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Fortaleza recebe a 6a edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura – Fenacce 2024 com artesãos de todo o Brasil

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A capital cearense reúne, mais uma vez, a riqueza cultural e criativa do povo brasileiro produzida por artesãos dos 27 estados brasileiros.

Talento, criatividade, incentivo a economia, culinária, música, novos negócios… tudo isso e muito mais em um só evento. Com o objetivo de fomentar o artesanato e a cultura com atividades econômicas sustentáveis, Fortaleza receberá, de 20 a 29 de setembro, a 6ª edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura no Ceará – Fenacce. O evento, reconhecido como líder no cenário do artesanato nacional, acontecerá no Centro de Eventos do Ceará e contará com a participação de artesãos de 27 estados brasileiros.

Além de materializar a alma da cultura brasileira, o artesanato é um setor da economia cujo crescimento possui alto potencial de geração de trabalho e renda. De acordo com dados do Sebrae Ceará divulgados em 2023, há no país cerca de 170 mil artesãos cadastrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), porém muitos ainda trabalham na informalidade. Dados do IBGE, no Brasil, estimam que 10 milhões de pessoas vivem da renda do artesanato.

Como economia do futuro, o artesanato é uma das mais tradicionais atividades laborais do ser humano. A estimativa é que o segmento representa 3% do Produto Interno Bruto (PIB), com um faturamento aproximado de R$ 102 bilhões e movimenta cerca de R$ 20 bilhões em compras de insumos da indústria. A receita deste mercado chega a R$ 50 bilhões anual, de acordo com informações fornecidas pela Agência Sebrae de Notícias.

Para Stella Pavan, promotora da Fenacce e presidente do Sindieventos Ceará, a realização da Feira pelo sexto ano consecutivo consolida a Feira como um dos maiores eventos do segmento do Brasil, ativando todos os setores da economia como serviços, comércio e turismo. “A Fenacce 2024 vai apresentar o melhor do artesanato regional, nacional e sustentável, além de gastronomia, artes visuais e atividades para toda a família. Nosso evento também contará com uma programação completa de oficinas e workshops proporcionando ao público presente um mergulho na cultura popular”.

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Além disso, a gestora da Feira enfatiza: “Iniciamos este projeto em 2019 com o sonho de impulsionar o setor do artesanato, promovendo a economia criativa que gira em torno dos artesãos e artesãs, que são fonte de sabedoria e técnicas preciosas. Hoje representamos uma das maiores feiras do segmento do Brasil e esse reconhecimento é muito gratificante, tanto para nós que fazemos acontecer, quanto para quem tem a oportunidade de mostrar seu trabalho nessa grande vitrine”, afirma.

Fenacce em números

Artesanato, inovação, novidade e sustentabilidade são os pilares da Feira que em 2023 reuniu cerca de 1.500 artesãos em uma uma área de 9.000 m², em seis dias de evento. Foram 320 estandes, 35 oficinas e mais de 20 palestras sobre diversos temas. A rodada de negócios do ano passado promoveu networking e oportunidades para artesãos nacionais e 10 compradores internacionais dos países: Estados Unidos, Holanda, Reino Unido, Irlanda, Áustria, Jordânia, China e Japão, fomentando a arte e a cultura do Brasil. Foram realizadas 323 reuniões, com resultados promissores sendo R$ 1,7 milhões em negócios gerados imediatamente e em vendas futuras, além de incontáveis oportunidades de networking. O evento arrecadou mais de 22 toneladas de alimento, 41.200 pessoas circulando pelo Centro de Eventos do Ceará, 2,5 mil empregos diretos e indiretos, 26 apresentações com 278 artistas, além de 14 Aulas de gastronomia.

Em 2024, a Feira terá 320 stands e 2.000 artesãos de todo o Brasil. A expectativa é de superar o público presente no evento em 2023. Além disso, a Fenacce receberá pela 4a vez a Rodada de Negócios com apoio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e Sebrae.

Atrações confirmadas

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Os visitantes poderão conhecer de perto como é possível transformar produtos recicláveis em peças artesanais, ajudando a reduzir o impacto ambiental. Além disso, terão acesso a:
– Ciclo de palestras: rodas de conversas durante todo o evento que proporcionarão momentos únicos para o artesanato e economia criativa, reunindo profissionais, empreendedores, acadêmicos e entusiastas do artesanato, que irão compartilhar conhecimento e explorar oportunidades na economia criativa;
– Oficina de artesanatos: durante todo o evento serão realizadas diversas oficinas com orientações de como agregar valor aos produtos, além de apresentar uma possibilidade de renda pessoal, a partir de artigos produzidos por eles mesmos, tudo isso em um espaço acolhedor e totalmente gratuito;
– Rodada de negócios: o momento será promovido pelo Sebrae Nacional e promoverá networking, oportunidades para artesãos nacionais e diversos compradores;
– Alameda dos mestres artesãos: um espaço de contato com o legítimo artesanato pelas mãos dos renomados mestres do Brasil;
– Apresentações culturais: o evento contará com um palco de apresentações culturais que terá atrações musicais, danças folclóricas, desfiles de moda de produtos artesanais e muito mais, tudo pensado para proporcionar momentos especiais e mostrar a moda e a sustentabilidade;
– Cozinha Show: serão ministradas oficinas gastronômicas com apresentações de profissionais renomados da gastronomia que trarão receitas deliciosas e surpresas;
– Vila gastronômica: o evento contará com 16 estandes com variados tipos de bebidas e comidas, uma diversidade para agradar todos os paladares.

Acesso a Fenacce 2024

A Fenacce terá entrada solidária, incentivando a doação de 2 kg de alimentos, para acesso ao pavilhão dos expositores. Os alimentos arrecadados serão destinados a programas sociais. Os horários da Feira serão:

20/09
– Comprador lojista cadastrado: 10h às 17h;
– Público geral: 15h às 22h;
– Abertura solene: 19h.

21 a 28/09
– Segunda a sexta: 15h às 22h;
– Sábado e domingo: 11h às 22h.

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29/09
– Último dia de evento: 11h às 20h

A Fenacce é realizada pela A&M Promoções e Eventos com incentivo do Ministério da Cultura. A Feira é promovida com o apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Proteção Social e da CeArt; do Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Sesc e do Senac e do PAB-Programa do Artesanato Brasileiro. O evento é patrocinado pela Companhia de Gás do Ceará (Cegás), Sebrae Nacional; Apex Brasil e Banco do Nordeste.

Fenacce – Feira Nacional de Artesanato e Cultura no Ceará
Local: Centro de Eventos do Ceará – Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz
Data: 20 a 29 de setembro
Entrada Solidária: doação de 2 kg de alimentos
Redes sociais: www.fenacce.com.br e @fenacce.

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Procura por seguros de automóveis sobe 3,69% em julho ante junho

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Regiões Sul e Sudeste lideraram o índice de crescimento da demanda, segundo dados da Neurotech

A demanda do mercado brasileiro de seguros de automóveis cresceu 3,69% em julho deste ano, na comparação com junho.Já em relação a julho de 2024, houve queda de 7,26%. Os dados são do Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS), que mede mensalmente o comportamento e o volume das consultas na plataforma da Neurotech, empresa pioneira em soluções de inteligência artificial aplicadas a seguros e crédito.

Daniel Gusson, head comercial de Seguros da Neurotech, avalia que o recuo registrado na comparação anual se trata de um cenário atípico perante o bom momento que as seguradoras estão passando em 2025, sendo este o primeiro resultado negativo considerável até o momento. “Em fevereiro, por exemplo, tivemos alta considerável de 27%, um patamar que não era alcançado desde 2023. Desde então, observamos boa procura nos meses seguintes. As únicas exceções foram em março, com um recuo pouco significativo, e agora em julho”, afirma.

Por outro lado, o incremento registrado ante junho foi impactado diretamente pelo mercado de veículos novos, um cenário que também reforça as boas perspectivas para as vendas de apólices. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), na comparação com o mês anterior, julho registrou alta de quase 14% no número de emplacamentos de veículos novos, considerando automóveis e comerciais leves. Em relação a julho do ano passado, o crescimento foi de 1,14%5.

Apesar do leve recuo no número de emplacamentos de veículos novos no mês de junho, considerando-se apenas os automóveis e utilitários leves, o primeiro semestre de 2025 registrou alta de 5% em relação aos seis primeiros meses do ano passado. O cenário, segundo Daniel Gusson, head comercial de Seguros da Neurotech, tem impacto direto na demanda para as seguradoras.

Sul e Sudeste em alta

Por região do Brasil, as regiões Sul (+4,8%) e Sudeste (+4,5%) lideraram o índice de crescimento em julho, na comparação com junho, após baixas registradas nos meses anteriores. O Nordeste, que historicamente apresenta boa procura, também manteve um considerável patamar de crescimento, de 4%. Norte e Centro-oeste registraram quedas de 3% e 1,5%, respectivamente.

Financiamentos disparam

Dados do SNG (Sistema Nacional de Gravames) divulgados pela B3 também justificam o bom momento vivido pelas seguradoras. Em termos de financiamentos de veículos, o mês de julho teve alta de quase 17% ante junho, entre novos e usados, considerando apenas autos e comerciais leves. Foram cerca de 452 mil unidades comercializadas. Contra julho de 2024, foi registrado um leve recuo de 2%.

Sobre o INDS

O Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS) abrange o universo das principais seguradoras brasileiras e mensura o apetite do brasileiro a assegurar o seu automóvel. Nem todas as milhões de consultas mensais registradas se transformam em apólices contratadas, pois o processo depende de fatores como o perfil da pessoa que está fazendo a solicitação, o apetite ao risco da seguradora e se há ou não indícios de fraude.

Sobre a Neurotech

A Neurotech é uma empresa B3 especialista na criação de soluções avançadas de Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data que transformam um mundo de dados dispersos em informações relevantes para que as empresas obtenham resultados expressivos, prevendo novas oportunidades de negócios. Com uma bagagem de mais de 20 anos e expertise em Inteligência Artificial, Analytics e Ciência de Dados, a Neurotech já implantou mais de 1.000 soluções que ajudaram gestores e empresas a transformarem dados em melhores decisões nos mercados de crédito, varejo, seguros, financeiro, saúde e telecom.

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Negócios

Por que a jurimetria deve crescer no mercado financeiro

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Por Alexandre Pegoraro (*)

Nos últimos anos, a jurimetria deixou de ser um recurso restrito a departamentos jurídicos inovadores e começou a ocupar espaço nas mesas de decisão de bancos, fundos de investimento, seguradoras e áreas de M&A. Com mais de 83 milhões de processos em tramitação no Brasil (CNJ, 2024), a capacidade de medir, prever e comparar riscos jurídicos passou a ser um diferencial competitivo para players do mercado financeiro.

A lógica é simples: se finanças e investimentos já se apoiam em modelos estatísticos e séries históricas para projetar cenários, por que não aplicar a mesma racionalidade à análise jurídica? A jurimetria oferece justamente isso: uma base empírica robusta para reduzir incertezas e embasar decisões que envolvem litígios, contratos e passivos.

Enquanto a jurisprudência oferece interpretações consolidadas do Judiciário, a jurimetria mede, com precisão, como os tribunais realmente decidem, identificando padrões regionais, perfis de magistrados, tempos médios de tramitação e taxas de sucesso em determinadas teses. Essa granularidade permite que instituições financeiras calculem o risco jurídico com a mesma objetividade com que avaliam risco de crédito.

Como exemplo, podemos citar um banco que pretende conceder financiamento a uma empresa envolvida em disputas tributárias. Com base em dados históricos, ele pode estimar a probabilidade de vitória do contribuinte naquele tribunal específico. Isso afeta diretamente o valor do crédito, as garantias exigidas e o custo do capital.

A jurimetria já começa a influenciar cinco frentes estratégicas do setor. A primeira é a concessão de crédito, pois é possível avaliar o risco jurídico associado ao cliente, incorporando probabilidades de êxito em execuções ou defesas. Outra aplicação relevante está na due diligence e M&A. A jurimetria permite o mapeamento estatístico de litígios da empresa-alvo, evitando surpresas pós-aquisição. Além disso, na gestão de carteiras, sua aplicação leva a instituição a priorizar casos com maior chance de recuperação ou menor exposição, maximizando retorno. A análise estatística permite ainda realizar um cálculo mais preciso do valor do prêmio de seguros judiciais com base em padrões de decisão e aprimorar o planejamento tributário, a partir da identificação de teses com maior probabilidade de êxito, reduzindo passivos futuros.

Além de servir como ferramenta de análise, a jurimetria contribui para o fortalecimento das práticas de governança. Com métricas claras e replicáveis, conselhos de administração e comitês de risco podem tomar decisões mais transparentes e auditáveis. Isso se traduz em maior confiança de investidores e reguladores, além de alinhamento entre as áreas jurídica, financeira e de compliance.

No mercado financeiro, o custo da incerteza é alto. Um litígio que se arrasta mais que o previsto pode consumir caixa, reduzir margens e até inviabilizar transações. Ao fornecer estimativas de prazo, custo e probabilidade de êxito, a jurimetria reduz essa assimetria de informação.

A adoção de jurimetria no mercado financeiro segue a mesma curva que, no passado, impulsionou o uso de analytics no marketing e na gestão de risco de crédito. Com a crescente digitalização de dados judiciais e a evolução das ferramentas de análise, o custo de implementação tende a cair, enquanto os ganhos em precisão e velocidade aumentam.

Se no passado decisões jurídicas eram tomadas majoritariamente por experiência e intuição, o futuro aponta para um modelo híbrido: interpretação jurídica somada à inteligência de dados. No mercado financeiro, onde cada ponto percentual de risco importa, essa mudança tende a ser não apenas bem-vinda, mas inevitável.

(*) Alexandre Pegoraro é CEO da plataforma de compliance Kronoos

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Datarisk acelera estratégia de crescimento e anuncia Valéria Nery como nova CRO

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Ex-executiva da NTT Data tem como meta expandir a presença da empresa no mercado e consolidar o posicionamento de referência em inteligência de dados

A Datarisk, empresa especializada no uso de inteligência artificial para gerar valor no conceito decision as a service, acaba de anunciar a nomeação da especialista em inovação Valéria Nery como Chief Revenue Officer (CRO) da companhia. Com mais de 25 anos de experiência no desenvolvimento de projetos, que vão desde a concepção de estratégias comerciais e modelos de negócio até a orquestração da entrega, a executiva assume o posto com a missão de liderar o plano de crescimento da empresa, expandindo sua presença no mercado e consolidando seu posicionamento como referência em inteligência de dados, IA aplicada e soluções para gestão de riscos.

Antes de chegar à Datarisk, Nery ocupou posições de destaque em multinacionais como NTT Data e Globant, onde liderou operações e projetos complexos em múltiplos setores, incluindo serviços financeiros, saúde, varejo, logística e indústria. Ela é formada em Computação, com MBA em Gestão Empresarial pela FIA Business School e especialização em Inovação pela Harvard University.

“Acredito na força das pessoas, na importância da comunicação integrada e no papel estratégico da tecnologia como motor de competitividade e transformação nos negócios. Com base nestes princípios, vamos trabalhar juntos para alinhar a atuação dos times comerciais, marketing, produto e operações em torno de objetivos comuns, acelerando a geração de receita e assegurando que a empresa continue a entregar soluções de alto impacto para seus clientes”, afirma.

Com uma tese de negócios baseada na criação de soluções proprietárias que automatizam o desenvolvimento de modelos preditivos a partir de técnicas de inteligência artificial, a Datarisk trabalha com a perspectiva de quintuplicar o volume de receitas recorrentes até o final de 2025. A empresa é pioneira no Brasil na oferta de soluções focadas no conceito MLOps (Machine Learning Operations) e oferece cinco scores dedicados a estudar as condições do tomador de crédito referente à sua estimativa de renda, à probabilidade de ele se tornar apostador em uma janela de tempo, além da avaliação de risco de crédito PF e PJ e da estabilidade empregatícia.

A 9ª Edição do Ranking 100 Open Startups, que reconhece as open startups e scaleups que mais inovam no país, elegeu a Datarisk como uma das 10 melhores na categoria Scaleups. “Nossa missão de tornar mais rápida e assertiva a tomada de decisão para empresas se consolida a cada dia como solução a uma das maiores dores do ambiente corporativo. Neste sentido, temos certeza de que a Valéria Nery com sua experiência e conhecimento, vão nos ajudar a potencializar ainda mais o ritmo de crescimento da companhia”, afirma o CEO da Datarisk, Jhonata Emerick.

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