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Inclusão que Transforma: Como marcas ajudam a quebrar estereótipos no Brasil

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No dia internacional da pessoa com deficiência, conheça os projetos que estão mudando percepções e promovendo a acessibilidade no Brasil

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro, é um convite global para refletir sobre os avanços, desafios e caminhos para a inclusão. No Brasil, onde mais de 17 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência, iniciativas que promovem a cidadania, combatem o capacitismo e fortalecem o protagonismo desse público são essenciais. Neste contexto, a agência XGUIDES tem se destacado por seu trabalho inovador ao lado do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), criando pontes entre cultura, cidadania e negócios.

Primeiro Momento: Rebranding e a Criação da Marca Brasil Paralímpico

A XGUIDES foi responsável pelo projeto de rebranding do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que já era um exemplo de representatividade. O objetivo foi reposicionar o CPB como a maior referência em promoção e incentivo ao esporte paralímpico, indo além da competição para fomentar o desenvolvimento humano e social.

Como parte dessa transformação, foi criada a marca Brasil Paralímpico, um conceito de lifestyle que promove a inclusão por meio de produtos e experiências voltadas para campanhas anticapacitistas. A ideia é ampliar o impacto do movimento paralímpico, oferecendo itens e iniciativas que conectem o público à causa da diversidade de forma significativa e acessível. “O objetivo foi posicionar o CPB como a grande autoridade da inclusão social no Brasil de deficiência física e intelectual aproveitando a legitimidade que ele, como instituição possui. Criamos uma estratégia para que tudo fosse refletido nas ilustrações, na identidade visual e identidade verbal trazendo  mais conexão com o público “, explica Daniel Godoy, CEO da XGUIDES.

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Segundo Momento: O Summit de Licenciamento e o Projeto #TamoJunto Looney Tunes

No segundo momento, a XGUIDES impulsionou um Summit das marcas licenciadas do ecossistema da Warner Bros., que culminou no lançamento do projeto #TamoJunto Looney Tunes. Essa iniciativa inovadora, detalhada no site tamojuntolooneytunes.com.br, conecta a cultura pop ao universo paralímpico.

A parceria entre o CPB, Warner Bros. e Looney Tunes deu origem a produtos acessíveis e iniciativas educativas que celebram a diversidade e promovem a inclusão. Daniel, explica:

“Queríamos criar algo que tocasse a vida das pessoas. Usar personagens como os Looney Tunes para promover inclusão é transformar a cultura pop em uma ferramenta de impacto social, quebrando o capacitismo com mensagens acessíveis e divertidas.”

Roupas, brinquedos e itens escolares personalizados com os personagens dos Looney Tunes foram desenvolvidos para atender necessidades específicas e mudar percepções sobre a deficiência. Esses produtos, além de serem funcionais, se tornaram símbolos culturais que mostram que acessibilidade deve ser uma parte essencial do cotidiano de todos.

Terceiro Momento: Social Edutainment e o Desenho Paramigos Imparáveis

O terceiro momento dessa jornada é o conceito de social edutainment: representatividade com inclusão por meio do entretenimento educativo. Um exemplo marcante é o lançamento do desenho Paramigos Imparáveis, que explora de forma leve e divertida a importância da inclusão.

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Outro destaque é o trabalho com a artista MC Divertida, uma adolescente com nanismo que usa a música e o humor para desafiar estereótipos. Com mais de 15 milhões de inscritos em seu canal no YouTube, Maria Clara inspira jovens ao promover a aceitação das diferenças. A XGUIDES posicionou a estratégia de negócios da MC Divertida, criou toda a marca,, universo narrativo, identidade visual, Style Guide para produtos, Packaging Guides para embalagens e toda a estratégia de comunicação Digital, as ilustrações e a boneca dela que levam representatividade para o cotidiano de crianças e suas famílias.

Godoy reforça:

“Com iniciativas como o desenho Paramigos Imparáveis e os produtos da MC Divertida, estamos mostrando que a inclusão pode ser divertida e educativa. Esses projetos transformam a maneira como as diferenças são vistas e vividas, criando uma sociedade mais acolhedora e igualitária.”

Celebrando a Diversidade

Segundo o IBGE, pessoas com deficiência enfrentam barreiras significativas em setores como educação, mercado de trabalho e lazer. Projetos como os liderados pela XGUIDES são exemplos de como o setor privado pode atuar como um agente de transformação social, promovendo acessibilidade, combatendo preconceitos e ampliando narrativas inclusivas.

Neste Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a mensagem é clara: celebrar conquistas e reafirmar o compromisso com a diversidade como a maior riqueza de uma sociedade.

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“Produtos com propósito, acessibilidade e narrativas transformadoras são capazes de impactar milhões de vidas, fortalecendo o movimento pela igualdade de direitos. Em um momento em que a luta contra o capacitismo ganha força, projetos como esses ajudam a construir uma sociedade mais igualitária, onde cada pessoa tem espaço para ser ouvida, vista e respeitada. Neste Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrar essas conquistas é reafirmar que a diversidade é a maior riqueza que uma sociedade pode ter”, finaliza Godoy. 

Sobre XGUIDES

A XGUIDES é uma powerhouse de expansão de marcas e negócios que objetiva alavancar consumidores ao nível de fã.

Todos os projetos são fundamentados nas percepções de valor do fã e estruturados a partir de uma metodologia fancêntrica. Desde a construção da percepção de impacto e relevância, passando por marcas em fase de introdução ou consolidação, como também para marcas em momento de expansão para novos territórios onde a ela extrapola o core business usando estratégias de lifestyle. 

A XGUIDES conta com 3 unidades especializadas: a Consultoria de Expansão de Marcas, a Agência de Marketing e o Estúdio de Personagens e Conteúdos. Juntas, elas criam soluções integradas com uma visão holística do ambiente de negócios dos clientes.

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Sobre Daniel Godoy

Daniel Godoy é o CEO da XGUIDES, e lidera equipes especializadas em Fancentric Branding e estratégias mercadológicas para a expansão de negócios a partir de conexões e percepções neuro comportamentais.

Com ampla experiência em licenciamento de marcas e personagens, é reconhecido pela capacidade criativa em atingir resultados como: novas fontes de receita, extensão de produtos e categorias, aumento de visibilidade, criação de de novas ocasiões de consumo e pontos de relacionamento, e principalmente geração de senso de pertencimento para a transformação de consumidores em fãs.

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Maior e-commerce de cabelo do Brasil está em Goiás e amplia presença nacional e internacional

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Goiânia – Em um segmento que movimenta bilhões no Brasil, o setor de beleza tem registrado crescimento constante, com destaque para nichos altamente especializados. É nesse contexto que a empresária Eliana Martins consolidou, a partir de Goiás, o que é hoje considerado o maior e-commerce de cabelo do país.

Com sede em Goiânia e unidades físicas em Uberlândia (MG) e Londres (Inglaterra), a Vitrine da Mulher lidera o mercado de vendas online de produtos capilares personalizados, com foco em lace hair, próteses, mega hair e perucas sob medida. A empresa também é referência na aplicação da técnica micro emborrachada, criada pela própria Eliana há mais de 17 anos, e hoje adotada por profissionais em todo o país.

A operação logística do e-commerce é integrada e permite o envio de produtos para todo o Brasil, com atendimento remoto e personalizado em três polos: Goiânia, Uberlândia e Londres. A atuação em múltiplos fusos e idiomas, com canais de WhatsApp segmentados por região, tem ampliado o alcance da marca em mercados internacionais. De acordo com os dados disponíveis nas plataformas da empresa, o fluxo de atendimento nas três cidades acompanha um volume expressivo de pedidos online, com valores médios que variam de R$ 3 mil a R$ 15 mil por unidade de lace.

Além do canal de vendas, a Vitrine da Mulher opera uma estrutura educacional robusta. Os cursos presenciais e online promovem capacitação profissional no método exclusivo de Eliana, que já formou milhares de alunas no Brasil e no exterior. Durante o período da pandemia, a demanda por esses cursos cresceu mais de 600%, impulsionando o faturamento e tornando o negócio um dos mais rentáveis do setor capilar.

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Nas redes sociais, a marca investe em estratégias de marketing com forte apelo visual. Os vídeos de demonstração das laces, próteses e técnicas exclusivas alcançam centenas de milhares de visualizações. Clientes de diversos estados recorrem à plataforma digital para personalizar seus pedidos, com a possibilidade de envio de fotos e vídeos para que os produtos sejam moldados à semelhança do próprio cabelo.

O sucesso da empresa também se deve à capacidade de inovação. A linha de produtos inclui, além das laces tradicionais, itens como a “lace inteligente”, o “fio invisível” e a “aranha hair”, todos desenvolvidos para garantir naturalidade e conforto. A empresa oferece ainda garantia e suporte após a compra, reforçando sua posição como referência de qualidade no segmento.

Com a abertura da base de atendimento em Londres, a Vitrine da Mulher passa a disputar um novo mercado: o das brasileiras que vivem na Europa e buscam soluções de estética capilar com a mesma tecnologia disponível no Brasil. A entrada no continente europeu também marca uma nova fase do negócio, com a expectativa de consolidar a presença da marca em outros países.

A partir de Goiás, Eliana Martins comanda uma operação que une tradição, tecnologia e personalização. A escolha de Goiânia como centro estratégico da empresa permite agilidade na produção e distribuição, com logística facilitada para o restante do país. Uberlândia funciona como base complementar no Sudeste, e Londres como ponte para a expansão internacional.

O mercado de cabelos é hoje um dos mais promissores do setor de beleza no Brasil. Segundo dados da Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), o segmento de cuidados capilares representa cerca de 25% de todo o consumo de cosméticos no país, com projeção de crescimento anual entre 8% e 12%. A Vitrine da Mulher está posicionada no topo desse movimento, conectando tradição e modernidade a partir do Centro-Oeste.

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Com um modelo de negócio baseado em tecnologia, personalização e educação, o maior e-commerce de cabelo do Brasil continua a expandir. O que começou com uma técnica artesanal em um salão de bairro tornou-se, em menos de duas décadas, um império capilar com alcance internacional.

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O poder do café: da xícara ao skincare, o ingrediente que conquistou a medicina e a beleza

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Presente em quase todas as casas brasileiras, o café é muito mais do que uma bebida estimulante das manhãs. Ele representa afeto, cultura, conexão e, mais recentemente, passou a ocupar espaço também nas prateleiras da estética. A combinação entre tradição e inovação fez do café um dos ativos mais valorizados do momento tanto no Brasil quanto no exterior.

A sua ação potente como antioxidante, estimulante da circulação e regenerador natural da pele vem atraindo o olhar da medicina estética. E ninguém menos que o famoso Dr. Rey, conhecido mundialmente como “Dr. Hollywood”, decidiu apostar nessa potência brasileira. Apaixonado pelos benefícios do café e defensor do uso de ativos naturais para rejuvenescimento e cuidado diário, o médico uniu forças com a marca BitCoffee referência nacional em tecnologia cosmética à base de café para lançar uma verdadeira inovação: o peeling de café.

O produto chega ao mercado com a proposta de unir ciência, natureza e identidade brasileira. Desenvolvido para estimular a renovação celular, melhorar a textura e firmeza da pele e ativar a circulação de forma natural, o peeling é o reflexo de uma parceria entre conhecimento médico e excelência em formulação. Com base vegana, textura leve e focada na pele brasileira, a fórmula foi criada para entregar resultados visíveis em poucas semanas.

Para Pedro Melo Jr., CEO da BitCoffee, e Any Brasil , a frente da BITCOFFee Skin, essa união com Dr. Rey é um marco. Segundo ele, o café sempre foi um patrimônio brasileiro, mas agora ganha ainda mais relevância como insumo de luxo. “O café é antioxidante, rejuvenescedor e biocompatível. O mundo precisa olhar para o que o Brasil tem de mais valioso”, afirma o executivo.

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O crescimento da procura por cosméticos com ingredientes naturais ajuda a explicar esse movimento. O setor de beleza no Brasil cresceu 10,3% em 2023, segundo dados da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), e o uso de ativos sustentáveis está no topo das tendências de consumo. O café se destaca entre eles não só por seu simbolismo afetivo, mas por entregar resultados reais para a pele.

Em paralelo, o brasileiro tem sentido no bolso a valorização do grão. O preço do café subiu mais de 35% no último ano, reflexo tanto das oscilações climáticas quanto da sua crescente presença em mercados como o de cosméticos, alimentos funcionais e até produtos farmacêuticos. O que antes era apenas um item cotidiano, agora é reconhecido como matéria-prima de alto valor agregado.

A BitCoffee, que já era reconhecida por seus cafés especiais e experiências sensoriais, agora entra de vez no universo da beleza, apresentando ao mundo o café como ativo completo: energético para o corpo, terapêutico para a mente e transformador para a pele. Com o lançamento do Peeling de Café, a marca inaugura um novo capítulo onde o ritual de autocuidado começa com o mesmo ingrediente que sempre esteve presente na nossa rotina, mas agora com uma função ainda mais poderosa.

A novidade reafirma o lugar do Brasil como protagonista na produção de café e agora também na inovação em cosméticos. O peeling de café é o encontro entre tradição e futuro, saúde e beleza, ciência e natureza tudo isso em um frasco.

Para conhecer mais sobre esse lançamento e sobre o universo da BitCoffee Skincare, acesse:

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👉 https://bitcoffeeskincare.com.br

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Pecuária brasileira em alta impulsiona o desenvolvimento de soluções digitais para o setor

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Da compra de terras ao manejo de gados, companhias como a Cargill adotam ferramentas capazes de automatizar tarefas, economizar tempo e a otimizar a coleta, análise e utilização de dados para aumentar a produtividade

O setor agropecuário apresentou um bom início de 2025 no Brasil, com os primeiros resultados da produção animal no 1º trimestre de 2025 mostrando que o abate de bovinos teve alta de 3,8% em comparação com o 1º trimestre de 2024 e 1,5% quando comparado ao 4º trimestre de 2024, segundo o IBGE. O fortalecimento dessas atividades caminha lado a lado com a ascensão de softwares que permitem não apenas a automatização das tarefas e melhorias de resultados, mas também que sejam feitas à distância, sem que o produtor necessite “estar em campo” com a mesma frequência de antes. No Brasil, mais de 95% dos produtores rurais utilizam algum tipo de tecnologia digital, segundo estudo realizado pela pesquisadora da Universidade de Brasília (UnB), Maira de Souza Regis, sendo o uso de softwares e aplicativos uma realidade para mais de 70%.

Auxiliando desde a comercialização de propriedades até o plantio, colheita e criação de gados, algumas plataformas estão revolucionando o jeito de produzir, vender, comprar e investir no agronegócio. Criado em 2024,o Chãozão já se tornou nos primeiros meses deste ano o maior portal de anúncios de imóveis especializado exclusivamente em propriedades rurais. Atualmente, a plataforma possui cerca de R$ 350 bilhões em propriedades anunciadas (Valor Geral de Vendas), entre sítios, chácaras, fazendas, ranchos e haras, que podem ser filtradas por localidade, aptidões, extensão territorial, entre outras características importantes para cada finalidade.

Somente entre aquelas com aptidão para a pecuária, o portal possui mais de 4 mil anúncios, em todas as regiões do Brasil. O produtor pode avaliar, por exemplo, se determinado espaço é mais apropriado para o gado de corte (cria, recria ou engorda) e confinamento, entre outras sub-aptidões. “É como se o interessado visitasse a propriedade para uma avaliação inicial e minuciosa, sem precisar se deslocar até o local logo no início da negociação. Ele já consegue mapear aquelas (propriedades) que se encaixam perfeitamente em suas necessidades e economizar tempo em sua tomada de decisão, sendo mais assertivo na escolha. O Chãozão nasceu para dar mais visibilidade, segurança e velocidade a esse processo”, afirma Geórgia Oliveira, CEO do Chãozão, ressaltando a riqueza de informações detalhadas sobre o potencial para cada atividade agrícola nos imóveis, estrutura geral e fotos.

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Recentemente, o portal lançou o Índice Chãozão Valor do Hectare (ICVH), uma ferramenta que reúne dados do valor de mercado das propriedades anunciadas para calcular o valor médio por hectare em cada localidade do País. “Poucas instituições, como o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), realizam avaliações de terras no Brasil hoje em dia. Entretanto, neste caso elas são feitas de forma anual e leva em conta o valor venal da terra. Como o mercado é dinâmico e, por isso, a valorização e desvalorização em uma determinada localidade pode acontecer em curtos espaços de tempo, com o ICVH pensamos em oferecer um parâmetro que acompanhe essas muda nças de forma instantânea. Se a produção no campo evoluiu com drones e sensores, a negociação de imóveis rurais também precisava evoluir”, garante Renata Apolinário, diretora operacional do Chãozão.

Dentro da chamada Agricultura de Precisão, os produtores utilizam ferramentas digitais capazes de otimizar a coleta, análise e utilização de dados para aumentar a produtividade, economizar e utilizar insumos da melhor maneira e também reduzir os impactos ambientais. Para o plantio, por exemplo, em apenas um clique é possível acionar equipamentos e máquinas para realizar a semeadura de forma automatizada, tornando o processo mais rápido e eficiente.

Apesar da maior complexidade, na pecuária os softwares também cumprem papel semelhante. Um caso que ilustra bem esse potencial é o da Nutron, marca de nutrição animal da gigante Cargill no Brasil, especialista em soluções inovadoras de produção animal por meio de desenvolvimento de núcleos, premixes (misturas pré-formuladas de ingredientes) e especialidades para todas as espécies. Segundo Andremar do Vale, coordenador técnico comercial da Nutron Cargill, um dos focos principais entre os negócios impulsionados pela empresa, atualmente, está justamente no segmento de análises e ferramentas digitais. Alguns equipamentos, baseados em inteligência artificial (IA), estão possibilitando não apenas a coleta de dados, mas também a análise e a entrega de informações cruciais para a tomada de decisão. No segmento de bovinos de corte, o coordenador cita dois exemplos, sendo um no confinamento e outro no pasto.

“No confinamento, existe o Cargill Cattle View, uma tecnologia que associa o drone a uma Inteligência Artificial que monitora, diariamente, o número exato de animais por curral, faz a leitura de cocho, estabelecendo o melhor consumo sem desperdícios, monitora eventuais ocorrências, como a falta de água no curral, e estabelece um Índice de Bem Estar Cargill (IBC) que analisa o comportamento dos animais. Além de ser uma métrica cada vez mais desejada para cumprir as boas práticas e políticas ESG, o IBC também interfere diretamente na produtividade alcançada”, explica. No pasto, a Cargill adotou o software australiano AgriWebb, o mais usado no mundo para uma gestão detalhada da propriedade como um todo.

Para acompanhar o crescimento e as demandas do mercado nos próximos meses, a companhia está desenvolvendo uma atualização do programa de gestão de confinamentos. “Estamos em fase final de validação para o lançamento oficial do software Feed Manager 2.0, que dá sequência à nossa tecnologia já existente. Essa nova versão chegará ao mercado com diversas ferramentas inéditas incorporadas, como a automação de tratos; o Forecast, que é nossa famosa ferramenta de predição de resultado; além do próprio Cattle View, que terá integração com softwares de gestão econômica e ERPs”, diz.

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Somente nos últimos cinco anos, a Cargill já investiu mais de R$ 8 bilhões em recursos para inovar suas operações no Brasil.

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