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Neurociência Redefine Liderança Corporativa e Impulsiona Transformação nas Empresas

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Com o avanço da aplicabilidade da neurociência, novas abordagens vêm revolucionando a maneira como líderes conduzem suas equipes. A compreensão do comportamento humano e dos processos cerebrais tem se tornado um diferencial competitivo para empresas que buscam eficiência sem sacrificar o bem-estar dos profissionais. “Entender como as emoções afetam a comunicação e tomada de decisão e permite liderar de forma mais assertiva e criar ambientes de alta performance”, explica Patricia Gomes, psicóloga organizacional e CEO da Athens Gestão e Pessoas.

A neurociência aplicada ao ambiente corporativo explora como fatores como emoções, pensamentos e memórias impactam o desempenho individual e coletivo. Estudos mostram que líderes com maior inteligência emocional são mais eficazes na resolução de conflitos, engajamento da equipe e adaptação às mudanças. O conceito de neuroleadership, desenvolvido por pesquisadores como David Rock, propõe que líderes entendam a função dos circuitos cerebrais responsáveis pela motivação, aprendizado e memória para otimizar suas decisões e relacionamentos profissionais melhorando potencialmente os resultados organizacionais.

“Não é apenas uma questão de bem-estar; equipes lideradas com empatia genuína e foco no desenvolvimento humano têm melhor desempenho e menores taxas de turnover”, ressalta Patricia. Ela acrescenta que, em tempos de incerteza e mudanças constantes, a capacidade de manter a equipe motivada e resiliente se torna ainda mais crucial.

Com a aceleração tecnológica, o mercado exige líderes adaptáveis, capazes de gerir equipes multiculturais e lidar com novos modelos de trabalho, como o remoto e o híbrido. A pandemia proveniente do Covid-19 reforçou a necessidade de lideranças mais humanas, uma vez que a preocupação com a saúde tornou-se um fator-chave para a permanência de talentos. Reforçando que saúde é o completo bem estar físico, mental, social e espiritual.

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Nesse contexto, as empresas que resistem a adotar uma gestão mais flexível, próxima e aberta enfrentam desafios crescentes. “Quem ainda enxerga os profissionais apenas como recursos está ficando para trás”, alerta Patricia. “O futuro das organizações exige lideranças que conciliem resultados e bem-estar.”

Com presença em estados como São Paulo, Santa Catarina, Goiás e em regiões dos Estados Unidos, como Texas e Washington, a Athens Gestão e Pessoas, liderada por Patricia, tem sido referência na integração entre neurociência e gestão. Em 16 anos de atuação, Patricia já treinou mais de 8 mil profissionais e orientou 720 líderes em suas jornadas de desenvolvimento. Seu trabalho foi reconhecido com o Prêmio Ser Humano, da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), em 2023 e 2024 e o Prêmio Mulher em 2022.

Patricia também é coautora do livro Elefante Não Voa: Como Ser Disruptivo na Vida e nos Negócios, onde aborda a importância da inovação e da mentalidade disruptiva para enfrentar tempos de incerteza. “A inovação deixou de ser um diferencial e se tornou uma necessidade para a sobrevivência das empresas”, pontua.

A prática de Patricia é enriquecida por sua formação em neurociência aplicada, pelo Instituto Conectomus, liderado pela Dra. Carla Tieppo, uma das pioneiras no campo no Brasil. A especialista explica que entender a biologia das emoções não é mais um conceito abstrato, mas uma habilidade essencial para quem lidera. “A neurociência ajuda líderes a desenvolver autorregulação emocional, pensamento estratégico e maior capacidade de adaptação, promovendo um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo”, afirma.

Além disso, estudos indicam que ambientes emocionalmente inteligentes não apenas aumentam o engajamento, mas também reduzem o estresse e evitam a fadiga mental. Modelos de liderança baseados na neurociência também facilitam a adoção de uma comunicação mais clara e efetiva, contribuindo para decisões mais ágeis e precisas.

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Para Patricia, as lideranças do futuro serão aquelas que souberem integrar ciência e gestão humana de forma equilibrada. “As organizações precisam se transformar e investir em líderes que compreendam tanto a lógica do negócio quanto a dimensão emocional de suas equipes”, reforça. A especialista acredita que empresas que cultivarem uma cultura mais adaptável e congruente com cada pessoal individualmente terão mais chances de prosperar em um mercado cada vez mais exigente.

Saiba mais sobre a especialista no link abaixo!
https://www.instagram.com/patigomespsidelideres?igsh=MTY3b2NkNWYxZm1qag==

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Negócios

O Nº1 voltou: Brahma retoma parceria com Ronaldo Fenômeno e relembra conexão da marca com a comemoração mais icônica do futebol

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Durante participação em podcast, Fenômeno conta como sua celebração surgiu e convida público para comemorar como ele nos games

O que não faltam no futebol são momentos icônicos: aquele gol inesperado, a comemoração de um título, o fim de um jejum e até mesmo a celebração do craque após balançar as redes. Uma dancinha, uma homenagem, uma provocação sadia ao time adversário. E se tem uma comemoração icônica é aquela de um eterno camisa 9 balançando o dedo indicador e mostrando quem realmente é o número 1. Ou será a número 1? Pensando nisso, Brahma, a Nº1, entra em campo para retomar a parceria de longa data com Ronaldo Fenômeno, uma sintonia que nasceu na véspera da Copa do Mundo de 1998 e dura até os tempos de hoje, inclusive sendo relembrada pelo próprio ex-atacante.

Em participação especial no podcast “Denílson Show”, o Fenômeno relembrou a história de Brahma. “Quando eu ganhei a primeira bola de ouro, a Brahma fez uma campanha para comemorar o fato de que eu era o Nº 1. E, a partir daí, pegou e eu só celebrava gol assim. Virou uma marca registrada durante toda a minha carreira, algo espontâneo para além da nossa parceria”, comentou Ronaldo Fenômeno.

Confira o corte no link.

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“Estamos resgatando a forma emblemática que o Fenômeno comemorava seus gols em 1998 para brindar a volta dele para a marca. Trata-se de um gesto que marcou a história dos brasileiros e tem tudo a ver com a gente: paixão nacional, celebração e autenticidade. Afinal, o N°1 voltou para a Nº1, e com isso, vem a nossa vontade de comemorar como nos velhos tempos. Esta ação é só o  início de um projeto de peso que teremos com o Ronaldo ao longo do ano, que será um marco para o desenvolvimento da modalidade”, comenta Felipe Cerchiari, diretor de marketing de Brahma.

Denílson ainda relembrou que a comemoração de Ronaldo segue atravessando gerações. “No vídeo game, se apertar no controle “R2+R para a esquerda”, o jogador também faz o Nº1 quando marca gol. Eu lembro porque muitos começaram a fazer na época, assim como o corte de cabelo do Ronaldo”, comenta o apresentador. A ação foi idealizada pela Agência Africa.

Desafio R2R leva Brahma até a sua casa

Para celebrar a retomada da parceria, Ronaldo e Brahma convidam o público a comemorar como ele nos games. Quem fizer a comemoração com qualquer jogador e postar marcando Brahma vai ganhar cupom de Brahma para pedir em casa e celebrar a volta do Nº1.

Confira o filme da campanha neste link.

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Para participar, basta:

1.Ter mais de 18 anos (não participarão da dinâmica vídeos em que apareçam ou participem, de qualquer forma,  menores de 18 anos)

2.Fazer um gol no vídeo game com qualquer jogador e ativar a comemoração com “R2+R para a esquerda”

3.Fazer um vídeo da comemoração no game e postar marcando @brahmacerveja com  #comemoracaon1

4.Os consumidores vão ganhar um cupom de desconto no Zé Delivery para fazer seu pedido

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5.Após finalizar o pedido, basta receber a sua Brahma chegará gelada e pronta para brindar!

A oferta é destinada a adultos – não poderá haver participação de menores de 18 anos nas postagens. Cupom de R$ 45,00 de desconto em produtos Brahma (taxas e frete não incluídos) no app Zé Delivery. Restrito às cidades com atendimento do Zé Delivery. Válido de 25/06/25 até 04/07/25. Limitado a um resgate por CPF.

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Transação tributária: um novo tempo entre Fisco e contribuinte

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Por Fabrizio Caldeira Landim, advogado tributário, mestre e doutorando em Direito Constitucional pelo IDP e Arnaldo Sampaio de Moraes Godoy, livre-docente em Direito/USP, parecerista e advogado em Brasília

O Edital PGDAU nº 11/2025, publicado pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), é mais que uma medida arrecadatória: representa um amadurecimento institucional na relação entre Fisco e contribuinte. Em tempos de caixa apertado, esse novo modelo de transação surge como alternativa necessária frente à ineficiência das execuções fiscais e ao estoque de dívida ativa da União, que já ultrapassa R$ 3 trilhões — valores, em grande parte, de difícil ou impossível recuperação judicial.

Inspirado no art. 171 do Código Tributário Nacional e respaldado pela Lei nº 13.988/2020, o edital sinaliza a consolidação de uma política pública fiscal mais consensual, transparente e eficiente. Em cinco anos, mais de 3 milhões de transações foram firmadas, recuperando R$ 80 bilhões aos cofres públicos. É um caminho de realismo: regularizar, sem litígios intermináveis, os débitos tributários.

O edital é ambicioso — no bom sentido — ao reunir quatro modalidades distintas de transação: débitos irrecuperáveis, de pequeno valor, com garantias e por capacidade de pagamento. Estabelece prazos longos, descontos generosos e regras claras, permitindo que microempresas, santas casas e instituições de ensino — reconhecidamente vulneráveis — tenham acesso facilitado à regularização fiscal. É um gesto de justiça tributária com sensibilidade social.

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Embora alguns setores ainda resistam, sob o argumento de que acordos enfraqueceriam o recolhimento espontâneo, essa desconfiança já não se sustenta. O volume crescente de adesões demonstra que a boa-fé ainda é, sim, um valor possível nas relações fiscais.

O edital impõe deveres rigorosos ao contribuinte, o que pode ser visto como sinal de desconfiança histórica por parte do Fisco. Questões delicadas, como o reconhecimento de grupos econômicos ou o uso de provas emprestadas, merecem reflexão. Há pontos a aperfeiçoar — como a vedação à adesão para quem teve transação rescindida nos últimos dois anos, mesmo por fatores alheios à vontade do contribuinte.

Ainda assim, o modelo avança. Inova com a digitalização total via plataforma REGULARIZE e estimula a alienação de bens penhorados por meio da plataforma COMPREI. Evita, assim, a “transação de balcão” que por tanto tempo travou o amadurecimento dessa alternativa.

Mais do que uma ferramenta de cobrança, a transação tributária aponta para uma cultura fiscal menos punitiva e mais dialógica. É tempo de vencer velhos dogmas, como o da indisponibilidade absoluta do crédito tributário. Transigir não é renunciar, tampouco fraquejar. É buscar equilíbrio — e paz.

(Foto: Divulgação)

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2ª edição da “Operação Leva Tudo” tem participação de 1.000 lojas e expectativa de aumentar em 30% o fluxo de clientes

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Marcada para os dias 18 e 19 de julho, ação acontecerá nos shoppings atacadistas Mega Moda Shopping, Mega Moda Park e Mini Moda

Nos dias 18 e 19 de julho acontece a 2ª edição da Operação Leva Tudo, que contará com mil lojas participantes de todos os segmentos da moda. Com a expectativa de aumentar em até 30% o fluxo de clientes em relação aos dias convencionais, a ação acontecerá nos shoppings Mega Moda Shopping, Mega Moda Park e Mini Moda, localizados na Região da 44, em Goiânia (GO). 

A primeira edição, realizada em 2024, foi considerada um sucesso e reforçou a vocação da Região da 44 como um dos principais pólos de moda atacadista do Brasil. “Nossos lojistas ativaram seus melhores clientes para que pudessem aproveitar as condições especiais, com grandes descontos e liquidações em massa. A movimentação, em termos de fluxo dos shoppings e das lojas, foi muito positiva e impulsionou não só as vendas imediatas, como também atraiu novos clientes e fortaleceu as marcas locais”, afirma Paula Sepulveda, gerente de marketing do Grupo Mega Moda.

Lojistas que participaram da edição anterior relatam resultados expressivos e já se preparam para um novo pico de vendas. “Nós tivemos, no ano passado, um crescimento significativo nas vendas em relação ao mês anterior, que já havia sido bom. Conseguimos liquidar o estoque, colocamos preços atrativos e a loja ficou cheia e movimentada. Foi excelente”, afirma Kelly Cristina Borges, da loja Nathalie Ferrier. “Estamos com uma expectativa muito, muito grande para este ano.”

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Emíliana Anselmo Dutra da Cunha, da loja Donna Chic, destaca que a Operação Leva Tudo foi muito positiva para a loja. “Percebemos um aumento significativo no movimento e no ânimo dos clientes, inclusive com um fluxo expressivo de consumidores do varejo. Foi uma ação que gerou visibilidade, fortaleceu a marca e ajudou a impulsionar as vendas”, avalia 

Com um mix de produtos que vai de roupas para todos os estilos a cosméticos, acessórios e calçados, o Mega Moda,  maior shopping atacadista do Brasil — formado pelo Mega Moda Shopping, Mega Moda Park e Mini Moda — possui cerca de 1.300 lojistas, dos quais 73% são confeccionistas regionais. O centro atacadista é um dos principais polos de moda do país, com forte apelo para quem busca peças de qualidade.

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