Connect with us

Negócios

Feira do reparador automotivo reúne atrações para toda a família no Centro de Convenções, nos dias 5, 6 e 7 de setembro, em Goiânia

Published

on

Entrada solidária e ônibus para doação de sangue completam a programação da Expo Peças que prevê público de mais de 60 mil pessoas durante os três dias

A 8ª edição da Expo Peças acontece no Centro de Convenções de Goiânia, entre os dias 5 e 7 de setembro deste ano. O evento, considerado a maior feira de negócios de tecnologia do setor automotivo, vai além das novidades do setor e oferece uma experiência completa para toda a família, com espaços dedicados às crianças e às mulheres, além da emocionante exposição de carros antigos e esportivos. Toda a programação é gratuita e com entrada solidária, mediante a doação de 1kg de alimento.

Um dos destaques é o Espaço Mulher, dedicado a empreendedoras do setor automotivo, que busca fomentar o empreendedorismo feminino na área. Já a criançada terá um espaço kids completo, com atividades lúdicas e educativas. Os apaixonados por carros também terão motivos para comparecer: uma exposição com modelos antigos e esportivos promete chamar a atenção dos visitantes. E pensando no bem comum, a feira realizará uma campanha de doação de sangue em parceria com o Hemocentro de Goiânia.

Com um crescimento de 30% em relação à edição anterior, o evento espera receber mais de 60 mil visitantes e 200 expositores no Centro de Convenções de Goiânia. Para complementar a experiência, a Expo Peças contará com a participação de importantes instituições como SENAI, SEBRAE e SINDREPA, oferecendo cursos e serviços para qualificação profissional.

Advertisement

A Arena do Conhecimento

A Expo Peças oferece uma oportunidade única para profissionais da área atualizarem seus conhecimentos, fazerem networking e impulsionarem seus negócios. São 100 horas com especialistas renomados que trazem temas que vão desde as últimas novidades em motores e sistemas elétricos até gestão de oficinas, marketing digital, desenvolvimento profissional e as últimas novidades em motores, sistemas de arrefecimento e transmissão.

Entre os destaques da programação estão o Dr. Carro, figura aclamada nas redes sociais, Professor Scopino que falará sobre tecnologia de motores e Bárbara Brier, uma das importantes representantes da mulher no mercado automotivo. Mas a lista de palestrantes não para por aí. Nomes como Pitucha, Nivaldo Orágeo (Hikari), Fernando Pasquarelli, Alexandre Parise (KYB), Paulo Alves (Gauss), Diéferson Leite (Doutor IE), Raphael Abate, Carlos Fortes, Rafael de Melo (Sabó), Graziano Costa, Adilson Pereira, Master Dey, João Lucena, Leandro Lúcio, Márcio José, Romário Rodrigues (Dayco), Marcelo Berri (Riosulense), Gustavo (Febracis), Guilherme Soares (TSA) e muitos outros, trarão suas experiências e conhecimentos para o público da Expo Peças.

“Mais que uma Feira, um centro de aprendizado”, garante o diretor do evento, Paulo Miranda, que desde 2015, atua para que esse momento seja dedicado ao reparador e suas famílias que buscam aprimoramento da sua vida profissional.

Solidariedade

Advertisement

Além da doação de 1kg de alimento não perecível para acompanhar as palestras e workshops nos três dias de evento, os participantes também poderão doar sangue no ônibus do HEMOCENTRO de Goiânia.

Vale ressaltar que o final de semana em que a Expo Peças 2024 acontece, coincide com o feriado da Independência do Brasil, que este ano será no sábado. O ato de doação garante a ampliação do estoque de bolsas de sangue para atender a demanda que aumenta ocasionalmente em períodos de maior fluxo de viagens.

A capacidade de atendimento é de 120 vagas por dia.

Sobre a Expo Peças:

A Expo Peças teve a sua primeira edição em 2015, e é sediada em Goiânia. Em 2024 a maior feira de negócios, tecnologias e peças automotivas busca cumprir com o objetivo de proporcionar que reparadores mecânicos possam debater ideias e adquirirem conhecimento sobre as novas oportunidades para o setor de reparos automotivos.

Advertisement

Serviço:

Expo Peças 2024

Data: 5 a 7 de setembro

Local: Centro de Convenções de Goiânia – Centro

Horários:

Advertisement

Dias 5 e 6: abertura dos portões 15h e encerramento às 21h

Dia 7: das 13h às 20h

Ingresso: 1kg de alimento não perecível

Mais informações: https://www.expopecas.com.br/

Programação da Arena do Conhecimento

Advertisement

Dia 5:

  • 15h30 – Arena 2: Felipe Firmo – TAKAO – Motores três cilindros têm retífica?
  • 15h30 – Arena 1: Professor Scopino – Tecnologia em motores modernos
  • 16h – Arena 2: Pitucha – 55 anos de CNPJ
  • 16h30 – Arena 1: Nivaldo Orágeo – Hikari – Diagnóstico em alternadores pilotados
  • 17h – Arena 2: Fernando Pasquarelli – THINKAR – Processo de clonagem
  • 17h30 – Arena 1: Willian JWP Cursos- Gestão de pátio
  • 18h – Arena 2: Barbara Brier- Cerescimento Acelerado
  • 18h30 – Arena 1: Direção sobre rodas: como ser o melhor influenciador do seu negócio
  • 19h30 – Arena 1: Alexandre Parise – KYB: Potencialize a venda técnica de amortecedores com dicas da KYB!
  • 20h – Arena 2: Paulo Alves – Gauss – Sistema elétrico de carga e injeção eletrônica
  • 20h30 – Arena 1: Dr. Carro- PARAFLU- Faturando alto com arrefecimento e freios!

Dia 6:

  • 15h30 – Arena 1: Diéferson Leite – Doutor IE- Elevando a produtividade e lucro da sua oficina
  • 15h30 – Arena 2: Sandra Nalli – A Mulher impulsionando e transformando o mundo automotivo
  • 16h30 – Arena 2: Raphael Abate- Visualizando vitória.
  • 16h30 – Arena 1: Carlos Fortes – Tudo é venda de peças automotivas
  • 17h30 – Arena 2: Leandro Lucio – Sistema de Arrefecimento
  • 17h30 – Arena 1: Rafael de Melo – Sabó- Sistema de Vedação
  • 18h30 – Arena 1: Graziano Costa- Análise de Falha do Sistema de Arrefecimento
  • 18h30 – Arena 2: Adilson Pereira – Desenvolvimento contínuo: Expansão de linha e novas soluções em direção, motor e arrefecimento
  • 19h30 – Arena 2: Master Dey – Cliente digital: como as redes sociais estão mudando a forma de captar novos clientes para oficinas mecânicas
  • 19h30 – Arena 1: Professor Scopino – Gestão de uma oficina forte
  • 20h30 – Arena 2: João Lucena – Sistemas de transmissão, mitos e verdades
  • 20h30 – Arena 1: Direção sobre rodas – Como ser o melhor influenciador do seu negócio

Dia 7:

  • 13h30 – Arena 2: Niela Mecânica- Como fortalece sua marca pelo digital
  • 13h30 – Arena 1: JWP Curso – Sistema de freio autonomo
  • 14h30 – Arena 1: Márcio José – Eficiência Energética com o uso do óleo correto
  • 14h30 – Doctor American Car: Gestão de prático operacional, transformando sua oficina em uma referência – destaque para eles
  • 15h30 – Arena 1: Atração Surpresa –
  • 15:30- Arena 02- Romário Rodrigues – Dayco- Dicas de Aplicação do sistema de Direção e Suspensão
  • 16h30 – Arena 1: Marcelo Berri-Riosulense – Componentes para motor
  • 16h30 – Arena 2: Sebrae – Aunersa Lima – Marketing digital
  • 17h30 – Arena 2: Gustavo-Febracis – O que fazer com o seu dinheiro.
  • 17h30 – Arena 1: Professor Scopino – Esse B.O não é meu
  • 18h30 – Arena 2: Bianca Santos -Henkel- Silicone não é tudo igual
  • 18h30 – Arena 1: Doutor Carro- Schaeffler- Aplicando embreagens e rolamentos de roda com eficiência!
  • 19h30 – Arena 1: Felipe Firmo – Takao-Motor 3 cilindros: vantagens, desafios e soluções.
  • 19h30 – Arena 2: Guilherme Soares – TSA – Inovações e soluções TSA na mecânica

Continue Reading
Advertisement

Negócios

No Hunters Club, Sophia Martins apresenta caminhos de rentabilidade em investimentos aliados ao terceiro setor

Published

on

By

Em palestra a um seleto grupo de altos executivos no Hunters Club, Sophia Martins defende a viabilidade do mercado de leilões imobiliários aliada ao impacto social. A empresária apresentou um projeto de inclusão em canteiros de obras – reconhecido como case para a COP30 – e destacou como sustentabilidade e propósito podem andar de mãos dadas no setor imobiliário.

Hunters Club reúne executivos para discutir leilões e terceiro setor

São Paulo – Um ambiente de negócios voltado à elite empresarial serviu de palco para discutir lucro e propósito. No evento exclusivo do Hunters Club – grupo de investidores liderado pelo advogado Tassio Renam, sócio do empreendedor Pablo Marçal – o tema central foi a viabilidade do mercado de leilões imobiliários e o papel do terceiro setor no desenvolvimento de projetos de impacto social. A plateia, composta por CEOs, investidores e gestores, acompanhou de perto as ideias de Sophia Martins, referência no mercado imobiliário de luxo e reconhecida por iniciativas de inclusão social. Renam, que já foi CEO do ecossistema multibilionário de Pablo Marçal e fundou o maior grupo de leilões do país, lidera o Hunters Club, um grupo de investidores que já movimentou mais de R$ 100 milhões em VGV  – dimensão que evidencia a relevância do fórum no meio empresarial brasileiro.

Martins iniciou sua palestra mostrando números que reforçam a força dos leilões de imóveis no Brasil. Segundo dados da Superbid Exchange divulgados pela Veja, o volume de leilões cresceu 86% em 2024, passando de 10 mil para 16 mil propriedades ofertadas; para 2025 projeta-se mais 70% de aumento, consolidando os leilões imobiliários como uma alternativa sólida para investidores em busca de ativos com desconto . “Trata-se de um mercado em expansão e com alta segurança jurídica,” observou a palestrante, ressaltando que essa modalidade vem atraindo tanto empreendedores quanto pessoas físicas interessadas em oportunidades imobiliárias abaixo do valor de mercado.

Advertisement

Unindo rentabilidade, sustentabilidade e propósito no setor imobiliário

Apesar do foco em rentabilidade, Sophia Martins argumentou que o sucesso financeiro pode vir acompanhado de impacto positivo. Ela mesma transita entre o mundo corporativo e o terceiro setor: além de empresária, “atuo no terceiro setor, com projetos habitacionais que visam oferecer soluções sustentáveis e acessíveis para comunidades em situação de vulnerabilidade”, afirma em seu perfil profissional . Durante o evento, Martins enfatizou que o mercado imobiliário precisa estar alinhado a um propósito maior. “Quando conseguimos unir propósito e rentabilidade, podemos transformar comunidades inteiras”, declarou, pontuando que investimentos em imóveis podem – e devem – gerar legado social. A fala ecoa uma tendência no meio corporativo de buscar ESG (ambiental, social e governança) não apenas como compliance, mas como estratégia de negócio.

Tassio Renam, anfitrião do encontro, endossou essa visão ao comentar a relevância da iniciativa de Sophia. Para ele, iniciativas como a apresentada “provam que é possível alinhar lucratividade e propósito no mercado imobiliário sem perder a competitividade”. Renam – que construiu carreira identificando oportunidades em ativos estressados e multiplicação patrimonial – destacou aos presentes que projetos sociais no setor privado podem inspirar transformações duradouras. “É inspirador ver o setor de leilões servir de ferramenta para a transformação social. Esse tipo de case eleva o patamar de toda a indústria,” afirmou o executivo.

Projeto de inclusão nos canteiros vira case até na COP30

Durante a palestra, Sophia Martins apresentou um case concreto de impacto social no setor da construção civil. Trata-se de um projeto de inclusão nos canteiros de obras, no qual homens e mulheres de comunidades carentes são capacitados e inseridos em empregos nas obras, ao mesmo tempo em que se implementam práticas de construção sustentável. “Sustentabilidade precisa sair do PowerPoint e entrar no canteiro de obras. Esse projeto nasceu para mostrar que é possível construir com consciência, reduzir emissões, melhorar vidas e ainda garantir viabilidade econômica”, afirmou Martins, ao descrever a iniciativa .

Advertisement

O projeto – já em fase de implementação – une engenharia de qualidade, redução de carbono e transformação social duradoura, servindo como exemplo prático de construção com responsabilidade ambiental e inclusão . “Com aplicação prática no setor da construção, a iniciativa representa um novo padrão de moradia digna, inclusiva e ambientalmente inteligente”, destacou a palestrante . Entre os pilares do projeto estão a infraestrutura de baixo carbono, energia limpa com autonomia hídrica e o design participativo com as comunidades beneficiadas, garantindo que as soluções atendam às necessidades reais de cada local . Em outras palavras, desde o uso de materiais sustentáveis e painéis solares até a reserva de áreas verdes e a escuta ativa dos futuros moradores, o empreendimento busca equilibrar desenvolvimento urbano e bem-estar social.

O impacto da iniciativa de Sophia Martins já ultrapassou as fronteiras nacionais. O case ganhou holofote internacional ao ser destaque na Climate Week NYC 2025 e agora integra a pauta brasileira na próxima COP30. Os conteúdos apresentados por Martins no evento climático – em especial a experiência de inclusão nos canteiros – serão levados à COP30, que ocorre em novembro deste ano em Belém do Pará . Segundo organizações ligadas à conferência, a proposta habitacional de Sophia foi reconhecida como um dos projetos-chave na apresentação técnica do Brasil na COP30, sinalizando o potencial de escala e replicabilidade da solução. “É no chão da cidade que a crise climática bate primeiro. E é ali também que podemos reagir com mais inteligência, mais dignidade e mais impacto. Se quisermos cidades resilientes, precisamos começar pelas pessoas”, ressaltou Martins, conectando a questão climática ao propósito social do seu projeto .

Legado no meio empresarial

A palestra de Sophia Martins encerrou-se sob aplausos, sintetizando uma mensagem poderosa aos líderes presentes: é possível aliar negócios lucrativos a causas sociais e ambientais de grande alcance. O evento do Hunters Club – parte de uma série de encontros que vêm ganhando projeção no cenário corporativo brasileiro – mostrou que altos executivos estão cada vez mais atentos a oportunidades de investimento com impacto positivo. “O mercado de leilões com propósito é não apenas viável, mas desejável”, concluiu Sophia, reforçando que o setor imobiliário pode ser um agente de mudança social sem abdicar do crescimento econômico. A expectativa agora é que outros investidores e empresas sigam o exemplo, impulsionando iniciativas semelhantes em um momento em que propósito e rentabilidade caminham lado a lado na definição de sucesso empresarial.

(Fotos : Hugo Vizza)

Advertisement

Continue Reading

Negócios

Oportunidade para o varejo: evento em São Paulo destaca potencial de crescimento das marcas próprias no Brasil

Published

on

By

PL Connection 2025 acontece nos dias 26 e 27 de agosto, no Expo Center Norte, com mais de 100 empresas especializadas trazendo as tendências e novidades do setor

Em agosto, a cidade de Sao Paulo recebe a 3ª edição do PL Connection, o principal evento para o setor de private label (marcas próprias) na América Latina, que reune indústrias, varejistas e fornecedores em um ambiente que combina feira de exposição e conferências. O evento é a principal plataforma de negócios do setor e se consolidou como ponto de encontro estratégico para quem aposta em produtos exclusivos com diferencial competitivo, como supermercadistas, distribuidores, redes de farmácias e drogarias, lojas de cosméticos, pet shops, home centers, agências especialistas em marketing e influenciadores.

A Francal, maior promotora e ecossistema para eventos da América Latina, une forças com a Amicci, maior hub de private label do continente, para realizar esse encontro único no setor, com objetivo de potencializar o universo de marcas próprias e terceirização em toda região.

O setor de marcas próprias vive um momento de aceleração no país, com crescimento de 27,2% no valor das vendas em 2024, mais que o dobro do avanço das marcas de fabricantes (11,1%), segundo dados da Nielsen. Para Fernando Ruas, CEO da Francal, os números da última edição da PL Connection, realizada em setembro de 2024, refletem esse cenário positivo.

Advertisement

“Foram mais de 3,4 mil visitantes, alta de 36% em relação a 2023, e um crescimento de 130% no número de expositores. Os 100 expositores reunidos no evento representaram setores como alimentos, farma, higiene e beleza, pet e serviços. Além disso, 73% dos visitantes eram tomadores de decisão e 31% ocupavam cargos C-Level, reforçando o caráter estratégico do encontro para a geração de negócios”, completa Fernando.

A edição de 2025 deve ampliar ainda mais essa relevância. A organização projeta superar o número de visitantes e reunir mais de 100 expositores qualificados, acompanhando o crescimento contínuo do setor e o interesse crescente de varejistas e fornecedores por produtos de maior valor agregado.

Para Antócio Sá, sócio fundador da Amicci o evento acompanha a transformação do mercado brasileiro: “O consumidor brasileiro está mais aberto às marcas próprias, e o varejo já percebeu que produtos exclusivos aumentam margens, fortalecem a diferenciação e fidelizam clientes. O PL Connection conecta os principais players do setor, transformando tendências e oportunidades em negócios reais.”

Prêmio Excelência em Marca Própria

Entre os destaques deste ano no PL Connection também está a segunda edição do Prêmio Excelência em Marca Própria, tem como objetivo reconhecer e valorizar varejistas, indústrias e empresas de serviços que se destacam no desenvolvimento de soluções inovadoras, produtos exclusivos e estratégias de marca que fortalecem a conexão com o consumidor e impulsionam a competitividade do setor transformando produtos de marca própria em referências no mercado brasileiro.

Advertisement

O prêmio contempla cinco categorias: Design de Embalagem, Inovação em Produto, Sustentabilidade, Melhor Desenvolvimento de Marca e Indústria Parceira da Marca Própria, cada uma delas engloba três setores: Alimentos, Farmácia e Outros. Os projetos inscritos são avaliados por um comitê técnico especializado dentro de subcategorias classificadas por produto, varejista, indústria e agência.

Nesta edição, a programação do evento também reúne grandes nomes do varejo e da indústria em palestras e workshops com debates vão abordar temas que vão da inteligência artificial ao comportamento da Geração Z. Entre os participantes confirmados estão Patriciana Rodrigues (Farmácias Pague Menos), Domenico Tremaroli (NielsenIQ), Marcos Ambrosano (Pátria Investimentos), Fernanda Dalben (Dalben Supermercados) e Ricardo Dias (Adventures).

Serviço da feira

Datas: 26 e 27 de agosto de 2025 – Das 11h às 19h

Local: Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo (Portão 6), Av. Otto Baumgart, 1000 – Vila Guilherme, São Paulo – SP

Advertisement

Entrada: a visitação é gratuita para profissionais com CNPJ ativo. Menores de 16 anos não têm entrada permitida, salvo lactentes até 24 meses

Continue Reading

Negócios

Transporte pesa no bolso e impacta preço dos alimentos e insumos no campo

Published

on

By

Do diesel à escolha da rota, logística pode representar até 15% do valor final pago pelo consumidor; especialistas apontam gargalos e soluções para reduzir custos

No Brasil, a distância entre a lavoura e a mesa do consumidor não se mede apenas em quilômetros — mede-se em custo. O transporte rodoviário, responsável por 62% de toda a movimentação de cargas no país, pode representar até 15% do preço final dos alimentos, segundo estimativas da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Quando o diesel sobe ou a oferta de caminhões aperta, a conta chega rapidamente ao produtor e ao consumidor.

Em 2025, os custos logísticos brasileiros atingiram R$ 940 bilhões, de acordo com o Instituto Ilos, um aumento de quase 7% em relação ao ano anterior. No modal rodoviário, que concentra a maior parte do escoamento das safras, a alta foi de 4,2%. O impacto é sentido principalmente no agronegócio, onde a colheita, concentrada em poucos meses, provoca picos de demanda por frete e pressiona preços.

A Conab registrou aumentos expressivos nas tarifas de transporte de grãos: no Piauí, a alta média foi de 39%; no Maranhão, 26,8%; no Paraná, subiu até 20% em municípios como Campo Mourão. “O frete é um componente invisível que o consumidor raramente percebe, mas que está embutido em tudo que chega ao supermercado. Uma rota redundante, carga ociosa ou caminhões rodando vazios são custos que se somam ao preço do alimento”, explica Célio Martins, gerente de novos negócios da Transvias, que atua há mais de duas décadas acompanhando tendências logísticas no Brasil.

Advertisement

Além do peso do combustível, a precariedade da infraestrutura amplia o problema. O custo de transportar uma tonelada de grãos até a China, por exemplo, chega a US$ 110 no Brasil, enquanto nos Estados Unidos e na Argentina fica entre US$ 56 e US$ 57. Para Martins, enquanto a dependência quase exclusiva das rodovias se mantiver, será difícil reduzir o peso do frete no preço final. “O país precisa investir em modais alternativos e, ao mesmo tempo, melhorar a eficiência do transporte rodoviário existente”, afirma.

Entre as estratégias apontadas por especialistas do setor estão a roteirização inteligente, que evita viagens redundantes e reduz o consumo de combustível, e o uso de cargas fracionadas planejadas, que permitem otimizar o espaço nos veículos. Essas práticas, segundo estudos do Instituto de Transporte e Logística (ITL), podem reduzir em até 20% o custo por tonelada transportada.

O cenário também exige políticas públicas consistentes. Programas como o Renovabio e iniciativas para estimular o transporte ferroviário e hidroviário são caminhos para diminuir a dependência do modal rodoviário. “A solução para o custo do frete não está apenas na mão do produtor ou do transportador. É um esforço conjunto, que precisa unir tecnologia, gestão eficiente e investimento em infraestrutura”, conclui Martins.

No campo, o desafio segue sendo o mesmo: colher bem, vender bem — e fazer com que o trajeto entre a fazenda e o mercado não pese tanto na conta.

Advertisement
Continue Reading

Mais Lidas

Copyright © TimeOFFame - Todos os direitos reservados