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Negócios

Três formas de fechar a janela para a venda irregular de Vale Transporte

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Anderson Belem (*)

Praticamente todas as cidades médias e grandes do Brasil já se acostumaram com a cena do chamado ‘Golpe da Janelinha’ aplicado no uso do Vale Transporte. Na prática, ele se materializa por meio de uma movimentação aparentemente tranquila. A pessoa paga sua viagem passando um cartão na catraca do ônibus e, logo na sequência, este plástico é entregue pela janela do coletivo a alguém que espera do lado de fora.

Mas, se por um lado a parte final do golpe tem esse enredo simples, a preparação para este desfecho tem um roteiro bastante complexo. Na cena descrita, a pessoa que entrega o cartão pela janelinha é o consumidor final do esquema. Já o recebedor do plástico do lado de fora do veículo é o membro da quadrilha. Este indivíduo adquiriu os créditos de um trabalhador que recebeu o benefício oferecido pela empresa na qual trabalha sob a premissa de que usaria este recurso para se deslocar de sua casa ao endereço do empregador.

A negociação fraudulenta feita entre o trabalhador que recebe o benefício e a quadrilha geralmente obedece à seguinte lógica: o possuidor do cartão recebe, por exemplo, R$ 500 de vale transporte. Ele procura os pontos de compra das quadrilhas que ficam com esses créditos pagando por eles apenas a metade do valor que é depositado via PIX em sua conta ou entregue em mãos direto para o vendedor. Com a transação feita, o trabalhador precisa deixar seu cartão com os membros da quadrilha por pelo menos 40 dias para que eles o ‘emprestem’ momentaneamente ao comprador final na cena da janelinha.

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A vantagem para a quadrilha é que, ao permitir que outras pessoas usem o cartão, o valor dos créditos presente no vale transporte volta de forma integral em forma de dinheiro vivo para seus cofres.

Ocorre que este golpe prejudica muito as empresas que concedem o Vale Transporte aos seus trabalhadores porque elas, na prática, acabam fazendo um investimento desnecessário uma vez que, se o profissional vende o benefício é porque não precisa dele para comparecer ao emprego.

A disseminação deste tipo de golpe foi possível graças às dificuldades encontradas pelos departamentos de recursos humanos em gerirem o benefício. Considerando que o benefício é gerado por meio de uma informação prestada pelo próprio colaborador que indica sua necessidade, e que os RHs em regra não possuem recursos para validar a informação, a fraude se inicia.

Felizmente, a solução começa a surgir com uma reengenharia neste modelo de benefício que promove uma abordagem reversa fazendo uma releitura do sistema e ajustando as falhas de todo o fluxo até a compra do vale-transporte. O princípio norteador deste realinhamento é o de que, enquanto houver colaborador que não se utiliza do vale-transporte recebendo créditos, haverá quadrilhas dispostas a comprar com deságio e passageiros dispostos a “alugar” o VT do colaborador (golpe da janelinha).

O antídoto então passa pela criação de métodos inteligentes de identificar as sobras de forma que a própria empresa possa reutilizá-las para reduzir a compra do VT, portanto eliminando a “gordura” que ficava disponível para venda.
Para isso são utilizados três tipos de inteligências:

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1. Confronto entre o registro de uso do cartão e o termo de opção do Vale-transporte identificando todas as utilizações com padrão de fraude como utilização fora da rota, em horários díspares da rotina do trabalhador (exemplo quando o VT do mesmo é utilizado mesmo em dias e horário em que o mesmo encontrava-se no trabalho), repetidas vezes terminais de grande fluxo de passageiros onde comumente são descarregados os Vales, transações só de IDA partindo do mesmo local e nunca sendo utilizado em rota contrária indicando o retorno.

2. Roteirização baseado em sistema de geoprocessamento do transporte público capaz de indicar os meios de transporte mais rápidos e econômicos entre dois destinos diferentes (casa x trabalho).

3. Pedido Inteligente. Que é o reaproveitamento de todos os créditos não utilizados em favor do mesmo colaborador reduzindo o custo da empresa.

Essa reengenharia acende uma luz no fim do túnel porque os esforços realizados pelas autoridades policiais até o momento têm se mostrado insuficientes para eliminar o problema, uma vez que quando uma quadrilha é desbaratada em um ponto, logo surge outra ainda maior na vizinhança.
Em uma época em que cada centavo conta para alcançar o desenvolvimento saudável da condição econômica das empresas, não é mais possível continuar assistindo o dinheiro ser desviado de sua destinação correta literalmente pela janela. O jeito é buscar a solução na inteligência e na tecnologia.

* Anderson Belem é CEO da Otimiza, worktech especializada em benefícios corporativos adaptados às necessidades do trabalho híbrido

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Ana Paula Ribeiro: De Jovem Cabeleireira a Referência Internacional no Cuidado Capilar

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Nesta série de entrevistas que homenageia as mulheres do nosso país, entrevistamos a Ana Paula Ribeiro, de 35 anos, que possui uma história de vida inspiradora e uma trajetória profissional marcada pelo comprometimento e dedicação à sua paixão.

Desde muito jovem, Ana Paula já demonstrava um grande interesse pela área da beleza. Aos 12 anos, fez seu primeiro curso de cabeleireira e, com apenas 13 anos, começou a trabalhar, desafiando a vontade dos pais, que concordaram com a sua escolha desde que mantivesse um bom desempenho escolar. Essa determinação precoce refletiu-se em seu compromisso com os estudos, tornando-se uma aluna exemplar para garantir a possibilidade de trabalhar e conquistar sua independência.

Ao longo dos anos, Ana Paula investiu intensamente em sua formação profissional. Com 19 anos, abriu seu próprio salão, onde permaneceu por dois anos. Embora fosse muito jovem, essa experiência foi crucial para seu aprendizado. Contudo, seu desejo de aprofundar-se na área a levou a buscar mais conhecimento, e ser proprietária de um salão estava consumindo seu tempo. Assim, ao fechar seu salão, ela aceitou uma oportunidade em um grande salão, o que se tornou um divisor de águas em sua carreira. Investindo em cursos nacionais e internacionais, Ana Paula experimentou um crescimento significativo, especialmente em Florianópolis, onde se destacou pelo atendimento personalizado e por sempre superar as expectativas de seus clientes.

Em 2014, Ana Paula iniciou uma nova fase em sua carreira, dedicando-se à educação em colaboração com a Wella e ministrando cursos para iniciantes, avançados e um curso VIP, compartilhando a técnica que utiliza e ajudando muitos profissionais a aprimorarem suas habilidades no cuidado capilar. Sua filosofia de compartilhar conhecimentos sem guardar segredos técnicos sempre foi um diferencial.

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A carreira de Ana Paula deu uma guinada quando recebeu um convite para trabalhar no exterior. Embora muitos a considerassem “doida” por abandonar uma carreira sólida em Florianópolis, ela decidiu encarar o desafio. Após um período de seis meses em Nova York, onde teve uma experiência incrível, optou por se estabelecer em Miami, em busca de uma melhor qualidade de vida. Nos últimos três anos e sete meses, Ana Paula tem desfrutado de um crescimento significativo, tanto pessoal quanto profissional.

Ao chegar nos Estados Unidos, Ana Paula notou que muitos clientes não compreendiam a importância do tratamento capilar, especialmente em relação aos loiros e cores com os quais trabalha intensamente. Começando do zero, ela passou a educar seus clientes sobre a importância de manter um cabelo saudável e bonito. Seu atendimento personalizado, onde o tempo é dedicado exclusivamente ao cliente, fez com que muitos se sentissem como se estivessem em um spa. Esse diferencial é algo que ela considera fundamental no atendimento: ouvir os clientes, olhar nos olhos, ter empatia e entender suas necessidades antes de aplicar qualquer técnica.

Além disso, Ana Paula utiliza muito o visagismo em seu trabalho, uma técnica que permite identificar o perfil do cliente e, assim, aplicar as técnicas mais adequadas para cada indivíduo. O visagismo é uma abordagem que considera as características físicas e a personalidade do cliente para criar um visual harmonioso e personalizado. Essa atenção aos detalhes e ao bem-estar do cliente é o que diferencia o trabalho de Ana Paula, proporcionando uma experiência única e transformadora a cada visita.

A trajetória de Ana Paula Ribeiro é um exemplo de como a dedicação, o estudo contínuo e a vontade de sair da zona de conforto podem levar ao sucesso. Sua história inspira outros profissionais da área a investir em sua formação, a tratar cada cliente com exclusividade e a nunca parar de aprender e crescer. Em um mundo onde o atendimento personalizado e a empatia se tornam cada vez mais raros, Ana Paula se destaca por proporcionar uma experiência completa e diferenciada a seus clientes, mostrando que a beleza vai além da estética e envolve cuidado, atenção e compreensão.

Saiba mais sobre o especialista no link abaixo!
https://www.instagram.com/anapaularibeirohairstylist?igsh=YnIyOGE3NGNiaXc3

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Clube Mais Criativo é destaque da Mega Artesanal 2024 e apresenta o primeiro ecossistema digital e colaborativo no setor têxtil

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Unindo em uma única plataforma benefícios e facilidades tanto para lojistas quanto para a indústria têxtil, em menos de um semestre de atuação o Clube Mais Criativo já gerou uma economia de mais de R$ 1,5 mi aos assinantes

A Mega Artesanal 2024, maior evento de artesanato da América Latina, que acontece a partir de amanhã até 31 de julho, no São Paulo Expo, será palco do lançamento oficial do Clube Mais Criativo, uma plataforma pioneira que está revolucionando o setor têxtil, ao promover benefícios para toda a cadeia e unir lojistas, consumidores e a indústria têxtil em um único ecossistema digital colaborativo, que oferece produtos exclusivos, serviços diferenciados e oportunidades de negócios únicas.

Fundado por Kadu Pires e seu sócio, Luiz Fernandes, o Clube Mais Criativo promove competitividade e sustentabilidade financeira para seus membros através de um modelo de assinatura. A plataforma possibilita a compra de artigos têxteis em grande quantidade e o repasse a pequenos negócios sem o lucro da distribuidora, reduzindo significativamente os custos. Em apenas seis meses de atuação, o Clube já conta com mais de 200 assinantes fixos, prevê um faturamento de mais de R$ 10 milhões no primeiro ano e já economizou mais de R$ 1,5 milhão para seus parceiros.

“O pequeno negócio paga uma assinatura que é revertida em produtos e ‘destrava’ a distribuidora para poder fazer compras sem ter a necessidade de se comprometer com grandes quantidades”, analisa Kadu.

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Nesta edição da Mega Artesanal, o público que visitar o estande 21, do Clube Mais Criativo, que estará localizado entre as ruas 1 e 2 com C e D, também terá acesso a uma ampla seleção de produtos têxteis incluindo tecidos de grandes marcas como Fabricart. Entre os destaques estão lançamentos em tecidos como fraldas, sarja impermeável, tecidos 100% algodão de fio tinto, piquet, fustão e linho, desenvolvidos especificamente para atender às necessidades e demandas do mercado, oferecendo aos lojistas opções de com ótimo custo-benefício e muita qualidade.

“Participar da Mega Artesanal é essencial para nós, pois é o principal evento do setor de artesanato no Brasil. Aqui, conseguimos mostrar aos lojistas todas as possibilidades e oportunidades de negócios que planejamos durante o ano. As expectativas são sempre altas e os resultados geralmente são muito positivos,” afirma o porta-voz do Clube Mais Criativo.

O empresário e sócio do Clube Mais Criativo, Luiz Fernandes, também destaca que as expectativas para a Mega Artesanal são muito positivas, não só pelo alcance e grandiosidade da feira, mas, por ser o primeiro evento oficial do clube desde sua criação, representando uma oportunidade única para apresentar o modelo de negócio ao mercado.

“A Mega Artesanal é um evento que vai muito além do segmento têxtil e abrange um mercado robusto e muito relevante para a economia brasileira que movimenta cerca de R$ 50 bilhões por ano e emprega mais de 10 milhões de brasileiros. É um espaço onde podemos não apenas apresentar nossos produtos e serviços, mas também nos aproximar e fortalecer o relacionamento com nossos clientes em todas as pontas da cadeia”, finaliza.

Serviço
MEGA ARTESANAL 2024
Data: de 27 a 31 de julho de 2024
Local: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP
Localização do estande 21

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Beleza negra em foco: Casa Raça reúne talentos em um evento inspirador de representatividade e maquiagem

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Um dia de empoderamento e celebração da beleza negra marcou a edição especial da Casa Raça, em São Paulo

O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha foi celebrado em grande estilo na Casa Raça, com a Avon, a Revista Raça e a agência de modelos Models Black. O encontro, batizado de “Representatividade & Maquiagem”, reuniu personalidades influentes e talentos da indústria da beleza para discutir e celebrar a importância da diversidade e inclusão.

Com atividades dinâmicas e envolventes, o evento destacou a relevância da maquiagem na vida das pessoas pretas e promoveu um espaço de troca de experiências e conhecimentos. Um dos pontos altos foi o bate-papo “Diversidade em Tons”, que trouxe insights valiosos sobre a representatividade na indústria da beleza com a participação de renomadas personalidades como a jornalista, apresentadora e colunista da Universa, Cris Guterres; a idealizadora da primeira escola de maquiagem especializada em pele negra, Daniele DaMata; a Head de Marketing da Avon Brasil, Andrea Echeverri; e a CEO da Preta Brasileira Cultural, Leia Abadia.

Os presentes também puderam conferir de perto a linha Tratamake da Avon, uma inovação que combina maquiagem e cuidados com a pele. A nova embalagem da Base Sérum 3 em 1, agora com visor transparente, foi um sucesso entre os presentes, que puderam descobrir o tom ideal para suas peles.

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A Casa Raça reafirmou seu compromisso com a inclusão e a diversidade, proporcionando um ambiente onde a beleza negra é celebrada e respeitada. O evento foi um marco de empoderamento, inspiração e educação, deixando uma marca positiva em todos os participantes. A união da Avon, Revista Raça e Models Black mostrou mais uma vez a força da representatividade na beleza.

O evento também contou com um coquetel especial produzido pela Padaria Carillo (@padariacarillo) . Para acompanhar os eventos e iniciativas da Casa Raça, basta seguir o Instagram da Models Black (@agenciamodelsblack) e da Revista Raça (@revistaraca)

Fotos de Eduarda Ligero

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