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Formatura de jovens da Fundação CASA marca novos rumos com qualificação profissional

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Mais de 30 adolescentes da capital e Osasco concluíram cursos profissionalizantes da Fundação de Apoio à Tecnologia; cerimônia de entrega de certificados reuniu familiares em celebração emocionante

Uma cerimônia de formatura para ficar marcada na memória de adolescentes e seus familiares, com roteiro e contexto idênticos a uma colação de grau, com beca, capelo, canudo, paraninfos e oradores das turmas. Nesse contexto, 32 jovens da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) receberam os certificados de conclusão de cursos de qualificação profissional da Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT) na última sexta-feira (20), em São Paulo.

O auditório da sede da Fundação CASA se transformou no palco em que esses adolescentes, que cumprem medida socioeducativa na capital e na cidade de Osasco, representaram todos aqueles que concluíram no último trimestre as formações em 36 centros socioeducativos da Fundação CASA da capital, Região Metropolitana de São Paulo e Litoral Sul.

“Este talvez seja o começo de uma nova fase nossa e só tenho a agradecer”, disse a adolescente Alessandra (nome fictício), do curso “Empreendendo um Pequeno Negócio”, realizado no CASA Chiquinha Gonzaga, em São Paulo. O agradecimento à família também esteve presente no discurso do orador da turma do curso de “Preparo de Hambúrgueres” do CASA Ouro Preto, localizado na capital.

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O jovem Luiz (nome fictício), orador da turma do curso de “Preparo de pizzas” do CASA Osasco I, de Osasco, destacou o aprendizado que tiveram. “Achávamos que fazer pizza era só colocar muçarela na massa, mas os educadores nos mostraram que era mais do que isso e poderíamos ter uma nova profissão”, afirmou em seu discurso.

“A formação profissional dos nossos adolescentes é um passo fundamental no processo de ressocialização. Ao oferecermos oportunidades de qualificação, estamos contribuindo para que esses jovens encontrem novos caminhos e enxerguem um futuro promissor. A cerimônia simbolizou essa transformação, e cada certificado entregue é uma prova de que é possível recomeçar e construir novas histórias”, destaca a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto.

O diretor-técnico da Fundação FAT, Luiz Roberto Vanucci, disse estar muito satisfeito com o trabalho de formação dos jovens e que sua sensação era de dever cumprido. “Vocês são jovens com um futuro imenso pela frente. Espero que tenhamos atendido as expectativas de todos esses jovens. São 32 formandos que assistiram a todas as aulas e agora estão aqui, recebendo seus certificados e representando todos dentro da Fundação Casa. Agora é seguir em frente com dignidade. É a partir daí, da educação, que fazemos o progresso de um país”, destacou.

Cada turma contou com um paraninfo, entre servidores da Fundação CASA e educadores da Fundação FAT. Em comum, os colaboradores reforçaram a importância de realizar cursos de educação profissional básica nessa etapa da vida, oferecendo ferramentas para os jovens conhecerem e aprenderem a lidar com o mundo do trabalho.

“Trabalhamos o protagonismo juvenil dos adolescentes para o mundo, depois que saírem da internação e retornarem para conviver na comunidade, preparando-os para que sejam cidadãos”, pontuou o educador João Marques de Oliveira Mota, que ministrou as aulas para a turma de “Preparo de Hambúrgueres” do CASA Ouro Preto.

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Só no primeiro semestre de 2024, 1,9 mil jovens da Fundação CASA se formaram em cursos de qualificação profissional da Fundação de Apoio à Tecnologia realizados em dois trimestres – janeiro a março e abril a junho. No trimestre de julho a setembro, a expectativa era que 980 adolescentes concluíssem as formações, focadas na área de serviços, como alimentação, administrativo e empreendedorismo.

Depois de receberem nominalmente os certificados, adolescentes entregaram homenagens aos familiares e ao superintendente Pedagógico da Fundação CASA, Carlos Alberto Robles, que compôs a mesa de autoridades ao lado do diretor da FAT; a assessora Especial de Política Socioeducativa da Fundação CASA, Fátima Marcato Brandão; a gestora de Projetos da FAT, Nágila Carvalho; e a diretora de Gestão e Articulação Regional da Fundação CASA, Ivanete Gonçalves de Oliveira.

No final, fazendo jus ao momento solene, as jovens do CASA Chiquinha Gonzaga, vestidas em gala, cantaram emocionadas a música “Dona de Mim”, da cantora Iza, que, entre as estrofes, trouxe a mensagem: “Deixo a minha fé guiar; Sei que um dia chego lá; Porque Deus me fez assim; Dona de mim”.

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Negócios

Semente Haiglas: o superalimento natural que transforma a saúde dos animais

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A natureza reserva tesouros pouco conhecidos pelo grande público, mas altamente valorizados por especialistas em nutrição animal. Um desses segredos é a Semente Haiglas, reconhecida por seu perfil nutricional impressionante e por seus benefícios diretos à saúde dos animais de estimação e até mesmo de animais de criação.

Composta por uma combinação poderosa de minerais, nutrientes essenciais, aminoácidos, clorofila e impressionantes 14% de proteína, a Semente Haiglas é considerada um verdadeiro superalimento. Seu consumo regular contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, melhora da digestão e até mesmo para a manutenção de uma pelagem mais saudável e brilhante nos pets.

A clorofila presente na semente favorece a oxigenação das células, atuando como um desintoxicante natural e auxiliando no equilíbrio do organismo. Já os aminoácidos presentes ajudam na formação de tecidos, ossos e músculos, sendo essenciais para o crescimento saudável dos animais. A alta taxa de proteína vegetal — raramente encontrada em sementes comuns — faz da Haiglas uma opção completa para complementar a alimentação de forma equilibrada e funcional.

Estudos preliminares e experiências de criadores e tutores indicam que animais que consomem produtos à base da Semente Haiglas apresentam níveis mais elevados de energia, melhor absorção de nutrientes e maior resistência a doenças comuns.

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Com todos esses atributos, a Semente Haiglas desponta como uma solução inteligente e natural para quem busca qualidade de vida para seus animais. Seu nome começa a ganhar espaço entre veterinários, zootecnistas e apaixonados por bem-estar animal — e tende a se tornar, nos próximos anos, um ingrediente-chave em diversas formulações voltadas à nutrição animal funcional.

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Negócios

Empório Farinha Pura e Vinícola Monte Reale promovem sorteio de viagem enogastronômica para a Serra Gaúcha

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O universo dos vinhos ganha um atrativo especial com a nova ação da Vinícola Monte Reale em parceria com o Empório Farinha Pura. Nas compras acima de R$ 200 em rótulos selecionados da vinícola no mercado gourmet, os clientes concorrem a uma viagem inesquecível com acompanhante para Flores da Cunha (RS), berço da Monte Reale e referência nacional em enoturismo. Uma oportunidade perfeita para os amantes de vinho viverem uma experiência completa, do terroir à taça.

A experiência poderá ser vivida nos dias 19, 20 e 21 de setembro de 2025 e inclui transporte (transfer entre aeroporto, hotel e vinícola), hospedagem completa, todas as refeições e ainda uma visita guiada à vinícola e cervejaria Monte Reale.

Para participar, é necessário estar registrado no aplicativo do Empório Farinha Pura e realizar compras no valor mínimo de R$ 200 em produtos Monte Reale entre os dias 14 de abril e 31 de julho de 2025. Cada compra garante um voucher, que deve ser depositado na urna disponível no interior da loja, que fica dentro da Cobal do Humaitá, em Botafogo. O sorteio acontecerá no dia 5 de agosto de 2025.

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Negócios

No Dia do Profissional de Eventos, conheça casos de empresas que sobreviveram à pandemia

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(Michaella Heep, cofundadora da confeitaria Dazzi (antiga Schokolade) . Crédito: Reprodução)

Decoradora, buffet e confeitaria têm algo em comum: todos usam novas tecnologias para a gestão dos negócios. Setor deve crescer 8,4% em 2025, segundo a ABRAPE

Em 30 de abril é comemorado o Dia do Profissional de Eventos, uma data que vem carregada de significado após a pandemia, um momento de renovação do mercado. Por isso é importante conhecer casos de pessoas e empresas que conseguiram não só se reerguer, mas também prosperar, adotando inovações tecnológicas e estratégias de gestão diferenciadas. Dessas histórias podem surgir ideias para novos e antigos empreendedores.

O cenário é promissor. Segundo as projeções da Associação Brasileira de Promotores de Eventos (ABRAPE), o setor deve registrar um crescimento de 8,4% em 2025 em relação ao ano anterior, alcançando o montante de R$ 141,1 bilhões. Além disso, haverá um aumento de 1,1% no número de empregos formais, o que representa a geração de mais 45,2 mil postos de trabalho em todo o país, e um acréscimo de 3,1% no número de empreendimentos, totalizando 103 mil empresas no setor. Esses dados mostram que o mercado de eventos está em franca recuperação e expansão.

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Os benefícios da tecnologia na gestão dos eventos são evidentes. Mateus Mayrink, fundador da decoradora de eventos Mateus Mayrink Conceito comenta: “O planejamento é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Hoje, eu não preciso só de números soltos de vendas e faturamento, eu preciso de gráficos, análises, e uso um sistema que me entrega isso. Em um painel atualizado em tempo real, eu consigo ter uma visão clara do crescimento da empresa e planejar melhor o nosso futuro. Foi isso que me ajudou a tranquilizar no momento pós-pandemia.”

Do mesmo modo, Daniela Andreuni, diretora do Buffet Andreuni, relata que utilizar as redes sociais foi decisivo para a retomada do negócio: “Quando a pandemia começou, nós tínhamos toda uma família que dependia do Buffet para viver. Mas quem faria eventos naquele momento? Tínhamos que nos mostrar presentes para nossos clientes e colaboradores, não sermos esquecidos, e assim fomos para as redes sociais, fazendo quadros como ‘Na Cozinha com Andreuni’, nunca deixamos de estar em contato. No fim da pandemia, nossa empresa triplicou o número de eventos, a equipe teve que aumentar e tudo precisava estar muito alinhado para o Buffet rodar 100%, foi aí que outra plataforma, desta vez de gestão, entrou no nosso negócio”.

Fernando Andreuni, diretor do Buffet Andreuni, complementa: “Quanto mais pessoas e mais processos, maior a necessidade de organização. A Dani, que é sempre antenada nas inovações, encontrou uma plataforma que conseguiu trazer comodidade e segurança para a nossa gestão. Antes eu tinha os documentos, planilhas, comprovantes de pagamento, todos espalhados em pastas, caixa de e-mail, conversas de WhatsApp. Hoje a gente consegue centralizar tudo em um só lugar.”

Para outros, a tecnologia já tinha se revelado indispensável antes mesmo da pandemia. Michaella Heep, cofundadora da confeitaria Dazzi Bem-Casados (antiga Schokolade) conta: “A tecnologia otimiza o nosso bem mais valioso: o tempo. Existe uma Dazzi antes da plataforma de gestão e outra depois da plataforma. Porque antes eu fazia todos os orçamentos em Word, com calculadora, era bem artesanal. Com a plataforma conseguimos automatizar a proposta comercial, economizando tempo, e em um formato muito mais profissional. Se o cliente aprovar, a proposta já é ‘linkada’ ao contrato, que leva assinatura digital. O controle financeiro na plataforma também é ‘linkado’ ao meu banco, então eu consigo emitir boletos, recibos, fazer fluxo de caixa, tudo. São tantas opções em uma só ferramenta que acho que nem consigo usar todas [risos].”

Decoradora, buffet e confeitaria, esses empreendimentos têm algo em comum: todos usam a plataforma integrada da MeEventos que oferece desde o gerenciamento de equipes e freelancers até o controle financeiro do negócio. Com uma operação que gerencia, em média, 15 mil eventos por mês, a empresa atende 1,6 mil clientes em três países — Brasil, Portugal e Estados Unidos — e conta com 8,5 mil usuários. Em 2024, a MeEventos faturou R$ 4 milhões e projeta faturar R$ 7 milhões neste ano. “A crise da pandemia nos obrigou a repensar nossos processos e investir em tecnologia. Hoje, vemos a transformação digital como um divisor de águas para o setor, permitindo que as empresas de eventos cresçam de forma sustentável”, comenta Tiago Ferreira, fundador e CEO da MeEventos.

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Ele ressalta que, embora a plataforma auxilie as empresas em vários quesitos, como organização, planejamento e tomadas de decisão, “acima disso, acho que essas histórias mostram a capacidade de adaptabilidade desses empreendedores. A abertura ao novo, às vezes até ao desconhecido, na esperança de continuar o seu negócio”. “Sou grato por terem confiado que faríamos a diferença na gestão deles”, afirma o CEO da MeEventos.

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