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Especialista dá 5 dicas para otimizar vendas online, usando tecnologia, IA e o WhatsApp

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Aproveitando o Dia do Frete Grátis, especialista da Suri, explica o passo a passo de como impulsionar as vendas otimizando o uso do WhatsApp

Dia do Frete Grátis, criado nos EUA para aquecer a economia, foi adotado pelo Brasil e em 2024 será comemorado no dia 28 de abril. Esta é uma excelente oportunidade para o e-commerce, por isso a Suri, desenvolvedora de soluções em inteligência artificial para vendas e atendimento online, dá cinco dicas de como fechar negócios nesta data. As sugestões são um passo a passo de como criar uma jornada fluida para o consumidor, facilitando a conversão: otimizar a loja online, oferecer diversas opções de pagamento, implementar um chatbot ao WhatsApp (ou outro app de mensagens instantâneas), fazer análise de dados e criar uma campanha de comunicação para o Dia do Frete Grátis.

A Suri destaca a importância de elevar e profissionalizar o uso do WhatsApp, a ferramenta mais utilizada pelos brasileiros no atendimento ao cliente. “O próprio presidente da plataforma, Will Cathcart, disse recentemente em entrevista que ‘o Brasil é o país do WhatsApp’. Temos o maior uso per capita do mundo. E apesar de sermos o terceiro país em número de usuários, perdendo para a Índia e a Indonésia, somos o país que mais envia mensagens e, de longe, o país que mais envia áudios; quatro vezes mais do que qualquer outro”, comenta Thiago Amarante, cofundador e CEO da Suri.

“Esses são indicadores muito fortes de que no Brasil, em tempos digitais, investir no WhatsApp do e-commerce é a melhor forma de se aproximar do público, entendê-lo e convencê-lo a fazer determinada compra”, conclui Amarante.

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Confira, abaixo, as cinco dicas da Suri para otimizar as vendas online no Dia do Frete Grátis.

Dica 1: Otimize sua loja online

O primeiro passo para vender bem é facilitar a navegação do consumidor pelo site da loja. Sites lentos costumam ser imediatamente fechados por quem procura um produto e sites que dão erros perdem rapidamente a credibilidade. Além disso, o menu precisa ser intuitivo e suas categorias bem organizadas, e se houver um campo de busca, seus resultados precisam ser eficientes e oferecer sugestões relevantes.

Na hora de catalogar os produtos no site, utilize fotos e vídeos de alta qualidade, mostrando a mercadoria em zoom e em diferentes ângulos. Também é importante criar descrições completas sobre cada produto, fornecendo informações como tamanho, cor, material e tudo o que possa ajudar o consumidor a visualizar o produto como se o tivesse em mãos. Ter informações detalhadas faz toda a diferença para uma conversão.

Dica 2: Ofereça diversas opções de pagamento

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Com um site veloz e organizado, o segundo passo é diversificar as formas de pagamento. Assim, você atrai não apenas diferentes tipos de público, mas também seus diferentes momentos financeiros. O PIX, por exemplo, é uma opção muito atrativa para o lojista por não cobrar taxas de transação, porém, no fim do mês, é mais provável que as pessoas utilizem o cartão de crédito para fazer uma compra, considerando que boa parte de seus salários já foi gasta no pagamento de contas fixas. PIX, cartões de crédito e débito, boleto… quanto mais opções, neste caso, facilidades, maiores são as chances de conversão.

Dica 3: Ofereça uma boa experiência de compras por WhatsApp (ou outro app de mensagens instantâneas)

Agora chegamos ao WhatsApp. Será determinante para o sucesso da venda online instalar nele) uma tecnologia eficaz e atualizada que saiba como unir de maneira eficiente a inteligência artificial e o atendimento humanizado. Uma dessas ferramentas é o Suri Shop. Ela é uma plataforma de chat commerce, integrada a um sistema de vendas, capaz de fornecer um catálogo completo no WhatsApp. Além disso, o Suri Shop ainda permite a visualização dos produtos, acompanhamento dos pedidos, seleção de métodos de pagamento e solução de dúvidas, tudo sem sair do WhatsApp.

O Suri Shop foi desenvolvido pela empresa Suri by Chatbot Maker e já está sendo usado por empresas como Pague Menos e Extrafarma. Somente no primeiro trimestre de 2024, o Suri Shop ajudou as redes de farmácias a aumentar em 500% a conversão no WhatsApp — um resultado quatro vezes maior que a média nacional do e-commerce. Com uma interface intuitiva e recursos avançados de automação, o Suri Shop capacita as empresas a aumentarem suas vendas no WhatsApp, melhorarem o engajamento do cliente e impulsionarem o crescimento do negócio.

Dica 4: Faça análise de dados

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Com o e-commerce pronto para receber o público, o passo seguinte é monitorar o seu desempenho para descobrir o que o seu cliente está buscando. Para isso, é preciso acompanhar mensalmente o tráfego do seu site (e como as pessoas chegaram até ele), a taxa de conversão e o ticket médio.

Identifique quais são os produtos mais populares entre os clientes e invista em marketing para promovê-los. A partir das compras dos clientes também é possível segmentá-los para futuras campanhas, de acordo com interesses, localização, idade e outras variáveis. Por exemplo, se uma cliente comprou dois pares de bota em duas compras diferentes, é mais provável que ela se interesse por uma campanha de lançamento de coturnos do que sandálias.

Dica 5: Crie uma campanha de comunicação para o Dia do Frete Grátis

O Dia do Frete Grátis ainda não é tão conhecido quanto a Black Friday no Brasil. Que tal criar uma campanha de comunicação para sua loja online? Avise o seu público para que ele possa se programar financeiramente e separar um tempo para as compras neste dia, começando a campanha com uma semana de antecedência. Use a criatividade, faça uma contagem regressiva, divulgue os produtos preferidos dos clientes e, se for viável, crie outras condições atrativas para este dia especial, como parcelamento da compra sem juros ou até um cupom de desconto.

 

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Niepson Melo transforma timidez em potência com método inédito que será apresentado em workshop prático

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O ator e empresário Niepson Melo decidiu unir sua vivência artística e sua história pessoal de superação para criar um método original voltado àquelas pessoas que desejam vencer a timidez e se expressar com mais confiança. O resultado dessa experiência é o Workshop Do Medo ao Palco, que será realizado no dia 30 de julho, das 18h às 22h, no HG+ Coworking – Sede Sky, em Fortaleza. A proposta do encontro é desbloquear o medo e liberar a voz por meio de jogos teatrais e da linguagem do palhaço.

Niepson já ajudava pessoas a se destravarem por meio de dinâmicas cênicas há bastante tempo, mas o projeto só foi formalizado recentemente. “Eu já fazia isso de forma espontânea, e sempre aconteciam transformações profundas. Mas agora resolvi tirar isso do papel de vez, criar uma estrutura prática e começar a rodar com força total. Porque sei que isso muda vidas”, afirma o idealizador do método Clownecta, que é a base do workshop.
Clownecta é um ecossistema de desenvolvimento humano que reúne soluções personalizadas para diferentes públicos e necessidades. Com uma metodologia própria, fundamentada em técnicas teatrais, dinâmicas cênicas e palhaçaria estratégica, o projeto oferece cursos e programas voltados para empresas, empreendedores, profissionais de vendas, além de pessoas tímidas ou com medo de falar em público.

Seja qual for o desafio relacionado à exposição, comunicação ou conexão interpessoal, o Clownecta entrega ferramentas práticas, vivenciais e transformadoras, conduzidas por Niepson Melo, idealizador do método,com foco em resultados reais e duradouros.
Com mais de uma década de experiência em teatro e palhaçaria, Niepson fala com propriedade sobre o processo que ele mesmo viveu para superar a timidez. “Eu era aquele cara bem quieto, que perdia oportunidade atrás de oportunidade por medo de falar. O palco me deu voz. Me ensinou a me conectar com 10, 100, 200 pessoas de uma vez. E hoje ensino isso pros outros”, diz.

Do Medo ao Palco : um método que ativa a coragem a partir da prática

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Diferente de cursos de oratória tradicionais, o método criado por Niepson não busca ensinar poses, fórmulas ou discursos decorados. “Aqui não tem ‘vista isso’ ou ‘gesticule daquele jeito’. O que eu faço é tirar o que está escondido. A potência que a pessoa tem, mas que às vezes nem sabe”, explica. A timidez, segundo ele, é enfrentada com o corpo em movimento, com jogos e com exposição gradual, em um ambiente seguro.

O Workshop Do Medo ao Palco é 100% prático e intenso. Durante as quatro horas de vivência, os participantes passam por exercícios corporais, vocais e de simulação de situações reais. “Vai suar!”, brinca o ator. “Mas ninguém vai se sentir pressionado. É um espaço de troca, acolhimento e muita escuta. Você vai encontrar gente diferente do seu ciclo social, e isso também transforma”, garante.

Niepson explica que o medo mais comum entre os participantes é o de julgamento. “A pergunta que mais trava é: ‘o que vão pensar de mim?’. E a gente aprende a se divertir com o ridículo, com o erro. Quando isso acontece, o medo perde força, e a pessoa começa a se comunicar de verdade”, afirma. O objetivo é criar um ambiente onde o erro não só é permitido, como é celebrado como parte do processo.

Comunicação como ferramenta de vida e trabalho

A metodologia Do Medo ao Palco tem impactado a vida de diferentes perfis de pessoas – desde quem precisa apresentar um TCC até quem quer se sair melhor em reuniões, entrevistas de emprego, ou até mesmo em encontros sociais. “Comunicação é vida. E todo mundo se comunica. Se a pessoa sente que trava ao falar, ela pode se beneficiar desse workshop”, destaca Niepson.

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Entre os diversos relatos que já recebeu de participantes, um deles marcou especialmente: “A Emily B., que trabalha com Storytelling, disse que já estava aplicando as técnicas no dia a dia dela e vendo resultados reais. Isso pra mim vale tudo. Não é sobre uma apresentação perfeita, é sobre conseguir se colocar com autenticidade”, celebra.

O nome do workshop, Do Medo ao Palco, tem um significado simbólico. “O palco aqui é uma metáfora. A vida é o palco. Todo dia a gente está se apresentando: numa reunião, num encontro, numa conversa difícil. O workshop é pra tirar a máscara e te colocar no palco da sua própria vida, com verdade”, afirma o facilitador.

Detalhes do evento e como participar

O evento será realizado no espaço HG+ Coworking – Sede Sky, localizado na Rua Nunes Valente, 980, bairro Aldeota, em Fortaleza. A escolha do local foi intencional. “O lugar é aconchegante, bem localizado e tem uma energia boa. Acho importante que o espaço também acolha, e o HG+ tem esse clima de ‘estamos juntos’”, explica Niepson.

Com um investimento individual de R$ 117, o workshop tem vagas limitadas e a proposta de oferecer um ambiente transformador. Ao final da imersão, os participantes não apenas terão enfrentado o medo do palco, como também terão aprendido ferramentas para manter a confiança em situações futuras.

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“Viver travado não é viver. Chega de perder oportunidades, de se esconder. A vida não tem replay. O medo pode ser superado. Tá na hora de virar esse jogo. E eu tô aqui pra te ajudar nisso”, convoca Niepson Melo.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas diretamente pelo WhatsApp (85) 99835-6000. Para quem deseja finalmente vencer o medo de falar em público, esta pode ser a chance de mudar o jogo.

Foto: Mesa de Negócios

NOTA DE SERVIÇO

Workshop “Do Medo ao Palco” com Niepson Melo
Local: HG+ Coworking – Sede Sky
Endereço: Rua Nunes Valente, 980 – Aldeota – Fortaleza/CE
Data: 30 de julho de 2025 (quarta-feira)
Horário: Das 18h às 22h
Investimento: R$ 117 (individual)
Inscrições: (85) 99835-6000 (WhatsApp – Niepson Melo)
Instagram: https://www.instagram.com/niepson.clownecta/

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Fim do IPI para “sustentáveis” gera corrida para vendas de usados nas concessionárias

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Iniciativa pode diminuir a demanda por seminovos, derrubando preços e, consequentemente a margem de lucro das revendas

A recente decisão do governo federal de zerar o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) de carros compactos considerados sustentáveis provocou um alerta imediato em toda a cadeia comercial do setor automotivo. A medida, embora bem intencionada para estimular a venda de carros novos, pode gerar efeitos colaterais significativos: entre eles, a provável desvalorização dos veículos seminovos e usados, além da pressão sobre as margens de lucro de concessionárias e lojistas especializados em veículos de segunda mão.

Com os preços de carros 0 km se tornando mais acessíveis, há uma expectativa de migração do consumidor, antes interessado em modelos seminovos, para opções novas e com melhores condições de financiamento. Essa mudança na demanda tende a provocar uma queda nos preços dos usados, empurrando o setor para estratégias emergenciais de escoamento de estoque e defesa de rentabilidade.

Em um mercado que já convive com oscilações de preços, crédito seletivo e alta competitividade, o excesso de veículos seminovos em estoque representa um risco real. A desvalorização acelerada pode comprometer não apenas o caixa das concessionárias, como também a liquidez e a capacidade de reinvestimento dos lojistas. O cenário exige reação rápida e inteligência comercial.

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Segundo o estudo Megadealer de Performance de Veículos Usados powered by Auto Avaliar (PVU), o tíquete médio das vendas subiu de R$ 88.030 no quinto mês do ano para R$ 88.232, alta de 0,23%, maior valor de 2025. A margem bruta se manteve praticamente estável, em 10,8%, assim como o giro de estoque que permaneceu em 37 dias. Chama a atenção, entretanto, a queda das vendas 5,8% em comparação com maio, segundo a Fenabrave. “Mesmo com a queda no volume, o aumento do tíquete médio mostra que os consumidores seguem buscando carros mais equipados e com maior valor agregado”, explica Fábio Braga, Country Manager da MegaDealer.

Atenta ao novo cenário, a Auto Avaliar, autotech focada no mercado B2B, com soluções inovadoras e integradas para anunciantes e revendedores de veículos usados, preparou uma campanha de impacto: a Maratona da Virada, que acontece em 22 de julho e mobiliza lojistas de todo o Brasil. A ação concentra liquidez e agressividade comercial em apenas 24 horas, com condições diferenciadas como veículos abaixo de 85% da tabela FIPE, plataforma ativa dia e noite e uma live no YouTube com entretenimento e sorteios para manter os compradores engajados.

“Mais do que uma campanha de vendas, a Maratona da Virada é uma estratégia setorial que busca antecipar os reflexos da queda do IPI, reduzindo estoques de seminovos e protegendo margens num momento delicado para o segmento. Trata-se de um exemplo de como o uso de tecnologia e marketplaces digitais pode gerar agilidade e eficiência em tempos de mudança”, explica J.R. Caporal, CEO da Auto Avaliar.

Tecnologia como aliada

A iniciativa reforça o papel das plataformas B2B no novo modelo de operação do varejo automotivo: mais conectado, mais analítico e mais ágil. Com anunciantes focados em conversão e um alto volume de tráfego em tempo real, a campanha da Auto Avaliar pretende ser uma vitrine da capacidade de reação do setor, mostrando que, com planejamento e inovação, é possível enfrentar os desafios trazidos por mudanças tributárias com resiliência e inteligência de mercado.

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“O meio digital possibilita acesso imediato à informação, ou seja, às promoções em tempo real, o que não acontece no meio físico, que depende muito de deslocamentos de quem esteja interessado em comprar. É uma oportunidade para as mais de 4,7 mil lojas conectadas à nossa plataforma reduzirem seus estoques o quanto antes e começarem a repor quando os preços estiverem ajustados”, afirma.

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Dos Números ao Luxo: Estheliane Lacerda Conquista Espaço no Mercado Imobiliário Paulista

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Uma mulher que transforma foco em realização Estheliane Kytnys Lacerda é o retrato da mulher moderna que sabe equilibrar múltiplos papéis com leveza, propósito e paixão. Contadora por formação e corretora de imóveis por escolha e vocação, ela vive uma jornada intensa, mas profundamente gratificante. Em tudo o que faz, o compromisso é o mesmo: entregar excelência e viver com verdade.

Formada em Ciências Contábeis pela UniversidadeCidade de São Paulo desde 2010, atua há mais de uma década prestando serviços para empresas de médio e grande porte. Sempre reconhecida por sua seriedade, ética e competência, construiu uma carreira sólida no universo da contabilidade. Mas foi em 2022, incentivada por amigos e especialmente pelo Ceo Leandro, da corretora onde trabalha atualmente, que Estheliane decidiu explorar um novo talento que muitos ao seu redor já enxergavam antes mesmo dela: o de vender sonhos por meio de imóveis de médio e alto padrão.

Desde então, divide seu tempo entre números e negociações imobiliárias, concilia com determinação as duas profissões que exigem foco, organização e entrega. E faz isso com brilho nos olhos. Para ela, conciliar tudo é desafiador, mas também é viver duas vezes mais realizações. Ela sabe que não precisa escolher entre ser uma coisa ou outra. Pode ser todas as que quiser.

Mãe de dois filhos adolescentes, Pedro de 18 anos e Maria Eduarda de 14, Estheliane coloca os dois no centro da sua vida e afirma que eles são sua maior inspiração diária. Após um casamento que durou por 15 anos, “Esthe” vive hoje há 9 anos uma nova fase em que se redescobre como mulher, profissional, mãe e ser humano. Essa redescoberta inclui também o autocuidado, o amor por viagens, os jantares com amigos e a dedicação à atividade física, que já faz parte da sua rotina diária. Viajar, para ela, é quase um vício saudável. É como abastecer a alma e voltar mais leve para as responsabilidades.

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Estheliane acredita que viver com propósito é o que torna cada dia mais significativo. E é justamente essa paixão pelo que faz e esse compromisso com a própria felicidade que a move. Entre contas e contratos, entre a rotina profissional e os desafios da maternidade, ela prova que é possível sim ser múltipla. E mais do que isso: que é possível ser feliz exatamente assim. Vivendo com intenção, autenticidade e coragem para escrever sua própria história.

(Créditos : Elir Andrade)

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