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Negócios

Empreender no Brasil: Um Desafio que Vale a Pena?

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O Começo

Todos nós já ouvimos que “empreender no Brasil é uma jornada desafiadora”. A trajetória de muitos empresários brasileiros é repleta de sonhos, de coragem e de resiliência. Um exemplo inspirador é Edmar Cruz, um talentoso cabeleireiro que transformou sua paixão pela beleza em um dos salões mais renomados de Minas Gerais.

Desde jovem, descobriu seu talento com as tesouras, um dom que herdou de sua família. Com um olhar atento às necessidades de seus clientes e uma visão inovadora, ele se dedicou a aprimorar suas habilidades. “A verdadeira beleza está em realçar a que já existe: você.” Essa é a filosofia que guia Edmar, um profissional apaixonado que, ao longo de 28 anos de carreira, se tornou uma referência na sua área.

Graduado em Moda e Master em Visagismo por Claude Gilliard em Paris, Edmar não só domina as técnicas mais avançadas em corte, mechas, mas também possui uma sensibilidade única para captar o desejo de suas clientes e transformá-lo em realidade. Sua formação inclui renomadas academias internacionais, como Jacques Dessange e Alexandre em Paris, Toni&Guy em Londres, Pivot Point na Argentina, Vidal Sassoon em Orlando e Academy Red em Dubai, consolidando-o como um verdadeiro artista da transformação visual.

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O Instituto

À frente de uma equipe altamente qualificada no Edmar Cruz
Instituto, ele criou um ambiente acolhedor e inovador, faz você se sentir em casa. Com técnicas personalizadas, ele garante que cada cliente saia do salão não apenas satisfeita, mas radiante e confiante.

“Sou cliente há quase 20 anos. O instituto faz parte da história da minha vida, a cada data especial, o instituo esteve presente: formatura, casamento e outros momentos. O que mais gosto no salão, além do profissionalismo, é o carinho com que sou recebida”, diz Mariana Azevedo. A experiência oferecida vai além da execução do serviço, é um verdadeiro processo de transformação, que busca realçar a beleza e a essência de cada mulher.

“Do manobrista à recepção, sou bem recebida neste espaço maravilhoso, com profissionais competentes e carinhosos. Sou cliente desde sempre”, comenta Tina Amaral. Assim, Edmar vem colhendo os frutos que mais importam em sua carreira: o carinho de cada cliente, que costumam sempre dizer que o instituto é parte de sua família.

O Futuro

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Sempre em busca da melhor técnica, de novos serviços, da melhoria do espaço e do conforto e bem-estar de seus clientes, ele está constantemente atualizado sobre novidades e conhecimentos, com o objetivo de impactar seus clientes e inspirar sua equipe na busca pela excelência.

O hairstylist construiu uma história de sucesso, que busca transbordar para a comunidade local, estando sempre envolvido em causas e campanhas sociais. Para ele, a beleza vai além da estética, é uma forma de empoderamento e autoestima, e que empreender foi a oportunidade de transformar realidades.

É sobre criar, inovar e impactar vidas. Edmar deixa um recado: “não existe sucesso na carreira sem passar pelos desafios, e que não é possivel alcançar grandes conquistas sem dedicação e paixão. O caminho pode ser árduo, mas a satisfação de ver um sonho se tornar realidade faz todo o esforço valer a pena”.

@edmarcruzbh
@edmarcruzinstituto

Av. Carandaí 26 funcionários-Belo Horizonte.MG

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Negócios

Uelicon Venâncio transforma a forma de limpar o nome no Brasil com foco em educação financeira

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De garçom a uma das maiores referências em reabilitação de crédito e educação financeira do país, Uelicon Venâncio se tornou símbolo de esperança para milhões de brasileiros endividados. Sua trajetória inspira porque vai além da promessa de “limpar o nome”: ele ensina pessoas a recuperar o controle da vida financeira com consciência, planejamento e dignidade.

Ao longo dos últimos anos, Uelicon criou um método inovador que alia orientação jurídica e educação financeira. O foco vai muito além de tirar o CPF de listas de restrição — o objetivo é ensinar o cidadão a entender o que causou a dívida, reorganizar o orçamento e criar novos hábitos financeiros.

“Limpar o nome é só o primeiro passo. A verdadeira mudança acontece quando a pessoa entende como o crédito funciona e aprende a usá-lo de forma inteligente”, explica Uelicon.

Milhares de famílias em todo o Brasil já foram impactadas pelos programas e conteúdos do especialista, que soma mais de 3 milhões de seguidores nas redes sociais e bilhões de visualizações. Hoje, ele também é fundador do Instituto Venâncio, projeto social que leva educação financeira e ações solidárias a comunidades carentes, reforçando seu compromisso com o impacto social.

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Com linguagem simples e acessível, Uelicon prova que educação financeira não é luxo, é necessidade básica. Sua missão é clara: devolver dignidade, crédito e oportunidades a quem perdeu a esperança.

“Meu propósito é mostrar que todo brasileiro merece uma segunda chance — e que limpar o nome pode ser o início de uma nova história.”

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Negócios

Verônica Fraga e o novo código do luxo verdadeiro: ambientes que curam

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A arquiteta explora como a neuroarquitetura transforma o lar em um organismo vivo que regenera corpo e mente

No cenário atual do design contemporâneo, o conceito de luxo passa por uma transformação profunda. Mais do que status ou metragem, o verdadeiro luxo, segundo a arquiteta Verônica Fraga, está na capacidade dos espaços de regenerar a energia e promover bem-estar integral.

A neuroarquitetura, ciência que une arquitetura e neurociência, demonstra que luz, cores, texturas e materiais têm impacto direto sobre as emoções e o equilíbrio biológico. Projetos concebidos com essa consciência conseguem reduzir o estresse, estimular a serotonina e sincronizar o ritmo circadiano, promovendo saúde emocional e cognitiva de forma natural.

Para Verônica Fraga, uma casa inteligente é aquela que nutre os sentidos com intenção: cores que acalmam, sons que silenciam o caos, texturas que acolhem e aromas que purificam. Nesses ambientes, o lar se torna um organismo vivo, pulsando em sintonia com o corpo e a mente de quem o habita.

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Superfícies aquecidas, carpetes que reduzem ruídos, metais refinados e tintas com baixa emissão de compostos voláteis são exemplos de soluções que traduzem o novo luxo: silencioso, emocional e curativo. Um luxo que não se exibe, mas se sente.

“Criar ambientes que verdadeiramente curam exige mais do que técnica; exige empatia, leitura sensorial e compreensão profunda da alma de quem os habita.” — Verônica Fraga

O artigo convida à reflexão: a sua casa te devolve energia ou silenciosamente te consome?
No universo de Verônica Fraga, o luxo autêntico é aquele que cuida, acolhe e regenera — um encontro entre ciência, arte e alma.

https://www.instagram.com/arq.veronicafraga

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STJ reforça proteção ao consumidor em entendimento sobre contrato de compra e venda de imóvel

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Para a sócia do Juveniz Jr. Rolim Ferraz Advogados, decisão da Corte evita retenções abusivas e parcelamentos indevidos

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que, em contratos de compra e venda de imóvel, quando há relação de consumo, o CDC deve prevalecer sobre a Lei 13.786/18 (“Lei do Distrato”). Segundo a advogada Fernanda Melendez, sócia do Juveniz Jr. Rolim Ferraz Advogados, o entendimento destacou também que o inciso II do art. 32-A da Lei 13.786/18, ao permitir a retenção de até 10% do valor do contrato, e não do valor pago, criou uma diferença que pode gerar situações em que o vendedor retém mais do que o comprador desembolsou, criando risco de enriquecimento sem causa.

“Foi por conta disso, que o STJ determinou que nas relações de consumo, a soma dos descontos não pode ultrapassar 25% dos valores pagos pelo comprador. Ou seja, a lei do distrato continua sendo usada para calcular os descontos, mas, se o CDC incidir, o limite máximo é 25% do que foi efetivamente pago”, explica a especialista.

Por exemplo, enquanto a Lei do Distrato diz que o direito à retenção é em até 10% do valor do contrato, além de encargos, impostos e comissão de corretagem, a Lei do Distrato em Relação Consumerista (CDC) prevê que a retenção, encargos, impostos e comissão, somados, estão limitados a 25% do valor efetivamente pago pelo comprador. A Taxa de fruição também tem mudança, pois a Lei 13.786/18 previa que poderia ser cobrada a taxa se houvesse edificação no imóvel, mas vale o CDC que entende que só pode ser cobrada se houver edificação no imóvel e isso não está inserida no limite dos 25%. “Este é um ponto importante, pois o valor cobrado pelo uso do imóvel não está incluso nesse limite de 25% e pode ser cobrado separadamente, desde que o imóvel esteja edificado. Ou seja, se não houver edificação, a cobrança da taxa de fruição é proibida”, explica.

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No que se refere à devolução dos valores, entendia-se que o valor a ser reembolsado poderia ser devolvido em até 12 parcelas mensais, em um prazo de 6 a 12 meses, a depender da conclusão das obras. Isso mudou com o CDC, pois agora o valor deve ser devolvido em parcela única e imediata. “O parcelamento é considerado prática abusiva nas relações de consumo (Tema 577, Súmula 543, ambos do STJ). Essa decisão traz mais segurança para o consumidor, evitando retenções abusivas e parcelamentos indevidos”, avalia a advogada.

Para a especialista vale lembrar, no entanto, que construtoras e loteadoras podem se beneficiar ao considerar o entendimento do STJ e as regras do CDC já na fase de negociação, planejamento financeiro e elaboração dos contratos. “Incorporar esses limites e exigências ao modelo de negócio contribui para maior previsibilidade, segurança jurídica e fortalecimento da relação de confiança com os clientes”, conclui Melendez.

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