não tínhamos nenhuma montadora nacional. Vamos mudar o rumo da história”, pontua.

Ao iniciar o projeto de design do carro, Assis logo identificou a cidade de Caxias do Sul como o melhor local para montar sua fábrica, visto que vários fornecedores do ecossistema de mobilidade se encontram na região. Lá, a equipe desmontou um Tesla a fim entender a engenharia do concorrente à fundo.

Cerca de 35% das peças do Lecar Model 459, o primeiro veículo da companhia, serão importadas da China. Motores e baterias virão do fabricante chinês Wiston, que fornece também para outras duas gigantes do setor: Volkswagen e Hyundai. O restante será produzido no Brasil. “Nosso país é privilegiado, com matéria-prima apropriada e abundante para a produção de carros 100% elétricos”, esclarece.

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Sempre atento a oportunidades, os contratos fechados com vários fornecedores preveem a transferência de tecnologia e cooperação técnica, científica e operacional, o que viabiliza uma fábrica de células de bateria e motores elétricos no Brasil, permitindo a autossuficiência na produção de carros elétricos. “Temos em nosso país, 97% dos minerais que compõe as células de baterias. Além de sermos autossuficientes, podemos ainda nos tornarmos protagonistas e uma grande referência no mercado global de veículos elétricos, fornecendo automóveis para outros países. Nossos carros vão interessar a quem cuida do meio ambiente também em outros países”, anima-se o empresário.

Em fevereiro, o carro, cujo protótipo está em desenvolvimento, segue para uma série de homologações em Londres, na Inglaterra, onde será submetido a avaliações de impacto, aerodinâmica e simuladores de segurança. Essa etapa terá duração de até nove meses. Depois disso, o produto entrará em linha de produção, devendo estar disponível ao mercado a partir de dezembro de 2024.

O Lecar Model 459 terá um custo de R$ 279 mil e autonomia de 400km por carga. A carga tributária é de 43%. “Precisamos que o governo se conscientize sobre a importância dos carros elétricos para o Brasil e crie uma política de incentivos a fim de termos preços mais competitivos”, destaca Assis. A empresa também planeja a criação do Lecar POP, uma versão popular e com o uso de baterias e motores elétricos produzidos no Brasil que, com os mesmos incentivos fiscais aos elétricos existentes em diversos países, teria o custo estimado de R$ 100 mil e autonomia de 200km por carga.

A estimativa é produzir 300 veículos por mês já no primeiro ano de fabricação, gerando 600 empregos diretos e R$ 1 bilhão de faturamento. O foco das vendas será a Grande São Paulo, especialmente entre a capital, Campinas e São José dos Campos, onde a empresa deve investir em uma rede de infraestrutura para recarregamento de bateria. Também está previsto, já para 2025, a criação de uma rede de carregamento próprio ao longo de toda BR 101, com carregadores rápidos disponíveis a cada 150km da rodovia. Até 2030, a empresa espera oferecer cobertura total nas principais rodovias do país.

Em um segundo momento, além da expansão para todo o território nacional, o visionário planeja a internacionalização de sua montadora, especialmente para EUA, França, Itália e Mônaco. “Já estamos alinhando uma série de parcerias nesses países para levar nossa marca para o mundo”, orgulha-se.

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Em cinco anos, a Lecar pretende produzir 50 mil carros por ano, com geração de 6 mil empregos diretos e R$ 13 bilhões de faturamento anual. A empresa pretende, ainda, criar um plano de assinaturas, mudando a cultura da posse para a de acesso. “As pessoas não precisam ter um carro, o que elas precisam é de mobilidade”, argumenta. A assinatura base para o plano de locação de 36 meses será oferecida por aproximadamente 3% do valor de venda para uma quilometragem mensal de 1 mil km.

O grande diferencial da Lecar é o de não apenas fabricar um carro elétrico no Brasil, mas desenvolver um produto totalmente pensado para o país. “Tenho um Tesla e, definitivamente, ele não foi estruturado para rodar pelas ruas e estradas brasileiras. Ele sofre a cada buraco. Nosso projeto é de um carro feito para os desafios das estradas do Brasil, com tecnologia de ponta, resistência, prazer na direção e alinhado à necessidade de redução de emissões de CO2, que foi o grande motivador para embarcarmos nesse projeto”, finaliza.

Sobre a Lecar:

www.lecar.com.br

A Lecar S/A Indústria Brasileira de Automóveis Elétricos é a primeira montadora de carros elétricos do Brasil. A equipe de engenharia desenvolveu um automóvel 100% elétrico com design, envolvimento e energia totalmente projetado por brasileiros e para brasileiros. O Lecar Model 459 deve ser lançado em dezembro de 2024.

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Haifa Trade — Excelência em Comércio Exterior e Soluções Logísticas

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Haifa Trade — Excelência em Comércio Exterior e Soluções Logísticas

Com uma sólida experiência de mais de 20 anos no mercado de importação e exportação, a Haifa Trade se consolidou como uma referência em assessoria aduaneira, intermediação de negócios e logística eficiente no setor de comércio exterior.

A Haifa Trade é referência no Brasil quando o assunto é assessoria aduaneira e regulamentação de containers no porto. Com uma equipe especializada e apoio de despachantes aduaneiros experientes, a empresa oferece soluções rápidas, seguras e totalmente dentro da lei, garantindo que seus clientes evitem atrasos e prejuízos em operações de comércio exterior.

À frente da Haifa Trade está o empresário Fathe Mohammad Khatbi Suleiman Saleh, profissional reconhecido por sua competência, ética e dedicação. Com anos de experiência no setor de logística e desembaraço aduaneiro, Fathe construiu a reputação da empresa baseada na confiança, transparência e compromisso com resultados.

Soluções rápidas e seguras para o comércio exterior

A Haifa Trade se destaca por oferecer serviços especializados em:

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Regulamentação de containers no porto com liminar judicial

Assessoria aduaneira completa para importadores e exportadores

Desembaraço aduaneiro rápido e com respaldo jurídico

● Consultoria estratégica em logística e transporte internacional

Graças à expertise de sua equipe, a empresa consegue atuar em processos complexos, utilizando estratégias legais para liberar cargas de forma ágil, evitando custos adicionais e atrasos na entrega.

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Diferenciais da Haifa Trade

● Atendimento personalizado de acordo com as necessidades de cada cliente

Agilidade na solução de problemas relacionados a cargas e containers

Transparência em todos os processos e informações

Parcerias sólidas com despachantes e advogados especializados em comércio exterior

O compromisso de Fathe Mohammad Khatbi Suleiman Saleh

O fundador da Haifa Trade é reconhecido não apenas pela capacidade técnica, mas também pela visão estratégica que mantém a empresa sempre atualizada diante das mudanças nas leis e normas do comércio exterior. Sua liderança é marcada por profissionalismo, ética e foco em resultados, garantindo que cada cliente tenha um serviço seguro, rápido e eficiente.

Haifa Trade: sua parceira no comércio exterior

Se você precisa de assessoria aduaneira confiável, regulamentação de containers no porto ou soluções jurídicas para destravar cargas, a Haifa Trade é a escolha certa. Com experiência comprovada e atendimento diferenciado, a empresa é sinônimo de credibilidade e eficiência no setor de logística internacional.

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Liderança Visionária: Fathe Mohammad Khatbi Suleiman Saleh

À frente da empresa, o empresário Fathe Mohammad Khatbi Suleiman Saleh tem conduzido a Haifa Trade com uma visão empreendedora clara e foco em inovação. Ele trouxe agilidade e modernidade à gestão, permitindo que os clientes se concentrem em seu core business enquanto a empresa cuida das complexidades regulatórias.

Com determinação, Fathe Saleh expandiu os serviços da empresa para incluir intermediação de grandes lotes, comércio com tradings internacionais e assessoria jurídica — solidificando a reputação da Haifa Trade como parceira estratégica e confiável.

Um Olhar Para o Futuro

Sob sua liderança, a Haifa Trade continua investindo em tecnologia, capacitação da equipe e inovação em processos. Sua adaptabilidade às constantes mudanças nas regulamentações do comércio internacional posiciona a empresa como uma protagonista em soluções de exportação e importação modernas e eficientes.

Experiência consolidada em assessoria aduaneira, regulamentação de containers e comércio exterior.

Diferenciais competitivos: uso de liminares judiciais, atendimento ágil, intermediação nacional e internacional, transparência e suporte completo.

Liderança de destaque: Fathe Mohammad Khatbi Suleiman Saleh, com visão estratégica, inovação e crescimento sustentável.

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Abordagem futura: tecnologia, expansão e foco no aprimoramento contínuo dos serviços.  

https://www.haifatrade.com.br

R. Augusta, 101 – Consolação, São Paulo – SP

(11) 2845-1736 / (11) 99369-4189

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Empresa 1 apresenta as mais relevantes tecnologias de mobilidade urbana no Seminário Nacional NTU 2025

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Foto: Divulgação/ Empresa 1

Soluções do centro de inovação são usadas em 150 cidades brasileiras, transformando a experiência de passageiros e operadoras do transporte coletivo

Nos dias 12 e 13 de agosto, em Brasília, a Empresa 1 estará entre os destaques do Seminário Nacional NTU 2025, evento promovido pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). A companhia, referência em inovação para mobilidade urbana no Brasil, apresenta uma série de soluções que vêm transformando a experiência de passageiros e operadoras do transporte coletivo em mais de 150 cidades, com atualizações importantes nos sistemas desenvolvidos.

Há décadas, a Empresa 1 participa ativamente dos debates mais relevantes sobre mobilidade urbana no Brasil, sempre contribuindo com uma visão estratégica e tecnológica voltada à evolução do setor. No Seminário NTU 2025, não será diferente: a companhia chega com propostas que respondem diretamente aos desafios atuais do transporte coletivo, como o aumento da digitalização, a integração entre modais e o combate à evasão de receitas.

Durante o evento, por meio das tecnologias da Empresa 1, será possível conferir o avanço da bilhetagem digital no país. Sistemas automatizados de bilhetagem, como os desenvolvidos pela marca, podem reduzir consideravelmente os custos operacionais das operadoras e melhorar a eficiência da coleta de dados sobre a operação. Além disso, a adesão ao pagamento digital via aplicativos ou PIX vem crescendo ano após ano, reflexo de uma demanda crescente por conveniência e agilidade no dia a dia dos usuários. Segurança, melhor gestão, governança e transparência são outros ganhos do transporte público com as tecnologias desenvolvidas.

“Desenvolvemos tecnologias que fazem diferença na vida das pessoas. Na NTU 2025, vamos mostrar como nossas soluções trazem mais conveniência para os passageiros, mais eficiência para as operadoras e mais segurança para todo o sistema”, comenta com entusiasmo Marcos Maciel, CEO da Empresa 1. A seguir, conheça as tecnologias que serão apresentadas no evento.

Para quem usa o transporte público:

SI.GO – Tudo na palma da mão

Com o aplicativo SI.GO, o passageiro tem controle total da sua jornada. Ele pode pedir a primeira ou segunda via do cartão, comprar créditos, pagar a passagem com um ticket digital e até consultar informações sobre os ônibus. Tudo isso direto do celular, de forma rápida e prática.

Chatbot E1 – Recarregue pelo WhatsApp

Sem precisar sair de casa, o usuário consegue recarregar o cartão de transporte enviando uma mensagem pelo WhatsApp. O pagamento é feito via PIX, e as respostas são automáticas, em uma conversa que parece com uma troca de mensagens com um atendente real.

Terminal de Vendas SPV700-EX – Crédito onde o passageiro estiver

Esse terminal de autoatendimento pode ser instalado em locais estratégicos da cidade e permite que o passageiro compre créditos via PIX, de forma rápida. É mais liberdade para recarregar onde e quando quiser.

Para quem opera o transporte público:

Validador Embarcado Sigom Pass SPX800 – Tudo em um só equipamento

Mais do que validar a passagem, esse dispositivo inteligente pode controlar a frota, registrar dados de uso, realizar telemetria e ainda integrar com outros sistemas do ônibus. É como um computador de bordo que ajuda na operação diária, com segurança e precisão.

Console do Motorista SCM300 – Mais controle, mais comunicação

Instalado no ônibus, o console facilita e torna mais segura a operação diária do motorista, ao concentrar funções essenciais de forma prática e acessível. O equipamento permite a ativação de funcionalidades do Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE), bem como a troca de mensagens com o Centro de Controle da Operação (CCO), trazendo mais agilidade, menos erros e mais conforto. A comunicação direta com o CCO garante que o condutor receba alertas sobre o trânsito ou orientações estratégicas para interrupção ou mudança de rota, reforçando a segurança e a eficiência da operação.

Sigom Vision – Biometria facial contra fraudes

Essa tecnologia identifica os passageiros a partir da análise de imagens captadas no momento do uso do transporte. As fotos são armazenadas e enviadas para o backoffice, onde ocorre a auditoria com base em uma base de dados inteligente. Com isso, o sistema se torna progressivamente mais eficaz na validação de usuários e na prevenção ao uso indevido de benefícios tarifários.

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A logística de produção como estratégia de crescimento

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Por Glauber Bachi

Construir uma operação sólida no setor da construção civil exige mais do que esforço diário , exige visão estratégica. Há mais de 14 anos, estou à frente da Açoval Comercial, em Araraquara (SP), uma empresa familiar que hoje se consolidou como a principal fornecedora de ferragem armada da nossa região, com atendimento em um raio de 150 quilômetros e mais de 6 mil pedidos entregues por ano.

Minha formação em Processamento de Dados pela FATEC de Taquaritinga foi o ponto de partida para uma trajetória que une tecnologia, gestão e logística. Entendi desde cedo que, para crescer de forma sustentável, seria preciso transformar a logística de produção em eixo central do negócio , e não tratá-la apenas como um setor operacional.

Na Açoval, adotamos um modelo logístico baseado em controle de estoque preciso, planejamento de rotas de entrega e integração entre as áreas de vendas, produção e expedição. Trabalhamos com materiais de grande porte e alta demanda. Se uma entrega atrasa, a obra inteira pode parar. É por isso que nossa rotina é marcada por processos bem definidos e monitoramento em tempo real.

Cada etapa, do corte à entrega no canteiro, é pensada para garantir agilidade e segurança. Acredito que a logística deixou de ser apenas um centro de custos e passou a ser uma verdadeira alavanca de fidelização. Toda entrega bem executada reforça a confiança do cliente e abre novas oportunidades.

Em 2022, fui reconhecido em uma pesquisa Top of Mind pelo destaque no atendimento ao cliente em Araraquara. Esse reconhecimento não veio por acaso. É resultado direto da gestão de processos que implementamos com foco em eficiência, padronização e eliminação de desperdícios.

Minha experiência anterior em grandes empresas como Cyrela e Columbus IT me trouxe uma visão analítica sobre o negócio. Utilizei essa bagagem para trazer soluções práticas, automatizar etapas e implantar uma cultura de melhoria contínua. Além disso, sigo investindo em minha formação, com cursos como gestão financeira pelo Sebrae e oratória pelo Senac, porque acredito que o papel do gestor vai muito além da operação, é preciso alinhar pessoas, estratégia e tecnologia.

Hoje, mais do que liderar uma operação, busco construir uma empresa que seja referência em confiabilidade, previsibilidade e relacionamento. A logística que aplicamos na Açoval não é só sobre aço e entrega. É sobre compromisso com o cliente, respeito aos prazos e gestão inteligente de processos.

Nos últimos anos, percebi que profissionalizar a gestão não é apenas uma necessidade para empresas em expansão, é uma exigência para quem deseja longevidade. A partir de um diagnóstico interno, reestruturamos todos os nossos processos: padronizamos rotinas, implementamos indicadores de desempenho e criamos um sistema de acompanhamento integrado que conecta o comercial, o estoque, a produção e a logística. Isso nos permitiu antecipar demandas, reduzir falhas e atuar com previsibilidade, mesmo em cenários de instabilidade no setor.

Esse modelo se mostrou essencial durante momentos críticos, como a pandemia, quando houve uma ruptura em diversas cadeias de suprimentos. Enquanto muitas empresas enfrentavam paralisações, conseguimos manter nossa operação ativa, reorganizando internamente os processos e assegurando o cumprimento dos prazos combinados. Esse nível de controle só foi possível porque já tínhamos uma cultura orientada por processos bem estruturados e tomada de decisão baseada em dados.

Acredito que o maior ativo de uma empresa não está apenas no que ela vende, mas em como ela entrega. E isso envolve pessoas. Invisto constantemente no desenvolvimento da minha equipe, porque sei que não adianta ter sistemas eficientes sem engajamento humano. Cada colaborador da Açoval entende seu papel dentro do fluxo e tem autonomia para propor melhorias. É assim que criamos um ambiente produtivo, ágil e voltado para resultados sustentáveis, para nós e para os nossos clientes.

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