Famosos

Já ouviu overtraining? A médica e musa fitness Camilla Lewin explica como evitar o problema

Published

on

Camilla Lewin afirma que por causa do excesso de treinos, a pessoa pode perder massa muscular

Você sabe o que é overtraining? Isso acontece quando a pessoa faz mais exercícios do que seu corpo é capaz de recuperar, o que leva à diminuição do desempenho e a uma fadiga crônica. A médica e musa fitness Camilla Lewin já passou por esse problema

“Um dos meus maiores e mais frequentes erros, assim como das pessoas que como eu amam muito treinar, é o overtraining, que é como o próprio nome diz ocorre quando a pessoa treina mais do que deveria, podendo ser por excesso de tempo de treino como também pelo excesso de intensidade do treino”, conta.

Camilla Lewin explica que esse excesso faz com que o organismo ultrapasse sua capacidade de se recuperar totalmente para o próximo treino. “Ou seja, como os treinos são os estímulos catabólicos e a recuperação é a fase anabólica, quando o estímulo é excessivo, o organismo não consegue se recuperar”, esclarece.

Advertisement

A profissional diz que é a consequência é ao invés de ganho de massa muscular e performance, a sua perda.

“Ao longo do tempo, a pessoa começa a ter resultados negativos e sintomas como: muito cansaço físico e mental, indisposição, dificuldade de concentração, dificuldade de dormir, alteração de humor, dores articulares, dores musculares crônicas e perda de peso , com ênfase mais na perda de massa muscular do que na perda de gordura”, disse.

Camilla relata que isso ocorre devido ao aumento do hormônio cortisol e a utilização excessiva de glicogênio muscular como fonte de energia.

A médica listou as formas de evitar o overtraining. “Planejamento e periodização do treino utilizando fases com cargas regenerativas, alimentação saudável e repouso necessário com o sono adequado”, finaliza.

Advertisement

Mais Lidas

Sair da versão mobile