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Pesquisa: IA aponta estados brasileiros com maior crescimento na construção civil

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Dados foram colhidos pela Prospecta Obras, startup que está revolucionando o setor com algoritmo que mapeia construções de todo o país

Grandes expectativas cercam o crescimento da construção civil em nosso país este ano, principalmente, graças ao avanço de tecnologias importantes para o melhor desempenho contínuo do setor – como a Inteligência Artificial. Provando essa afirmação, um estudo conduzido pela Prospecta Obras, empresa de análise de dados especializada em mapeamento de obras, identificou as regiões brasileiras com maior crescimento do segmento em 2024 através de seu algoritmo pautado na IA, que analisa os canteiros em andamento no território fornecendo, assim, dados analíticos e precisos sobre o setor.

Fundada em 2008, a startup desenvolveu sua tecnologia a fim de identificar as obras em fase de início, andamento, e finalizadas em qualquer região do Brasil, de forma que consigam entender aspectos mercadológicos essenciais ao envolvidos nos projetos, além de promover informações extremamente relevantes para quem atua no segmento. “Hoje, somos capazes de identificar padrões de construções em todo o país, áreas em desenvolvimento, valores investidos, profissionais e empresas atuantes, crescimento ou decrescimento do mercado, tendência e projeções que contribuem para o melhor desempenho dos canteiros”, explica seu fundador, Wanderson Leite.

Analisando todo o território brasileiro, os dados colhidos na pesquisa conduzida pela Prospecta Obras, através de seu algoritmo, identificaram que o Centro-Oeste é a região que apresentará o maior crescimento no setor este ano – na estimativa de 7,8%. Sua liderança na lista será impulsionada, principalmente, nas cidades do interior, segundo Leite, onde a abertura de novos condomínios de alto padrão e bairros estão alavancando um número acentuado de novas obras. Mato Grosso, como exemplo, é responsável por cerca de 17% do VBP agropecuário brasileiro, o que torna a região um celeiro de novas oportunidades, empregos e geração de renda, aumentando consideravelmente o número de novas moradias locais.

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Todavia, se por um lado, o centro-oeste é a região que, percentualmente, apresentou o maior crescimento, o Sudeste, de longe, apresenta o maior volume em construções do Brasil – ocupando o segundo lugar na lista das que mais tenderão a crescer este ano, em torno de 7%. “Todo a região terá muitas obras em andamento em 2024, principalmente, as de 150 e 250 metros quadrados nos municípios interioranos, onde o custo de vida é 50% menor do que nas grandes cidades do local. Essa movimentação será fortemente benéfica para a geração de empregos, aumento na venda de materiais e para o crescimento regional em si”, complementa.

Outro destaque no Sudeste vai para as obras verticais, empreendimentos que, em 2023, foram implementados em 424 novos condomínios na capital paulista, de acordo com o estudo. Em 2024, a expectativa é que essa quantia seja dobrada – favorecida, dentre tantos aspectos, pela projeção de aumento no volume de crédito de 8,1%, segundo a Febraban, contribuindo para um aquecimento ainda maior deste mercado.

Já o Sul do país, por sua vez, é uma verdadeira potência quando se fala em agro e indústrias. Em 2023, a região registrou mais de 300 mil projetos de construção, com meta de que continue crescendo este ano, na faixa dos 4,5%. Como exemplo, os projetos de reforma aumentaram 38% no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina devido às fortes chuvas e alagamentos que afetaram estes estados em 2023.

Além disso, Florianópolis é a terceira capital brasileira com maior elevação no preço dos imóveis, o que torna essa região bastante atrativa no mercado. “A dica para quem quer investir lá, é olhar para cidades satélites, que estão bem próximas às capitais, as quais apresentaram crescimento de 34% em novas obras nos três estados”, ressalta Leite.

Em contramão a todos estes tamanhos resultados, o Norte e Nordeste foram os que apresentaram desaceleração no crescimento do setor, tendo ficado abaixo do esperado mesmo com um crescimento do número de novas obras locais. Apesar disso, as projeções para este ano também são positivas – com destaque para o programa Minha Casa Minha Vida, que deve elevar o número de novas obras nas regiões. De todos, os estados do Maranhão, Tocantins e Ceará estão à frente, liderando no que se refere ao crescimento do setor.

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O mercado de construção civil é um dos maiores do Brasil, levando em consideração vários nichos na hora de apontar o crescimento total do PIB do segmento. Mesmo que, muitas vezes, o acúmulo de estoque de imóveis verticais indique um crescimento abaixo do esperado do mercado, o número de novos projetos horizontais em andamento vão na direção oposta – o que ressalta a importância de fazer uma avaliação bem mais completa e complexa desse mercado.

Por isso, a tecnologia de mostra como uma aliada indispensável destes profissionais, para que tenham a maior assertividade possível nas obras e consigam, através de dados robustos, utilizá-los favoravelmente ao crescimento do setor. “Essa é a nossa proposta na Prospecta Obras. Temos a certeza de que a IA é uma das ferramentas mais poderosas para transformar a construção civil, e focaremos em aperfeiçoá-la constantemente para levar informações seguras aos envolvidos, solidificando cada vez mais o relacionamento entre quem constrói e quem vende material para construção”, finaliza.

Serviço:

Pesquisa: IA na construção civil

Realização: Prospecta Obras

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Sobre a Prospecta Obras:

https://www.prospectaobras.com/

Fundada em 2010, a Prospecta Obras é uma startup de construção civil que fornece informações completas sobre todas as obras em andamento através de um algoritmo de inteligência artificial, conectando quem vende com quem deseja comprar produtos e serviços do setor.

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Procura por seguros de automóveis recua 4% em agosto

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Levantamento feito pela Neurotech revela o impacto do número menor de dias úteis no mês

A demanda do mercado brasileiro de seguros de automóveis teve queda de 4,19% em agosto, em relação ao mês de julho. Na comparação anual, contra agosto de 2024, o recuo foi de 7,34%. Os dados são do Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS), que mede mensalmente o comportamento e o volume das consultas na plataforma da Neurotech, empresa pioneira em soluções de inteligência artificial aplicadas a seguros e crédito.

Este cenário tem reflexo direto do mercado de veículos novos que, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), apresentou retração de 6,74% no número de emplacamentos em agosto ante julho, considerando autos e comerciais leves. Contra agosto do ano passado, a queda nos registros de veículos novos dessas categorias caiu 4%.

Daniel Gusson, head comercial de Seguros da Neurotech, lembra que o mês de agosto teve menos dias úteis (21) em relação ao mês anterior (23), o que impacta consideravelmente o Índice. “Justamente pelas boas perspectivas da Fenabrave para o restante do ano e o aquecimento recente do mercado de veículos novos, esses dois dias a menos fazem muita diferença quando realizamos a comparação. Ainda assim, a projeção de crescimento do mercado ao final de 2025 se mantém acima de 5%, o que é um ótimo sinal para as seguradoras.

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Ainda sobre os dados da Fenabrave, foi observado que as vendas no varejo tiveram uma queda de 9% em agosto comparado com julho do mesmo ano, enquanto as vendas diretas (Frotistas e Locadoras) tiveram um crescimento de 1,7% nos emplacamentos de veículos novos.

Financiamentos recuam

Dados do SNG (Sistema Nacional de Gravames) divulgados pela B3 também mostram leve queda nos financiamentos de veículos. Considerando apenas autos e comerciais leves, tanto novos quanto usados, no mês de agosto houve recuo de 4,5% na comparação anual e de 5,6% contra julho deste ano. Foram cerca de 427  mil unidades financiadas.

Informações do Mercado de Seguros

Dados disponíveis no site  da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) demonstram que o mercado de seguros no Ramo de Automóvel gerou R$28,8 bilhões de prêmio emitido entre os meses de janeiro a junho de 2025 com crescimento de 5,8% em relação ao ano passado, que foi de R$27,2 bilhões. A sinistralidade melhorou, saindo de 59,9% no ano anterior para 59,7% no mesmo período analisado.

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Sobre o INDS

O Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS) abrange o universo das principais seguradoras brasileiras e mensura o apetite do brasileiro a assegurar o seu automóvel. Nem todas as milhões de consultas mensais registradas se transformam em apólices contratadas, pois o processo depende de fatores como o perfil da pessoa que está fazendo a solicitação, o apetite ao risco da seguradora e se há ou não indícios de fraude.

Sobre a Neurotech

A Neurotech é uma empresa B3 especialista na criação de soluções avançadas de Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data que transformam um mundo de dados dispersos em informações relevantes para que as empresas obtenham resultados expressivos, prevendo novas oportunidades de negócios. Com uma bagagem de mais de 20 anos e expertise em Inteligência Artificial, Analytics e Ciência de Dados, a Neurotech já implantou mais de 1.000 soluções que ajudaram gestores e empresas a transformarem dados em melhores decisões nos mercados de crédito, varejo, seguros, financeiro, saúde e telecom.

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Com R$ 25 mi em 2024 e Top 50 Hotmart, Vitor Esprega avança como referência em educação e marketing digital

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CEO da Pandora Educação, Vitor Esprega atende três perfis em alta demanda: quem quer começar um negócio, quem já começou e precisa de direção, e quem quer escalar com método e lucro. A estratégia vem ancorada por resultados recentes: R$ 25 milhões em faturamento em 2024 e inclusão da Pandora Educação entre as Top 50 maiores empresas de marketing digital do mundo pela Hotmart (2024).

Com atuação que combina negócios e marketing digital com disciplina e performance, Esprega sustenta uma proposta pragmática: estrutura antes de escala, execução como diferencial competitivo e lucro como métrica central. O foco é destravar iniciantes e acelerar operadores já em atividade, conectando estratégia de produto, tração comercial e maturidade de gestão.

A Pandora Educação reúne frentes de educação, marketing digital, treinamentos corporativos, palestras e editora. Em 2024, além do faturamento, a presença no ranking global da Hotmart consolidou a empresa no radar internacional do setor, destacando a operação brasileira pelo desempenho e consistência.

Professor de Psicanálise e Teologia e pós-graduado em Neurociência, Vitor traduz linguagem técnica em rotinas aplicáveis de decisão estratégica, marketing e gestão — base da sua agenda como palestrante e mentor estratégico de negócios.

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Entre os temas mais demandados estão:
– Começar e validar: do zero ao primeiro ciclo de vendas com clareza e baixo risco.
– Escalar com método: produto, oferta, funil e operação orientados a lucro.
– Disciplina que imprime resultado: rotina, energia e foco a serviço do caixa.
– Marketing digital sem misticismo: do posicionamento à conversão mensurável.

Vitor Esprega atua como palestrante e mentor estratégico de negócios auxiliando empresários, C-levels e líderes a terem uma visão mais ampla do mercado e lógicas de decisões mais rápidas e efetivas que podem fazer grande diferença no mundo dos negócios.

(Fotos: Divulgação)

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Comunicação no Brasil vive fase de transição, diz CEO da HI Assessoria

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O mercado brasileiro de comunicação corporativa movimentou cerca de R$ 5,3 bilhões em 2024, segundo o Anuário da Comunicação Corporativa. O dado confirma a expansão de um setor que enfrenta o desafio de se adaptar a um ambiente em que imprensa, redes sociais e imagem institucional precisam atuar de forma integrada.

Para Isadora Oliveira, CEO da HI Assessoria, a comunicação segmentada deixou de atender às novas demandas. “Quando a narrativa de uma instituição aparece diferente na imprensa e nas redes sociais, a credibilidade é comprometida. Hoje, reputação precisa ser construída de forma coerente em todos os canais”, afirma.

Fundada em 2022, a HI Assessoria surgiu em São Paulo com essa proposta de integração. Em pouco tempo, a agência passou a desenvolver projetos também no exterior, incluindo iniciativas na Coreia do Sul e nos Emirados Árabes Unidos. O movimento acompanha a tendência de agências brasileiras de médio porte que buscam inserir seus modelos de atuação em mercados globais.

Analistas apontam que trajetórias como a de Isadora Oliveira simbolizam uma mudança geracional no setor. Se antes a comunicação se limitava à divulgação, hoje ganha contornos de gestão de reputação, em um ambiente marcado pela fragmentação da informação e pela disputa pela atenção pública.

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