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Inteligência artificial e deep fake na publicidade: tendência divide opiniões

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Inteligência artificial e deep fake na publicidade: tendência divide opiniões

A recente campanha publicitária da Volkswagen do Brasil, intitulada “VW Brasil 70: O novo veio de novo”, tem gerado polêmica e reflexões sobre os limites éticos e o uso inovador da tecnologia de inteligência artificial. A campanha, lançada no dia 3 de julho, utilizou a técnica do deepfake para recriar a imagem da icônica cantora Elis Regina, falecida em 1982, para um dueto com sua filha, Maria Rita, na famosa canção “Como Nossos Pais”, de Belchior.

Thiago Abreu, fundador da Agência Amithiva, comentou sobre a controvérsia gerada: “Tudo que é novo, é polêmico. É uma quebra de barreiras. Mas é certo que a tecnologia da inteligência artificial e a criação de publicidade por meio dela é uma realidade. Não podemos fugir do avanço tecnológico, mas acredito na criação de regras sobre esses novos aspectos que estão sendo apresentados no mercado”. Abreu ressaltou o impacto do uso do deepfake na publicidade: “A utilização dessa técnica já foi vista antes, mas da maneira que foi conduzida no processo de criação é algo diferente e criativo. É um novo passo no mercado. Mas é claro que, para muitos, pode gerar certa estranheza”, afirmou o diretor da Amithiva.

A campanha despertou a atenção do público, e Abreu destacou a importância dessa abordagem inovadora: “Acho muito, muito legal. Está em alta e é interessante. O que é legal na campanha da Elis é o direcionamento ao consumidor final. São campanhas que resgatam a essência da boa e velha propaganda, encantam e geram impacto. É exatamente isso que estamos enfatizando: hoje em dia, a propaganda foi deixada de lado, e as pessoas só pensam em dados, não se fala mais de propaganda dessa maneira”, completou o executivo.

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A utilização do deepfake e a recriação de uma figura icônica como Elis Regina para fins publicitários levantam questões éticas e a necessidade de um debate mais amplo sobre o assunto. O Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária (Conar) abriu uma representação ética para avaliar a campanha, levando em consideração a possibilidade de confusão entre ficção e realidade, especialmente para crianças e adolescentes.

A iniciativa da Volkswagen marca uma ruptura de paradigmas no mercado publicitário, explorando os avanços tecnológicos para alcançar o público de maneira impactante. No entanto, é importante refletir sobre os limites éticos e as consequências dessas abordagens, para garantir a proteção dos direitos individuais e a clareza na comunicação publicitária.

Até o momento, a campanha da Elis já alcançou resultados expressivos, com um total de 50 milhões de visualizações orgânicas, mais de 24 horas no Tranding Topics do Twitter, 99% de comentários positivos, dentre outros números impressionantes. Além disso, a campanha se tornou a mais popular na história da montadora alemã.

Diante da controvérsia gerada por essa campanha, espera-se que os órgãos reguladores, como o Conar, promovam discussões e regulamentações adequadas, a fim de estabelecer diretrizes claras sobre o uso de deepfake e tecnologias similares na publicidade.

Sobre a Amithiva

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A Amithiva é uma agência de publicidade boutique que combina a vanguarda da publicidade brasileira com novos nomes do setor. Localizada no coração de São Paulo, a agência é especializada em campanhas integradas, branding, marketing digital e endomarketing, a agência oferece soluções estratégicas e criativas para transformar negócios. Com uma abordagem fora do tradicional, a Amithiva pensa, cria e executa seus projetos buscando a perfeição, tudo para obter resultados impactantes. A equipe da empresa tem um pensamento jovem e questionador e utiliza dados para orientar o trabalho e gerar ideias criativas.

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Naiá Camargo lança “Refém” e apresenta nova fase emocional em sua trajetória musical

A cantora, compositora e performer Naiá Camargo lança nesta sexta-feira, no dia 31 de outubro, o single “Refém”, terceira faixa do seu projeto autoral que mergulha nas diversas camadas da experiência feminina. Com letra intensa e interpretação visceral, “Refém” apresenta uma mulher que, depois de acreditar que conseguiria se manter imune aos sentimentos, é surpreendida […]

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A cantora, compositora e performer Naiá Camargo lança nesta sexta-feira, no dia 31 de outubro, o single “Refém”, terceira faixa do seu projeto autoral que mergulha nas diversas camadas da experiência feminina.

Com letra intensa e interpretação visceral, “Refém” apresenta uma mulher que, depois de acreditar que conseguiria se manter imune aos sentimentos, é surpreendida pelo próprio coração. “Eu achei que ia ficar sozinha, me guardando pra ninguém… mas insisti, me apaixonei e virei refém”, conta Naiá, entre risos. A faixa traz versos marcantes como “Hoje a refém sou eu… e agora? Esse amor que me machuca, me tortura!”, revelando que nem sempre há remédio que cure um amor avassalador.

“Essa música representa aquele plot twist emocional que muitas de nós vivemos. Você se jura imune, independente, forte… até que aparece alguém que bagunça tudo. E aí não tem volta”, brinca a artista.

Com composição de Donatto, “Refém” faz parte de um projeto que até o fim de 2025 reunirá cinco faixas autorais, cada uma representando um estágio do processo de amadurecimento de Naiá — da liberdade à entrega emocional. A sonoridade mistura pop com brasilidades, mantendo a autenticidade que marca sua trajetória.

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Nascida em São Paulo e com ligação profunda com a arte desde a infância, Naiá Camargo é um dos nomes mais plurais da nova música brasileira, transitando entre MPB, afrobeats, pop, brega, samba e beats eletrônicos. Além da música, Naiá também é fundadora do MBora Bar, espaço cultural que movimenta a cena independente paulistana. Em outubro, ela realiza a 8ª edição do MBora Fest e lança o 1º Prêmio MBora de Música, reforçando seu compromisso com a arte e a cena autoral.

 Ouça aqui: ouça – Refém

 Instagram: @naiacanta

 TikTok: @naiacanta

 YouTube: NaiaCanta

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 Spotify: Naiá Camargo

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Carolina Andrade lança “Sabor de Menta” uma união de afeto e brasilidade para o seu álbum À Flor da Pele

A cantora Carolina Andrade lança no dia 31/10 sua nova música “Sabor de Menta”, que marca um momento especial no processo de criação do álbum À Flor da Pele. A faixa foi uma das primeiras composições desenvolvidas para o projeto e ajudou a definir o clima afetivo e musical que permeia todo o disco. A […]

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A cantora Carolina Andrade lança no dia 31/10 sua nova música “Sabor de Menta”, que marca um momento especial no processo de criação do álbum À Flor da Pele. A faixa foi uma das primeiras composições desenvolvidas para o projeto e ajudou a definir o clima afetivo e musical que permeia todo o disco.

A música nasceu da parceria entre a artista e Hector um compositor que ela admirava há tempos e que tem se destacado nas redes sociais com o quadro Diário Musical, além de ser uma das vozes do The Voice Brasil, que estreou recentemente no SBT, integrando o time de Péricles. O convite para compor juntos foi o ponto de partida de uma amizade sólida e de uma colaboração criativa que se fortaleceu ao longo dos anos. “Sabor de Menta” traduz essa conexão, destacando detalhes que cada um admira no outro e a importância dessa presença em suas vidas.

“Hoje, Hector é um dos meus melhores parceiros de composição e da vida, e Sabor de Menta é uma celebração a esta parceria tão gostosa e certeira, além de dizer muito sobre nós dois.” Segundo a artista, escrever a música foi simples, pois ela e Hector já possuem uma facilidade em compor juntos que foi transmitida na gravação da faixa.

Com sonoridade vibrante, a faixa combina ritmos alegres, influências brasileiras e muito axé, resultando em um convite para celebrar e dançar. Inspirada em experiências reais, ela carrega autenticidade e ocupa um lugar central dentro do álbum. Para a artista, “Sabor de Menta” representa a leveza e a força dessa nova fase. É uma de suas composições preferidas e será um dos pontos altos da turnê, onde a energia da canção poderá ser compartilhada com o público ao vivo.

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Ouça aqui: https://onerpm.link/sabordementa

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Desejo Maior participa do programa ‘’Pagodeira’’ e reforça destaque no cenário do pagode romântico

O grupo Desejo Maior foi o destaque do programa  ‘’Pagodeira’’ da FM O Dia, em uma participação marcada por boa música, carisma e muita sintonia. Durante a entrevista, os integrantes falaram sobre a trajetória do grupo, os desafios no mercado musical e a importância de manter viva a essência do pagode romântico que embala corações […]

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O grupo Desejo Maior foi o destaque do programa  ‘’Pagodeira’’ da FM O Dia, em uma participação marcada por boa música, carisma e muita sintonia. Durante a entrevista, os integrantes falaram sobre a trajetória do grupo, os desafios no mercado musical e a importância de manter viva a essência do pagode romântico que embala corações há gerações.

Desejo Maior vem conquistando espaço no cenário nacional com um trabalho que une romantismo, musicalidade refinada e letras que falam de amor e cotidiano. O grupo se destaca pela qualidade vocal e pelas harmonias marcantes, características que remetem aos grandes nomes do pagode dos anos 1990, mas com uma identidade moderna e original.

Durante o programa alguns dos principais sucessos foram destaque e encantou o público com interpretações cheias de carisma e presença de palco. Entre risadas e histórias dos bastidores, o grupo paulistano mostrou a força de sua conexão com os fãs e a dedicação em seguir levando o pagode a novos públicos.

A participação completa pode ser conferida no canal oficial do programa no YouTube: https://youtu.be/J7TU-AttHlM.

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