Connect with us

Geral

Especialista Cláudio Lasso dá 5 orientações financeiras para tirar sua empresa do vermelho

Published

on

Cláudio Lasso, que atua no mercado de consultoria e auditoria Contábil e Tributária há 15 anos, explica que é necessário fazer algumas avaliações antes de pegar um empréstimo para garantir a sobrevivência do seu negócio

De acordo com um estudo elaborado pela consultoria britânica Oxford Economics, empresas de países emergentes, como o Brasil, tiveram aumento nas dívidas entre 10% e 20% durante a pandemia. E tirar a empresa do vermelho é um desafio para boa parte dos empreendedores.

CEO da Sapri Consultoria, Cláudio Lasso, que atua no mercado de consultoria e auditoria Contábil e Tributária há 15 anos, orienta que o primeiro passo para recuperar a saúde financeira do seu negócio é dimensionar o saldo negativo do seu negócio, antes de tomar qualquer atitude.

“Além da conta bancária, é preciso analisar as movimentações do caixa, previsões de recebimentos futuros e o orçamento da empresa. Só assim o empreendedor terá um cenário real do seu negócio e poderá elaborar um plano de ação eficiente”, aborda.

Advertisement

O contador explica que antes de buscar um empréstimo, é necessário realizar essa análise inicial e classificar quais as medidas devem ser tomadas em caráter de urgência para evitar que o problema financeiro se torne ainda maior. Por isso, ele elencou algumas dicas:

1. Controle o fluxo de caixa

Já tratamos sobre a importância do controle do fluxo de caixa aqui. A administração do fluxo de caixa permite que o empreendedor avalie seus recebimentos e pagamentos e planeje o futuro do seu negócio.

Com o controle do fluxo de caixa, o empreendedor tem condições de saber quando a empresa fica no vermelho, quando o seu saldo reduz ou aumenta. Com essas informações, ele pode, por exemplo, negociar prazos com credores e até estabelecer datas para saldar suas dívidas em parcelas.

A partir desse controle, o empreendedor pode avaliar o melhor momento para agir e evitar que as dívidas se tornem ainda maiores.

Advertisement

2. Preserve o capital de giro

Se mesmo com dívidas a sua empresa ainda conta com um capital de giro, é fundamental rever a sua administração e preservar esse recurso. O capital de giro, como já explicamos aqui, possibilita que a empresa pague suas contas em um curto prazo, além de equilibrar as contas do ativo e do passivo do seu negócio.

3. Separe as contas pessoais das finanças da empresa

Como já tratamos aqui, não separar as contas pessoais dos sócios do financeiro da empresa é um problema muito frequente, especialmente na realidade das micro e pequenas empresas. Quando não existe essa separação, o empreendedor não consegue redimensionar as contas da empresa, pois não possui uma real noção das retiradas mensais.

Muitos empreendedores para resolverem a questão, sem diminuir a retirada da empresa acabam aumentando os valores e as margens dos produtos e serviços. No entanto, como isso é feito sem o incremento da qualidade, em geral, o que os empresários experimentam é uma queda ainda maior nas vendas, prejudicando ainda mais o negócio.

Advertisement

É fundamental separar as contas da empresa das contas pessoais dos sócios. Estes, por sua vez, devem pagar suas despesas de acordo com um pró labore definido que será pago de acordo com a frequência que todos os sócios envolvidos determinarem.

O caixa da empresa precisa refletir as movimentações necessárias à sustentabilidade do negócio. Caso contrário, é a estrutura da empresa que acaba sendo comprometida pela falta de visão dos sócios.

4. Analise as movimentações da sua empresa

Relacionar as movimentações do seu caixa com o fluxo das vendas é fundamental para saber quais medidas devem ser tomadas. Todas as vezes que a entrada diminui, é preciso avaliar o motivo.

Alguns fatores como a entrada de um novo concorrente no mercado, queda dos preços e até a qualidade dos seus produtos e serviços deve ser avaliada. Ao checar esses fatores o empreendedor pode estabelecer medidas visando aumentar as vendas e consequentemente o faturamento.

Advertisement

Se as quedas nas vendas ocorreram em razão da entrada de um concorrente, por exemplo, que tal investir em marketing ou ações promocionais? Esse tipo de ação visando melhorar os resultados é o que acaba cobrindo o saldo negativo da empresa.

O esforço do empreendedor deve estar focado justamente neste ponto. Uma boa gestão financeira impacta diretamente no sucesso de uma empresa. Por isso ter constância na análise das movimentações é de extrema importância.

5. Negocie suas dívidas

Em um momento de dificuldade financeira, todo empreendedor deve evitar que o nome da sua empresa seja inscrito nos órgãos de proteção ao crédito. Isso pode comprometer a confiabilidade do seu negócio e bloquear oportunidades futuras.

Diante de dívidas, o melhor a fazer é manter uma postura proativa, entrando em contato com os credores e estabelecendo prazos e condições para o pagamento dos valores em aberto.Através dos prazos, o empreendedor consegue um fôlego maior para levantar seu negócio e melhorar o faturamento.

Advertisement

Por isso, não deixe de entrar em contato com os credores para negociar as suas dívidas, mesmo que isso não seja algo simples de se fazer.

Sobre Cláudio Lasso

Claudio Lasso é CEO da Sapri Consultoria, atua no mercado de consultoria e auditoria Contábil e Tributária há 15 anos. Contador por formação pela FECAP, o empresário possui especialização em Tributos e pós-graduação em Gestão Tributária, IFRS, SPEDs (Contábil, FCONT, SPED Fiscal, Contribuições e E-Social), Plano de Negócios / Business Plan, Auditoria Contábil e Financeira, Análise de Projetos e Investimentos. Também possui especialização em técnicas de empreendedorismo e formação de jovens empreendedores. Por causa dessa veia dedica aos negócios, Lasso fundou o projeto “Empreender na Escola”, trabalho que desenvolve para alunos de escolas públicas e profissionalizantes, levando seus conhecimentos de empreendedorismo e motivacional aos jovens estudantes.

Formado em Ciências Contábeis pela FECAP, especialista em tributos, Pós-Graduado pela FECAP – Gestão Tributária, IFRS, SPEDs (Contábil, FCONT, SPED Fiscal, Contribuições e E-Social), Plano de Negócios/ Business Plan, Auditoria Contábil e Financeira, Analise de Projetos e Investimentos, especialista em técnicas de empreendedorismo e formação de jovens empreendedores.

 

Advertisement

 

 

Continue Reading
Advertisement

Geral

Intestino e emagrecimento: deu match?

Published

on

Especialista em emagrecimento aborda como o sistema digestivo pode contribuir (ou não) com a boa forma, saúde física e mental, e dá cinco importantes dicas

O que muitos não sabem é que o intestino é um órgão que tem funções autônomas, com seus mais de 500 milhões de neurônios. Ainda, 90% dos seus sinais de comunicação fazem o caminho inverso, o intestino manda a mensagem ao cérebro, ou seja, ele quem “dá ordens”.

Numerosos estudos nas últimas duas décadas demonstraram ligações entre a saúde intestinal e o sistema imunológico, humor, saúde mental, doenças autoimunes, distúrbios endócrinos, problemas de pele e câncer. – doutor Velasques | Livro: Emagrecimento da Vida Real (ed. Vital/Pandorga)

Dito isso, o doutor Márcio Velasques, em seu lançamento pela Vital (Editora Pandorga), “Emagrecimento da Vida Real”, traz algumas perspectivas da ligação do intestino com o emagrecimento. Como?

Advertisement

Um intestino mal regulado afeta na forma como nosso corpo absorve os nutrientes, ou mesmo como elimina os excessos. Esse quadro causará a dificuldade de regular o açúcar no sangue e causa o acúmulo de gorduras.

O especialista aponta que o funcionamento do intestino varia não só de pessoa para pessoa, como também nos momentos do dia, além de fatores externos como alimentação, estresse e uso de medicamentos. Pensando nisso, toda a dieta deve ser baseada nos objetivos e nessas variações.

O doutor Velasques separou cinco dicas importantes neste processo:

Dica 1 – Gatilhos alimentares
É extremamente importante eliminar tudo aquilo que irrita o intestino, o que nosso corpo digere mal. Geralmente, os gatilhos alimentares são compostos de leite, ovo, amendoim, marisco, peixe, trigo e soja.

Dica 2 – Ajude o impossível
As dietas de eliminação ficam inviáveis de manter na vida real, por isso, após a melhora, é necessário introduzir alimentos que façam das bactérias boas do intestino felizes. Os melhores alimentos, neste caso, são os prebióticos, que incluem carboidratos como cebola, alho, alho-poró, aspargos, maçãs e bananas (verdes). Também é preciso reintroduzir ou aumentar a variedade de grãos, como aveia, cascas de frutas, sementes, aspargos, chicória e alcachofra de Jerusalém.

Advertisement

Dica 3 – Repare o estrago
É necessário repor as enzimas que foram diminuídas por conta de deficiências nutricionais, ou seja, reabastecer nutrientes como B12, ferro, cálcio, magnésio e zinco é de extrema importância.

Dica 4 – Reinocular
Outro importante passo é devolver as bactérias do bem ao intestino. Isso se resolve com alimentos probióticos, ou seja, alimentos fermentados como iogurte, chucrute, kimchi e kombucha.

Dica 5 – Reequilíbrio
Mantenha, volte ou comece a fazer exercícios, isso vai ajudar o sistema digestivo. Além disso, reequilibre sua mente, para evitar depressão, estresses, falta de sono, ansiedade, entre outros fatores físicos e mentais que desestabilizam o intestino.

Dr. Márcio Velasques - Crédito da Foto: Divulgação

Dr. Márcio Velasques – Crédito da Foto: Divulgação

Sobre: Dr. Márcio Velasques

Mais conhecido como Doc., graduou-se em Medicina em 2014 e desde então vem ajudando pessoas a otimizarem sua saúde física e mental. Com 6 pós-graduações e mais de 6.000 pacientes atendidos, dedica-se a ensinar que o tratamento das doenças deve focar na causa e não sintomas. Criou o método Emagrecimento da Vida Real para ajudar os mais de 90 milhões de brasileiros que hoje sofrem com obesidade e sobrepeso e não conseguem enxergar uma maneira de encaixar uma vida mais saudável em suas rotinas.

Advertisement
Continue Reading

Geral

DJ brasileiro EME é atração do Festival Planeta Brasil em Belo Horizonte

Published

on

O DJ e produtor musical EME é uma das grandes atrações do Maior Planeta Brasil de Todos Os Tempos, em uma edição que promete ser histórica, nos dias 24 e 25 de Setembro, no estádio Mineirão, em Belo Horizonte.

Considerado um dos principais expoentes da música eletrônica na atualidade, ele se une a mais de 100 artistas distribuídos em seis palcos com apresentações especiais, collabs e muitas participações.

O festival celebra o retorno, após dois anos paralisado em função da pandemia. No line-up estão atrações fundamentais da música contemporânea brasileira e internacional, um grande encontro entre o rap, hip-hop, pop, rock, MPB e a música eletrônica como 50 Cent, Lauryn Hill, Sticky Fingers, 2 Chainz, Julian Marley, além de artistas nacionais como a cantora pop Iza, Planet Hemp, Anavitória, Jão, Criolo, Vanessa da Mata, Duda Beat, Djonga, Jovem Dionísio, Xamã, entre outros.

Trazendo uma nova sonoridade, EME se apresentará no dia 25 de setembro. O DJ está bastante animado com esta performance e já está preparando um set especial, que promete agitar o exigente público do local.

Advertisement

É uma honra fazer parte do line-up do Maior Planeta Brasil de Todos Os Tempos! Estar no palco desse mega festival, dentro do Mineirão e ao lado de vários gigantes da música, será muito especial para a minha carreira. Como um bom mineiro que sou, vou me sentir em casa. Estou preparando uma apresentação com muitas surpresas!”, declarou EME.

O Planeta Brasil se destaca como o maior festival de música do país fora do eixo Rio-São Paulo, além de figurar entre os grandes eventos do Brasil. Os ingressos já estão à venda e podem ser adquiridos pelo site festivalplanetabrasil.com.br.

Confira as atrações:

Conquistando milhares de seguidores por onde passa, EME tem marcado presença em importantes clubs do Brasil e do mundo, com bem-sucedidas apresentações nos Emirados Árabes e Estados Unidos.

O artista já produziu diversos hits de sucessos nacionais e internacionais como o remix oficial de “Enquanto houver sol”, da banda Titãs, “Cheia de manias”, do grupo Raça Negra, além das faixas “I got you” , “Save us Now” e rework do clássico “Beggin”.

Advertisement

Versátil, o seu principal trunfo é sentir o que a pista pede, portanto, cada show se torna uma performance exclusiva, navegando muito bem no mercado premium. Em pouco tempo de trajetória, EME está entre os 30 DJs mais bem posicionados na cena eletrônica do Brasil, conquistou mais de 8 milhões de plays em 1 ano de carreira e foi capa da playlist eletrônica mais ouvida do aplicativo: EletroBR.

DJ e produtor musical EME - Crédito da Foto: Divulgação

DJ e produtor musical EME – Crédito da Foto: Divulgação

Em apenas três anos, o artista já conquistou reconhecimento nacional e internacional, marcando presença em grandes eventos e festas de labels nacional e internacionalmente reconhecidas, como Festa do Tim, Festa do Zebu, Bacana, Café Jurerê, P12, Le Barbaron, Villa Mix, Pacha Tour, Sirena Tour, FDS Araxá, Pipa Weekend, Escarpas Weekend, Beats Patos, CRO BAR (Argentina), Caldas Country, Rifaina Beach, Camarote Barretos, Audi Connection, Circuito Kia, Wall Miami, Redford São Francisco, Attic Orlando, entre outros.

O DJ é figura presente na TV brasileira e nos principais veículos de mídia, dentre eles podemos destacar: Globo, SBT, Record, Caras, QUEM, G1 entre outros.

Serviço Belo Horizonte:

Festival Planeta Brasil

Data: 24 e 25 de setembro (sábado e domingo)

Advertisement

Horário: a partir das 12h

Esplanada Mineirão: Av. Antônio Abrahão Caram, 1001 – São José

Vendas de ingressos: festivalplanetabrasil.com.br

Advertisement
Continue Reading

Geral

Isa Colli lança aventura do macaco que viaja o Brasil e ensina a importância da alimentação

Published

on

Segundo livro da coleção que alerta os pequenos para os riscos da obesidade chega às lojas no próximo mês

O excesso de peso na infância é um problema global, que se agravou com a pandemia. A obesidade pode gerar doenças graves nos pequenos, como diabetes e hipertensão. Pensando em alertar para o tema e ajudar as famílias, a escritora Isa Colli lança, no próximo mês, o livro “Luke e suas andanças pelo Brasil”. O título é o segundo volume da coleção do simpático macaquinho que percorre o mundo para mostrar a importância da alimentação saudável e da prática de atividades físicas.

No primeiro livro da série, o roteiro do macaco atleta é pela Europa.

Na missão de Luke no Brasil, ele viaja por várias cidades mostrando curiosidades e os valores nutritivos dos alimentos típicos de cada região: Sul, Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Advertisement

A proposta da coleção, de incentivar a alimentação saudável na primeira infância de forma lúdica e divertida, é uma aposta certeira da Editora Colli Books. “Luke, o macaco atleta” já se tornou referência para trabalhar a obesidade infantil e alimentação saudável em escolas brasileiras. O livro também foi citado no Fórum Regional das Cidades Latino-Americanas Signatárias do Pacto de Milão sobre Política de Alimentação Urbana, ocorrido no Rio de Janeiro em 2019, como exemplo bem sucedido de prática pedagógica. A expectativa é que o novo título da coleção siga a mesma trajetória.

“A obesidade entre as crianças é um problema mundial e se não for cuidado pode comprometer a qualidade de vida. Essa coleção é um dos meus xodós, pois traz essa preocupação e ensinamentos de uma forma leve, mas ao mesmo tempo muito informativa”, ressalta Isa Colli.

Para informações acesse o site da Editora Colli Books – www.collibooks.com

Escritora Isa Colli Editora Colli Books - Foto: Divulgação

Escritora Isa Colli Editora Colli Books – Foto: Divulgação

Continue Reading

Mais Lidas

Copyright © TimeOFFame - Todos os direitos reservados