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Jogos online: 5 dicas para os influenciadores usaram uma comunicação ética com seus seguidores

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Aumenta em 300% o número de pessoas que precisam se afastar do trabalho para tratamento psicológico devido ao vício em jogos digitais

Segundo o Instituto de Psiquiatria da USP (Universidade de São Paulo), o Brasil tem, em média, 2 milhões de viciados em jogos. Isso ocorre, principalmente, devido a regulamentação tardia das atividades das Bets, associada à atuação dos influenciadores divulgando jogos online e  apostas em redes sociais com falsas promessas de enriquecimento rápido. Com o crescimento do segmento, a publicidade tornou-se uma ferramenta poderosa para promover produtos e engajar audiências. No entanto, o tema também traz a responsabilidade de conscientizar o público sobre o uso saudável e equilibrado dos jogos. 

De acordo com o Ministério da Previdência Social, nos últimos dois anos, houve um aumento de 360% no número de pessoas que precisaram se afastar do trabalho para tratamento psicológico em consequência do vício em jogos digitais e online.

“Esse problema tende a afetar, na maioria dos casos, jovens e outras pessoas vulneráveis, que precisam contar com o apoio psicológico de profissionais e também de familiares”, explica Cristiano Costa, psicólogo clínico e organizacional, e diretor de conhecimento (CKO) da EBAC (Empresa Brasileira de Apoio ao Compulsivo), que implementa programas psicoeducativos voltados para o Jogo Responsável. 

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Sobre o papel dos indivíduos que veiculam propagandas sobre essa prática na internet, o psicólogo complementa: “Esses influenciadores precisam contribuir para uma relação responsável e segura com esse universo, gerando uma comunicação efetiva sobre o Jogo Responsável, se tornando uma estratégia fundamental para conscientizar a população quanto aos riscos e boas práticas nas redes sociais”.

Portanto, o papel dos influenciadores é crucial para que o público desenvolva uma relação positiva com os jogos. Cristiano elencou alguns caminhos que podem ser adotados para uma abordagem ética e educativa:

1- Divulgar informações sobre o Jogo Responsável

O Jogo Responsável é denominado pela prática de apostar com consciência e controle, evitando que o entretenimento se torne um vício e um problema, sendo fundamental para uma experiência saudável.    

“Ao criar conteúdo sobre jogos e apostas, influenciadores podem incluir mensagens sobre a importância de praticar o Jogo Responsável, destacando a necessidade de controlar o tempo e dinheiro investidos em jogos, bem como sacar o dinheiro eventualmente ganho e destinar esses ganhos para outras coisas. Essa abordagem psicoeducativa não só esclarece o público sobre os limites saudáveis do jogo, como também oferece dicas para que eles mesmos avaliem seus comportamentos”, fala Cristiano. 

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2 – Utilizar ferramentas interativas  

As redes sociais oferecem recursos como enquetes e caixas de perguntas que são interativas. Os influenciadores podem usar essas ferramentas para questionar seus seguidores sobre a maneira pela qual compreendem o Jogo Responsável, criando  um diálogo aberto. Esse tipo de conteúdo engaja e educa, fazendo com que o tema seja abordado de forma leve, mas impactante.

3- Compartilhar histórias que inspiram responsabilidade

Os influenciadores possuem suas próprias experiências saudáveis ligadas ao jogo responsável e devem compartilhar essas histórias, mostrando exemplos, para inspirar uma prática consciente e equilibrada. “Ao mostrar exemplos reais, eles incentivam seus seguidores a refletirem sobre o impacto dos jogos em suas vidas, promovendo um espaço para o debate saudável”, complementa o especialista.

4- Oferecer apoio e indicar recursos

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Além de falar sobre as práticas responsáveis, influenciadores podem divulgar iniciativas e programas que oferecem suporte para aqueles que buscam ajuda para uma relação mais equilibrada com o jogo. Esses programas incluem orientação sobre educação financeira, gestão do volume de gastos e do tempo de jogo, controle emocional e alternativas de lazer saudáveis.

5- Estabelecer limites para a publicidade

Os influenciadores devem se certificar de que os anúncios de jogos e apostas são feitos com clareza e transparência, indicando claramente os potenciais riscos. Ao adotar uma postura ética nas publicidades, eles transmitem ao público a importância de decisões conscientes, equilibrando a promoção do produto com uma abordagem preventiva e informativa.

Ao integrar práticas de conscientização em suas estratégias de comunicação, os influenciadores digitais conseguem engajar suas audiências de forma responsável, mostrando que é possível desfrutar, com equilíbrio, esse mundo das apostas on-line. Essa abordagem ética permite que influenciadores conquistem a confiança de seus seguidores, ao mesmo tempo em que contribuem para a construção de um ambiente seguro de apostas, que seja saudável para todos.

“É essencial que esses profissionais percebam seu papel como educadores e disseminadores do Jogo Responsável, e não apenas revendedores de produtos” conclui Cristiano. 

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Procura por seguros de automóveis recua 4% em agosto

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Levantamento feito pela Neurotech revela o impacto do número menor de dias úteis no mês

A demanda do mercado brasileiro de seguros de automóveis teve queda de 4,19% em agosto, em relação ao mês de julho. Na comparação anual, contra agosto de 2024, o recuo foi de 7,34%. Os dados são do Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS), que mede mensalmente o comportamento e o volume das consultas na plataforma da Neurotech, empresa pioneira em soluções de inteligência artificial aplicadas a seguros e crédito.

Este cenário tem reflexo direto do mercado de veículos novos que, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), apresentou retração de 6,74% no número de emplacamentos em agosto ante julho, considerando autos e comerciais leves. Contra agosto do ano passado, a queda nos registros de veículos novos dessas categorias caiu 4%.

Daniel Gusson, head comercial de Seguros da Neurotech, lembra que o mês de agosto teve menos dias úteis (21) em relação ao mês anterior (23), o que impacta consideravelmente o Índice. “Justamente pelas boas perspectivas da Fenabrave para o restante do ano e o aquecimento recente do mercado de veículos novos, esses dois dias a menos fazem muita diferença quando realizamos a comparação. Ainda assim, a projeção de crescimento do mercado ao final de 2025 se mantém acima de 5%, o que é um ótimo sinal para as seguradoras.

Ainda sobre os dados da Fenabrave, foi observado que as vendas no varejo tiveram uma queda de 9% em agosto comparado com julho do mesmo ano, enquanto as vendas diretas (Frotistas e Locadoras) tiveram um crescimento de 1,7% nos emplacamentos de veículos novos.

Financiamentos recuam

Dados do SNG (Sistema Nacional de Gravames) divulgados pela B3 também mostram leve queda nos financiamentos de veículos. Considerando apenas autos e comerciais leves, tanto novos quanto usados, no mês de agosto houve recuo de 4,5% na comparação anual e de 5,6% contra julho deste ano. Foram cerca de 427  mil unidades financiadas.

Informações do Mercado de Seguros

Dados disponíveis no site  da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) demonstram que o mercado de seguros no Ramo de Automóvel gerou R$28,8 bilhões de prêmio emitido entre os meses de janeiro a junho de 2025 com crescimento de 5,8% em relação ao ano passado, que foi de R$27,2 bilhões. A sinistralidade melhorou, saindo de 59,9% no ano anterior para 59,7% no mesmo período analisado.

Sobre o INDS

O Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS) abrange o universo das principais seguradoras brasileiras e mensura o apetite do brasileiro a assegurar o seu automóvel. Nem todas as milhões de consultas mensais registradas se transformam em apólices contratadas, pois o processo depende de fatores como o perfil da pessoa que está fazendo a solicitação, o apetite ao risco da seguradora e se há ou não indícios de fraude.

Sobre a Neurotech

A Neurotech é uma empresa B3 especialista na criação de soluções avançadas de Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data que transformam um mundo de dados dispersos em informações relevantes para que as empresas obtenham resultados expressivos, prevendo novas oportunidades de negócios. Com uma bagagem de mais de 20 anos e expertise em Inteligência Artificial, Analytics e Ciência de Dados, a Neurotech já implantou mais de 1.000 soluções que ajudaram gestores e empresas a transformarem dados em melhores decisões nos mercados de crédito, varejo, seguros, financeiro, saúde e telecom.

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Com R$ 25 mi em 2024 e Top 50 Hotmart, Vitor Esprega avança como referência em educação e marketing digital

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CEO da Pandora Educação, Vitor Esprega atende três perfis em alta demanda: quem quer começar um negócio, quem já começou e precisa de direção, e quem quer escalar com método e lucro. A estratégia vem ancorada por resultados recentes: R$ 25 milhões em faturamento em 2024 e inclusão da Pandora Educação entre as Top 50 maiores empresas de marketing digital do mundo pela Hotmart (2024).

Com atuação que combina negócios e marketing digital com disciplina e performance, Esprega sustenta uma proposta pragmática: estrutura antes de escala, execução como diferencial competitivo e lucro como métrica central. O foco é destravar iniciantes e acelerar operadores já em atividade, conectando estratégia de produto, tração comercial e maturidade de gestão.

A Pandora Educação reúne frentes de educação, marketing digital, treinamentos corporativos, palestras e editora. Em 2024, além do faturamento, a presença no ranking global da Hotmart consolidou a empresa no radar internacional do setor, destacando a operação brasileira pelo desempenho e consistência.

Professor de Psicanálise e Teologia e pós-graduado em Neurociência, Vitor traduz linguagem técnica em rotinas aplicáveis de decisão estratégica, marketing e gestão — base da sua agenda como palestrante e mentor estratégico de negócios.

Entre os temas mais demandados estão:
– Começar e validar: do zero ao primeiro ciclo de vendas com clareza e baixo risco.
– Escalar com método: produto, oferta, funil e operação orientados a lucro.
– Disciplina que imprime resultado: rotina, energia e foco a serviço do caixa.
– Marketing digital sem misticismo: do posicionamento à conversão mensurável.

Vitor Esprega atua como palestrante e mentor estratégico de negócios auxiliando empresários, C-levels e líderes a terem uma visão mais ampla do mercado e lógicas de decisões mais rápidas e efetivas que podem fazer grande diferença no mundo dos negócios.

(Fotos: Divulgação)

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Comunicação no Brasil vive fase de transição, diz CEO da HI Assessoria

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O mercado brasileiro de comunicação corporativa movimentou cerca de R$ 5,3 bilhões em 2024, segundo o Anuário da Comunicação Corporativa. O dado confirma a expansão de um setor que enfrenta o desafio de se adaptar a um ambiente em que imprensa, redes sociais e imagem institucional precisam atuar de forma integrada.

Para Isadora Oliveira, CEO da HI Assessoria, a comunicação segmentada deixou de atender às novas demandas. “Quando a narrativa de uma instituição aparece diferente na imprensa e nas redes sociais, a credibilidade é comprometida. Hoje, reputação precisa ser construída de forma coerente em todos os canais”, afirma.

Fundada em 2022, a HI Assessoria surgiu em São Paulo com essa proposta de integração. Em pouco tempo, a agência passou a desenvolver projetos também no exterior, incluindo iniciativas na Coreia do Sul e nos Emirados Árabes Unidos. O movimento acompanha a tendência de agências brasileiras de médio porte que buscam inserir seus modelos de atuação em mercados globais.

Analistas apontam que trajetórias como a de Isadora Oliveira simbolizam uma mudança geracional no setor. Se antes a comunicação se limitava à divulgação, hoje ganha contornos de gestão de reputação, em um ambiente marcado pela fragmentação da informação e pela disputa pela atenção pública.

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