Connect with us

Negócios

Musk brasileiro? Capixaba cria primeiro carro elétrico com produção em linha no Brasil

Published

on

Assim como o bilionário norte-americano, Flávio Figueiredo Assis vendeu uma empresa do setor financeiro para investir em sua própria montadora, a Lecar

Quem acompanhou a trajetória do garoto humilde, que estudou em escola pública e nasceu na pequena cidade de Guaçuí, no interior do Espírito Santo, nunca teve dúvidas de que, apesar das dificuldades, seu futuro seria promissor. Flávio Figueiredo Assis promete fazer história ao lançar o primeiro carro elétrico originalmente brasileiro. Mais do que contribuir para a mudança da matriz energética, impactando positivamente o meio ambiente, sua missão é mudar a imagem do Brasil para o mundo. Sua inspiração é o bilionário norte-americano Elon Musk, que tem uma história semelhante à do empresário.

Formado em Direito e Contabilidade, Assis se mudou para a capital em busca de uma vida melhor. Iniciou sua carreira como bancário e pouco tempo depois partiu para o empreendedorismo, com a criação da Financial Contabilidade que, sob gestão do primeiro funcionário e agora sócio, Iledson Luiz Fracalossi, se tornou referência em benefícios fiscais, atendendo mais de 400 clientes. Logo depois, fundou a Lecard, uma administradora de cartões PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador) que chegou a uma movimentação anual de R$ 1 bilhão, fornecendo para mais de 600 prefeituras e órgãos públicos e mais de 3 mil empresas privadas.

 

Advertisement

Em 2022, vendeu Lecard com o intuito de acelerar um sonho ainda mais potente: criar a primeira montadora de carros elétricos do Brasil. A ideia surgiu quando o advogado se deparou com a Lei 8.723, publicada em 1993, que regulamenta a redução de emissões de CO2 de veículos com prazo final em 2027, encerrando a utilização de motores a combustão em veículos automotores fabricados a partir de 2028.

De olho nessa oportunidade, em 02/02/2022, o empresário deu início à Lecar, com sede em Alphaville, São Paulo, e planta Industrial em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. A primeira iniciativa foi formar um time de engenharia automobilística altamente qualificado e experiente. Hoje, a equipe conta com 30 profissionais, muitos deles com passagens importantes por empresas como Gurgel, Troller, JPX, Ford, Toyota, Nissan e Marcopolo.

O capital é 100% próprio, mas a expectativa é fazer o IPO (oferta pública inicial) em 2025. “Além de um projeto que favorece a mobilidade e a sustentabilidade, nosso objetivo é fazer com que o Brasil seja visto de forma valorizada, assim como sempre deveríamos ser vistos. Somos a oitava economia do mundo e ainda não tínhamos nenhuma montadora nacional. Vamos mudar o rumo da história”, pontua.

Ao iniciar o projeto de design do carro, Assis logo identificou a cidade de Caxias do Sul como o melhor local para montar sua fábrica, visto que vários fornecedores do ecossistema de mobilidade se encontram na região. Lá, a equipe desmontou um Tesla a fim entender a engenharia do concorrente à fundo.

Cerca de 35% das peças do Lecar Model 459, o primeiro veículo da companhia, serão importadas da China. Motores e baterias virão do fabricante chinês Wiston, que fornece também para outras duas gigantes do setor: Volkswagen e Hyundai. O restante será produzido no Brasil. “Nosso país é privilegiado, com matéria-prima apropriada e abundante para a produção de carros 100% elétricos”, esclarece.

Advertisement

Sempre atento a oportunidades, os contratos fechados com vários fornecedores preveem a transferência de tecnologia e cooperação técnica, científica e operacional, o que viabiliza uma fábrica de células de bateria e motores elétricos no Brasil, permitindo a autossuficiência na produção de carros elétricos. “Temos em nosso país, 97% dos minerais que compõe as células de baterias. Além de sermos autossuficientes, podemos ainda nos tornarmos protagonistas e uma grande referência no mercado global de veículos elétricos, fornecendo automóveis para outros países. Nossos carros vão interessar a quem cuida do meio ambiente também em outros países”, anima-se o empresário.

Em fevereiro, o carro, cujo protótipo está em desenvolvimento, segue para uma série de homologações em Londres, na Inglaterra, onde será submetido a avaliações de impacto, aerodinâmica e simuladores de segurança. Essa etapa terá duração de até nove meses. Depois disso, o produto entrará em linha de produção, devendo estar disponível ao mercado a partir de dezembro de 2024.

O Lecar Model 459 terá um custo de R$ 279 mil e autonomia de 400km por carga. A carga tributária é de 43%. “Precisamos que o governo se conscientize sobre a importância dos carros elétricos para o Brasil e crie uma política de incentivos a fim de termos preços mais competitivos”, destaca Assis. A empresa também planeja a criação do Lecar POP, uma versão popular e com o uso de baterias e motores elétricos produzidos no Brasil que, com os mesmos incentivos fiscais aos elétricos existentes em diversos países, teria o custo estimado de R$ 100 mil e autonomia de 200km por carga.

A estimativa é produzir 300 veículos por mês já no primeiro ano de fabricação, gerando 600 empregos diretos e R$ 1 bilhão de faturamento. O foco das vendas será a Grande São Paulo, especialmente entre a capital, Campinas e São José dos Campos, onde a empresa deve investir em uma rede de infraestrutura para recarregamento de bateria. Também está previsto, já para 2025, a criação de uma rede de carregamento próprio ao longo de toda BR 101, com carregadores rápidos disponíveis a cada 150km da rodovia. Até 2030, a empresa espera oferecer cobertura total nas principais rodovias do país.

Em um segundo momento, além da expansão para todo o território nacional, o visionário planeja a internacionalização de sua montadora, especialmente para EUA, França, Itália e Mônaco. “Já estamos alinhando uma série de parcerias nesses países para levar nossa marca para o mundo”, orgulha-se.

Advertisement

Em cinco anos, a Lecar pretende produzir 50 mil carros por ano, com geração de 6 mil empregos diretos e R$ 13 bilhões de faturamento anual. A empresa pretende, ainda, criar um plano de assinaturas, mudando a cultura da posse para a de acesso. “As pessoas não precisam ter um carro, o que elas precisam é de mobilidade”, argumenta. A assinatura base para o plano de locação de 36 meses será oferecida por aproximadamente 3% do valor de venda para uma quilometragem mensal de 1 mil km.

O grande diferencial da Lecar é o de não apenas fabricar um carro elétrico no Brasil, mas desenvolver um produto totalmente pensado para o país. “Tenho um Tesla e, definitivamente, ele não foi estruturado para rodar pelas ruas e estradas brasileiras. Ele sofre a cada buraco. Nosso projeto é de um carro feito para os desafios das estradas do Brasil, com tecnologia de ponta, resistência, prazer na direção e alinhado à necessidade de redução de emissões de CO2, que foi o grande motivador para embarcarmos nesse projeto”, finaliza.

Sobre a Lecar:

www.lecar.com.br

A Lecar S/A Indústria Brasileira de Automóveis Elétricos é a primeira montadora de carros elétricos do Brasil. A equipe de engenharia desenvolveu um automóvel 100% elétrico com design, envolvimento e energia totalmente projetado por brasileiros e para brasileiros. O Lecar Model 459 deve ser lançado em dezembro de 2024.

Advertisement

Continue Reading
Advertisement

Negócios

Mestre em investimentos, o multimilionário Carlos Magno saiu do 0 aos milhões antes dos 30

Published

on

By

A vida de Carlos Magno é um verdadeiro exemplo de determinação. Hoje, ao ver suas viagens para destinos exóticos como Dubai, e Orlando e seu patamar financeiro estável, poucos imaginam a trajetória permeada de obstáculos que ele teve que enfrentar.

Desde jovem, enquanto trabalhava como garçom e entregador de panfletos para pagar seus estudos, ele começou a criar conteúdo e compartilhar sua vida com o público com um único objetivo, ficar milionário antes dos 30.

Carlos começou a investir no mercado financeiro com R$15 (quinze reais) e hoje é advogado por profissão e investidor, e já soma mais de 1 milhão de seguidores no Instagram, onde influencia diariamente milhares de pessoas que buscam conhecimento e inspiração para alcançar sonhos através do mercado financeiro.

“Sou muito transparente com meus seguidores e alunos, procuro sempre compartilhar minha vida pessoal, além dos meus próprios aprendizados e ensinamentos que me fizeram construir uma fortuna multimilionária do zero aos 26 anos.” Relata o multimilionário.

Advertisement

Nas redes sociais, é evidente o impacto que o Investidor tem na vida das pessoas, conforme registrado em milhares de comentários. Seu estilo de vida combina negociações nas bolsas de valores, viagens internacionais de luxo e uma vida que qualquer jovem sonharia.

Instagram: @carlosmagno

Continue Reading

Negócios

Aprovação entre homens e mulheres consolida perfumes de Gusttavo Lima no mercado

Published

on

By

Sertanejo já lançou quatro fragrâncias e prepara novos lançamentos para o primeiro semestre

A marca de perfumes e cosméticos do cantor Gusttavo Lima tem, como meta para 2024, se firmar como protagonista neste segmento, dando sequência ao bom momento vivido pela empresa no ano passado, quando as vendas aumentaram 170% em relação a 2022. Para o primeiro semestre deste ano, a marca já prepara novos lançamentos e parcerias para alavancar sua vendas e aumentar sua presença, seguindo a receita que agradou sua base de fãs, tanto os homens quanto as mulheres. “Nosso objetivo é desenvolver produtos que encantem todos os públicos, especialmente os fãs que carreguem a essência e os valores do Gusttavo”, disse Rafael Turziani, diretor de marketing da marca.

Enquanto os novos produtos não chegam, os consumidores podem conhecer a linha já lançada por Gusttavo Lima, à venda no site https://www.clubegl.com.br. A marca já lançou 3 fragrâncias destinadas ao público masculino e uma para o feminino, além de itens de cuidados para barba e cabelo e um creme hidrante corporal acetinado para as mulheres.

Confira os detalhes de cada perfume lançado pelo sertanejo:

Advertisement

GL Embaixador

A primeira fragrância lançada em 2022 logo de cara agradou os fãs, com a proposta de resgatar as raízes e homenagear a trajetória do cantor. À época do lançamento, Gusttavo Lima disse que “queria que esse cheiro lembrasse a terra molhada do interior, o queimado do cigarro de palha do meu avô, a madeira e todas as especiarias que sempre fizeram parte da nossa rotina”.

Com o selo de qualidade da suíça Givaudan, maior casa de perfumaria do mundo, o “GL Embaixador” tem notas cítricas que trazem o frescor e notas de canela que deixam o perfume mais poderoso. Já notas mais sofisticadas de madeiras e âmbar, segundo a ficha técnica do produto, foram pensadas para enaltecer a sensualidade.

GL Embaixador “For Her”

Este foi o primeiro produto destinado exclusivamente ao público feminino feito pela marca, com a proposta de “representar o lado mais poderoso do amor e homenagear todas as mulheres, com a devida intensidade que elas merecem”. De acordo com a ficha técnica, a fragrância conta com o frescor provocante de notas cítricas, a potência da feminilidade dominada por notas florais e todo o poder da sensualidade das notas amadeiradas.

Advertisement

No fim do ano passado, foi lançado o creme “Creme Acetinado GL Embaixador For Her”, um hidratante corporal que leva o perfume do “GL Embaixador For Her” em seu DNA, prometendo perfumação intensa e hidratação por até 48 horas.

GL Embaixador “Miami 305”

Seguindo o enredo das homenagens à história de Gusttavo Lima, “Miami 305” foi pensado para ter o “cheiro de Miami”, cidade norteamericana onde o sertanejo também reside. O perfume é indicado ao público masculino e tem a assinatura Fougère Oriental Amadeirado, com notas especiadas de Anis e Canela que provocam frisson quando combinadas com a Lavanda, Gerânio Egito Orpur e Violeta.

E para a fixação que os amantes da perfumaria gostam, traz um fundo ainda mais sedutor e poderoso com notas de caramelo, baunilha e o amadeirado do Patchouli Oil Indonésia Orpur, Agarwood e Vertiver Oil Haiti Orpur.

GL Embaixador “Paraíso Particular”

Advertisement

O quarto perfume da linha que leva a assinatura de Gusttavo Lima foi lançado em janeiro de 2024 e foi inspirado no sucesso do último DVD, “Paraíso Particular” – em pouco mais de dois meses, o show já foi assistido por mais de 6 milhões de pessoas e, durante a transmissão de estreia, alcançou 600 mil acessos simultâneos.

De acordo com a marca, o perfume é uma edição limitada e foi pensado especialmente para o verão, trazendo em sua essência notas cítricas que garantem um frescor frutado, destacando a nobre Mandarina Verde Itália Orpur™️, uma combinação de ervas que dá a assinatura do Embaixador e notas adocicadas de Baunilha, Âmbar e Fava Tonka que se encontram ao amadeirado para uma fixação forte e sedutora, para aqueles que desejam curtir longas festas durante o período mais quente do ano.

Continue Reading

Negócios

Escritório Juveniz Jr. Rolim Ferraz Advogados completa 20 anos com projeto de expansão internacional

Published

on

By

Registrando média de crescimento de 20% ao ano, banca planeja intensificar atuação nos EUA, Europa e Ásia

Consolidado como uma das principais bancas brasileiras em áreas tradicionais do Direito Civil, Societário, Contratual, Tributário e Trabalhista, o escritório paulista Juveniz Jr. Rolim Ferraz Advogados, que também se destaca em áreas como Direito Bancário, E-Commerce, Contratos Internacionais, Mercado de Capitais, Ambiental, Direito da internet e Regulatório Sanitário, entre outros, completa, em fevereiro, 20 anos de atuação anunciando um planejamento estratégico voltado à aceleração do crescimento por meio da ampliação de sua presença internacional. A empresa, que tem crescido em média 20% ao ano desde sua fundação, projeta um aumento deste ritmo para os próximos anos por meio da intensificação de sua presença em mercados como os Estados Unidos, a Europa e a Ásia.

O sócio da Juveniz Jr. Rolim Ferraz Advogados, Joaquim Rolim Ferraz, explica que na prática, o escritório já atende grupos empresariais sediados no exterior e assessora empresas no relacionamento com outros países. “Agora nosso planejamento tem como foco estarmos mais próximos desses clientes internacionais além de expandirmos a carteira neste segmento, o que trará um crescimento maior e mais rápido para a organização”, afirma.

Segundo ele, além do fortalecimento da operação globalizada, o impulso para o alcance de patamares maiores de crescimento virá do uso cada vez maior de ferramentas baseadas em Inteligência Artificial para a gestão dos processos e tratamento das informações. “Abolimos os arquivos físicos em 2008 e nos tornamos um dos primeiros escritórios digitais do país. Esse olhar atento à inovação faz parte do DNA do nosso escritório, garantindo diferenciais competitivos que continuarão sendo explorados ao máximo para alavancar cada vez mais nosso papel de protagonismo nos mercados em que atuamos”, diz.

Advertisement

Por sua vez, Ubaldo Juveniz dos Santos Junior, também sócio do escritório, acrescenta que ser um escritório full service, que atende todas as necessidades jurídicas dos clientes, também é um fato de forte contribuição para a consolidação da empresa no mercado, assim como o olhar atento para a responsabilidade social e socioambiental.

“Neste sentido, é importante ressaltar que atendemos grupos empresariais que são protagonistas em ESG e contribuímos, juridicamente, com a construção deste posicionamento de mercado. O cuidado com o meio ambiente é uma das matrizes do nosso escritório desde a sua fundação. Sempre fizemos o uso sustentável de papel e impressões motivados para a preservação de florestas. Preservamos, desde 2010, uma área de mata atlântica com 200 hectares, na Bahia”, comenta.

Sobre a Juveniz JR Rolim Ferraz Advogados

Sociedade formada por profissionais especializados nas mais complexas e atuais disciplinas do Direito Brasileiro e Internacional, preparados através de contínua e permanente atualização para atender às necessidades dos clientes com presteza, precisão técnica e disponibilidade.

Advertisement
Continue Reading

Mais Lidas

Copyright © TimeOFFame - Todos os direitos reservados