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Negócios

Mulheres já administram metade das franquias no Brasil e correspondem a 35% do total de empreendedores do país

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Conforme dados do Sebrae, metade das unidades franqueadas brasileiras são geridas por mulheres. As empreendedoras são bastante elogiadas pelas franqueadoras, as redes que concedem a elas o direito de uso de suas marcas: para a maioria das bandeiras associadas à ABF – Associação Brasileira de Franchising, as franquias comandadas por mulheres têm desempenho superior àquelas geridas por homens e não há segmentos em que elas não possam atuar com desenvoltura. “As mulheres têm a habilidade de gerir pessoas e, sendo o franchising um sistema de gestão de pessoas, ele foi feito sob medida para elas. Captar colaboradores, treiná-los e lidar com eles no dia a dia é natural para elas, que conseguem manter equipes mais harmônicas e produtivas”, explica Thais Kurita, advogada especializada em Franchising e Varejo, que há 20 anos atua com as maiores franqueadoras brasileiras.

Dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apontaram que 55% das mulheres empreenderam por necessidade, enquanto 40% o fizeram pela oportunidade apresentada. Para Priscilia Queiroz (foto), CEO da RMQD – Rede Mulheres Que Decidem, uma escola de negócios que capacita mulheres para empreenderem, especialmente na área de vendas, as mulheres empreendem mais à medida que o mercado de trabalho oferece menos oportunidades igualitárias e, justamente por isso, é fundamental que elas se capacitem. “Em negócios independentes ou franquias, as empreendedoras precisam de treinamentos constantes para desenvolver habilidades de vendas, gestão financeira, gestão de pessoas, marketing e todas as áreas que potencializem seus negócios. Sem esse desenvolvimento, é praticamente impossível que o negócio gere a renda necessária para que elas vivam dignamente do empreendimento”, alerta.

No franchising, o benefício de não começar sozinha atrai quem busca mais segurança. Isso porque existe a transferência de know-how, uma obrigatoriedade exigida pela lei 13.966/19, que rege o sistema de franquias no Brasil. “O primeiro artigo da lei deixa muito claro que o franqueador deve transferir know-how ao franqueado, ou seja, ensiná-lo a trabalhar, passar a ele o conhecimento para operar o negócio. Então, o franqueado já inicia seu empreendimento com uma importante vantagem sobre quem começa de forma independente”, diz Thais Kurita (foto).

Foi justamente por isso que Márcia Gomes Di Giano (foto) optou, há sete anos, pela franquia da Mineiro Delivery, uma rede que oferece comida caseira na caixinha. Márcia era comissária de bordo e, ao decidir ser mãe, preferiu empreender e gerenciar seu tempo na educação do filho. “Com tantos voos internacionais e rotina atribulada, eu mal veria meu filho crescer. A maternidade foi uma opção planejada e muito desejada e a franquia veio para também manter meu desejo de ser uma profissional realizada, porque a mulher desempenha diversos papeis na sociedade e é possível realizar todos eles”, comenta.

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A franquia de Márcia é uma das mais elogiadas pela franqueadora e ela faz questão de estar presente na operação, zelando pela qualidade do produto e do atendimento. “Eu não sabia nada sobre alimentação antes de comprar a franquia, muito menos sobre varejo. Aprendi tudo com a franqueadora e com o dia a dia e, hoje, minha loja tem a qualidade e o atendimento dos quais me orgulho. Mesmo que eu me ausente, os clientes receberão seus boxes exatamente como devem ser, sem erros e com muito sabor”, orgulha-se.

O mesmo orgulho de Márcia reflete-se em Patrícia Lira (foto), que está ‘do outro lado do balcão’: ela é franqueadora da marca Norah Acessórios. Nascidas em Pernambuco, Patrícia e sua marca têm muito em comum: força, resiliência e muito brilho.

Explicando melhor, Patrícia Lira começou no ramo da moda como sacoleira, em 2013. Com o sucesso das vendas de roupa porta a porta, ela abriu sua primeira loja, um ano depois. Mas atuava apenas com roupas e calçados até 2018, quando fez uma viagem a São Paulo e, para diversificar os negócios, implantou bijuterias e acessórios às lojas – nessa época, a Norah já tinha quatro lojas. As vendas aumentaram tanto que, no mesmo ano, ela abriu a primeira loja exclusiva de bijuterias. Veio a pandemia e as lojas de roupas de Patrícia praticamente faliram – e a resiliência, nesse caso, uniu-se à força da empreendedora, que a fez transformar todo o negócio em lojas de bijuterias. “Foi aí que meu negócio virou um sucesso! A Norah Acessórios não apenas nos sustentou durante a pandemia como também se tornou a queridinha das consumidoras e dos shoppings!”, comenta.

A ideia de Patrícia sempre foi clara: levar aos shoppings uma opção acessível de bijuterias e acessórios às clientes, com produtos de muita qualidade e design diferenciado. “Queremos que as mulheres tenham acesso a bons produtos, mas que eles não custem uma fortuna”, diz ela.

O passo seguinte foi conquistar outros mercados. A primeira loja fora de Pernambuco foi inaugurada em Santo André (SP), a segunda na capital paulista (Shopping Ibirapuera) e agora, no mês da mulher, a terceira será inaugurada no shopping Center Norte, também em São Paulo, um dos maiores shoppings do Brasil. “E essa loja iniciará nossa entrada no franchising, porque nossa expansão está oficialmente aberta”, comemora Patrícia, que pretende ter 50 lojas nos próximos dois anos.

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Por fim, no segmento fitness, Eliane Elis Griebeler, de 30 anos, é franqueada de uma loja Dr. Shape em Santa Rosa (RS). Sua loja completará sete anos em maio. Formada em Administração de Empresas, ela conta que a vontade de empreender sempre existiu. No modelo de franquias, viu a oportunidade de investir em um negócio que tivesse mais chances de dar certo: o de suplementos alimentares e artigos esportivos.

“Eu e meu sócio fizemos pesquisas para decidir em qual ramo investir e optamos pela Dr. Shape porque acreditamos que é um mercado que está sempre em expansão no Brasil, porque as pessoas tendem a buscar cada vez mais pela melhora na qualidade de vida”, afirma Eliane.

Antes de se tornar franqueada, ela trabalhava no setor administrativo de uma outra empresa. No último ano da faculdade, adquiriu a Dr. Shape. Hoje, então, é ela quem fica responsável pela parte comercial da loja e faz os pedidos, além de atuar diariamente ao lado da equipe no atendimento ao público.

Quando inaugurou a loja, com apenas 23 anos, Eliane sentia algumas inseguranças, até porque empreender é um ato bastante corajoso. Mas o tempo, a vivência de mercado e o suporte da franqueadora trouxeram a bagagem que ela precisava para estabelecer o nome da Dr. Shape não apenas na cidade, mas em toda a região. “O atendimento personalizado foi fundamental para que a loja conquistasse um público fiel, que faz compras recorrentes conosco. Somos especialistas no que fazemos e temos orgulho em atender nossos clientes em todas as suas necessidades”, revela.

Ela lembra que, passada a fase mais crítica da pandemia, os números de vendas e lucro vêm crescendo numa constante. A loja se destaca ainda por vender, além da suplementação, os produtos a granel. “Na loja, meu público é formado principalmente por mulheres e eu acho que nós mulheres podemos conquistar o mundo e já estamos conquistando. Já não temos tantas dificuldades como era antigamente e nós podemos dominar totalmente o mundo dos negócios, principalmente no ramo da suplementação, da alimentação saudável e da qualidade de vida. Os homens estão se cuidando mais, mas o público feminino é meu maior alvo e, para mim, isso dá super certo. Quero atendê-las cada vez mais e melhor!”, finaliza.

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Ricardo Campos e Pety e a Fundação da Kaufen Car: Uma Colaboração Vitoriosa no Setor de Automóveis de Luxo

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O empresario Ricardo Campos realiza um desejo antigo: lançar uma concessionária de automóveis de luxo. Sua jornada teve início em 2020 no cenário do funk, e sua primeira grande ligação com o mundo artístico surgiu quando seu filho, Gabbmc, se uniu à cena musical através da empresa Love Funk. Durante esse tempo, Ricardo pôde ampliar sua rede de relacionamentos, estabelecendo conexões com personalidades relevantes tanto na indústria da música quanto no setor de veículos.

Nesse cenário, Ricardo encontrou Pety, dono da Vitrine Car Premium em Guarulhos, que é uma figura renomada no setor automotivo. Essa reunião deu origem a uma colaboração promissora, visando a união de esforços para atrair novos públicos, como empresários e artistas do funk. Com uma visão comum de crescimento, ambos optaram por procurar um espaço adequado para estabelecer uma loja em parceria.

Pety veio de uma família simples, onde desde pequeno aprendeu a importância do esforço e do comprometimento. Aos 16 anos, ele perdeu seu pai e sua vida se transformou de maneira radical. Com dedicação intensa, Pety logo ascendeu ao cargo de gerente de vendas, aprimorando suas competências em liderança e negociação, o que contribuiu para seu contínuo progresso.

Com o passar do tempo, pety e o empreendedor Márcio estabeleceram a Vitrine Car Premium. Uma nova sociedade, mais uma vitória de Pety, que demonstra seu comprometimento e sua perspectiva inovadora.

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Em menos de trinta dias, Pety continuou sua trajetória. Com a parceria de Márcio e Ricardo, comprou a Kaufen Car, uma nova companhia que ampliou ainda mais suas oportunidades no setor.

Atualmente, Pety representa um modelo de persistência e empreendedorismo. Sua jornada, que começou como jovem aprendiz e o levou a se tornar um empresário de destaque, demonstra que é viável alcançar grandes realizações por meio de esforço e comprometimento.

Com a colaboração do parceiro de Pety, Márcio, a equipe encontrou o local perfeito na região norte de São Paulo e deu origem à Kaufen Car. A loja foi estabelecida com a intenção de se tornar um marco no segmento de automóveis de luxo, proporcionando aos clientes uma vivência singular, centrada na qualidade e na exclusividade.

“Temos como objetivo consolidar a Kaufen Car como uma marca reconhecida, que se diferencia pela qualidade e pelo atendimento individualizado”, destaca Ricardo. Com essa proposta, ele, Pety e Márcio juntam suas vivências e conexões para não apenas servir o segmento automotivo de luxo, mas também para fortalecer vínculos com o mundo do entretenimento, especialmente o funk” Ricardo Campos

A Kaufen Car é criada com a proposta de transformar o conceito de veículos de luxo, almejando atrair um público seletivo e se firmar como uma referência para empreendedores, celebridades e entusiastas de automóveis únicos.

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Treinamento inédito para empresários promete virar o mercado brasileiro de “cabeça para baixo”

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O empresário Marcos Freitas, maior referência brasileira em engajamento e estruturação de negócios, promove ação gratuita voltada para donos, gestores e colaboradores

Com o ousado lema “Pare de ser refém de gente que você paga”, o empresário autor de best-sellers Marcos Freitas lança o Novo SuperDesafio Empresarial (SDE), um treinamento 100% gratuito, que reunirá donos, gestores e colaboradores em uma imersão única na qual todos aprenderão juntos como alinhar esforços e objetivos para atingir resultados e superar as metas. Promovida pela empresa de consultoria e treinamento Seja AP, a ação terá transmissão online e será realizada nos dias 18, 19 e 20 de novembro, das 7h às 9h.

“Chega de chefes que carregam a empresa nas costas, enquanto a equipe só cumpre o básico. É hora de alinhar todos no mesmo propósito e fazer de 2025 o ano da virada”, afirma Marcos Freitas, fundador da Seja AP. “Queremos mostrar que somente com o engajamento de todos é possível estabelecermos uma cultura de alta performance para alavancar os negócios, independentemente do tamanho da empresa.”

Mas o que torna esse evento tão inédito? Diferente de qualquer outro treinamento, o SuperDesafio não é voltado apenas para empresários. Desta vez, toda a equipe – do dono ao colaborador – estará envolvida em um processo intensivo de aprendizado e alinhamento para atingir seus objetivos estratégicos em 2025. E o melhor: tudo será transmitido ao vivo, via plataforma Zoom, permitindo que empresas de todo o Brasil participem sem sair do escritório.

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O evento acontecerá de 18 a 20 de novembro, das 7h às 9h da manhã. Marcos Freitas promete entregar estratégias práticas que ele utilizou ao longo de sua carreira para transformar equipes desmotivadas em times de alta performance. A inscrição é gratuita, mas as vagas são limitadas.

“Se você está cansado de ver sua equipe apenas ´cumprindo tarefas´ e não está conseguindo atingir todo o seu potencial, o problema pode estar no desalinhamento das equipes. De maneira prática, vamos ensinar como criar uma cultura de engajamento na qual cada colaborador entenderá sua importância no processo, contribuindo para o crescimento real da empresa”, explica Marcos Freitas

SuperDesafio Empresarial 2024
Treinamento online gratuito
Dias 18, 19 e 20 de novembro
Das 7h às 9h da manhã
Vagas limitadas
Inscrições aqui: https://superdesafioempresarial.com.br/sde-rd-campaign/

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Economia compartilhada entre fornecedores de casamentos: A revolução de Michele Carneiro

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Uma nova proposta transforma o mercado de casamentos, unindo tecnologia e inovação.

Michele Carneiro, empreendedora visionária, acaba de ser reconhecida pela IBIORG e pela revista Caras por sua impactante contribuição ao mercado de casamentos. Em parceria com seu esposo e sócio, Bruno Carneiro, Michele deu vida à Weddingfy, uma plataforma que promete revolucionar a forma como noivos e fornecedores interagem no planejamento de casamentos.

Com o intuito de realizar os sonhos de muitas famílias e impulsionar o crescimento dos fornecedores do setor, a Weddingfy surgiu nos Estados Unidos, oferecendo uma solução prática e segura para o planejamento de casamentos. Em um mercado onde a organização de um evento tão significativo pode ser um desafio, a plataforma se destaca ao centralizar todas as etapas do processo em um único local. Os noivos têm acesso a uma ampla gama de serviços e produtos, desde a escolha do local até a contratação de fotógrafos, decoradores e fornecedores de buffet, tudo com apenas alguns cliques.

Além de facilitar a vida dos noivos, a Weddingfy atua como uma vitrine para fornecedores e profissionais do setor. Com ferramentas que permitem a divulgação de serviços de maneira atrativa, a plataforma amplia o alcance dos fornecedores, aumentando suas chances de fechar negócios. A Weddingfy não só promove a conexão entre noivos e profissionais, mas também oferece recursos de gerenciamento que ajudam a otimizar as operações e a atender melhor os clientes.

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A chegada da Weddingfy ao Brasil representa um avanço significativo em um mercado de casamentos que é, por natureza, competitivo e dinâmico. Ao integrar tecnologia e inovação, a plataforma não só atende às necessidades atuais, mas também molda o futuro do setor.

“Estamos prontos para deixar nossa marca na história dos casamentos, ajudando a transformar sonhos em realidade de forma prática e segura”, afirma Michele Carneiro.

Com essa nova abordagem, Michele Carneiro e a Weddingfy estão não apenas modernizando o setor de casamentos, mas também criando um movimento que visa unir pessoas e simplificar a experiência de planejamento, tornando o sonho de muitos uma realidade mais acessível.

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