Connect with us

Eventos

Instituto Mais Identidade: lançamento do livro terá palestra de José Luiz Tejon

Published

on

O Instituto Mais Identidade, grande vencedor do 1º Prêmio Merula Steagall no 11º Congresso do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC), reabilita gratuitamente e com tecnologia de ponta pacientes com mutilações faciais

Você pode nunca ter ouvido falar do Instituto Mais Identidade. Também pode nunca ter cruzado o caminho com uma pessoa sem o globo ocular, uma das orelhas ou que tem parte da face mutilada. São brasileiros que vivem à margem, escondidos e tentando passar despercebidos. Com lançamento marcado para 18 de dezembro, o livro “A lição de Antonella e outras histórias de amor – a origem do Instituto Mais Identidade” reúne relatos de superação de pacientes atendidos no Instituto Mais Identidade, que recuperaram não só a própria imagem, mas também a dignidade e o sorriso.

A instituição vencedora do 1º Prêmio Merula Steagall no 11º Congresso do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC) deste ano reunirá, no auditório da UNIP, a partir das 19 horas, pacientes, equipe, apoiadores, jornalistas, empresários e demais pessoas interessadas em conhecer mais sobre o projeto social de grande impacto. “O livro é uma celebração à vida, às histórias de superação e ao trabalho dedicado de toda equipe do Instituto”, comenta o anfitrião do evento e presidente voluntário do Instituto Mais Identidade, Luciano Dib.

O convidado para palestrar é José Luiz Tejon que, aos 4 anos, teve orosto queimado em um acidente doméstico, sofreu preconceitos pela aparência e se tornou doutor em pedagogia da superação. Além da tese pioneira, tem 10 livros solos publicados e dezenas de outros em co-autoria. “Toda pessoa tem condição de superar. A partir do incômodo, seja um trauma, uma deficiência, uma limitação, o ser humano é capaz de crescer. É preciso incômodo para se transformar e, até mesmo, sonhar”, defende Tejon.  

Advertisement

O Poder do Incômodo, tema da palestra e do mais novo livro de José Luiz Tejon, traz como caminho para a superação cinco etapas importantes. A primeira é o resgate físico, seguido do acolhimento, reeducação para a vida, colocar-se de novo em atividade para, enfim, resgatar a liberdade de continuar existindo. “Não fazemos isso sozinhos. Essa conquista é sempre resultado de seres humanos que nos impulsionam, seja um familiar, um vizinho, um profissional ou uma instituição que nos acolhe, mas lembrando sempre da importância de devolver autonomia”, reitera.

O que José Luiz Tejon vivenciou, comprovou em sua tese inédita de doutorado é o que o Instituto Mais Identidade atesta com a dedicação abnegada de profissionais com mais de três décadas de experiência e 200 de pacientes já atendidos, vindos de 13 estados do país. O trabalho de grande impacto científico e social da instituição sem fins lucrativos, incubado na Universidade Paulista (UNIP), impressiona. Não só a cada prótese facial produzida de forma personalizada com uso de smartphone e tecnologia 3D, mas pela atenção cuidadosa em garantir acolhimento para pacientes de outras regiões do país na capital paulista, atendimento psicológico, roda de conversa e acompanhamento de assistente social para ajudá-los a resgatar pequenas conquistas diárias.

Um exemplo simples: o cadastramento na plataforma “gov.br”, que conecta os cidadãos a inúmeros serviços públicos (identificação civil, carteira de habilitação, título de eleitor, etc.) não se completa, no caso de brasileiros que usam prótese facial, pois a plataforma não reconhece a leitura do rosto reconstituído. “Quem tem deformidades na face ou próteses enfrenta dificuldade até com ferramentas de tecnologia de reconhecimento facial, o que causa uma série de transtornos para ter assegurados direitos básicos”, comenta o psicólogo Nicolas Cohen, que faz parte da equipe do Instituto Mais Identidade.

Câncer é principal causa das mutilações faciais

No Brasil, ocorrem mais de 30 mil casos de câncer na região da cabeça e pescoço por ano. E não estão incluídos nesta estatística pacientes vítimas de acidentes e outras formas de traumas. Com 180 páginas, o livro “A lição de Antonella e outras histórias de amor – a origem do Instituto Mais Identidade” expande a visibilidade para o preconceito e dificuldades enfrentados por brasileiros com deformidades faciais mostrando um caminho possível para que eles possam viver com dignidade. “São pessoas que vivem à margem da sociedade, com vergonha das mutilações, enfrentando estigma e preconceito. Pacientes que apresentam limitações funcionais importantes, como dificuldade na fala, alimentação, visão e sociabilidade. Quando recebem a prótese, retomam a vida com plenitude”, comemora o cirurgião-dentista e presidente do Instituto Mais Identidade, Luciano Dib.

Advertisement

Nas entrelinhas, o legado de especialistas com reconhecimento internacional que resgata identidades, devolve sorrisos. Todo atendimento é gratuito graças a doação de pessoas físicas e empresas que também se sensibilizam com a causa. A família da farmacêutica Nathalia Quirino Franco e do engenheiro Paulo Franco é uma das que apoiam o Instituto Mais Identidade. De apoiadores espontâneos, eles se viram do outro lado da história quando a segunda filha do casal – Antonella – nasceu sem os dois globos oculares. “Vivemos cinco meses com ela e aprendemos muito. O amor que Antonella deixou vivo em nossa família nos faz melhores, ajuda a enxergar ainda mais o valor da inclusão, da acessibilidade. Sinto que ela deixou uma grande missão para a gente”, destaca o casal, lembrando que A lição de Antonella e outras histórias de amor – a origem do Instituto Mais Identidade é um instrumento para que mais pessoas possam se conectar com as histórias de superação e abraçar causas como a do Instituto Mais Identidade.  

Imagens de pacientes do Instituto Mais Identidade

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eventos

Grupo de voluntários faz parada de Natal em Espírito Santo do Pinhal e Jacutinga neste final de semana

Published

on

“Super Amigos” distribuirão milhares de brinquedos e preparam um lindo desfile de Natal com personagens infantis e Papai Noel 

Espírito Santo do Pinhal (SP) sedia, a partir desta sexta-feira (20), a programação da Parada de Natal. Entre os eventos, haverá a chegada do Papai Noel, desfiles e distribuição de cerca de milhares de brinquedos para crianças, que ocorre no domingo (22). 

A doação de presentes para as crianças será conduzida por cerca de dezenas de  integrantes do grupo de voluntários “Super Amigos”, por meio de uma carreata decorada com enfeites natalinos e que há mais de uma década realiza a tradicional “Parada de Natal”, com personagens infantis e o tão esperado Papai Noel. A preparação para o Natal Solidário dos “Super Amigos” começa muito antes da data de apresentação.  

Vitor Golfieri, criador e um dos voluntários mais antigos em atividade, divide a sua agenda entre o trabalho e o voluntariado. “Nos reunimos com no mínimo dois meses de antecedência para dar conta de todos os detalhes, para que a magia do Natal entre em todos os lares e por toda a cidade”, explica Vitor.

Advertisement

Este ano, diversas ações foram realizadas para arrecadar fundos e brinquedos para o evento, como o futebol das estrelas em uma edição especial e festas temáticas e shows na cidade.

Dezenas de apoiadores e empresários efetuaram doações de balas e doces, chegando a carreta e o caminhão da parada de Natal. “O espírito natalino realmente faz a diferença e temos certeza que milhares de famílias terão ao menos um dia especial, com muito amor e fraternidade”, explica Golfieri. 

Os voluntários ainda percorrerão as ruas de Jacutinga (MG) levando o encanto da parada de Natal para o centro da cidade com um lindo desfile e ainda visitarão entidades assistenciais como o Instituto Bezerra de Menezes, o Educandário de Espírito Santo do Pinhal e a Apam – Fundação Pinhalense de Amparo ao menor, durante o dia. 

Serviço:

Sexta-feira (20/12): Passeata em Espírito Santo do Pinhal para a chegada do Papai Noel em 22/12 

Sábado: 21/12– Entrega de kits lanche para Entidades Assistenciais. 

Advertisement

Sábado 21/12  (Noite) 19h  – Desfile de Natal  no Centro de Jacutinga -MG

Domingo: 22/12– Entrega de presentes aos bairros de Espírito Santo do Pinhal – durante o dia. 

Continue Reading

Eventos

“A lição de Antonella e outras histórias de amor”: livro será lançado em SP

Published

on

Obra reúne relatos emocionantes que evidenciam a força do amor e da superação, transformando vidas e inspirando mudanças

O lançamento do livro “A Lição de Antonella e Outras Histórias de Amor”, que retrata a história do Instituto Mais Identidade e as centenas de histórias sobre transplantes com modelagem 3D já feitas,  será realizado no Anfiteatro da UNIP Paraíso, a partir das 19 horas, e promete ser uma noite especial. No evento serão apresentadas histórias reais que destacam o poder do cuidado humanizado e a importância da reconexão emocional na jornada de reabilitação.

O publicitário José Luiz Tejon apresentará a palestra “O poder do incômodo”, tema de seu novo livro e que traz como caminho para a superação cinco etapas importantes. A primeira é o resgate físico, seguido do acolhimento, reeducação para a vida, colocar-se de novo em atividade para, enfim, resgatar a liberdade de continuar existindo.

O Instituto Mais Identidade é reconhecido por seu trabalho transformador, que busca promover a inclusão e o bem-estar de pessoas em situação de vulnerabilidade de forma gratuita. Por meio de projetos voltados à reabilitação e ao desenvolvimento humano, o instituto tem impactado positivamente a vida de muitos, oferecendo suporte emocional e ferramentas para uma vida mais digna e plena.

Advertisement

Durante o lançamento, os participantes poderão vivenciar reflexões profundas, surpresas marcantes e aprendizados que nos convidam a olhar para a vida com mais empatia e propósito.

Lançamento: “As lições de Antonella e outras histórias de amor”

Data: 18 de dezembro de 2024

Hora: 19h

Local: Anfiteatro da UNIP Paraíso – Rua Vergueiro, 1211, São Paulo

Advertisement

Inscrição: https://linktr.ee/evento.maisidentidade

Instagram:  https://www.instagram.com/maisidentidadeoficial

Continue Reading

Eventos

Circo Charanga chega à Cidade Tiradentes e a Favela da Mandioquinha neste final de semana

Published

on

Projeto itinerante leva cultura e arte circense aos bairros de São Paulo, de graça e para toda a família.

Três palhaços erguem uma pequena lona no meio da rua e apresentam um espetáculo de variedades. Em meio a belos screamers, as tradicionais marchas circenses executadas pelas charangas, lançam desafios, apresentam reprises, números de habilidade e de música excêntrica, nos moldes dos circos clássicos. “Circo Charanga” é uma homenagem à palhaçaria de picadeiro e à tradição dos circos de lona.

E nos próximos dias 7 (sábado) e 8 de dezembro (domingo), a trupe chega à Cidade Tiradentes e a Favela da Mandioquinha – Jardim Raposo Tavares levando alegria, arte e muita diversão. A entrada é gratuita e a classificação indicativa do espetáculo é livre. O espetáculo dura aproximadamente 60 minutos.

A apresentação conta com o apoio do vereador Xexéu Tripoli, através de emenda parlamentar para a cultura na cidade de São Paulo.

Advertisement

Com produção da LaMínima – uma companhia de circo-teatro criada em 1997 por Domingos Montagner e Fernando Sampaio, que se conheceram no Circo Escola Picadeiro. O primeiro espetáculo da dupla mesclava comicidade física e trapézio e deu nome ao grupo: LaMínima Cia. de Ballet.

Serviço

Circo Charanga nos Bairros de São Paulo – Cidade Tiradentes – Praça Bricante

Dia: 07 de dezembro de 2024 (sábado)

Horas: 17h

Advertisement

Local: Praça Brincante – Av. dos Metalúrgicos, 2100 – Cidade Tiradentes – São Paulo / SP

Entrada Gratuita

Circo Charanga nos Bairros de São Paulo – Favela da Mandioquinha – Jd. Raposo

Dia: 08 de dezembro de 2024 (domingo)

Horas: 16h

Advertisement

Local: Palco Cultural Mandioquinha – Km 15 da Raposo Tavares – Favela Mandioquinha

São Paulo / SP

Entrada Gratuita

Advertisement
Continue Reading

Mais Lidas

Copyright © TimeOFFame - Todos os direitos reservados