Connect with us

Notícias

Ex-secretária do Plano Nacional do Livro e Leitura destaca a importância do Dia Mundial da Poesia

Published

on

Renata Costa fala sobre o atual cenário cultural brasileira, destaca seis leituras obrigatórias de poesia, além do mercado editorial e político

Nesta segunda-feira,21 de março, é comemorado o Dia Mundial da Poesia, que foi instituído na 30ª Conferência Geral da UNESCO, em 1999. O IPLB escolheu o envio on-line do poema Eu e Ela de Cesário Verde para celebrar este dia. No dia 14 deste mês,  também celebramos o Dia da Poesia no Brasil. A comemoração surgiu como uma homenagem a Castro Alves, grande poeta brasileiro com uma história de lutas por causas nobres e pela Abolição da Escravidão. O Dia da Poesia é o mesmo que o aniversário de Castro Alves, que nasceu no dia 14 de março de 1847, na Bahia.

Renata Costa, ativista em defesa da cultura e educação fala sobre a importância do incentivo à leitura, e fomento às redes de acesso à leitura e literatura “ A cultura, a leitura e a poesia são como o alimento diário que precisamos para o corpo, necessitamos buscar essas fontes de conhecimento todos os dias” destaca ela.

Política, cultura e pandemia

Advertisement

Para Renata Costa, a pandemia devastou o setor cultural em todo o país. Artistas, que dependiam do seu público, se viram sem possibilidade de trabalho. Para o setor do livro, editoras e livrarias fecharam suas portas e atividades, em especial as livrarias de rua, tão tradicionais no Rio de Janeiro. A retomada possibilitará um respiro para a cadeia produtiva do livro.

“É muito importante que o mercado editorial continue entendendo o setor como parte fundamental da incidência em políticas públicas. Artistas, escritores, poetas, ilustradores precisam do processo editorial e livreiro para, além da sobrevivência, fomentar a cadeia mediadora do livro, como as bibliotecas públicas e comunitárias. Entidades do livro como CBL, LIBRE e SNEL a partir da construção do Plano Nacional do Livro e Leitura, hoje fazem parte dessa grande roda. Comprar em pequenas livrarias, estimular as pequenas e médias editoras, tão especializadas em suas linhas editoriais, trazer escritores brasileiros para as adoções em escolas ajudará a todas as cadeias do livro. Políticas públicas de fomento, parcerias público-privada, as famosas PPPs, editais para publicação e compra de acervo para atualização dos espaços de leitura são ações que fortalecerão o mercado”, explica a ex- secretária Nacional do Livro e Leitura.

Renata Costa, indica seis livros de poesia para ler:

1) O livro das ignorãças – Manoel de Barros
2) Toda poesia – Paulo Leminski
3) De Medos e Assombrações – Cora Coralina
4) Desperdiçando rima – Karina Buhr
5) A teus pés – Ana Cristina Cesar (a poeta marginal)
6) Livro de Mágoas – Florbela Espanca

Renata Costa ainda destaca a importância das contadoras de histórias para a disseminação da cultura no Brasil.

Advertisement

“Acredito que dentro de nós, mulheres, há uma contadora de histórias por excelência. Somos aquelas que, a partir das histórias, levamos nossa humanidade e nosso ser-mulher adiante, para frente, impulsionando umas às outras nessa grande roda feminina. A mágica da trama que envolve o mistério das nossas vidas. A intuição latente que nos ronda ao longo de nossas vidas faz com que nossas histórias sejam sentidas e inspiradas por outras mulheres. Não obstante, quando olhamos para a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, as mães são as maiores responsáveis pelo encantamento das crianças aos livros, são a referência principal do estímulo à leitura. Sejamos sempre nossas próprias contadoras de histórias, das nossas histórias, dos nossos caminhos” finaliza.

Continue Reading
Advertisement

Notícias

Bispo Bruno Leonardo apoia vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul com significativa doação

Published

on

Entre as águas e as lágrimas, surge uma esperança

As enchentes catastróficas no Rio Grande do Sul não só alteraram a paisagem natural, mas também desmantelaram vidas, deixando um rastro de destruição e desolação. Casas e sonhos foram arrastados pelas águas, impondo às famílias afetadas o desafio de reconstruir suas existências do absoluto nada.

Em meio ao caos, um movimento de solidariedade e apoio começou a se formar, abraçando todo o país com gestos de compaixão. Neste cenário, destaca-se a contribuição do Bispo Bruno Leonardo, uma figura já reverenciada por seu engajamento contínuo em causas humanitárias.

Utilizando os dízimos e ofertas de sua congregação, ele destinou 2 milhões de reais para a compra de alimentos para as famílias afetadas: “Em tempos de adversidade, não podemos cruzar nossos braços. Esta doação é fruto da generosidade e oferta de vocês, minhas ovelhas queridas”, declarou ele, destacando a origem comunitária dos fundos.

Advertisement

“Mesmo em meio às dificuldades, sabemos que nossas orações e ações levam esperança e um recomeço para todos que foram afetados”, disse o Bispo, reconhecendo a força conjunta de fé e trabalho prático no alívio do sofrimento das vítimas. Este apoio vem em um momento crucial, quando cada gesto de ajuda é um passo em direção à reconstrução das vidas e comunidades devastadas.

Uma mensagem de fé e renovação

O Bispo Bruno também compartilhou uma poderosa mensagem de esperança e renovação, reafirmando seu apoio inabalável às vítimas das enchentes: “Meus irmãos do Rio Grande do Sul, vocês não estão desamparados! Neste momento de dor, nossas orações e nosso amor estão com cada um de vocês, trazendo promessas de dias melhores. Todo nosso amor e solidariedade estão com vocês, e saibam que, mesmo diante das tempestades, a luz da esperança nunca se apagará.”

Um chamado para a continuidade da ajuda

“Unidos em oração, estaremos em busca de força e renovação para todos os atingidos por essa adversidade”, concluiu ele, um lembrete do papel vital das lideranças espirituais e da comunidade na superação de momentos de crise. 

O Bispo incentiva a todos que possam, a se juntarem nesta corrente de apoio, continuando a oferecer doações e orações para aqueles em processo de reconstrução.

Advertisement

Para se envolver mais e acompanhar as iniciativas do Bispo Bruno Leonardo, siga-o nas redes sociais e em seu canal no YouTube, onde ele continua a inspirar e a mobilizar recursos para os mais necessitados.

Siga o Bispo Bruno Leonardo no Instagram

Acompanhe o canal do Bispo Bruno Leonardo no YouTube

Advertisement
Continue Reading

Notícias

André Valadão e Lagoinha Global doam R$1 milhão às vítimas do Rio Grande do Sul 

Published

on

Centenas de famílias estão sendo assistidas neste momento pela Lagoinha Global no Rio Grande do Sul. Com 25 igrejas plantadas no estado, a Lagoinha tem atuado desde o início das enchentes nas mais diversas frentes de apoio aos atingidos.

Com barcos e centenas de voluntários, a igreja enviou esforços para resgatar as vítimas que estavam ilhadas e continua em busca de pessoas em áreas isoladas. Além disso, apesar de cerca de 8 igrejas terem sido afetadas pelas enchentes, as outras igrejas do Estado abriram as portas para se tornarem abrigo dos desalojados. 

Com centenas de voluntários atuando, a Lagoinha tem fornecido milhares de marmitas, itens de higiene, engradados de água e material de limpeza. Falando em limpeza, a igreja também está auxiliando na faxina e retirada de destroços das ruas. 

O pastor André Valadão mobilizou as mais de 600 igrejas em todo o mundo. Cerca de R$ 1 milhão foram arrecadados pela Lagoinha para o fundo emergencial criado para o suporte ao Rio Grande do Sul. Centenas das igrejas ao redor do globo têm criado postos de arrecadação. Com aviões e caminhões, a Lagoinha tem enviado diariamente recursos diretos aos atingidos no Sul.

Advertisement

Continue Reading

Notícias

Adriana Accorsi recebe a empresária Xenia Dandrade

Published

on

By

A deputada delegada Adriana Accorsi tem sido uma verdadeira aliada da população carente de Goiânia, como evidenciado pelo seu apoio constante à ONG Reface. Sua recente emenda de um milhão de reais demonstra seu compromisso em fortalecer iniciativas que promovem a saúde e o bem-estar da comunidade. Através dessa contribuição, a Reface poderá continuar seu importante trabalho, incluindo cirurgias em deformidades faciais e prevenção do câncer bucal, beneficiando a população mais carente do nosso estado.

O reconhecimento e a gratidão da empresária e diretora executiva da Reface, Xenia Dandrade, são testemunhos do impacto positivo das ações da deputada delegada Adriana Accorsi. Sua dedicação em conhecer e apoiar instituições como essa reflete seu compromisso com o progresso e o cuidado com aqueles que mais precisam, assim como a liderança exemplar do renomado Dr. Manoel Buco, presidente da instituição, que ao longo dos anos tem contribuído incansavelmente para o avanço dessas importantes causas por todo território goiano.

Vale ressaltar que a articulação do grande amigo da Reface, Alex Minduín, demonstrando seu comprometimento em servir e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos dessa cidade.

Continue Reading

Mais Lidas

Copyright © TimeOFFame - Todos os direitos reservados