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Negócios

Uso de carro próprio e de apps para ir ao trabalho cresce e consolida tendência do benefício flexível

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Pesquisa CNT de Mobilidade da População Urbana mostra queda na preferência por modais subsidiados pelo Vale-Transporte como ônibus e metrô

Nos últimos sete anos, a preferência do brasileiro pelo uso de ônibus para ir ao trabalho teve uma redução de 14,3 pontos percentuais, caindo de 42,5% em 2027 para 30,9% este ano. O fenômeno demonstrado pela Pesquisa CNT de Mobilidade da População Urbana 2024, realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), com apoio da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) é apontado por especialistas como mais um forte argumento no sentido da intensificação dos esforços pela flexibilização na forma de concessão de benefícios ao trabalhador no país.

O estudo, divulgado em agosto, mostrou que, com esses 30,9% de citações, o ônibus ainda é o meio de transporte de uso predominante pela população brasileira, mas essa escolha já está muito próxima, por exemplo, do carro próprio, que já acumula 29,6% das menções. A opção de se deslocar até o local de trabalho com seu próprio veículo era a alternativa adotada por apenas 22,2% das pessoas em 2017.

Enquanto isso, a realização deste trajeto a bordo da moto própria mais que dobrou, saindo de 5,1% para 10,9% no período. O quadro da transformação do comportamento do trabalhador fica ainda mais claro quando se observa o que aconteceu com a opção dos serviços oferecidos por aplicativos. Em 2017 este modal registrava uma participação apenas residual de 1%. Já em 2024 essa alternativa alcançou o patamar de 11,1%.

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Para Anderson Belem, CEO da Otimiza Benefícios, worktech brasileira de Inteligência Artificial (IA) focada em soluções para benefícios corporativos, números como esses mostram a necessidade de as empresas intensificarem o uso de benefícios cada vez mais flexíveis para atender às necessidades de seus times de colaboradores como forma de atrair e reter talentos. “Apesar de ser extremamente útil para uma parcela da população, a simples oferta do Vale-Transporte certamente não consegue ser um atrativo para profissionais que simplesmente não usam ou não querem usar ônibus, metrô ou qualquer forma de transporte público para ir ao trabalho”, afirma.

A própria pesquisa da CNT oferece ainda outros indícios que remetem à consolidação desta tendência de benefícios flexíveis já que, apesar de a maior parte dos beneficiários do Vale-Transporte preferir receber o recurso em cartão eletrônico/magnético (59,6%), existe uma parcela bastante significativa de 28,3% cuja opinião é de que a melhor forma de ter acesso a este benefício é por meio do recebimento em dinheiro.

“Este entendimento não se refere ao instrumento (papel moeda) em si, mas remete a um desejo de poder usar o recurso com liberdade, ou seja; O trabalhador pode não usar o dinheiro para pagar o ônibus, mas pode, por exemplo, aplicar o recurso no combustível ou em outra necessidade qualquer. Para isso ele não precisa receber em dinheiro, que é uma forma mais insegura de movimentação de valor. Ele pode, por exemplo, ter um cartão que o permita tanto usar o benefício no ônibus, se for mais conveniente em um dia da semana, como em qualquer outro estabelecimento comercial. Este é o conceito de benefício flexível muito mais próximo da realidade das pessoas que está sendo adotado em todo o mundo e que as empresas mais modernas estão incorporando também no Brasil”, afirma.

Cuidados legais

De acordo com o Artigo 1º da Lei nº 7.418/1985, o vale-transporte é um benefício que o empregador deve antecipar ao empregado para cobrir as despesas com deslocamento entre a residência e o local de trabalho, utilizando transporte coletivo público. Este benefício é obrigatório para todos os empregados que optarem formalmente por ele, e deve ser utilizado exclusivamente para essa finalidade.

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Andersom Belem ressalta que ferramentas como o Cartão Otimiza Benefícios Flexíveis, adotados por clientes da worktech, ajudam a manter as empresas em conformidade com a legislação trabalhista. “Recentemente, o departamento jurídico de uma empresa do setor de beleza, que é cliente da Otimiza, identificou um risco significativo ao continuar permitindo que colaboradores, que optaram pelo vale-transporte, recebessem o vale-mobilidade no lugar. Isso ocorre porque, legalmente, esses colaboradores não estariam recebendo o benefício ao qual têm direito, o que pode expor a empresa a ações trabalhistas e penalidades legais. Prontamente atuamos em conjunto e orientamos a migração desses colaboradores do vale-mobilidade para o vale-transporte tradicional, cumprindo assim o que a legislação exige”, explica o CEO da Otimiza.

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Valparaíso Adventure Park anuncia novo gerente comercial que começou como jovem aprendiz

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Créditos da foto: Divulgação

Com mais de uma década de experiência dentro do parque, Samuel da Conceição Santos assume a missão de expandir negócios, fortalecer parcerias e consolidar a presença da marca no mercado de entretenimento e eventos

O Valparaíso Adventure Park anuncia a promoção de Samuel da Conceição Santos, 28 anos, ao cargo de gerente comercial, reforçando sua estratégia de crescimento e expansão no mercado de entretenimento e eventos.

Com trajetória construída integralmente dentro do parque, Samuel iniciou sua carreira no Valparaíso Adventure Park ainda jovem, aos 16 anos, como jovem aprendiz, uma modalidade de trabalho semelhante a um estágio, com jornada reduzida e que permite conciliar o trabalho com os estudos escolares.

Ele começou em 2012 e, ao longo de 13 anos, passou por diferentes áreas, da Operação à Administração, acumulando uma vivência completa do negócio, o que o preparou para assumir posições estratégicas ao longo do tempo.

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Durante sua jornada no parque, implantou sistemas de gestão, liderou equipes em diferentes setores e foi responsável por projetos de alto impacto, como o programa de assinaturas, que atingiu a marca inédita de R$ 1 milhão em vendas.

Sua formação acadêmica complementa a experiência prática: é graduado em Direito, possui pós-graduação em Gerência Comercial e Inteligência de Mercado, além de especialização em Direito Tributário.

Na nova função, Samuel tem como missão ampliar a presença do Valparaíso Adventure Park no mercado, fortalecer parcerias, expandir o calendário de eventos corporativos, aprimorar processos internos e consolidar estratégias de pós-venda.

“O parque significa muito para mim, foi onde cresci e descobri a importância da diversão e do lazer em família. Aprendi a gerar momentos únicos para tantas pessoas. O Valparaíso Adventure Park foi um verdadeiro laboratório de vida: ensinou-me sobre gestão, sobre advocacia e sobre valores que levo para além do trabalho. Carrego daqui uma bagagem gigantesca para a vida e para o mundo”, destaca Samuel. “Espero poder retribuir com resultados tudo o que conquistei até agora e que venham ainda mais realizações pela frente”, completa.

Sobre o Valparaíso Adventure Park

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O Valparaíso Adventure Park, localizado em Paço do Lumiar, na ilha de São Luís (MA), é um parque aquático e de aventuras radicais. Fundado em 2009 pela família Madeira, ele surgiu a partir da aquisição do terreno que hoje abriga o maior parque de aventuras do Maranhão. Ao longo dos anos, o espaço expandiu suas atividades e passou a oferecer também turismo e gastronomia de qualidade, mas sem perder sua identidade original. Em 2021, o parque se destacou por suas inovações tecnológicas e medidas de segurança. Além disso, passou por um rebranding e recebeu o nome Valparaíso Adventure Park. Rodeado por uma reserva florestal de sete hectares, oferece 13 atrações. Entre os destaques, está a tirolesa, que possui um percurso de 220 metros que passa sobre a reserva florestal, e a Isla Negra, uma piscina de ondas, com borda de areia natural e dimensões de 65 m de largura, 73,70 m de comprimento e capacidade para 1.800.000 litros de água.

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Negócios

Bruno Motti na Convenção Digital 2025

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“IA e Marketing Raiz: A Nova Era da Inteligência Estratégica no Digital”

Na 8ª edição da Convenção Digital, um dos nomes que promete provocar reflexões profundas e práticas é Bruno Motti, estrategista premiado e criador da metodologia “Marketing de Viralização”. Com uma carreira marcada por treinamentos de alto impacto e atuação internacional, Motti sobe ao palco para mostrar como unir tecnologia de ponta com fundamentos clássicos do marketing pode gerar resultados exponenciais.

A Combinação que Gera Resultados: IA + Marketing Raiz

Bruno Motti defende que a Inteligência Artificial não substitui o pensamento estratégico — ela o potencializa. Em sua palestra intitulada

“IA e Marketing Raiz: A Nova Era da Inteligência Estratégica no Digital”, ele apresenta uma abordagem que une:

  • Funil de vendas bem estruturado
  • Comportamento do consumidor como base de decisão
  • Uso assertivo das redes sociais para viralização de conteúdo
  • Ferramentas de IA para análise, automação e personalização de campanhas

Segundo Motti, o segredo está em entender o cliente antes de tentar vender. “O marketing começa quando você escuta o mercado, não quando você publica um anúncio”, afirma.

Estratégia com Dados e Emoção

Bruno é conhecido por sua capacidade de transformar dados em decisões criativas. Ele ensina como usar IA para:

  • Mapear jornadas de compra
  • Otimizar o LTV (valor do cliente ao longo do tempo)
  • Aumentar o ticket médio com ofertas inteligentes
  • Criar campanhas que geram engajamento real, não apenas cliques

Sua metodologia já foi aplicada por artistas, empresas e influenciadores no Brasil e no exterior, e ele foi nomeado “Estrategista do Ano” pela revista IstoÉ.

Presença na Convenção Digital 2025

A participação de Bruno Motti reforça o DNA da Convenção Digital: conteúdo prático, provocador e aplicável. O evento acontece nos dias 09 e 10 de outubro de 2025, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, e reunirá mais de 5.000 empreendedores em busca de inovação, networking e crescimento.

Ao lado de nomes como Felipe Titto, Daniel Penin e Murilo Henrique, Bruno compõe o time de especialistas que representam diferentes vertentes do marketing digital — da performance à inteligência estratégica.

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Negócios

Croques Alimentos inaugura nova fábrica e triplica capacidade de produção

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(Fotos: Croques Alimentos)

Empresa amplia operação em Minas Gerais e projeta expansão nacional com novos produtos e maior competitividade

Com um legado de 35 anos e referência na produção de batata-palha, batata pré-frita congelada e chips, a Croques Alimentos está em fase de expansão. A nova fábrica foi inaugurada em Coronel Xavier Chaves (MG), município localizado na região central do estado, a cerca de 180 quilômetros de Belo Horizonte. O empreendimento, considerado um marco estratégico para a empresa, triplica a capacidade de produção, passando de 20 para 60 toneladas por dia.

“Esse investimento reforça nosso compromisso com a inovação, a automação e a excelência produtiva”, afirma a CEO, Amanda Resende. Instalada em uma área de mais de 280 mil m², a nova unidade conta com cinco galpões de alta tecnologia, que somam 4.800 m² de área produtiva. A estrutura dispõe de quatro linhas de produção, barreira sanitária, laboratório de qualidade, vestiário, refeitório e uma área de preservação de vegetação nativa.

O projeto priorizou pontos estratégicos, como a expansão nacional, o aumento da capacidade de produção além da linha de batatas e a satisfação dos colaboradores. A meta, ressalta a executiva, é consolidar a Croques Alimentos como referência no ramo alimentício. “Com a melhoria contínua nos processos internos e a qualidade dos produtos, promovemos a ampliação da participação e da competitividade no mercado”, prossegue Amanda Resende.

Lançamentos e inovação

Pioneira na inserção do sistema zíper nas embalagens pouch de batata-palha no Brasil — tecnologia que preserva a qualidade por mais tempo — a Croques também investe na produção para grandes redes por meio da estratégia de marcas próprias. O portfólio inclui batata chips, batata-palha e batata pré-frita congelada.

Além disso, em 2024, a marca lançou o primeiro produto fora da linha de batatas: a pururuca, que se destaca pelo sabor e crocância. Esse lançamento segue como prioridade para o fortalecimento de mercado. “Estamos preparando também o lançamento da marca Agita Fritas, conceito inovador de batatas pré-fritas acompanhadas de sachês com diferentes sabores, previsto para o segundo semestre do ano”, adianta a CEO da Croques Alimentos, Amanda Resende.

Expansão de mercado

Outra meta é a expansão da participação em Minas Gerais, ampliando a presença em novos Pontos de Venda (PDVs). “A prioridade, no momento, é o fortalecimento do mercado no estado. No entanto, estamos em expansão no Espírito Santo e no Rio de Janeiro. Depois, pretendemos iniciar o processo de abertura em São Paulo e no Nordeste”, reforça Amanda Resende.

A executiva destaca que a nova fábrica será um divisor de águas para a empresa, especialmente com o início da produção de batata chips e batata-palha na nova planta, embora a unidade atual em São João del-Rei continue operando.

Gestão e liderança

Graduada em Administração pela Universidade Federal de São João del-Rei, Amanda Resende iniciou sua trajetória na Croques Alimentos em 2015, atuando nas áreas de faturamento, compras, financeiro e desenvolvimento de embalagens.
“Essa vivência me proporcionou uma visão estratégica e integrada do negócio. Em 2019, assumi a gerência financeira e, em 2022, passei a liderar a empresa como CEO. Desde então, minha missão à frente da Croques tem sido expandir nossa atuação e, acima de tudo, impactar positivamente a vida das pessoas — sejam colaboradores, parceiros ou consumidores — por meio da qualidade e inovação que entregamos todos os dias”, afirma.

História e legado

A trajetória da Croques começou em 1988, quando Carmem Lúcia Ferreira Ferraz iniciou a produção artesanal de batatas chips na garagem de sua casa, em São João del-Rei. Logo depois, inovou ao introduzir a batata-palha no mercado local.

Ao longo dos anos, a empresa ampliou sua linha de produtos e incorporou novas tecnologias de produção e embalagens. A inclusão das batatas pré-fritas congeladas e, mais recentemente, da pururuca, reforça o compromisso com qualidade e sabor.

Em breve, com a inauguração da nova fábrica em Coronel Xavier Chaves (MG), e já contando com uma filial em Belo Horizonte, a Croques Alimentos segue crescendo de forma sustentável. Além de um portfólio diversificado, a empresa se destaca por oferecer opções com até 65% menos sódio em comparação a produtos convencionais.

Acompanhe a Croques e conheça mais sobre os produtos em: https://www.croques.com.br

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