Connect with us

Negócios

Giro Tech: Confira os destaques do mercado tech nesse começo de ano

Published

on

* Por redação coluna Giro Tech

Melhores fintechs

Pelo segundo ano consecutivo, a Trademaster, fintech que potencializa as vendas de grandes indústrias e distribuidores no varejo, foi vencedora do Prêmio Melhores Fintechs 2024, promovido pela Fincath, plataforma que gera conexão entre usuários e empresas do setor. A conquista veio nas categorias “Crédito” e “Crédito Empresarial”. Em sua quarta edição, a premiação destacou iniciativas em  14 categorias e 43 subcategorias, contando com mais de 4.400 avaliações.

No ano passado, a fintech ultrapassou a marca de R$35 bilhões transacionados, apoiando o setor industrial com inteligência em dados para potencializar as vendas. Ao todo, mais de 200 indústrias e 1 milhão de varejistas são atendidos pela startup. Recentemente, a empresa anunciou um FIDC de R$150 milhões, em parceria com a Opea, que garantirá recursos para seguir oferecendo prazos alongados e limites maiores para varejistas em todo o Brasil.

Advertisement

Ynner destaca carreiras que serão destaque em 2025

Consultor da Ynner, empresa especialista em desenvolvimento de líderes e gestão, afirma que os setores ligados à inovação, os voltados para saúde, energia renovável e logística estarão em alta. A tecnologia lidera a digitalização dos negócios. Saúde continua sendo prioridade mesmo após a pandemia, com foco em saúde preventiva e mental. Profissões como especialista em ética de IA, analista de dados ambientais e desenvolvedor de realidades imersivas (AR/VR) também são exemplos de possíveis cargos em alta para esse ano.

Insurtech

A Pier, seguradora que tem a missão de mudar a relação dos brasileiros com os seguros, foi classificada como a única insurtech emergente do Brasil pela Tracxn Emerging Awards, uma iniciativa da Tracxn para destacar publicamente as principais empresas globais em todos os setores. O reconhecimento ressalta o papel da pier na transformação de um mercado que arrecadou R$102,95 bilhões no primeiro trimestre de 2024, registrando um crescimento de 13,7% em relação ao mesmo período de 2023, segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Precursora no mercado nacional, a empresa foi a primeira seguradora digital aprovada pela Susep no Brasil. No mercado há 6 anos, a insurtech já realizou mais de R$200 milhões em reembolso e ultrapassou a marca de mais de R$130 milhões em receita. “Estamos revolucionando o segmento ao combinar tecnologia e uma abordagem centrada no cliente, oferecendo soluções descomplicadas e eficientes que realmente atendem às necessidades das pessoas”, afirma Igor Mascarenhas, CEO da Pier Seguradora.

Advertisement

Progic adquire Simplifica.CI

Em um movimento estratégico que promete redefinir os padrões de soluções para comunicação interna no País, a Progic, empresa líder de comunicação corporativa, anuncia a aquisição integral da Simplifica.CI, startup que desenvolve soluções de comunicação interna omnichannel. A negociação, que teve início no começo de 2024, resultou na fusão das duas companhias, estabelecendo um novo marco de inovação e eficiência para o segmento e gerando a expectativa de um aumento de 30% na base de clientes da empresa.

Adeste participa de rodada de investimento na Nintx

A Adeste anunciou sua participação em uma rodada de investimento de US$10 milhões na Nintx, biotech brasileira focada no desenvolvimento de medicamentos a partir da biodiversidade nacional. A parceria, que conta com o apoio de grandes nomes como Fundo Pitanga, Guilherme Leal (cofundador da Natura) e Grupo Centroflora, visa acelerar o crescimento da startup e suas pesquisas em biotecnologia. Marcus Kienast, CEO da Adeste, destacou que o investimento reforça o compromisso da empresa com a inovação no setor de saúde, complementando a colaboração já existente entre as duas empresas desde 2021.

Combate ao desperdício de alimentos no Nordeste

Advertisement

Primeira foodtech brasileira especializada em inteligência de redistribuição de alimentos em perfeitas condições de consumo para organizações sociais que atendem pessoas em vulnerabilidade social, a Connecting Food viabilizou a doação de 497 toneladas de alimentos na região Nordeste entre janeiro e outubro. As iniciativas da instituição garantiram o complemento de mais de 900 mil refeições no prato de brasileiros. Entre os estados que mais receberam doações estão o Ceará, com 214 toneladas de alimentos, e a Bahia, com 59 toneladas.

Ao lado de grandes nomes da cadeia de alimentos do país, como GPA, Assaí Atacadista e Proença Supermercados, a Connecting Food já contribuiu, desde 2019, para a redistribuição de 16 mil toneladas de alimentos que seriam desperdiçados por não estarem dentro dos padrões estéticos, complementando cerca de 30 milhões de refeições na mesa de pessoas atendidas por mais de 600 organizações sociais no Brasil.

Destaque internacional

A Nextop, pioneira brasileira em soluções inteligentes para o varejo, foi destaque no NRF Retail’s Big Show 2025, o maior evento global do varejo. Com um crescimento de 10% em 2024, a empresa, que está presente em 11.500 pontos de venda no Brasil e tem capacidade de expansão para 550.000 pontos, levou para o evento suas soluções mais recentes, incluindo o primeiro carrinho inteligente da América Latina e um carrinho inteligente para e-commerce. Para 2025, a empresa planeja seguir em expansão com crescimento aproximado de 25%.

Crescimento contínuo em 2025

Advertisement

A Ifefo, plataforma inteligente que conecta varejistas e serviços de alimentação a ofertas exclusivas das maiores indústrias do Brasil e do mundo, teve um 2024 positivo, registrando crescimento de 9% no ano. Olhando para o futuro, a empresa planeja expandir seu portfólio, firmando parcerias com as indústrias de café, pescados, condimentos, molhos, doces, refrigerantes e sucos, com objetivo de ampliar ainda mais a diversidade de opções para seus clientes. A previsão de crescimento em 2025 é de 10% a 12%, consolidando a Ifefo como uma das plataformas mais inovadoras do segmento.

Games Global expande presença na América Latina com entrada no Brasil e Peru

A Games Global, uma das líderes mundiais em conteúdo de iGaming, anuncia sua entrada nos mercados regulamentados do Brasil e do Peru, demonstrando seu foco em ampliar a presença na América Latina em 2025. A empresa chega à região com o compromisso de incorporar a cultura latino-americana em suas inovações em iGaming. Seu escritório, localizado em São Paulo, está totalmente dedicado ao crescente mercado local e conta com uma equipe de especialistas qualificados para oferecer atendimento e suporte ao cliente. Além disso, dois escritórios satélites, localizados na Argentina e no Chile, irão proporcionar uma integração perfeita e aprofundar a compreensão da Games Global sobre as principais características e necessidades do público latino-americano. Com uma estrutura de mais de 40 estúdios próprios e parceiros, sendo dois deles baseados na América do Sul, a Games Global tem o foco em soluções imersivas sob demanda, adaptadas de acordo com o contexto, tendências e identidade local.

Guia para proteção de crianças e adolescentes online

O Redes Cordiais, em parceria com o ITS Rio, lançou o “Guia para Influenciadores e Comunicadores: como apoiar a proteção de crianças e adolescentes online?”, que pode ser acessado gratuitamente pelo link https://www.redescordiais.org.br/conteudo/redes-its-guia/. A iniciativa busca combater problemas como discriminação online (vivenciada por 42% das crianças e adolescentes, segundo a pesquisa TIC Kids Online 2024) e situações ofensivas (relatadas por 29%). Em 2023, o Brasil registrou mais de 70 mil denúncias de exploração sexual infantil na internet, o maior número já contabilizado, conforme informações da Safernet.

Advertisement

School of Rock é eleita Top Franchise para 2025

A School of Rock, maior rede de franquias de escola de música do mundo, foi reconhecida como uma das “Top Franchises para 2025” pela Franchise Business Review. Um dos destaques foi o elevado índice de satisfação de seus franqueados, que é, em média, 30% superior a outras marcas do setor. A pesquisa também ressaltou o alto nível de treinamento, suporte e oportunidades financeiras oferecidas aos parceiros. A rede, que conta com mais de 385 escolas em 17 países, oferece uma metodologia exclusiva que combina aulas individuais, ensaios em grupo e apresentações ao vivo, proporcionando uma experiência única aos alunos. No Brasil a School of Rock está presente em todas as regiões do país, com 71 unidades.

Desktop agora é GPTW

A Desktop, empresa de telecomunicações eleita a melhor internet do Estado de São Paulo e presente em 188 cidades do interior e litoral paulista, anuncia, pela primeira vez, sua certificação pela consultoria global Great Place to Work (GPTW), que reconhece a empresa como um excelente lugar para se trabalhar no Brasil. Para o diretor de Gente, Gestão, ESG e Integrações, Gustavo Redondo, essa conquista é a materialização do compromisso da Desktop com seus valores e seu propósito, refletindo a dedicação diária de todo o time em criar um espaço onde as pessoas se sintam acolhidas, respeitadas e inspiradas a alcançar grandes resultados.

Meta de 25 mil alunos em 2025

Advertisement

O Curso Mege registrou um crescimento de 61,58% em sua receita no mês de janeiro de 2025, em relação ao mesmo período no ano anterior. Para 2025, o curso prevê contar com 25.000 alunos ativos e uma de suas principais apostas é a ampliação do apoio aos estudantes com uso de inteligência artificial em ferramentas educacionais inéditas, que serão somadas à metrologia do curso e a atuação de mais de 100 professores, que compõem o corpo docente. O Mege soma em seu histórico mais de 7.700 aprovações nos principais concursos públicos do país, destacando como o principal curso do país para quem estuda para Magistratura e Ministério Público.

Continue Reading
Advertisement

Negócios

Compra da Dr. Peanut pela Supley revela caminhos para superar desafios de Due Diligence

Published

on

By

Empresa precisou fornecer em um curto prazo mais de 2.100 documentos de todos os estados incluindo exigências sanitárias e ambientais

A indústria da nutrição focada no esporte foi surpreendida no início de 2025 com a notícia da aquisição total da fabricante de pasta de amendoim e snacks saudáveis Dr. Peanut pela empresa de suplementos Supley, que também é dona das marcas Max Titanium e Probiotica. Mas além dos dados animadores que projetam um investimento de R$30 milhões no desenvolvimento de novos produtos, o que os bastidores da transação oferecem ao mercado é um guia de como enfrentar e vencer de forma eficiente e econômica um dos maiores desafios existentes em processos de M&A que é o cumprimento das exigências da due diligence.

Após ter vendido metade do seu controle acionário para a mesma organização em 2023, os diretores da Dr. Peanut foram surpreendidos com a proposta da Supley para adquirir os 50% restantes. Isto significou que, enquanto discutiam as bases contratuais do negócio, eles tinham que fornecer, o quanto antes, mais de 70 certidões relacionadas aos CPFs de cada um dos sócios envolvidos, além de uma grande quantidade de documentos semelhantes relacionados aos CNPJs pertencentes à empresa, sem falar de comprovações do cumprimento de normas sanitárias e ambientais.

Inicialmente, o prazo para a apresentação deste arsenal era de três meses, porém, conforme a negociação se desenrolava e os detalhes jurídicos exigiam avanços para além do prazo limite estabelecido, as certidões obtidas até aquele momento perderam a validade, o que obrigou a emissão de novas versões atualizadas. Algumas certidões tiveram que ser levantadas até três vezes, gerando um total próximo a 2.100 documentos na due diligence.

Advertisement

“A Dr Peanut já era uma empresa auditada há dois anos. Em 2024 estávamos no terceiro ano com o balanço auditado, mas mesmo assim, podemos dizer que fomos pegos quase que de surpresa porque a auditoria contábil e financeira não exige esse nível de detalhamento de informação e muito menos o escopo completo de certidões solicitadas em um processo de due diligence”, explicou Simone Camargo, CFO e sócia da Dr. Peanut.  Ela ressalta ainda que quando a Supley fez a primeira aquisição, a empresa faturava R$60 milhões ao ano, mas agora, a companhia já fatura mais de R$165 milhões. “O nível da empresa já é outro e, consequentemente, o nível de exigência da informação é outro também”, disse.

Neste cenário, Camargo relata que após analisar tanto a possibilidade de fazer todo o trabalho de due diligence com os próprios recursos internos da empresa quanto com terceiros, através de contratação do serviço junto a despachantes, ela optou por buscar apoio na plataforma de Due Diligence 5.0 da PortData, vertical da Port Louis, especializada na automação do processo de auditoria jurídica. “Colocar funcionários da empresa para obter as certidões manualmente significaria tirar profissionais de atividades estratégicas e operacionais da companhia por muitos dias, até semanas, e submetê-los a uma tarefa repetitiva, burocrática e desgastante. Já recorrer a despachantes e assessorias do tipo tornaria a operação muito custosa, superando a casa dos R$10 mil para o levantamento da documentação completa, o que poderia escalar para R$20 mil ou mais, com a necessidade de atualizações ao longo da due diligence”, disse.

Enquanto isso, a PortData com Due Diligence 5.0 utiliza inteligência artificial e machine learning para incorporar automações na realização de tarefas antes manuais e repetitivas, como o levantamento de certidões nos mais diversos órgãos jurídicos do país, além de centralizar, organizar e ainda oferecer insights de análise do conteúdo destes documentos, classificando e identificando pontos de risco com níveis de gravidade para apoiar a avaliação jurídica dos usuários que conduzem as auditorias.

Simone afirma que, para além da redução do custo, o principal benefício da adoção da solução foi o ganho de autonomia para gerenciar todo o processo. “Entendemos que, com o sistema da PortData, a Dr Peanut conseguiria imprimir a velocidade necessária para executar as tarefas sem ficar presa aos prazos estabelecidos por terceiros. Em negociações deste tipo, existe um risco muito grande de perder o timing pelo fato de o investidor/comprador julgar ter encontrado alguma opção mais vantajosa ou pela ocorrência de uma queda no faturamento causada por fatores externos como um evento climático extremo, alguma questão sanitária ou mesmo a ocorrência de alguma situação de exposição negativa da marca ou dos principais executivos. Para evitar este tipo de situação, quanto mais rápido a empresa for capaz de finalizar a due diligence melhor. Enquanto o contrato não estiver devidamente assinado, na prática a venda não está concretizada”, disse.

Renata Soares, sócia-fundadora e CSO da Port Louis, empresa criadora da PortData, afirma que a evolução tecnológica tem sido um aliado crucial nesse processo, tornando a due diligence mais eficiente, rápida e menos onerosa. “Integrar a solução da PortData no processo de diligência jurídica de M&A não apenas reduz o custo e o tempo necessários, mas também fortalece a capacidade de as empresas realizarem transações bem-sucedidas e alinhadas com suas estratégias de curto e longo prazo”, diz.

Advertisement

Simone, CFO e sócia da Dr. Peanut, ressalta que, mesmo não tendo contato constante com a linguagem jurídica devido à sua formação acadêmica e atividade profissional, conseguiu utilizar a plataforma e retirar de forma independente as certidões e outros documentos necessários. “Tive um acompanhamento bastante próximo e um suporte técnico da equipe da PortData que me permitiu aprender rapidamente a usar a plataforma e a extrair dela os dados e informações estratégicas que a empresa necessitava”, afirma.

Ela menciona ainda que, após a conclusão exitosa da due diligence,fundamental no processo de venda da empresa, a Dr Peanut decidiu manter a utilização da PortData na operação como forma de garantir a atualização de determinadas certidões, para efeito de compliance e controles internos da organização.

“Agora usamos o sistema para obter algumas certidões de forma recorrente. Então, a cada três meses atualizamos todas as certidões de débitos estaduais. Isto evita sustos futuros como impostos estaduais desconhecidos ou algum tributo que não tenha sido recolhido e que possa acarretar a cobrança de multas e juros acumulados no futuro, por exemplo”, conclui.

Advertisement
Continue Reading

Negócios

TopBox: A Boutique Estética Queridinha dos Apaixonados por Veículos de Luxo e Esportivos

Published

on

By

Os proprietários de carros de luxo e esportivos têm uma relação especial com seus veículos. Para eles, um automóvel não é apenas um meio de transporte, mas uma extensão de sua personalidade e estilo de vida. E quando se trata de manter esses veículos impecáveis, a busca por serviços de alta qualidade é essencial. É nesse cenário que a TopBox, fundada por João Francisco Rigo de Melo, se destaca como a boutique estética automotiva preferida dos entusiastas em São Paulo.

Localizada no bairro nobre da Granja Julieta, a TopBox rapidamente se tornou referência em polimento, higienização, ceramic coating (revestimento cerâmico), PPF (Paint Protection Film), vitrificação e tratamento de ozônio para remoção de odores. Com uma clientela fiel e exigente, a empresa se prepara agora para a abertura de sua segunda filial, ainda maior e mais sofisticada, para atender à crescente demanda.

A Paixão que Virou Negócio

A trajetória de João Francisco, mais conhecido como Jhonny, é inspiradora. Apaixonado por carros desde cedo, ele começou a explorar o universo da estética automotiva na garagem de casa, utilizando seu próprio Audi S3 como laboratório de testes. O que começou como um hobby logo despertou interesse entre amigos e conhecidos, levando João a aprimorar suas técnicas e investir no mercado.

Advertisement

Após passar pela renomada loja de veículos de luxo GTO, onde teve contato com supermáquinas como Lamborghinis, Ferraris e outros de edição limitada, João decidiu se especializar na CarPro Ecossistema, uma das maiores referências em produtos e técnicas de estética automotiva. O resultado? O nascimento da TopBox, um estúdio exclusivo onde cada veículo recebe atendimento personalizado e detalhista, garantindo um nível de acabamento impecável.

Os Serviços da TopBox: Excelência em Cada Detalhe

Os clientes da TopBox buscam mais do que uma simples lavagem. O estúdio oferece tratamentos avançados que protegem, revitalizam e mantêm o brilho original dos veículos, proporcionando maior durabilidade e preservação do investimento. Confira os principais procedimentos disponíveis:

1. Polimento e Vitrificação

O polimento profissional da TopBox remove micro-riscos e imperfeições da pintura, restaurando o brilho original do veículo. Já a vitrificação consiste na aplicação de uma camada protetora que cria um escudo contra sujeira, raios UV, chuva ácida e pequenos arranhões, mantendo a pintura com aspecto impecável por muito mais tempo.

Advertisement

2. Ceramic Coating (Revestimento Cerâmico)

O ceramic coating é uma das tecnologias mais avançadas em proteção automotiva. Criando uma camada super-hidrofóbica sobre a pintura, o revestimento cerâmico facilita a limpeza, evita marcas d’água e proporciona um brilho espelhado por até cinco anos.

3. PPF (Paint Protection Film)

Para os proprietários mais exigentes, a TopBox oferece o PPF (Paint Protection Film), uma película transparente de poliuretano que protege a pintura contra pedras, insetos, arranhões e outros impactos. Esse serviço é especialmente procurado por donos de veículos de alto valor, garantindo que a estética original seja preservada mesmo em uso intenso.

4. Higienização Interna e Tratamento de Ozônio

Advertisement

O interior do veículo merece tanto cuidado quanto a pintura. A TopBox realiza uma higienização completa, removendo sujeiras profundas, manchas e odores. Para garantir um ambiente livre de microrganismos e cheiros indesejáveis, a empresa utiliza o tratamento de ozônio, que elimina fungos, bactérias e mofo, proporcionando um ar mais puro e saudável.

5. Estética para Embarcações e Aeronaves

A excelência da TopBox ultrapassou os limites das quatro rodas. Recentemente, João foi contratado para realizar a limpeza e vitrificação de dois helicópteros no Campo de Marte, mostrando a versatilidade da empresa e sua capacidade de atender clientes de altíssimo padrão, incluindo donos de embarcações e aeronaves executivas.

Expansão e Novidades: A Segunda Filial da TopBox

O sucesso da TopBox é resultado da dedicação e do compromisso de João Francisco com a qualidade. Com o aumento da demanda, a empresa está prestes a inaugurar sua segunda filial, que será ainda maior e mais moderna. O novo espaço contará com tecnologia de ponta e infraestrutura de alto nível para atender a um público cada vez mais exigente.

Advertisement

Além disso, João inovou ao criar uma van autônoma totalmente equipada para serviços de estética automotiva a domicílio. Essa solução permite que clientes desfrutem dos serviços premium da TopBox no conforto de suas casas ou empresas, sem precisar deslocar seus veículos.

TopBox: A Escolha Certa para Quem Ama Seu Carro

A TopBox não é apenas um centro de estética automotiva; é um verdadeiro spa para carros de luxo e esportivos. A combinação de técnicas avançadas, atendimento exclusivo e a paixão de João Francisco pela perfeição fazem da empresa a escolha número um entre os amantes de supermáquinas em São Paulo.

Se você valoriza seu veículo e deseja mantê-lo sempre impecável, a TopBox é o destino certo. Afinal, para quem ama carros, cada detalhe faz a diferença.

Instagram: @topbox.studio

Advertisement

Continue Reading

Negócios

Descaso da Enel causa prejuízos a uma das unidades da agência de modelos Max Fama, em São Paulo

Published

on

By

Problema de falta de energia persiste há quase uma semana, afetando o funcionamento da empresa 

Uma das unidades da agência de modelos Max Fama, localizada na Rua José Bonifácio, 176, no centro de São Paulo, está sem energia elétrica desde às 16h30 da última sexta-feira (24). O problema afeta toda a rua e, mesmo após múltiplos chamados à concessionária Enel, a situação ainda não foi resolvida. Técnicos foram enviados, mas não conseguiram solucionar a falha, que foi repassada entre diferentes equipes da empresa sem um desfecho concreto.

Na última segunda-feira (27), a Enel enviou técnicos que instalaram um gerador como solução temporária, mas o equipamento já apresentou falhas diversas vezes e parou de funcionar em alguns momentos. Desde então, novos chamados foram feitos, técnicos retornaram ao local, mas o problema persiste. Hoje, quarta-feira (29), a agência segue sem energia e sem previsão de resolução.

A Max Fama, que depende da eletricidade para operar normalmente, já acumula grandes prejuízos, com atrasos na produção, impacto na realização de trabalhos para clientes e dificuldades na rotina administrativa. “A situação está insustentável. Já são quase sete dias sem energia, nossa equipe precisou ser deslocada para conseguir trabalhar, comprometendo nossas entregas. A falta de uma solução definitiva por parte da Enel é inadmissível”, afirma Everton Sena, gerente da unidade.

Advertisement

Apesar das promessas de atendimento, a concessionária não apresentou uma solução eficaz, e a comunicação com a empresa tem sido difícil. A demora na resolução expõe a fragilidade dos serviços prestados e levanta questionamentos sobre a eficiência da Enel em situações emergenciais.

A Max Fama e outras empresas afetadas cobram providências imediatas para a normalização do fornecimento de energia, evitando mais prejuízos e transtornos.

Continue Reading

Mais Lidas

Copyright © TimeOFFame - Todos os direitos reservados