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Negócios

Prefeitura de São Paulo oferecerá serviços ao cidadão na Virada dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

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Por meio de secretarias municipais e parceiros institucionais, a cidade de São Paulo disponibilizará serviços como divulgação de vagas de emprego e emissão de bilhete único

Na terceira edição da Virada ODS, a Prefeitura de São Paulo lançou o desafio de integrar um leque de serviços públicos oferecidos por 16 Secretarias Municipais e parceiros institucionais aos 17 ODS definidos pela ONU, transformando o Vale do Anhangabaú, nos dias 22 e 23 de junho, numa praça de prestação de serviços ao público.

Entre as ações estão campanhas de vacinação, programas de nutrição, banco de empregos, Jovem Aprendiz, Imprensa Jovem, suporte ao empreendedorismo, além de cadastro e atualização em serviços sociais e outros atendimentos. Aproximar os serviços do público revela que o compromisso com os ODS pode ser traduzido em práticas concretas que beneficiam diretamente a população.

Todos os serviços e atividades da Virada ODS 2024, o maior evento de ODS, segundo a ONU, serão gratuitos e estarão à disposição do público. A Secretaria de Municipal de Relações Internacionais, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria Assistência e Desenvolvimento Social, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e trabalho, Secretaria de Verde e Meio Ambiente, Secretaria de Inovação e Tecnologia, Secretaria da Pessoa com Deficiência, Secretaria da Limpeza Urbana, Secretaria de Mudanças Climáticas, Secretaria de Subprefeituras, Secretaria de Gestão, Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania além da SP TRANS, CET e SEBRAE terão espaços e ações junto aos participantes.

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3ª edição da Virada ODS

A Virada ODS da Prefeitura de São Paulo mobiliza a sociedade em torno dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), adotados na Cúpula do Desenvolvimento Sustentável em 2015. O evento, que ocorrerá na Praça das Artes e no Vale do Anhangabaú, nos dias 22 e 23 de junho, inclui feira de artesanato, serviços públicos, atividades infantis, intervenções artísticas, palestras e shows. O Congresso ODS deste ano focará na educação e combate às desigualdades.

Serviço

Virada ODS 2024:

Quando: 22 e 23 de junho, das 10h às 22h Onde: Vale do Anhangabaú e Praça das Artes Mais Informações: www.viradaodssp.sp.gov.br

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Negócios

Empresários se reúnem para fazer negócios e impulsionar vendas com modelo de relacionamento de tendência mundial

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Goiânia recebeu o Dia do Convidado, evento que reuniu cerca de 160 empresários da capital e região metropolitana para vivenciarem, na prática, um modelo de negócios baseado em confiança e colaboração. A programação incluiu a palestra “Transformando Contatos em Contratos”, ministrada por André Mantovani, especialista em marketing de referências.

O evento foi promovido pelo BNI Cerrado, braço regional da maior organização de networking profissional do mundo. Mais do que promover encontros casuais, o BNI (Business Networking Internacional) propõe um sistema estruturado de geração de negócios, fundamentado no relacionamento, na reciprocidade e no desenvolvimento contínuo dos seus membros.

Um dos destaques do encontro foi a palestra de André Mantovani, empresário e diretor executivo do BNI (Business Networking Internacional), na região do Noroeste Paulista, que compartilhou estratégias práticas para fortalecer empresas por meio de conexões humanas genuínas — um conceito que vem transformando a forma de fazer negócios globalmente.

Sobre o palestrante
André Mantovani é especialista em networking profissional, atual presidente do Conselho Consultivo do BNI Brasil e sócio da Injeta Beauty Estética Avançada e da Ação Absoluta Corretora de Seguros. Formado em Gestão de Seguros e Gastronomia, possui MBA em Gestão Estratégica de Negócios e em Liderança e Gestão Organizacional pelo Instituto Franklin Covey. Desde 2012, atua na formação de líderes e no fortalecimento de empreendedores por meio do marketing de referências.

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Sobre o BNI Cerrado
Presente em 77 países com mais de 340 mil membros, o BNI movimentou mais de US$ 26,5 bilhões em negócios nos últimos 12 meses, com base na troca de mais de 16 milhões de referências qualificadas.

Na região centro-oeste, o BNI conta com 14 equipes e mais de 600 membros, que movimentaram R$ 66,13 milhões apenas no último ano. Desde sua fundação em 2021, a regional já acumula mais de R$ 100 milhões em negócios fechados, demonstrando o impacto direto desse ecossistema colaborativo na economia local.

O BNI Cerrado também tem sido destaque nacional: foi premiado como o grupo que mais convidou empresários no Brasil em 2021 e 2022, além de alcançar o terceiro lugar em renovações de membros. No cenário internacional, entrou para a história como a primeira equipe brasileira a figurar entre os 10% melhores grupos do BNI no mundo.

Durante o evento, os participantes também conheceram histórias reais de empresários que transformaram suas empresas com o apoio da rede. A proposta do Dia do Convidado foi justamente expandir esse movimento, convidando novos empreendedores a fazer parte de uma jornada de crescimento sustentável, baseada em conexões de valor.

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Negócios

Novos casos de vazamentos de dados provocam alerta sobre a eficiência da cybersegurança

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Rodrigo Gazola (*)

O mundo corporativo e, principalmente, o ecossistema de tecnologia já está acostumado com esse fenômeno. Sempre que um conceito inovador consegue ganhar protagonismo e virar sinônimo de eficiência, surgem variações oportunistas que acabam por banalizar o assunto e desviar a atenção daquilo que realmente importa. O setor de segurança da informação parece estar vivendo exatamente este ciclo relacionado ao tema EDR (Endpoint Detection and Response). Na ânsia de se posicionarem como portadores de uma ‘nova geração’ de soluções desta categoria, ou estarem ‘um passo à frente’ dos demais, muitos acabam apelando para o modismo de criar siglas para dizer a mesma coisa. Assim, a cada dia estão surgindo definições como XEDR, MEDR e outras que, na prática, só estão causando confusão entre os prestadores de serviços de TI (MSPs) e dificultando o combate aos fraudadores.

Casos recentes como o da empresa alemã Adidas, que comunicou a ocorrência de um vazamento de dados por meio do ambiente acessado por um provedor terceirizado de serviços servem como alerta a este respeito. Embora a companhia tenha tentado tranquilizar seus clientes informando que dados mais traumáticos como número de cartões de crédito e senhas de acesso às contas nas lojas da rede não tenham sido expostos, ela confirmou que outras informações como nomes, endereços de E-mail, números de telefones, datas de nascimentos e sexo foram realmente comprometidos.

Fatos como este devem servir para trazer os MSPs à realidade de que não importa a sigla que queiram adotar, o fato é que, se querem conquistar credibilidade suficiente para trabalhar com grandes marcas e, desta forma, crescerem neste mercado, elas devem urgentemente tomar todas as providências para oferecer soluções ‘reais’ de EDR em todos os equipamentos de seus clientes.

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Significa que no ritmo de avanço da transformação digital que o mundo se encontra, se você presta serviço a outras empresas, se você tem acesso a dados delas e dos clientes dessas organizações, é obrigatório tomar cuidado com isso e investir muito em capacitação do seu time, em atualização dos equipamentos, em ter camadas de segurança (EDRs) em todos os equipamentos.

Seja qual for a variação da sigla, é preciso ter em mente que EDRs são soluções de segurança consideradas como a evolução natural dos antivírus e elas ganharam evidência porque os antivírus hoje não são mais capazes de impedir determinadas ações que são exploradas pelos hackers.
Não por acaso, segundo o estudo ‘Panorama da Comunidade MSP’, quando perguntados: “Quais são as três soluções que você mais implanta nos seus clientes para prevenção de ciberataques?”, 75,7% dos executivos de prestadores de serviços (MSPs) entrevistados colocaram a preocupação com os Endpoints entre suas maiores demandas.

Outro trabalho sobre o tema, o relatório The MSP Horizons Report 2025, mostra que 90% dos executivos de MSPs preveem um aumento na receita de seus serviços de cibersegurança nos próximos três anos. Esse cenário significa um aumento de dez pontos percentuais em relação aos 80% registrados no ano passado. Essa expectativa se deve ao fato de até mesmo as grandes organizações estarem demonstrado fragilidades em seus times e estruturas especializadas na cibersegurança.

Recentemente ganhou repercussão o caso da Unimed que informou a ocorrência de uma base muito grande de conversas de whatsapp com informações de seus clientes terem sido alvo de vazamento. Fica cada vez mais evidente que para evitar este tipo de ocorrência as corporações precisam contar com apoio de provedores de serviços que realmente tenham especialização na área de segurança.

Ou seja: Não basta apenas acrescentar uma letra à frente da sigla EDR para parecer moderno, sem colocar em prática tudo o que se conhece sobre as boas práticas. É preciso implementar EDRs de verdade, aliados a sistemas robustos e flexíveis de Backup e DNS Filtering e tudo o que a indústria de segurança for capaz de desenvolver. A cybersegurança não é ambiente para modismos. É uma dimensão do mundo corporativo no qual só a ação prática baseada na realidade traz os resultados desejados.

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(*) Rodrigo Gazola é CEO e fundador da Addee, empresa que atua há 11 anos no fornecimento de soluções de gerenciamento, monitoramento, proteção de dados e segurança para prestadores de Serviços de TI

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Negócios

Empresas precisam se adaptar à perda de isenções e benefícios da Reforma Tributária

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Paulo Zirnberger (*)

Os benefícios e isenções tributárias concedidos pelos governos federal, estadual e municipal, que hoje somam mais de R$804 bilhões por ano, serão substituídos por cerca de apenas R$90 bilhões ao ano a partir de 2032. Essa redução de incentivos prevista na Reforma Tributária será feita de forma gradual começando em 10% a partir de 2029 e incrementará mais 10% ano após ano nos exercícios seguintes.

Uma vez que quase todas as empresas do nosso país alocaram seus centros de distribuição, prestação de serviços, fábricas ou grandes investimentos com base em incentivos fiscais originados e fomentados pela Guerra Fiscal entre estados e municípios por mais de 40 anos, agora é fato que elas terão que enfrentar o desafio das mudanças introduzidas pelo novo regime.

De uma forma geral, a capacidade das empresas de se adaptarem às novas regras será crucial para garantir que elas continuem competitivas, atraindo investimentos e capazes de promover o desenvolvimento econômico.

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Neste sentido, parece inevitável que os tomadores de decisão iniciem o mais rápido possível um conjunto de cinco ações capazes de direcionar a construção de uma estratégia eficaz.

1. Avaliação de Impacto financeiro da redução gradual dos incentivos fiscais, até sua eliminação em 2032. Isso inclui revisar os cálculos de retorno sobre o investimento (ROI), já que a diminuição dos incentivos fiscais afetará diretamente as margens de lucro e a competitividade.
2. Planejamento Tributário para maximizar a eficiência fiscal. As empresas devem explorar alternativas de incentivos, como programas estaduais ou municipais específicos, ou ainda focar em estratégias de compensação tributária até mesmo influenciar as novas alíquotas de IBS das cidades e estados onde estão instaladas.
3. Revisão da Cadeia de Suprimentos e da dependência de incentivos locais ou fundos de compensação para reavaliar a localização de centros de distribuição, de prestação de serviços e a logística, buscando minimizar custos operacionais devido a tributação no destino.
4. Buscar apoio Legal e Consultoria é essencial contar com suporte de especialistas tributários e jurídicos com o objetivo de navegar nesse novo cenário e encontrar soluções adaptadas à realidade fiscal que surgirá após a Reforma.
5. Manter diálogo com Estados e Municípios para buscar compensar a perda dos incentivos federais. Não se pode esquecer que a Reforma assegura a continuidade de dois Fundos para compensação de perdas e de incentivos regionais.

Por enquanto os requisitos definidos para pleitear os novos fundos de compensação de perdas são:
a) Quem pode pleitear? Tanto pessoas jurídicas quanto pessoas físicas que foram beneficiadas por incentivos fiscais estaduais e que, com a reforma, perderão esses benefícios.
b) Quais são os critérios? O fundo é voltado para aqueles que perderão benefícios fiscais com a reforma, incluindo isenções no ICMS ou outros incentivos validados anteriormente por legislação. A compensação será limitada a até 2032 e estará disponível para quem tiver direito a esses incentivos durante o período de transição.
c) O cálculo da compensação será feito com base na repercussão econômica dos benefícios fiscais concedidos, e a Receita Federal será responsável por regulamentar o processo de habilitação e o uso de créditos.

A forma como cada empresa vai trabalhar cada uma dessas questões pode ser o fator crucial para definir o fracasso ou o sucesso de uma instituição nos próximos anos. Para compreender melhor o contexto, basta observar os casos da BYD e da Stellantis, por exemplo, que receberam incentivos fiscais significativos para suas operações no Brasil localizadas respectivamente em Camaçari, Bahia e Goiana, Pernambuco.

A BYD herdou incentivos da antiga fábrica da Ford, com foco na produção de veículos elétricos e baterias, e investimentos previstos de R$ 3 bilhões. Já a Stellantis, produtora de veículos Jeep, Fiat e Ram, conta com incentivos fiscais aprovados pela Sudene.

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Tanto a BYD quanto a Stellantis podem se habilitar para essa compensação por meio do Fundo de Compensação de Benefícios Fiscais, mas para isso elas terão que desenvolver essa jornada de cuidados e acompanhar de perto os requisitos que serão definidos na legislação complementar.
Isso valerá para todas as empresas daqui pra frente.

(*) Paulo Zirnberger é CEO da Omnitax, startup que atua por meio de uma plataforma de inteligência tributária adaptativa que opera desde o pedido de compra até a contabilização da venda em tempo real

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