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“Produtores Gaúchos Unidos” Mobilizam Agroindústrias em Meio a Desastre Climático no RS

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Rio Grande do Sul, junho de 2024 – Em meio ao maior desastre climático já enfrentado pelo Rio Grande do Sul, com alagamentos que atingiram 452 municípios (cerca de 90% do estado), um coletivo de pequenos produtores e chefs de cozinha se uniu para criar a plataforma “Produtores Gaúchos Unidos”. A iniciativa busca conectar produtos gaúchos com restaurantes, hotéis, pousadas, lojas, empórios e varejos tanto de dentro quanto de fora do estado, garantindo que esses empreendedores mantenham sua produção, vendas e empregos mesmo em meio à situação de calamidade.

“Muitos produtores estão com seus produtos parados, sem venda. A ideia é fomentar e criar as conexões certas para que esses produtores consigam escoar sua produção para outros destinos. A Fenadoce, que ocorre em Pelotas, por exemplo, foi cancelada. Desse modo, produtores da região precisam encontrar um meio de comercializar esses produtos. Queremos conectar essas partes através da plataforma Produtores Gaúchos Unidos,” destaca Bernardo Barbosa Ibargoyen, produtor de cordeiro e idealizador do trabalho.

Lançado há duas semanas, o movimento “Produtores Gaúchos Unidos” já possui mais de 220 produtores cadastrados ofertando seus produtos e 90 restaurantes, bares, empórios e varejos que já estão com acesso a esses produtores para efetuarem suas compras. A partir da concretização das vendas, o plano é implementar o transporte dos itens através de cargas compartilhadas, auxiliando todos os produtores de forma efetiva. Entre os produtos cadastrados estão vinhos, queijos, carnes, nozes, sucos e azeites de oliva, entre outras delícias do RS.

Outro olhar importante deste movimento é a preservação do bioma Pampa e o fortalecimento das cadeias curtas, com o apoio de pesquisadores, economistas e a conscientização ambiental.

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“Já passei por uma enchente em Petrópolis e sei a importância da mobilização e do apoio aos produtores locais. Além de ter restaurantes e entender a importância desta venda para os produtores, ao conhecer o trabalho, prontamente me juntei para apoiar,” salienta a chef de cozinha Dahoui.

O trabalho foi iniciado por Bernardo Barbosa Ibargoyen, produtor de cordeiro, e sua esposa Aline Barilli Alves, jornalista, com o apoio do influencer Gabriel Gasparini (@gaspaindica) e da Vento Comunicação, que está apoiando na divulgação e materiais. O trabalho tem avançado pois ele tem um viés econômico importante e, neste sentido, muitos chefs e restaurateurs de todo o Brasil estão apoiando o trabalho cadastrando seus restaurantes e comprando os insumos desses produtores, como é o caso de Roberta Sudbrack, Alex Atala e Helena Rizzo, entre outros nomes importantes da gastronomia nacional.

Tecnologia e Inovação

Para tornar essa conexão mais eficiente, a empresa Smarkets, em parceria com os “Produtores Gaúchos Unidos”, está lançando uma tecnologia que facilitará tanto para os restaurantes e comércios que irão fazer suas compras pela plataforma quanto para os produtores que estarão em uma vitrine única, onde podem cadastrar seus itens e quantidades.

Eventos em Apoio aos “Produtores Gaúchos Unidos” em SP

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Dando continuidade ao apoio aos pequenos produtores gaúchos, a iniciativa está organizando jantares e almoços em São Paulo e outras capitais. Esses eventos visam gerar renda e oportunidades para os produtores afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Datas e Locais dos Jantares:

● 05 de junho: Restaurante Loup para 200 pessoas.
● 06 de junho: Jantar privado para Confraria de 30 empresários em SP.
● 07 de junho: Restaurante Café Journal para 200 pessoas.
● 09 de junho: Almoço no Bar Sarjeta para 100 pessoas.
O chef gaúcho Enio Valli escolheu alguns dos insumos dos produtores cadastrados na plataforma para garantir que esses eventos beneficiem diretamente os pequenos produtores cadastrados na plataforma. A seleção cuidadosa e a compra dos produtos visam proporcionar renda para todos os envolvidos no trabalho, contribuindo para a economia local. Nestes eventos, serão utilizados produtos de 30 produtores cadastrados, abrangendo 18 municípios do RS, totalizando 680 kg de alimentos.

Além desses jantares, outros eventos estão sendo planejados para continuar apoiando e promovendo os produtores gaúchos. Através dessas ações, o trabalho busca criar uma rede sustentável de apoio que mantenha a economia girando, mesmo em tempos de crise.

Apoio do Sebrae RS

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O Sebrae RS também se uniu à plataforma “Produtores Gaúchos Unidos”, oferecendo ações locais junto aos produtores e acionando outros Sebrae de diferentes estados para fortalecer ainda mais o trabalho. O Sebrae RS está assessorando pequenas agroindústrias que ainda não possuem familiaridade com esse tipo de transação e logística, capacitando os produtores em questões como envio, produção de imagens dos produtos para comercialização e burocracia. Além disso, o Sebrae RS pretende promover feiras físicas no estado para auxiliar na venda de produtos, especialmente para aqueles produtores que estão com estoques elevados e não conseguem comercializar.

Ministério da Agricultura

Graças a uma portaria extraordinária do Ministério da Agricultura, mesmo os produtos sem o Sisbi (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal) poderão ser vendidos para outros estados. A portaria federal, emitida devido à calamidade no Rio Grande do Sul, foi publicada no dia 15/05 em edição extra do Diário Oficial da União, com validade de 90 dias. A Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul (SFA-RS) ficou responsável pela emissão da autorização de trânsito para as agroindústrias, com as devidas exigências de saúde animal aplicáveis. A Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) também permitiu a comercialização intermunicipal de produtos de agroindústria com selo de fiscalização municipal, visando garantir a sobrevivência das pequenas empresas.

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Avanço do compliance digital mantém crédito empresarial em alta apesar da SELIC

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Acesso automatizado ao faturamento em tempo real via integração com ERPs e sistemas de emissão de notas fiscais reduz risco de fraudes e inadimplência

Desde que a taxa Selic superou a barreira dos 14% até chegar ao patamar de 14,75 %, existe a expectativa de uma redução acentuada da demanda por crédito por parte das empresas. Apesar disso, mesmo que em um ritmo menos intenso do que em outros períodos, os números revelam que o interesse das organizações por financiamento de seus projetos continuam avançando. De acordo com especialistas, um dos fatores que têm colaborado para a manutenção deste crescimento é o uso cada vez mais agressivo de ferramentas digitais de compliance para a análise de crédito. O argumento é que, ao acessar fontes não convencionais de dados por meio de inteligência artificial e outras técnicas, os financiadores conseguem ser mais assertivos tanto na tomada de decisão, quanto na escolha por políticas de juros adequadas aos solicitantes.

Um dos mais recentes indicadores que demonstram a manutenção do ritmo de crescimento do crédito empresarial é o Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian. Segundo o estudo, houve um crescimento de 0,9% na procura por crédito no total das empresas brasileiras durante o mês de abril.

De acordo com o CEO do Kronoos, Alexandre Pegoraro, a inteligência artificial utilizada pelas empresas no ato da concessão de crédito permite romper uma limitação tradicional deste mercado. O executivo explica que o modelo tradicional de análise de crédito empresarial sempre foi baseado, em grande parte, em dados contábeis declaratórios, indicadores como EBITDA, endividamento e histórico de relacionamento com instituições financeiras. No entanto, esse tipo de análise apresenta limitações quando o cenário econômico é instável ou quando o tomador é uma empresa de pequeno ou médio porte sem histórico robusto. O Kronoos é uma plataforma SaaS para compliance que realiza pesquisas em milhares de fontes para conferir a idoneidade de pessoas e empresas

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“Com o uso de machine learning, é possível integrar dados estruturados (balanços, impostos, extratos bancários) com dados alternativos, como reputação digital, histórico de pagamentos com fornecedores, movimentações logísticas e até interações em redes sociais. Logo, a análise deixa de ser puramente documental e passa a refletir a realidade operacional do negócio em tempo real”, diz.

Pegoraro informa que entre as soluções do Kronoos que realizam buscas por estes dados não convencionais com a aplicação de
IA no crédito empresarial as mais procuradas são:

Dados de faturamento em tempo real via integração com ERPs e sistemas de emissão de notas fiscais;

  • Comportamento de consumo de energia, telefonia e logística, que indicam variações de atividade;
  • Reputação digital da empresa (avaliações, reclamações, visibilidade de marca);
  • Padrão de relacionamento com fornecedores e clientes via registros públicos e boletos pagos;
  • Histórico de atuação dos sócios em outras empresas (CNPJ, envolvimento em falências, execuções fiscais);
  • Análise semântica de contratos e cláusulas via processamento de linguagem natural (NLP).

Mas apesar de toda essa potencialidade, o executivo alerta para o fato de que o diferencial não está somente na quantidade de dados analisados, mas também na capacidade dos algoritmos de interpretar contextos, estabelecer correlações relevantes e aprender com as variações comportamentais. “A inteligência artificial não substitui o juízo humano, mas potencializa sua capacidade de decisão com profundidade analítica, velocidade e consistência. Esse diferencial é decisivo para preservar margens, expandir operações e manter o controle de riscos em escala”, conclui.

Sobre o Kronoos

O Kronoos é uma plataforma de compliance e BIG DATA, que, através de mais de 3.500 fontes, nacionais e internacionais, realiza análises, a partir de IA, para verificação de processos, vestígios de corrupção, lavagem de dinheiro, terrorismo, leis ambientais, crédito e mídia negativa, entregando esse resultado para os nossos clientes em menos de 1 minuto.

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Por meio dessa solução, unificando e padronizando dados de fontes públicas e privadas, o cliente pode evitar qualquer tipo de surpresa negativa, podendo ostentar elevados níveis de representatividade no conceito ESG, reforçando seus processos de Know Your Customer (KYC), Know Your Employee (KYE), Know Your Partners (KYP), Know Your Supplier (KYS).

Para saber mais acesse https://kronoos.com/

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Empresária Ana Paula Guesser Rosa passa a atuar no segmento de estética em Santa Catarina

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A empresária Ana Paula Guesser Rosa, 33 anos, natural de Araucária (PR), atua atualmente no segmento de estética em Santa Catarina. Formada em Direito desde 2017, exerceu a advocacia por diversos anos, com foco na responsabilidade civil, disciplina e gestão, competências que hoje aplica na condução de seu negócio.

Em 2025, após decisão estratégica, deixou o setor jurídico para se dedicar integralmente ao segmento de dermatologia estética, área que vem registrando crescimento significativo no país. De acordo com dados do setor, há uma expansão contínua na procura por procedimentos minimamente invasivos e por tecnologias aplicadas à estética médica, com destaque para o uso de equipamentos de última geração e técnicas injetáveis. A movimentação de profissionais com formação em áreas técnicas e jurídicas tem sido observada na gestão de clínicas especializadas, refletindo a profissionalização e a complexidade crescentes do segmento.

Ana Paula é sócia-proprietária da NID Clínica de Dermatologia Estética, localizada em Balneário Camboriú (SC). A empresa oferece procedimentos voltados à dermatologia estética, com foco em atendimento personalizado e práticas alinhadas às normas técnicas do setor.

“Nosso trabalho é pautado na ética profissional, na responsabilidade técnica e na busca por resultados que atendam às necessidades reais dos pacientes, dentro dos critérios estabelecidos pela legislação e pelas boas práticas da área”, afirma.

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A clínica adota protocolos baseados em critérios científicos, com ênfase no acompanhamento individualizado. O modelo de negócio se estrutura sobre três pilares: segurança dos procedimentos, qualificação técnica dos profissionais e atendimento transparente.

O ingresso de profissionais oriundos de outras áreas no mercado de estética é uma realidade crescente. Segundo levantamento da ABIHPEC, mais de 500 mil profissionais atuam formalmente no setor, e há registro consistente de transição de carreiras, especialmente de áreas como Direito, Administração e Saúde.

Ana Paula Guesser Rosa mantém atuação pública nas redes sociais, onde compartilha informações institucionais sobre sua atuação e sobre os serviços da clínica.
* Instagram pessoal: https://www.instagram.com/guesser.ana
* Instagram da clínica: https://www.instagram.com/nid.estetica

A NID Clínica de Dermatologia Estética está situada em Balneário Camboriú (SC) e se consolida como uma empresa especializada em tratamentos estéticos e dermatológicos, com foco na excelência técnica e na conformidade legal.

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Por que abrir seu negócio em Goiás pode ser o melhor caminho para ter menor carga tributária?

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Entenda como utilizar os programas de incentivo goianos podem aliviar a carga de tributos sobre sua empresa e te ajudar a crescer

Com um mercado em constante expansão e programas de incentivos fiscais cada vez mais atrativos, Goiás tem se consolidado como um dos melhores estados do país para quem deseja empreender. Nos últimos anos, as leis tributárias e os programas de incentivo goianos têm atraído os olhares de investidores, que enxergam em Goiás uma oportunidade estratégica para quem pensa em abrir e expandir seu negócio.

“Além de ser uma das cidades com melhor qualidade de vida e potencial de consumo, Goiânia conta com incentivos como o ProGoiás e com o sistema Empresa Fácil, que agiliza a abertura de empresas de forma totalmente digital. Mas o segredo está em fazer o processo da maneira certa, com planejamento e suporte especializado”, destaca Rodrigo Valadão, contador, perito contador e sócio da Dinastia Contábil, escritório especializado em consultoria contábil para empresas.

Um dos principais diferenciais para quem decide empreender formalmente é a significativa redução da carga tributária, que em Goiás dá uma atenção especial para empreendedores e empresários, aponta Rodrigo. “Empreendedores que atuam como pessoa física chegam a pagar até 27,5% de imposto sobre seus rendimentos. Já quem formaliza a atividade como empresa, pode pagar cerca de R$ 400 por mês, dependendo da atividade e do regime tributário escolhido”, explica.

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Os programas de benefício e incentivo fiscais são outro atrativo para quem escolhe Goiás como opção. Para negócios do setor industrial ou atacadista, o ProGoiás é hoje uma das melhores opções para quem quer pagar menos imposto de maneira legal. O programa, válido até 2032, substitui os antigos Fomentar e Produzir, com um modelo mais simplificado e seguro, e linhas especiais para Indústria e Comércio. Entre os principais benefícios do programa estão a redução escalonada do percentual de contribuição para o Fundo Protege, partindo de 10% e chegando a 6%; crédito outorgado sem necessidade de financiamento; e benefícios fiscais para empresas que invistam em implantação, ampliação ou revitalização de estabelecimentos industriais em Goiás.

“Quem já era beneficiado por programas como Fomentar e Produzir, que ajudaram no crescimento de incontáveis empresas no estado, pode migrar para o ProGoiás e potencializar ainda mais as vantagens fiscais”, orienta Rodrigo. O especialista reforça a atuação de uma consultoria de confiança na hora de abrir uma empresa, tanto nas etapas iniciais quanto na estruturação do funcionamento do negócio: “Não basta abrir a empresa. O empresário precisa pensar no futuro, na sustentabilidade do negócio, e isso pode ser pensado com uma consultoria profissional, oferecendo soluções práticas e seguras”.

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