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O papel social do correspondente bancário na economia brasileira

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Presente nas regiões que não são atendidas pelos bancos, o corban, como é conhecido, muitas vezes é a única opção de acesso ao crédito para esses cidadãos

Profissional visto com ressalvas por uma parcela da população, o correspondente bancário, conhecido como corban no setor, exerce um papel social de grande importância nos rincões mais afastados do Brasil que não são atendidos pelos bancos. Muitas vezes é a única opção de acesso ao crédito para esses cidadãos.

Durante o Workshop Corban 360, realizado nos dias 9 e 10 de maio, em São Paulo, um vídeo com depoimentos de moradores da região amazônica mostrou a importância desses profissionais para o desenvolvimento econômico desses locais. Uma senhora relatou que no período de cheia, sua casa fica completamente isolada do mundo e graças ao crédito consignado, conseguiu comprar placas solares para poder ter uma vida minimamente digna.

Gabriel Ramalho, fundador da Universidade Gerando Resultados, um hub de treinamentos e cursos direcionados para despertar a alta performance e desempenho para correspondentes bancários, comenta que, muitas vezes, por falta de conhecimento, as pessoas acreditam que o correspondente bancário é um terceirizado e vão pagar mais caro para fazer um empréstimo com ele. “Muito pelo contrário. O corban atinge a população muitas vezes desassistida pelos grandes bancos e, além disso, trabalha com diversas instituições financeiras. Ou seja, ele sempre briga para conseguir a melhor condição para o cliente”, detalha.

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Os correspondentes bancários hoje empregam mais de 2 milhões de pessoas no Brasil. São responsáveis por mais de 50% da liberação de crédito para pessoas físicas e jurídicas. “A agência de crédito, muitas vezes, é a porta de entrada do mercado de trabalho para os jovens”, completa.

Ramalho conta que a agência de crédito é uma oportunidade de negócio extremamente democrática. “Existe no mercado correspondentes bancários de 18 anos e outros de 65 anos, por exemplo, o meu pai, que já é aposentado, faz venda de crédito”, exemplifica. O fundador da Universidade Gerando Resultados conta que o necessário para atuar no setor é ter conhecimento e obter a certificação e autorização do Banco Central do Brasil. “É uma profissão que tem muitos profissionais e é uma excelente oportunidade, porque o investimento é muito baixo, comparado com outros segmentos”, atesta.

Principais produtos do correspondente bancário

Até alguns anos atrás, o correspondente bancário era caracterizado por atuar como monoproduto, no caso, o crédito consignado. Hoje a atuação se diversificou e uma agência de crédito trabalha com vários produtos financeiros que abrem linhas de crédito, como crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS; crédito para servidores públicos; antecipação de FGTS; crédito para negativados; refinanciamento de veículos e imóveis; home equity, que é o crédito com garantia imobiliária, enfim, uma infinidade de produtos financeiros.

Um produto destacado por Ramalho que vem sendo trabalhado com frequência pelos correspondentes bancários é a portabilidade de crédito. “Quando o cliente tem um empréstimo no banco X, ele pode trazer para o banco Y com apoio de um correspondente e obtém várias vantagens, como reduzir os juros que ele está pagando atualmente, receber um valor extra pagando o mesmo valor da parcela, enfim, vários benefícios para o tomador de crédito”, enumera.

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Esse crédito extra é chamado pelo agente de crédito de “troco”. “Em nossos treinamentos, orientamos os agentes a utilizarem a linguagem do cliente e não a do mercado, pois, muitas vezes, ele pode não entender e criar uma objeção para o fechamento do negócio. O ideal é, quando for fazer a portabilidade para outro banco, informar que será liberado um valor extra para o cliente pelo fato de oferecer uma taxa de juros menor”, esclarece.

Tecnologia é essencial para o corban

Outro ponto destacado por Gabriel Ramalho é o investimento em tecnologia para que a agência de crédito possa se manter saudável. “O correspondente precisa investir em tecnologia para poder vender portabilidade mais rápido e atender clientes em todo território nacional”, recomenda.

Segundo o especialista, hoje há uma infinidade de softwares de gestão, monitoramento e gerenciamento de negócios para todos os bolsos. “Sem investimento em tecnologia, fica muito difícil para o correspondente bancário ganhar escala. Somente investindo em TI, o corban consegue potencializar o negócio, escalar e, com um time enxuto, vender milhões e fazer o empreendimento dar certo”, finaliza.

O Workshop Corban 360

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Nos dias 9 e 10 de maio de 2024 aconteceu no centro de eventos Pro Magno, localizado na Zona Norte de São Paulo, o Workshop Corban360, considerado o maior evento de capacitação para correspondentes bancários do mundo.

Contando com o apoio de marcas que são referências do setor, como Banco Master, Kovr Seguros, PromoBank, RK Business, AKI Capital e outras grandes empresas, o evento recebeu empresários, gestores e consultores do ramo de crédito como principal público, além de diversos palestrantes com grande reconhecimento e expertise nos temas abordados.

A imersão, que ocorre desde 2022, reuniu donos de agência de crédito de todo Brasil para oferecer treinamento sobre como o correspondente bancário pode cada vez mais trabalhar de forma segura e íntegra ajudando seus clientes, além de marketing digital, técnicas de avançadas de negociação, estratégias únicas para o aumento das vendas, como lidar com objeções e fechar negócios de maneira eficiente. Além disso, as principais tendências em tecnologias do mercado foram apresentadas, como para potencializar a gestão e liderança para tomadas de decisão importantes, contratação e habilidades para motivar os colaboradores e alcançar os melhores resultados e metas dentro da agência de crédito.

O público também contou com a experiência do Call Center 360, uma operação de vendas na prática, mostrando técnicas, tecnologias e estratégias do dia a dia, importantes para os negócios.

A imersão contou com a apresentação de Gabriel Ramalho, idealizador do evento, empresário, treinador especialista em técnicas avançadas de negociação e vendas, com mais de 14 anos de experiência no mercado, além de diretores de bancos, fintechs e palestras de diversas referências da área bancária, como Yasmin Melo (empresária e referência no mercado de crédito consignado), Taise Pimenta (especialista em análise de perfil comportamental e vendas de SIAPE), Pedro Ros (especialista em consórcio e alavancagem imobiliária), Márcio Alaor de Araújo (especialista em consignado), Lívia Alvim (especialista em diversificação de produtos), Erick Vieira (CEO da VieiraCred), Dayanne Hussein (CEO da LEV promotora) e Alexandre Matos (CEO da Vip promotora).

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Sobre Gabriel Ramalho

Formado em Gestão Comercial, empresário, treinador e especialista em técnicas de vendas de crédito com mais de 14 anos de experiência no mercado, Gabriel já treinou mais de 15 mil consultores e correspondentes bancários. Mentor de centenas de empresários de sucesso, ele ajuda profissionais a alavancarem suas vendas e alcançar números extraordinários.

Saiba mais em:

https://www.instagram.com/gabriel.ramalhoshttps://www.youtube.com/@GerandoResultadosGR https://www.facebook.com/gabrielramalhosgr

Sobre a Universidade Gerando Resultados

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A Universidade Gerando Resultados nasceu de um corban para correspondentes bancários. Após sair do seu cargo de gerente regional em uma grande promotora, Gabriel Ramalho passou a ministrar treinamentos presenciais e online para diversos correspondentes bancários espalhados pelo Brasil, com o propósito de fazer a diferença e acelerar os resultados de diversos consultores no mercado de crédito. Assim surgiu a Universidade GR. Para mais informações, acesse https://universidadegr.com.br.

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Negócios

Estratégias digitais ajudam vendedores online a impulsionar vendas de fim de ano

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Períodos de alta demanda são oportunidades para lucrar, mas exigem planejamento e uma boa plataforma para converter potenciais clientes em compradores

O fim de ano é um momento estratégico para vendedores online que desejam ampliar seus resultados e começar 2025 com força total. Períodos como a Black Friday e o Natal oferecem oportunidades importantes para conquistar novos clientes, fidelizar os antigos e impulsionar as vendas com campanhas bem planejadas, seja de produtos físicos ou digitais, como cursos e mentorias.

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce brasileiro deve movimentar R$205,11 bilhões até o final de 2024, representando um crescimento de 10,45% em relação ao ano anterior. Essas campanhas sazonais são fundamentais para movimentar o setor e criar oportunidades para pequenos e grandes negócios.

Renatto Moreira, CMO e co-fundador da Ticto, destaca que o período vai além do aumento de vendas. “O final do ano é mais do que uma chance de vender. É um laboratório para testar estratégias, entender o comportamento do consumidor e ajustar processos. Quem usa esses insights consegue começar o próximo ano na frente”, explica.

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A implementação de funis de vendas bem estruturados é fundamental para quem deseja se destacar. Eles auxiliam na compreensão do comportamento do cliente e garantem uma experiência de compra intuitiva, aumentando as chances de conversão. Para isso, é necessário investir em plataformas que ofereçam dados claros e de fácil interpretação.

Renatto Moreira ressalta que a tecnologia é um dos principais aliados nesse processo. “Hoje, as plataformas precisam ser mais que um meio de vendas. Elas devem oferecer suporte na análise de dados, automação de processos e personalização. Isso faz toda a diferença na experiência do cliente e, consequentemente, no resultado do vendedor”, afirma.

Outro aspecto importante é aproveitar dados sobre o comportamento dos consumidores para personalizar as campanhas. Com informações detalhadas, é possível criar promoções mais relevantes e direcionadas, aumentando a taxa de conversão e a fidelização dos clientes.

As ferramentas digitais permitem acesso a métricas valiosas, como taxa de cliques e abandono de carrinhos, que ajudam os vendedores a entender o que funciona e o que precisa ser ajustado. Esse tipo de análise em tempo real é um diferencial para melhorar as campanhas ainda durante sua execução. Os infoprodutos se beneficiam dessas facilidades, já que não dependem de estoques físicos e podem fazer ajustes de acordo com as respostas do público alvo.

Para Moreira, as empresas que sabem usar esses dados têm mais chances de se destacar no mercado. “Quando o vendedor entende o cliente e oferece exatamente o que ele procura, a conexão se fortalece. Isso aumenta as vendas imediatas e cria uma base de clientes fiéis, o que é ainda mais valioso a longo prazo”, comenta.

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Embora o objetivo principal seja fechar o ano com bons números, o especialista lembra que é também uma oportunidade para planejar 2025. “As campanhas sazonais servem para testar, aprender e ajustar. Quem aproveita bem esse período entra no próximo ano mais preparado para crescer de forma sustentável”, conclui.

Sobre a Ticto

A Ticto é uma das mais populares plataformas de vendas online para negócios digitais no Brasil. Com o objetivo de se tornar uma solução mais próxima, amigável, simples e confiável, a marca se comunica com seus parceiros de maneira objetiva, intimista e inclusiva. A solução adotada pela empresa proporciona o que há de mais moderno em tecnologia, fazendo com que os usuários naveguem entre os recursos de forma prática e instantânea. Para mais informações acesse o site, Instagram, canal do Youtube ou Facebook.

Sobre Renatto Moreira

Renatto Moreira é empreendedor, especialista em Marketing e estratégias de vendas online. CEO & Fundador da Mantic e CMO e Co-fundador da Ticto Tecnologia.

Para mais informações, acesse o LinkedIn.

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Mais do que uma ferramenta, a persuasão é uma competência essencial para o sucesso organizacional

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Líderes precisam alinhar interesses de diferentes departamentos ou convencer a alta gestão sobre a viabilidade de projetos

A habilidade de negociar é indispensável no mundo dos negócios, mas o que realmente distingue negociadores excepcionais dos comuns é a capacidade de persuadir. A persuasão, nesse contexto, está longe de ser sinônimo de manipulação. Trata-se da arte de influenciar decisões de forma ética e estratégica, criando alinhamento entre as partes e construindo acordos vantajosos para todos os envolvidos.

Essa habilidade se torna indispensável para líderes empresariais em situações que exigem influência e tomadas de decisão estratégicas. Um exemplo claro ocorre durante a implementação de mudanças organizacionais, como adoção de novas tecnologias, reestruturações ou ajustes culturais. “Nesses momentos, é comum encontrar resistência por parte das equipes, e o líder precisa ser persuasivo para comunicar os benefícios da mudança, dissipar temores e conquistar o engajamento necessário para o sucesso da transição”, aponta Marcus Marques, CEO do grupo Acelerador.

Dentro da empresa, o líder frequentemente precisa alinhar interesses de diferentes departamentos ou convencer a alta gestão sobre a viabilidade de projetos. Já no âmbito externo, a persuasão é essencial em negociações com investidores, fornecedores e parceiros estratégicos, onde demonstrar credibilidade e valor é imprescindível.

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Além disso, a persuasão desempenha um papel central na motivação e liderança de equipes. Um líder precisa inspirar confiança, construir um propósito coletivo e engajar colaboradores em torno dos objetivos da empresa. “Isso exige a habilidade de comunicar uma visão clara e convincente, escutar as preocupações da equipe e apresentar argumentos que reforcem o impacto positivo de cada contribuição individual para os resultados globais”, destaca Marques.

Como desenvolver a persuasão

Desenvolver essa habilidade requer autoconhecimento, prática e domínio de técnicas de comunicação. O primeiro passo é entender as próprias motivações, pontos fortes e limitações, uma vez que a persuasão eficaz é construída sobre autenticidade e confiança.

Além disso, é essencial aprimorar a comunicação verbal e não verbal. “O tom de voz, a postura e a linguagem corporal devem estar alinhados à mensagem que você deseja transmitir, reforçando sua credibilidade e conectando-se de forma mais profunda com os colaboradores e pares”, explica Marcus.

A empatia é outro elemento essencial. Compreender as necessidades, preocupações e motivações da outra parte permite adaptar a abordagem e criar conexões duradouras. Escutar ativamente, fazer perguntas abertas e demonstrar interesse real são estratégias que ajudam a construir confiança e tornar as propostas mais atraentes. Além disso, embasar argumentos em dados e fatos concretos fortalece a mensagem, reduzindo objeções e aumentando a aceitação.

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Praticar constantemente é indispensável para aprimorar a persuasão. “Busque oportunidades para aplicar técnicas em diferentes contextos, refletindo sobre o que funcionou e o que pode ser ajustado. Capacitação também é essencial, seja por meio de leituras, cursos ou treinamentos que explorem aspectos como psicologia, negociação e comunicação”, reforça Marques. Argumentos sólidos e empatia são a base para construir confiança, elemento imprescindível para que a outra parte se sinta segura em aceitar as condições propostas.

Credibilidade e comunicação eficaz

Outro aspecto fundamental é a credibilidade. Um líder que demonstra conhecimento, integridade e comprometimento transmite autoridade e inspira respeito.

A flexibilidade também é um atributo valioso, pois permite ajustar abordagens conforme as particularidades de cada negociação, ampliando as chances de sucesso. “A forma como o líder se expressa – desde o tom de voz até a postura corporal – pode reforçar ou enfraquecer a mensagem transmitida”, destaca Marcus.

Praticar técnicas específicas, como escuta ativa e uso de âncoras emocionais, também potencializa a persuasão. Antecipar possíveis objeções e preparar respostas claras são estratégias que fortalecem a posição do líder no processo de negociação.

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Sobre Marcus Marques

Marcus Marques é referência em gestão e aceleração de pequenas e médias empresas. Com mais de 2 milhões de seguidores nas redes sociais, ele já ajudou mais de 15 mil empresários por meio de sua imersão Acelerador Empresarial, que já teve mais de 65 turmas. Fundador e líder do Giants, a maior comunidade de empresários de alto valor no Brasil, Marcus lidera um grupo que fatura mais de R$150 milhões por ano, com um lucro anual de R$60 milhões. O Grupo Acelerador emprega mais de 750 colaboradores e é composto por oito empresas comprometidas em ajudar empresários a alcançar resultados extraordinários. Mais informações podem ser encontradas no site oficial ou no Instagram @marcusmarquesoficial.

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Segsmart Lidera Inovação com Avatares de IA e Fecha Contrato Milionário com Thiago Concer

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A SEGSMART Web Plus deu um passo ousado em sua trajetória digital ao firmar uma parceria estratégica com Thiago Concer, reconhecido como o maior treinador de vendas do Brasil. Este acordo, o primeiro da empresa com um influenciador de grande porte, representa um marco importante em sua história, ao unir inovação tecnológica e expertise em vendas.

“O contrato combina a imagem e a voz de Thiago Concer com a avançada tecnologia de inteligência artificial da SEGSMART, dando vida a um avatar inteligente que promete transformar a experiência dos usuários no site Segsmartwebplus.com.br. Nesta colaboração inovadora, o avatar de Thiago Concer assume o papel de mentor digital, interagindo diretamente com os usuários para oferecer seu conhecimento especializado, responder dúvidas, neutralizar objeções, e conduzir os clientes de forma eficiente até a finalização da compra.”

Ele será responsável por neutralizar objeções, responder a dúvidas, oferecer dicas estratégicas e, acima de tudo, redirecionar os usuários de forma eficaz até a conclusão da compra. Essa integração promete elevar a experiência do cliente, tornando-a mais personalizada e eficiente.

Além disso, a parceria se destaca por agregar um novo nível de confiança ao processo de vendas. A presença virtual de Thiago, com sua expertise e credibilidade no mercado, reforça o compromisso da SEGSMART em entregar soluções inovadoras e impactantes.

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Essa união não apenas fortalece a posição da SEGSMART como líder em inovação no setor, mas também estabelece um novo padrão de interação digital. A experiência dinâmica e enriquecedora proporcionada pela parceria promete transformar o mercado e posicionar a SEGSMART como referência em tecnologia aplicada ao comércio eletrônico.

Descubra essa revolução digital em primeira mão acessando Segsmartwebplus.com.br e veja como a união entre tecnologia e estratégia de vendas pode impulsionar seus resultados.

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