Connect with us

Negócios

O crédito produtivo é ferramenta para a evolução social

Published

on

Por Claudia Cisneiros (*)

Em qualquer lugar do mundo, instituições financeiras têm como principal função fomentar o crescimento e o desenvolvimento da sociedade. A lógica é lucrar emprestando o dinheiro necessário para que um indivíduo ou uma empresa consiga realizar algo que, de alguma forma, será benéfico ao tomador do empréstimo e, claro, resultará em ganhos àquele que empresta. Para que isso ocorra de fato, é importante que a avaliação de risco seja muito bem-feita, que os juros cobrados sejam justos e que haja acessibilidade.

No Brasil, infelizmente as coisas não são bem assim. A acessibilidade, por exemplo, tem seus limites. Quem tem dinheiro tem facilidade de obter recursos junto aos bancos, ao contrário de quem não tem. Principalmente recursos de baixo custo. Grandes empresas têm acesso a crédito baratíssimo, as pequenas têm de se sujeitar a produtos “de prateleira” que cobram juros e taxas exorbitantes.

Falando do mercado em geral, é comum uma pessoa (ou empresa) estar com o nome negativado e tentar resolver a dívida fazendo outro empréstimo. Em certos casos isso não é recomendado, pois pode aumentar o endividamento. Mas há situações em que o novo empréstimo pode sair mais barato do que o refinanciamento da dívida na instituição onde ela foi contraída originalmente. Mas aí vem outro problema. Por estar com o nome “sujo”, o empréstimo que facilitaria a vida deste cidadão ou empresa simplesmente é negado.

Advertisement

Mas este problema não se resume a este aspecto. Um pequeno empreendedor, que não tem dívida alguma também sente dificuldade para obter recursos junto aos bancos. Normalmente, é exigido que o empreendimento esteja completamente formalizado para ter acesso a linhas de crédito mais baratas. A questão é que na maioria dos casos o empreendedor necessita dos recursos justamente para montar a empresa e formalizá-la. Sem o dinheiro ele não consegue pagar as taxas e atender as exigências para a formalização.

Diante de situações como estas, é comum que muitos caminhem informalmente. É verdade que não precisam recolher impostos, mas também têm o crescimento prejudicado porque quem está informal não pode emitir nota fiscal e acaba perdendo inúmeras oportunidades de negócios. Ora, para que serve um sistema bancário que só empresta para quem tem dinheiro? Quem tem dinheiro, em geral, não precisa. A impressão é de que o crédito, no Brasil, tem um propósito de gerar endividamento e não crescimento.

Vá para uma loja de eletrodoméstico comprar uma TV e veja como o crédito é facilitado. Para gastar, os obstáculos parecem menores. Mas para sair da dificuldade ou para produzir, a dificuldade é imensa.

Por esta razão, o trabalho desenvolvido por entidades de fomento aos pequenos negócios, como é o caso do CEAPE, é tão importante para a sociedade. Essas organizações foram criadas justamente para auxiliar aqueles empreendedores que começam do nada e que, por isso mesmo, não têm condições de atender, de cara, às exigências feitas pelo sistema financeiro tradicional.

O modelo tradicional de avaliação de risco não funciona nesses casos. É preciso ter uma equipe qualificada para ir até o endereço, que em muitos casos não é formal (não tem CEP) e conhecer os objetivos e as condições dos tomadores “in loco”. E é justamente o que entidades de fomento como a nossa oferecem a esse público geralmente desassistido. Mais do que isso, por se tratar de um público sem acesso à educação financeira, é realizado um trabalho de educação financeira para que o tomador saiba usar o recurso obtido.

Advertisement

Dessa forma, o microcrédito se torna uma importante ferramenta de evolução social. Aquela mãe de família, que cuida dos filhos sozinha, sem apoio algum, ao conseguir recursos por meio do microcrédito, consegue montar um pequeno negócio e obter renda para manter sua família. A formalização é o passo seguinte. É quando a evolução social proporcionada pelo acesso ao crédito começa a gerar vantagens não só para o dono do pequeno negócio, mas também para a sociedade como um todo, já que ao se formalizar, passa a recolher impostos e a manter funcionários (se for o caso) devidamente registrados. Portas se abrem, as pessoas melhoram de vida e a economia cresce.

Demanda por crédito existe. E muita. Segundo o Sebrae, no primeiro trimestre de 2024, 6,5 milhões de pequenos negócios tomaram empréstimo no Brasil. O valor do montante chega a R$ 109 bilhões. Este número considera todo tipo de tomada de empréstimo, inclusive por meio de cartão de crédito. Quanto o crédito para informais representa dentro deste bolo? Certamente bem menos do que poderia ser.

A questão é: Se queremos que todo empreendedor, independentemente de seu porte, trabalhe formalmente, precisamos fortalecer o modelo de crédito que o ajude neste objetivo.

Assim, contribuímos para aumentar o número de empresas a gerar renda não só para o proprietário, mas, com o crescimento do negócio, para possíveis funcionários e claro, tudo isso movimenta a economia e gera recolhimento de impostos. Há uma evolução social acompanhada de evolução econômica. Mas é importante que a mentalidade do sistema financeiro mude para que tudo isso aconteça rápida e consistentemente.

(*) Claudia Cisneiros é diretora executiva do Ceape Brasil

Advertisement

Continue Reading
Advertisement

Negócios

Fluenza Tech: Automação e Inteligência Artificial que Estão Redefinindo os Negócios no Brasil

Published

on

By

No cenário atual, onde a inovação é o principal motor da competitividade, a Fluenza Tech se destaca como uma das empresas mais promissoras do país no uso combinado de automação e inteligência artificial para gerar resultados concretos, mensuráveis e transformadores. Com uma proposta disruptiva e orientada à performance, a Fluenza Tech vem ajudando empresas de diferentes setores a otimizar processos, reduzir custos e acelerar o crescimento com o poder da tecnologia inteligente.

 A essência da Fluenza Tech está em unir a capacidade analítica da IA com a eficiência das automações estratégicas, criando ecossistemas tecnológicos capazes de transformar dados em decisões. Suas soluções são desenvolvidas para resolver problemas reais de gestão, marketing, vendas e atendimento, tornando os negócios mais ágeis e preparados para competir em um mercado guiado pela informação e pela personalização.

 Mais do que uma empresa de tecnologia, a Fluenza Tech atua como parceira de transformação digital. Seu diferencial está em aplicar inteligência artificial de forma prática e acessível, garantindo que cada cliente veja resultados tangíveis — desde o aumento da produtividade até o aprimoramento da experiência do consumidor.

 Com visão de futuro e compromisso com a inovação, a Fluenza Tech está pavimentando o caminho para uma nova era dos negócios, onde a integração entre automação e inteligência não é apenas uma tendência, mas uma necessidade para quem deseja crescer de forma sustentável e competitiva.

Advertisement

Continue Reading

Negócios

Tierry anuncia parceria com a VCMED em ação inédita de cuidado e impacto social

Published

on

By

Cantor amplia sua aīuação fora dos palcos є lєva saúdє acєssívєl a famílias dє sua cidadє naīal єm iniciaīiva assinada pєla Mynd

Reconhecido por suas canções marcantes e por sua conexão genuína com o público, Tierry dá mais um passo em sua trajetória ao anunciar uma parceria especial com a VCMED, nova healthtech 100% digital criada para ampliar o acesso à saúde no Brasil. A colaboração une propósito, inovação e impacto social em uma iniciativa que promete transformar vidas.

Mais do que rosto da campanha, Tierry será porta-voz de uma causa que o toca de perto: levar atendimento médico acessível a famílias de sua cidade natal, Nilo Peçanha (BA), e aos profissionais que o acompanham em sua rotina de shows. Por meio da parceria, a VCMED disponibilizará planos de saúde digitais ao Instituto Plínio Paixão, fundado pelo artista, oferencendo consultas médicas online 24h, apoio psicológico e descontos em medicamentos.

“Poder oferecer acesso à saúde de qualidade para quem mais precisa é uma das maiores alegrias da minha vida. Cresci vendo de perto o quanto o cuidado faz falta em muitas comunidades e acredito que essa parceria com a VCMED é uma forma de retribuir e cuidar de quem sempre cuidou de mim”, conta Tiєrry.

Advertisement

A iniciativa faz parte da estratégia de lançamento da VCMED, desenhada pela Mynd, maior especialista em marketing de influência e entretenimento da América Latina.

“Quando a VCMED nos procurou para desenvolver essa campanha, sabíamos que precisávamos de um grande nome que conversasse com o público e tivesse sinergia com o propósito da marca. Esse nome é o Tierry – um artista com verdade, conexão e impacto social. Essa é a força da influência quando está a serviço de uma causa,” afirma Cil Basīos, Dirєīora da Mynd.

A parceria entre Tierry, VCMED e Mynd reforça como música, influência e empatia podem caminhar lado a lado em um mesmo propósito: ampliar o acesso à saúde e transformar realidades.

Sobre a VCMED

A VCMED é uma healthtech brasileira e plano de benefícios de saúde criado para ampliar o acesso da população a cuidados médicos de qualidade. A empresa oferece planos com consultas médicas on-line 24h, orientação psicológica, descontos em medicamentos em farmácias on-line e redes físicas e auxílio funerário a preços acessíveis. Saiba mais em: https://vcmed.com.br

Advertisement

Sobre a Mynd:

Fundada pelos sócios Fátima Pissarra, Preta Gil e Carlos Scappini, a Mynd é a maior especialista em marketing de influência e entretenimento da América Latina. Ela auxilia empresas e agências na identificação de oportunidades, planejamento de estratégias e execução de projetos publicitários, unindo música, entretenimento, artistas e influenciadores. Também conta com um casting exclusivo, composto por mais de 300 grandes nomes do cenário nacional e internacional, e atua com gestão de imagem e desenvolvimento de estratégias individuais dos artistas, identificando oportunidades no mercado publicitário com marcas que tenham fit com os perfis. Em 2025, ela completa oito anos no mercado.

Continue Reading

Negócios

Mais Cabello inaugura unidade em Aracaju com presença de Malvino Salvador

Published

on

By

Evento acontece no dia 16 de outubro e marca a expansão da rede para o Nordeste

A Mais Cabello segue em plena expansão nacional e chega agora a Aracaju (SE), consolidando sua presença no mercado de saúde e estética capilar. A inauguração da nova unidade acontece no dia 16 de outubro e contará com a presença do ator Malvino Salvador, que é embaixador e sócio da marca, além de influenciadores e convidados especiais da capital sergipana.

Com um modelo inovador de atendimento e protocolos exclusivos de transplante e tratamento capilar, a Mais Cabello tem se destacado como referência no setor. A chegada da unidade em Aracaju reforça a proposta da rede de democratizar o acesso a procedimentos capilares de alta tecnologia em todo o país.

O evento reunirá também imprensa e formadores de opinião locais, celebrando não apenas a inauguração, mas também a força da marca que cresce em ritmo acelerado e vem atraindo a atenção de celebridades e investidores.

Advertisement

Sobre a Mais Cabello

Fundada em 2019, a Mais Cabello é uma rede brasileira especializada em transplantes e tratamentos capilares, que tem como missão democratizar o acesso à saúde capilar no Brasil. Com unidades em várias regiões e um modelo de franquias em plena expansão, a empresa alia tecnologia de ponta, protocolos exclusivos e atendimento humanizado.

Serviços oferecidos:
• Transplantes Capilares: técnicas modernas e personalizadas para resultados naturais.
• Tratamentos Capilares: terapias como o Vittahair (microinfusão de vitaminas) e o exclusivo Regenera Mais (medicina regenerativa).
• Produtos Cosméticos: linha própria para cuidados diários e manutenção dos fios.
• Avaliação Personalizada: diagnóstico completo para indicar os tratamentos ideais.

Diferenciais:
• Uso de alta tecnologia e protocolos inovadores.
• Foco em procedimentos que reativam mecanismos naturais do corpo para melhorar a saúde dos cabelos.
• Modelo de expansão por franquias, ampliando o acesso em diferentes regiões do país.
• Missão de resgatar a autoestima dos pacientes, oferecendo o melhor transplante com o melhor custo.

(Fotos : Mais Cabello)

Advertisement

Continue Reading

Mais Lidas

Copyright © TimeOFFame - Todos os direitos reservados