Connect with us

Geral

Médico Marcos Staak Jr explica o papel da testosterona no câncer de próstata

Published

on

“Vários estudos examinaram a relação entre os níveis séricos de vários hormônios sexuais e o risco de desenvolver câncer de próstata”, explica Marcos Staak Jr

Segundo o INCA( Instituto Nacional de Câncer), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

A próstata está localizada na parte baixa do abdômen, logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso), sendo um órgão pequeno que tem forma de maçã. Ela produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

Por ser uma glândula que só o homem tem, é preciso entender a relação da testosterona com o câncer de próstata

Advertisement

O papel crítico dos andrógenos na estimulação do crescimento do câncer de próstata foi estabelecido em 1941 por Charles Huggins.

“Essas descobertas levaram ao desenvolvimento da terapia de privação de androgênio (ADT) como um tratamento para pacientes com câncer de próstata avançado. Embora a ADT seja paliativa, ela pode normalizar os níveis séricos do antígeno prostático específico em mais de 90% dos pacientes e pode produzir respostas tumorais objetivas em 80–90%”, explica o médico Marcos Staak Jr.

De acordo com Staak, a atividade antitumoral pode melhorar a qualidade de vida, reduzindo a dor óssea e também as taxas de complicações.

“Alguns homens com câncer de próstata avançado apresentam evidências de doença metastática na apresentação, enquanto outros desenvolvem doença metastática após o tratamento definitivo da doença localizada; em alguns casos, isso pode ser manifestado apenas por uma elevação no nível sérico do antígeno prostático específico (PSA), denominado recorrência bioquímica isolada”, pontua.

Os homens que apresentam recidiva ou recorrência durante o tratamento com ADT são considerados portadores de câncer de próstata resistente à castração, embora ainda possam responder a algumas formas de terapia hormonal.

Advertisement

“Pesquisas contemporâneas levaram ao desenvolvimento de abordagens de modalidades combinadas múltiplas para homens com câncer de próstata avançado sensível à castração que estão associadas a melhores resultados do que os que podem ser alcançados apenas com a ADT”, completa.

Segundo o médico, os objetivos da terapia sistêmica são prolongar a sobrevida, minimizar complicações e manter a qualidade de vida. Além da terapia sistêmica, existem alguns pacientes que podem se beneficiar da terapia local para a próstata ou para metástases individuais para prolongar a sobrevida.

“Vários estudos examinaram a relação entre os níveis séricos de vários hormônios sexuais e o risco de desenvolver câncer de próstata. Os dados mais definitivos sobre a relação entre os níveis séricos dos hormônios sexuais e o câncer de próstata vêm de uma análise conjunta de 18 estudos prospectivos, que incluíram 3.886 homens com câncer de próstata e 6.438 controles. As concentrações séricas de testosterona, di-hidrotestosterona (DHT) e outros derivados androgênicos ativos obtidos antes do diagnóstico NÃO foram associadas a um risco aumentado de câncer de próstata subsequente. Além disso, nenhuma associação foi observada com os níveis séricos de estrogênios pré-diagnóstico (estradiol, estradiol livre)”, enfatiza.

Além disso, a suplementação de testosterona como tratamento para o hipogonadismo não parece estar associada a um risco aumentado de câncer de próstata, embora o monitoramento de anormalidades da próstata seja recomendado.

“Uma possível ligação entre a estimulação androgênica e o câncer de próstata forneceu a justificativa para o Prostate Cancer Prevention Trial (PCPT) e o REDUCE Trial, que usou finasterida e dutasterida, respectivamente, para bloquear a conversão de testosterona em seu derivado mais ativo DHT. Os inibidores da 5-alfa redutase foram associados a um risco maior de doença de alto grau, e a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA anexou advertências sobre essa associação aos rótulos da finasterida e da dutasterida”, completa.

Advertisement

Influências androgênicas diretas ou indiretas são importantes na transformação maligna do tecido prostático, de acordo com o médico. Ele diz que os homens com deficiência de 5-alfa redutase (5-AR) (a enzima que converte a testosterona em DHT, o andrógeno mais ativo da próstata) não desenvolvem câncer de próstata. A lesão precursora, PIN de alto grau, também é hormonalmente dependente. A atrofia e as alterações apoptóticas que ocorrem com a privação de androgênio no epitélio prostático normal e hiperplásico e nos cânceres invasivos também são observadas na neoplasia intraepitelial.

“Esses dados sugerem que a interferência com o equilíbrio normal de andrógenos pode afetar a incidência do câncer de próstata. As terapias médicas direcionadas à manipulação hormonal incluem estrogênios, antiandrogênios, agonistas do hormônio liberador de gonadotropina (GnRH) e inibidores 5-AR. A maioria dessas terapias não é candidata ao uso como agentes quimiopreventivos devido aos potenciais efeitos colaterais. O uso de inibidores de 5-AR ou antiandrógenos que bloqueiam o receptor de andrógeno pode estar associado a menos efeitos colaterais porque os níveis séricos de testosterona permanecem inalterados”.

A orquiectomia bilateral é um procedimento relativamente simples e de baixo custo. Após a cirurgia, os níveis de testosterona sérica diminuem rapidamente para os níveis de castração, e isso geralmente está associado a melhorias na dor óssea e outros sintomas relacionados à doença.

“Embora a orquiectomia seja usada com muito menos frequência do que a castração médica na América do Norte e na Europa, continua sendo uma alternativa útil quando uma diminuição imediata da testosterona é necessária (por exemplo, compressão da medula espinhal iminente) ou quando os custos ou adesão à terapia médica são um problema. Em muitos países, a orquiectomia bilateral continua sendo o padrão de tratamento para a terapia hormonal inicial do câncer de próstata metastático”, finaliza.

 

Advertisement

Continue Reading
Advertisement

Geral

Entre Redes e Rituais: Ana Luz Une Tradição e Tecnologia

Published

on

Ana Luz, conhecida como Vó Bahiana, vem ganhando destaque nas redes sociais com mais de 15 milhões de seguidores. Desde a infância, a espiritualista se destacou por suas habilidades sensitivas complexas, tendo visões que se conectavam a um mundo além da compreensão comum. Sua trajetória é marcada por uma busca constante por autoconhecimento e espiritualidade, características que atraem um público cada vez maior em sua jornada. Estudou teologia e hoje está conectada com o xamanismo.

Após uma fase como pastora evangélica, ela encontrou no xamanismo um caminho que ressoava profundamente com sua essência. Diferente de uma religião convencional, o xamanismo é um conjunto de práticas ancestrais que visa a conexão com a natureza e o mundo espiritual. Para Ana, essa mudança representou uma oportunidade de expandir suas atividades e ajudar ainda mais pessoas através de rituais que promovem cura e orientação.

Os rituais xamânicos são variados e incluem danças, cantos e o uso de plantas e ervas. Por conta de toda conexão com essas práticas espirituais, passou de Vó Bahiana para Ana Luz, nome dado ao guardião que agora a carrega. Ela enfatiza a importância da comunicação com os espíritos, buscando sempre o equilíbrio e a harmonia entre o ser humano e o universo. Essa abordagem holística atrai aqueles que buscam uma compreensão mais profunda de si mesmos e do mundo ao seu redor.

Uma das características marcantes do trabalho da sensitiva é sua ética em relação ao uso dos seres vivos. Ana não utiliza animais em suas práticas, focando em métodos que respeitam a vida e a natureza. Sua mediunidade, aliada a essa filosofia, já lhe permitiu acertar centenas de previsões, gerando confiança e admiração entre seus seguidores.

Advertisement

Com um público crescente e uma mensagem de amor e conexão, Ana Luz se torna uma referência no campo espiritual contemporâneo. Ela prega a cura e o autoconhecimento, também inspirando uma nova geração a buscar suas próprias verdades. Por sua mediunidade sensível e suas visões e clarividência, hoje em dia atende em mais de 46 países, entre eles franceses, portugueses, norte-americanos, sul-africanos e até sheiks árabes.

“Independentemente da religião, a mediunidade sempre me acompanhou desde a infância.  Sempre recebi avisos sobrenaturais que serviram de alerta para muitas pessoas. Acertei centenas de  previsões, consegui auxiliar as pessoas em suas vidas profissionais e pessoais, muitas vezes, através de rituais usando elementos da natureza, para mudar situações cotidianas que estavam atrapalhando o seu crescimento e a sua felicidade. Somos seres feitos de energia e precisamos estar sempre conectados com os espíritos superiores que cuidam de nós”, declara a sensitiva mais seguida do mundo.

Continue Reading

Geral

Amstel apresenta suas novidades em seu sétimo ano como marca parceira da Parada do Orgulho LGBT+

A Amstel, cerveja do Grupo Heineken, será a patrocinadora principal da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo pelo sétimo ano consecutivo. Com a campanha “Festejar tá na nossa história”, a marca promove uma série de ações que celebram a história da comunidade e investem em seu futuro, com foco em empreendedorismo e capacitação. João Victor […]

Published

on

Amstel, cerveja do Grupo Heineken, será a patrocinadora principal da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo pelo sétimo ano consecutivo. Com a campanha “Festejar tá na nossa história”, a marca promove uma série de ações que celebram a história da comunidade e investem em seu futuro, com foco em empreendedorismo e capacitação.

João Victor Guedes, diretor de marketing da Amstel no Brasil, destaca que o compromisso da marca com a comunidade LGBTQIAPN+ é consistente e vai além do patrocínio, buscando construir histórias e dar suporte para o futuro.

As principais iniciativas da Amstel para o período incluem:

1. Mentoria para Empreendedores e Feira da Diversidade:

Advertisement
  • Mentoria Nhaí By Amstel: Pelo quarto ano, a Amstel se une a Raquel Virgínia, CEO da Nhaí, para o projeto “Negócios do Orgulho”. A iniciativa visa capacitar e acelerar o ecossistema de bares da comunidade, oferecendo um programa de mentoria para 17 empreendedores LGBT+ de São Paulo. Raquel Virgínia ressalta a importância histórica dos bares como espaços de resistência e afirmação para a comunidade.
  • Bar do Orgulho na Feira da Diversidade: Nesta quinta-feira (19), a Amstel apresentará o “Bar do Orgulho” no Memorial da América Latina. O espaço, com entrada gratuita, resgatará a memória de locais emblemáticos, como o Ferro’s Bar, e o histórico “Caso Ferro’s Bar” de 1983, um marco na resistência lésbica. A programação contará com shows de grupos como Samba Maria e Sapagode.

2. Parada do Orgulho e Atração Surpresa:

  • Patrocínio ao Festival Castro: No sábado (21), a Amstel será patrocinadora oficial do Festival Castro, onde anunciará a atração musical surpresa que se apresentará em seu trio na Parada.
  • Trio na Paulista: A Amstel terá o 16º trio na 29ª edição da Parada do Orgulho. A marca promete um dos principais shows do evento, com um artista de peso para animar o público na Avenida Paulista e na Rua da Consolação.

3. Colaborações e Outras Ações:

  • Amstel Vibes: A linha de bebidas “ready to drink” da marca lançou a websérie “Entre Vibes”, com Dudu Bertholini, promovendo diálogos entre diferentes gerações da comunidade.
  • Collab com Coco Leve: Em parceria com a marca Coco Leve, a Amstel Vibes lança uma edição limitada de gelo de melancia com glitter, que estará disponível em pontos de venda em São Paulo e será distribuído na Feira da Diversidade e na Parada.
  • Parceria com OXXO: A unidade da loja de conveniência OXXO na Rua da Consolação, 1937, será decorada com o tema “Para todas as vibes”, com a fachada e o interior celebrando as cores do arco-íris durante os meses de junho a agosto.

Continue Reading

Geral

Em nova campanha, Gino-Canesten® incentiva consumidores a “botarem a ‘ppk’ na mesa”

A campanha “Bota a PPK na Mesa”, idealizada pela agência Droga5 para a marca Gino-Canesten®, da Bayer, busca quebrar o tabu em torno da saúde íntima feminina. Com o objetivo de naturalizar as conversas sobre candidíase, vaginose e os cuidados diários com a vagina, a iniciativa convida o público a tratar o tema de forma […]

Published

on

A campanha “Bota a PPK na Mesa”, idealizada pela agência Droga5 para a marca Gino-Canesten®, da Bayer, busca quebrar o tabu em torno da saúde íntima feminina. Com o objetivo de naturalizar as conversas sobre candidíase, vaginose e os cuidados diários com a vagina, a iniciativa convida o público a tratar o tema de forma aberta e sem vergonha.

Estrelada pela apresentadora Sabrina Sato, a campanha foi lançada com um filme-manifesto que retrata situações cotidianas relacionadas à saúde vaginal. O filme, produzido pela KAUS, mostra um grupo de mulheres em uma mesa decorada com símbolos que representam a genitália feminina, discutindo abertamente desconfortos como a candidíase e a vaginose. Ao final, Sabrina Sato apresenta Gino-Canesten® como uma solução para essas questões.

Lizbeth Sandoval, Diretora de Marketing da Bayer Consumer Health no Brasil, afirma que o objetivo é “ser aliada da saúde íntima e falar abertamente de ‘pepeka’”, buscando educar e celebrar o tema. A campanha reforça o compromisso da marca em empoderar as pessoas através da informação e do autocuidado.

Ana Cavalcanti, Diretora de Criação Executiva da Droga5, explica que o conceito subverte uma frase machista para promover um posicionamento corajoso sobre a saúde feminina, algo que, segundo ela, todas as pessoas com vagina enfrentarão em algum momento.

Advertisement

Estratégias de Divulgação e Novos Produtos

A campanha utiliza uma ampla estratégia de mídia, incluindo televisão e redes sociais, além de conteúdo editorial educativo. Uma das ações de maior destaque foi a participação da “Periquita”, mascote da campanha, no programa “Mais Você”, da Rede Globo. Ao lado de Ana Maria Braga, a personagem promoveu um diálogo descontraído sobre a saúde íntima.

No ambiente digital, a campanha impulsionou o desafio “#ppkaço” no TikTok. Liderado pela ginasta Flávia Saraiva, o challenge incentivou influenciadores a realizarem o espacate enquanto compartilhavam informações e dicas sobre cuidados com a vagina, candidíase e vaginose.

Aproveitando o lançamento da campanha, a Gino-Canesten® apresentou dois novos sabonetes íntimos:

  • Triplo Cuidado: Um sabonete em gel formulado para limpeza suave, proteção diária e controle de odores, proporcionando sensação de frescor.
  • Puro Cuidado: Uma opção sem fragrância, parabenos, álcool e corantes, com fórmula hipoalergênica.

Ambos os produtos são ginecologicamente testados e indicados para o uso diário, atendendo a diferentes necessidades e preferências das consumidoras.

Advertisement
Continue Reading

Mais Lidas

Copyright © TimeOFFame - Todos os direitos reservados