Ernesto Vidigal, conhecido no meio artístico como Netho Vidigal, é maranhense e possui 30 anos de carreira.
Considerado um artista multitalentoso, pois é cantor, compositor, ator, bailarino, produtor cultural, empreendedor e realizador, onde desde muito jovem soube dosar as suas ações em busca do sucesso.
Em sua trajetória, Netho explora com naturalidade seus talentos onde quer que esteja vivendo, desde sua terra natal no Maranhão, depois em grandes polos culturais como Rio de Janeiro e São Paulo no Brasil ou por outros lugares além-fronteiras. Atualmente o artista vive na Europa, migrando para Portugal, em 2021, onde acrescenta mais uma formação em seu currículo. Como profissional da indústria do Entretenimento e experiência no mercado internacional, resolveu retornar ao exterior, onde viveu por sete anos e iniciou seu mestrado em Direção de Cinema e Televisão.
Mas as novidades não param, e agora neste 1º de agosto, Netho está lançando o audiovisual de ‘Bonde das Fernandas’, um pop, no ritmo bem ao estilo carioca e dançante, que promete ser um grande hit, mesclando uma sonoridade atraente com a batucada do sambafunk.
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A obra conta com a produção musical de Kiko Freitas (DF) e voz gravada no estúdio Pankadão, por sugestão da genial Fernanda Abreu, e participação especial do músico e produtor Tuto Ferraz, companheiro e baterista da Rainha do Sambafunk e da Soul Music Carioca, além de líder do projeto Grooveria.
A música foi inspirada na curiosa história vivida pelo próprio Netho Vidigal, onde ele conheceu uma mulher chamada Fernanda pelas redes sociais, começaram uma amizade virtual, os laços se estreitaram, mas nunca houve um encontro pessoal. Ela simplesmente desapareceu.
O single Bonde das Fernandas pode ser conferido através do link a seguir:
Netho Vidigal assinou seu primeiro contrato na televisão em 1992, no programa Clube da Criança, apresentado por Angélica, na extinta TV Manchete, onde atuava como assistente de palco. Ao longo de sua trajetória, contou com o apoio de craques de diferentes vertentes, como o ator e diretor Guilherme Karam, já falecido, o cantor e compositor Michael Sullivan, o cantor, compositor e multi-instrumentista Carlinhos Brown, e o diretor de novelas e programas Marcelo Zambelli.
O artista brasileiro sente muito orgulho ao dizer que imigrou para contribuir e somar para a indústria do entretenimento e do turismo e lembrar que os laços entre Brasil e Portugal estão cada vez mais fortes.
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A longa experiência é um estímulo para Netho Vidigal ajudar na manutenção dos laços culturais dos dois países. “Vou aplicar tudo que aprendi nesses 30 anos de carreira e contribuir para cultura de Portugal, gerando empregos e levando muita alegria e entretenimento para nosso querido povo português, com pitadas brasileiras de alegria.”
Netho Vidigal Impulsiona Carreira Internacional / Foto: Acervo Pessoal
Homenagem
A música faz uma grande homenagem a tantas outras lindas e maravilhosas Fernandas, famosas ou anônimas, como a atriz e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) Fernanda Montenegro; a cantora e compositora Fernanda Abreu, a atriz, roteirista e escritora Fernanda Torres; a modelo e apresentadora Fernanda Lima; e a apresentadora Fernanda Gentil.
Com a música pronta, utilizando seu senso de diretor, produtor e realizador, Netho Vidigal grava seu primeiro audiovisual na Europa, com imagens da magnífica e histórica cidade do Porto, em Portugal, onde mora. O clipe conta com direção de fotografia do português Bertino Araújo e participação da talentosíssima artista Joyce Solano, no papel da personagem Fernanda. Ela inclusive já foi convidada para fazer parte do elenco do filme que será gravado na Europa, sob a direção geral do brasileiro.
The Voice
Outro desafio de Netho Vidigal este ano foi a participação no The Voice Portugal, edição especial Gerações. A primeira fase do programa já está gravada e irá ao ar em setembro. “Acho um absurdo limitar a idade para performance do artista. É possível cantar com 20 anos e com 50 anos também. Por isso, aproveitei a oportunidade de passar pela experiência de um teste assim. Apesar de não ter passado para próxima fase, pois existem talentos maravilhosos em Portugal, aprendi muito tanto na frente das câmeras quanto com todo o processo de produção.”
Confira abaixo o vídeo clipe da música Bonde das Fernandas
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“Vou aplicar tudo que aprendi nesses 30 anos de carreira e contribuir para cultura de Portugal, gerando empregos e levando muita alegria e entretenimento para nosso querido povo português, com pitadas brasileiras de alegria.” Cita Netho Vidigal.
Netho Vidigal sente muito orgulho ao dizer que imigrou para Portugal para contribuir e somar para a indústria do Entretenimento e do Turismo, e lembrar que os laços entre Brasil e Portugal estão cada vez mais fortes, citando como exemplo, as palavras ditas pelo Excelentíssimo Sr. Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, falou na abertura da 26ª Bienal Internacional do livro em São Paulo: “Se a língua Portuguesa é importante no mundo, é porque há muitos outros países irmãos que tem mais falantes, muito mais leitores e maior projeção nesse mundo, do que Portugal. O Brasil é uma potência cultural desde há muito, muito tempo. É uma potência cultural imparável!”, disse o presidente.
A relação com Michael Sullivan e Carlinhos Brown, jurado do The Voice Brasil. Surgiu da percepção e descoberta do seu talento, então gravou em 2008, Cidade Mulher, composição de Carlinhos Brown / Michael Sullivan / Netho Vidigal.
No primeiro semestre de 2022, aos 46 anos, Netho Vidigal participou da primeira fase do The Voice Portugal, edição especial Gerações. O programa irá ao ar em setembro de 2022.
“Acho um absurdo limitar a idade para performance do artista. É possível cantar com 20 anos e com 50 anos também. Por isso, aproveitei a oportunidade de passar pela experiência de um teste assim. Apesar de não ter passado para próxima fase, pois existem talentos maravilhosos em Portugal, aprendi muito tanto na frente das câmeras quanto com todo o processo de produção.” Comenta Vidigal sobre a sua participação.
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O multifacetado, Netho Vidigal se diferencia como um artista completo, canta, dança e interpreta. Com seus multitalentos, é um SHOWMAN nato, suas performances no palco ou nas telas sempre são cheias de sensibilidade e energia, alegres e contagiantes, no mais alto astral.
O single Bonde das Fernandas está disponível em todas as plataformas digitais.
Netho Vidigal Impulsiona Carreira Internacional – Foto: Acervo Pessoal
FICHA TÉCNICA
Áudio:
Produzido por: Kiko Freitas e Netho Vidigal
Composição: Netho Vidigal
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Arranjos: Kiko Freitas
Gravado, mixado e masterizado por Kiko Freitas
Kiko Freitas: guitarra, baixo, violão, bateria, teclados e percussões 1
Metais: Edinho Hora
Percussão 2: Tuto Ferraz
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Direção musical: Kiko Freitas
Backing vocals: Guilherme Negrão, Sérgio Dallorto e Kiko Freitas
Referência nacional em Direito de Família, com foco em alienação parental, falsas denúncias de abuso sexual e guarda compartilhada.
Perita judicial, atua há mais de duas décadas na interface entre direito e psicologia. Participou do documentário A Morte Inventada e teve papel ativo na criação da Lei da Alienação Parental. É autora do livro Tudo em Dobro ou pela Metade?, voltado ao público infantil, e palestrante em eventos no Brasil e no exterior.
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TEA e Convivência Parental: Limites Jurídicos e Proteção aos Direitos da Criança
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição do neurodesenvolvimento que impacta, em diferentes níveis, a comunicação, o comportamento e a interação social do indivíduo. No âmbito do Direito de Família, especialmente diante da separação dos genitores, surgem situações delicadas envolvendo a convivência familiar de crianças com TEA.
Uma das questões mais recorrentes no cotidiano forense é se o transtorno pode ser considerado um impeditivo à convivência com um dos genitores, ou ainda, se pode justificar restrições severas no regime de convivência. A resposta deve ser clara e embasada no ordenamento jurídico brasileiro: a existência de TEA não constitui, por si só, motivo legítimo para a limitação ou supressão do convívio familiar.
A Constituição Federal, em seu artigo 227, estabelece como dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à convivência familiar e comunitária. Tal previsão é reiterada pelo artigo 19 do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990), que garante a todas as crianças o direito de ser criado e educado no seio de sua família, ressalvando que a convivência é um elemento essencial ao desenvolvimento integral do ser humano, inclusive para crianças com deficiência ou com necessidades específicas, como no caso do TEA.
Adicionalmente, a Lei nº 12.764/2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, estabelece que a pessoa com TEA é considerada, para todos os efeitos legais, pessoa com deficiência, e tem direito a todas as políticas públicas de inclusão e proteção previstas na legislação brasileira. Complementando esse entendimento, o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) determina que é dever da família assegurar à pessoa com deficiência, com prioridade, os direitos fundamentais, incluindo a convivência familiar.
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Créditos da foto: Divulgação
Dessa forma, impedir que uma criança com autismo conviva com um dos seus genitores exclusivamente com base no seu diagnóstico representa uma afronta direta ao princípio do melhor interesse da criança, além de constituir violação aos direitos previstos nas normas supracitadas. Importante destacar que, embora o TEA possa demandar ajustes na rotina, ambientes estruturados e cuidados específicos, isso não justifica o rompimento de vínculos parentais.
O que deve ocorrer, nos casos concretos, é a adequação do regime de convivência às necessidades e possibilidades da criança, sempre entendendo que ambos os pais devem ser inseridos na “rotina” do filho comum. Porém, qualquer decisão nesse sentido deve estar fundamentada em avaliação técnica por equipe multidisciplinar, e nunca em suposições, receios subjetivos ou conflitos entre os pais.
É cada vez mais comum, infelizmente, observar que um dos genitores utiliza a condição do filho como argumento para afastar o outro da convivência, sob alegação de que a criança “não tolera mudanças”, “não aceita sair de casa” ou “fica agitada após os períodos de convivência”. Essas alegações, quando não acompanhadas de avaliação técnica ou de laudos médicos, não se sustentam juridicamente. Ao contrário, podem configurar prática de ato de alienação parental, conforme disposto na Lei nº 12.318/2010, pois promovem o rompimento injustificado do vínculo afetivo da criança com o outro genitor.
O Judiciário, diante dessas alegações, deve agir com cautela e buscar o suporte de profissionais da psicologia, serviço social, neurologistas e psiquiatras, utilizando-se sempre de acompanhamento de uma equipe interdisciplinar. A atuação das equipes técnicas é fundamental para verificar se há, de fato, risco à integridade física ou emocional da criança, ou se se trata de uma tentativa de manipulação do discurso médico em prol de interesses pessoais dos genitores.
Em casos muito excepcionais, quando comprovado que a convivência com um dos pais representa efetivo prejuízo ao bem-estar da criança, o regime de convivência pode ser temporariamente suspenso ou supervisionado. Contudo, tais situações são exceções e dependem de prova técnica robusta.
A jurisprudência brasileira tem reafirmado, de forma consistente, o entendimento de que o TEA não é causa legítima para afastar o genitor da convivência com o filho. Os tribunais vêm decidindo que a condição do autismo exige cuidados e adaptações, mas não justifica a exclusão de um dos pais da vida da criança. Ao contrário, a manutenção do vínculo afetivo com ambos os genitores é fundamental para o desenvolvimento emocional e psíquico do menor, sendo o rompimento dessa relação fator de risco adicional.
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Portanto, o direito à convivência familiar deve ser respeitado em sua integralidade, inclusive, e especialmente, para crianças portadores de TEA. A atuação jurídica responsável exige que se afastem preconceitos e generalizações sobre o autismo, tratando cada caso com a individualidade que requer.
Impedir a convivência com base em argumentos genéricos não apenas viola os direitos fundamentais da criança, como também desrespeita os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana, da proteção integral e do melhor interesse da criança.
Assim, conclui-se que o Transtorno do Espectro Autista não constitui, por si só, impedimento à convivência entre pais e filhos após a separação. O que se impõe é a adaptação do convívio às peculiaridades do caso, com diálogo, empatia, orientação profissional e, se necessário, intervenção do Judiciário.
A exclusão de um dos genitores da vida da criança deve ser medida extrema, excepcional, e sempre devidamente fundamentada. Fora disso, estar-se-á diante de grave violação de direitos e possível prática de ato de alienação parental.
Andressa Hayalla e GSA Shows firmam parceria com Mallupy para impulsionar nova fase da carreira
Cantora, que se destaca como voz feminina do pagode, aposta em uma união estratégica para ampliar sua presença digital e conquistar ainda mais espaço nos palcos do Brasil Revelação do pagode nacional e dona de uma trajetória marcada por parcerias de peso com artistas como Péricles, Felipe Araújo, Grupo Menos é Mais e Ivete Sangalo, a cantora Andressa Hayalla dá mais um passo […]
Cantora, que se destaca como voz feminina do pagode, aposta em uma união estratégica para ampliar sua presença digital e conquistar ainda mais espaço nos palcos do Brasil
Revelação do pagode nacional e dona de uma trajetória marcada por parcerias de peso com artistas como Péricles, Felipe Araújo, Grupo Menos é Mais e Ivete Sangalo, a cantora Andressa Hayalla dá mais um passo importante em sua carreira. A artista que pertecence a GSA Shows – escritório responsável pela sua gestão artística – agora firma com a Mallupy, que chega para fortalecer o trabalho com foco em distribuição, divulgação e expansão nas plataformas digitais.
Sobre esse novo momento, Andressa celebra: “Eu me sinto muito feliz e lisonjeada por estar integrando esse time. A GSA me acolheu de forma muito especial desde que me mudei para Florianópolis, e a Mallupy Editora (Play Music) chegou em um momento crucial, entendendo nosso propósito de construir uma carreira sólida, com parcerias reais, dedicadas e comprometidas. Para mim, é uma honra fazer parte desse casting ao lado de artistas que admiro e poder, juntos, fortalecer a voz da mulher no pagode e no samba.”
Para Gustavo Silveira, CEO da GSA Shows, a união representa um marco na trajetória da artista: “É com imenso prazer que juntamos a força da Mallupy, parceira de longa data, para impulsionar o projeto da Andressa Hayalla, que vive um novo momento e promete encantar o Brasil com o melhor do pagode feminino. Para nós, gestores da carreira dela, é gratificante receber a Mallupy neste projeto e torná-lo ainda mais forte juntos.”
Já Netto Mallupy, da Mallupy, reforça a confiança no potencial da cantora: “Estamos extremamente empolgados com essa parceria com a GSA Shows e a Andressa Hayalla. Acreditamos no talento dela e estamos comprometidos em levar sua música a novos patamares. Nossa meta é explorar as plataformas digitais e criar experiências memoráveis para os fãs, fazendo com que a música de Andressa embale todo o Brasil.”
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Com uma carreira já marcada por sucessos e colaborações com grandes nomes, Andressa Hayalla inicia essa nova fase apostando em uma gestão estratégica e em parcerias sólidas, com o objetivo de consolidar sua voz como uma das principais representantes do pagode feminino no país.
Marlinho grava audiovisual no Rio de Janeiro com participações especiais da nova geração do samba
Show acontece no Boteco Na Rua, no bairro de Campo Grande, no dia 15 de outubro, e terá ingressos a preço popular A cena do samba carioca vai ganhar um registro especial no dia 15 de outubro, com a gravação do audiovisual do cantor Marlinho, no Boteco Na Rua, em Campo Grande (RJ), bairro onde […]
Show acontece no Boteco Na Rua, no bairro de Campo Grande, no dia 15 de outubro, e terá ingressos a preço popular
A cena do samba carioca vai ganhar um registro especial no dia 15 de outubro, com a gravação do audiovisual do cantor Marlinho, no Boteco Na Rua, em Campo Grande (RJ), bairro onde o artista nasceu e foi criado. A partir das 20h, o público poderá conferir de perto um espetáculo cheio de emoção, convidados especiais e muito samba e pagode.
O projeto contará com participações de nomes que também representam a nova geração do gênero: Desejo Maior, Leti, Binho Simões, Dueto e Darlan. A proposta é celebrar a música que conecta histórias e traduz sentimentos, com a força do samba como pano de fundo.
“Esse DVD é a realização de um grande sonho. Estou muito feliz de poder registrar a minha verdade no palco neste local que me sinto em casa, ao lado de amigos talentosos que também fazem parte dessa caminhada comigo. Quero que esse projeto seja lembrado como um marco não só na minha carreira, mas também para todos que acreditam na força do samba”, declara Marlinho.
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Nascido e criado no Rio de Janeiro, Marlon Henrique Pereira de Alvarenga, o Marlinho, é reconhecido pelo carisma, talento e pela autenticidade ao transformar suas vivências em música. Aos 36 anos, carrega na bagagem uma trajetória de superação e se destaca como uma das apostas mais promissoras do samba, unindo tradição e contemporaneidade.
Com produção e direção da Luck Sound Music, o evento será aberto ao público, com ingressos a preço acessível de apenas R$ 10,00, disponíveis pelo link: uticket.com.br/event/01LDBOUMG7HOI4.
Serviço – Gravação do DVD de Marlinho
Local: Boteco Na Rua – Campo Grande (RJ)
Data: 15 de outubro (terça-feira)
Horário: A partir das 20h
Participações: Desejo Maior, Leti, Binho Simões, Dueto e Darlan
Ingressos: R$ 10,00
Link: uticket.com.br/event/01LDBOUMG7HOI4