Connect with us

Geral

Projeto Tamar e Eco Flame Garden transformam lixo retirado do oceano em linha de móveis sustentáveis

Published

on

Proposta da ação é contribuir com o projeto através da conscientização sobre os perigos da rede de pesca fantasma

 

Recentemente, a Eco Flame Garden, empresa brasileira de móveis outdoor e lifestyle que vem ditando tendência no mercado, e o renomado Projeto Tamar, anunciaram uma parceria inédita e que promete ter grande impacto positivo para o meio ambiente. Extremamente engajada em questões sociais e ambientais, a marca vem firmando diversas parcerias com ONGs e projetos de grande relevância como S.O.S. Amazônia, SP Invisível e Unesco. A parceria com o Tamar veio através do desejo de Rubens Stuque e Mateus Ferrareto, fundadores da Eco Flame Garden, de poder colaborar com um trabalho que sempre admiraram.

Poder estar com o Tamar sempre foi um sonho para nós. Fazer parte de algo em que acreditamos tanto, e de que somos tão fãs, é simplesmente indescritível. Estamos muito felizes em poder contribuir com esse projeto que é uma grande referência para nós e para nossa empresa”, declara Mateus.

Advertisement

Antes de falar sobre a parceria em si, e a linha exclusiva proveniente dela, é preciso entender o conceito por trás de tudo isso. Por ser uma empresa ecológica, a Eco Flame Garden vem buscando alternativas sustentáveis, tanto para sua atividade diária, quanto para seus produtos. A partir disso, ao identificar um dos males mais combatidos pelo Projeto Tamar, a empresa enxergou então, uma oportunidade de criar algo inovador, sustentável e que vai contribuir muito para o meio ambiente.

Sendo um dos maiores perigos do oceano, tanto para os animais marinhos, quanto para o próprio ser humano, as redes de pesca fantasma são responsáveis por um estrago colossal, matando milhares de animais diariamente. A pesca fantasma é o que acontece quando os equipamentos desenvolvidos para capturar animais marinhos, como redes de pesca, linhas, anzóis, arrasto, potes, covos e outras armadilhas, são abandonados, descartados ou esquecidos no mar. De acordo com a organização ambientalista Greenpeace, os equipamentos provenientes da pesca fantasma constituem mais de 85% do lixo plástico existente no oceano. Para se ter uma ideia do quão grande é o problema, segundo as Nações Unidas, cerca de 640 mil toneladas de material de pesca são abandonadas no mar anualmente, gerando consequências catastróficas. O perigo proporcionado pelas redes de pesca fantasma é tamanho, que até mesmo os seres humanos vêm sendo afetados por isso. São inúmeros os casos de morte por afogamento envolvendo banhistas, surfistas e até mesmo pescadores, que ficaram presos em redes fantasmas.

Quando o Tamar começou há 40 anos, as principais causas de morte das tartarugas estavam relacionadas ao consumo de suas carnes e ovos. Atualmente, as maiores ameaças são a pesca e as redes fantasma. Por isso, precisamos entender de que forma podemos lidar com o problema encontrando soluções mais sustentáveis”, afirma Thaís Pires, veterinária e gestora do centro de visitantes do Tamar na Praia do Forte.

Foi então que, cientes da gravidade do problema, Rubens e Mateus começaram a pensar em meios de contribuir para a retirada dessas redes do oceano, dando a elas um novo propósito através da reciclagem. Como parte da parceria entre a Eco Flame Garden e o Tamar, uma linha de produtos exclusiva será lançada pela empresa, e parte da venda de tais produtos será revertida para o projeto. No entanto, o grande diferencial dessa linha não estará apenas no design, que carregará consigo a identidade visual do Tamar, mas sim, na utilização das tão problemáticas redes de pesca, na fabricação dos produtos da linha. De forma sustentável e inovadora, Rubens e Mateus tiveram a ideia de utilizar as redes de pesca fantasma retiradas do mar, como parte do enchimento para os pufes pertencentes à linha desenvolvida em parceria com o Projeto Tamar. As redes, que serão compradas pela Eco Flame Garden como forma de incentivar ainda mais a retirada das mesmas do oceano, passarão por um processo de reciclagem, e por fim, serão adaptadas para servir como enchimento dos pufes da linha, reforçando de forma visionária o compromisso da marca com a sustentabilidade.

Atualmente, essa é a ideia da qual mais nos orgulhamos. Sempre estamos à procura de formas de ajudar que realmente façam a diferença, e depois de entender o tamanho do problema que envolve as redes, não poderíamos ficar de braços cruzados sem fazer nada a respeito. Acreditamos muito no poder da ação, e sabemos que ao fazer a nossa parte, outras pessoas também vão se sentir inspiradas e ajudar. Com isso, conseguiremos criar um grande ecossistema sustentável de conscientização e preservação do meio ambiente”, declara Rubens.

Advertisement

Itens de destaque no catálogo da Eco Flame Garden, os pufes, que são próprios para ambientes externos, também estarão presentes em outra parte da parceria entre a empresa e o Projeto Tamar, que vai além da linha de produtos exclusiva. Trata-se da revitalização de alguns dos espaços pertencentes ao projeto, presentes na Praia do Forte, na Bahia, uma das sedes mais importantes do Tamar. Especializada na montagem de lounges outdoor, e na decoração de ambientes externos, a Eco Flame Garden será responsável pela reforma e revitalização de áreas ao ar livre pertencentes ao Projeto Tamar, onde visitantes e turistas poderão vivenciar uma verdadeira experiência outdoor através dos produtos da empresa, além de contribuírem para o projeto. O lançamento da linha está previsto para o dia 5 de outubro deste ano.

 

 

Advertisement
Continue Reading
Advertisement

Geral

Show de Lady Gaga no Rio ganha painel monumental e deve movimentar R$ 600 milhões na economia da cidade

Conteúdo Original | Nextpop Faltando duas semanas para o show Todo Mundo no Rio com Lady Gaga, que vai tomar a Praia de Copacabana na noite de 3 de maio, a cidade já começa a dar as boas-vindas a artista. Um painel gigante foi instalado na entrada do Túnel Engenheiro Coelho Cintra, que liga os […]

Published

on

Conteúdo Original | Nextpop

Faltando duas semanas para o show Todo Mundo no Rio com Lady Gaga, que vai tomar a Praia de Copacabana na noite de 3 de maio, a cidade já começa a dar as boas-vindas a artista. Um painel gigante foi instalado na entrada do Túnel Engenheiro Coelho Cintra, que liga os bairros de Copacabana e Botafogo.  

O tamanho do painel é para causar impacto – são 72,7 metros de largura com 14,2 metros de altura. Produzido com impressão digital de alta resolução em mídia vinílica, o material será depois doado para ONGs e cooperativas que trabalham com o reaproveitamento do material de onde surgirão novos produtos como bolsas e sacolas.  

Segundo estudo “Potenciais Impactos Econômicos do Show da Lady Gaga no Rio – 2025”, elaborado pela Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) e da Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro – Riotur, o evento deve movimentar a economia da cidade em cerca de R$ 600 milhões.  

Advertisement

Todo Mundo no Rio com Lady Gaga

Para alegria e delírio do público, Lady Gaga se apresenta na Praia de Copacabana no dia 03 de maio. O show gratuito será o maior da carreira da artista, vencedora de 14 prêmios Grammy, carinhosamente chamada de Mother Monster por fãs do mundo inteiro. Esse é o primeiro show de Lady Gaga no Brasil desde 2012, e acontecerá em um palco especialmente construído para dar vida à sua visão criativa – serão 1.260 m², que estarão a 2,20 m da areia, para facilitar a visão dos fãs.  

O show de Lady Gaga celebra oficialmente o início das atividades da plataforma Todo Mundo no Rio, criada pela Bonus Track. O Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura do Rio de Janeiro apoiam e são importantes incentivadores da plataforma, cientes do forte impacto do Entretenimento no Turismo e em diversos setores da Economia.

A produção do Todo Mundo no Rio com Lady Gaga é da Bonus Track em parceria com a Live Nation. O evento é apresentado por Corona, com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Prefeitura do Rio de Janeiro. Também são patrocinadores o Santander Brasil, banco oficial, e a LATAM, companhia aérea oficial. Patrocinam ainda Zé Delivery e a marca de bebidas prontas Beats. Marcas apoiadoras são C&A, TRESemmé, 99 e Eventim. Deezer é o player oficial e a Klefer é parceira comercial do projeto.

Advertisement

Continue Reading

Geral

Corona abre CONTAGEM regressiva para “Todo Mundo no Rio com Lady Gaga”

Conteúdo original | Nextpop Faltam apenas 16 dias, ou melhor, 16 pores do sol para o início das comemorações dos 100 anos de Corona no evento Todo Mundo no Rio, com show da cantora Lady Gaga. E para deixar o público ainda mais animado, a marca patrocinadora master do projeto instalou mandalas temáticas especiais na cidade, que […]

Published

on

Conteúdo original | Nextpop

Faltam apenas 16 dias, ou melhor, 16 pores do sol para o início das comemorações dos 100 anos de Corona no evento Todo Mundo no Rio, com show da cantora Lady Gaga. E para deixar o público ainda mais animado, a marca patrocinadora master do projeto instalou mandalas temáticas especiais na cidade, que farão a contagem regressiva até o pôr-do-sol do dia 3 de maio.

Já para celebrar a praia icônica que receberá esse grande espetáculo, Corona instalou dois letreiros em homenagem à Copacabana – o primeiro situado em um dos acessos ao bairro, no Corte do Cantagalo e o segundo na Avenida Borges de Medeiros, pouco depois da saída do Túnel Rebouças.

A produção da iniciativa é da agência Guru e a execução é da Criaatva.

“Temos tanto para comemorar no dia 3 de maio, que acreditamos que seria especial convidar todos que estão no Rio para entrarem no clima com a gente. É muito simbólico para Corona, uma marca nascida na praia, realizar essa grande festa de 100 anos na orla mais icônica do planeta”, afirma a diretora de Marketing de Corona, Gabriela Gallo.

Advertisement

Continue Reading

Geral

Portela vive reviravolta política com saída de Júnior Escafura da vice-presidência

A águia de Madureira está em voo turbulento. A inesperada saída de Júnior Escafura da vice-presidência da Portela causou uma reviravolta nos bastidores da escola, abrindo caminho para uma nova fase de incertezas e articulações políticas que podem redefinir o futuro da azul e branca. Escafura era visto como uma figura de confiança, alguém que […]

Published

on

A águia de Madureira está em voo turbulento. A inesperada saída de Júnior Escafura da vice-presidência da Portela causou uma reviravolta nos bastidores da escola, abrindo caminho para uma nova fase de incertezas e articulações políticas que podem redefinir o futuro da azul e branca.

Escafura era visto como uma figura de confiança, alguém que conhecia a engrenagem portelense como poucos. Discreto, mas presente, ele se manteve firme ao lado da atual presidência nos últimos anos, enfrentando altos e baixos com diplomacia e serenidade. Sua saída, por isso, não passou despercebida — e acendeu o sinal de alerta em Madureira.

Foto: Divulgação

A decisão ainda não foi oficialmente explicada, mas nos bastidores, fala-se em desacordos internos, desgaste nas relações e, sobretudo, o início de um novo jogo de forças com a aproximação da eleição para a presidência da escola.

“Foi uma surpresa. Escafura sempre esteve ali, mesmo quando o samba apertava. Ele fazia parte do equilíbrio. A saída dele mexe com tudo”, disse um torcedor da escola, com voz embargada.

Com o desligamento do vice-presidente, o clima político da Portela ganhou novos contornos. Grupos que antes caminhavam juntos agora se reposicionam. Conversas ganham intensidade. Lideranças que estavam nos bastidores surgem com mais clareza, ensaiando movimentos que podem mudar os rumos da escola nos próximos meses.

Advertisement

Mais do que uma troca de cadeiras, a saída de Escafura representa uma ruptura. Um sinal de que o momento é delicado, estratégico e, sobretudo, decisivo. Afinal, não se trata apenas de política — trata-se do destino de uma das mais emblemáticas agremiações do carnaval carioca.

Apesar da tensão nos bastidores, a comunidade segue firme. Nas ruas de Madureira, a paixão pela Portela continua intacta. “A gente já viu muita coisa acontecer aqui dentro. Mas o amor pelo pavilhão é maior que qualquer disputa”, diz emocionado seu Francisco, 73 anos, sócio da escola.

A eleição que se aproxima promete ser uma das mais disputadas da história recente da Portela. E a saída de Escafura, até então figura de equilíbrio, mostra que os próximos capítulos serão intensos, carregados de emoção e, como sempre, profundamente ligados à alma portelense.

A águia pode até enfrentar ventos contrários, mas sua força está nas asas da sua gente. E essa, nunca deixa de lutar.

Advertisement
Continue Reading

Mais Lidas

Copyright © TimeOFFame - Todos os direitos reservados