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Eletrificação de frotas de ônibus pode ser porta de entrada para eletromobilidade no Brasil

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_Enquanto as capitais avançam, cidades do interior ainda carecem de políticas de incentivo. Dentre os benefícios dos elétricos estão a economia na manutenção e diminuição da poluição._

*Maio de 2023 -* Os  ônibus elétricos podem ser a porta de entrada dos brasileiros à eletromobilidade e as cidades podem ganhar muito com a eletrificação das suas frotas de ônibus. Em cidades como São Paulo e Curitiba, o avanço da eletrificação do transporte público continua: com cada vez mais investimentos sendo realizados neste segmento. Porém, o país ainda carece de uma política nacional para o incentivo, principalmente das cidades do interior.

Mas por qual razão a eletrificação das cidades é importante? Para Ricardo David, sócio-diretor da Elev, empresa especializada em soluções para o segmento da eletromobilidade. “A principal porta de entrada para a população para os automóveis elétricos será por meio dos coletivos. Deste modo, a transformação do modal buscada pelas capitais brasileiras é algo necessário e faz parte de uma realidade que se expandirá por todo o país”, afirmou o executivo. 

Porém, enquanto nas capitais o diálogo sobre a importância da eletrificação das frotas, no interior ainda há pouco investimento na conversão. Porém, o cenário pode ser promissor. Para David, as atuais ações nas capitais poderão se tornar exemplos para outros municípios do Brasil. “Principalmente por se tratar de uma transformação significativa, é necessário utilizar como exemplo modelos que já deram certo em outros municípios”, afirmou o executivo.

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Mesmo com o avanço de projetos em prol da eletromobilidade, o envelhecimento da frota de automóveis e o valor dos veículos no Brasil ainda é um impeditivo para a popularização dos automóveis particulares elétricos e híbridos no país. Esse cenário pode ser visto claramente no mais recente estudo da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que mostrou que os veículos com mais de 12 anos foram os mais vendidos no Brasil no último ano. Além disso, o automóvel mais barato entre os elétricos ainda está na média dos R$ 145 mil.

Esse cenário também pode ser visto nos ônibus utilizados nos municípios do país. Os dados são da  Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) mostram que os ônibus estão com uma idade média de seis anos, considerada a mais alta desde 2012.

Segundo David, esse cenário é um alerta para a importância da eletrificação e modernização do transporte público brasileiro, até como forma dos municípios economizarem e diminuirem os valores de tarifa. “Quando falamos dos automóveis elétricos nós estamos falando em dois pontos de economia. O  primeiro é relacionado a tração, onde a energia elétrica pode ser muito mais econômica que a gasolina e o diesel e outro ponto é na manutenção, muito mais barata que a dos veículos movidos à combustão, principalmente pela quantidade menor de componentes necessários em um veículo elétrico. Isso reflete diretamente no preço das passagens para o consumidor final”, explica Ricardo David.

O especialista explica que, no total, os elétricos possuem cerca de 20% das peças de um carro à combustão e que a manutenção mensal e a troca e reposição de peças é significativamente menor. Já no quesito combustíveis, a economia é de 84% em um carro elétrico. Além disso, os veículos a combustão emitem gases poluentes que contribuem para a poluição do ar e a mudança climática. Estudos também apontam que a exposição prolongada à poluição do ar pode aumentar o risco de doenças respiratórias, cardiovasculares e até mesmo câncer. Nesse aspecto, a eletrificação das frotas de ônibus pode, até mesmo, ser vista como uma política de saúde pública.

*Sobre a Elev*

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Fundada em 2021, a ELEV é uma empresa que oferece ao mercado soluções para o ecossistema de mobilidade elétrica, desde o aplicativo que indica os eletropostos pelo país, até a implantação de pontos de carregamento elétrico e atuação em Pesquisa e Desenvolvimento.

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Teto Ferreira: o empresário por trás de grandes nomes do esporte

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Aos 24 anos, Everton Ferreira, mais conhecido como Teto Ferreira, já desponta como um jovem empresário visionário no cenário esportivo e do entretenimento digital. Nascido em São Paulo, ele iniciou sua trajetória profissional no futebol, atuando como agente de jogadores e se dedicando ao gerenciamento de carreiras, sempre com foco na construção de oportunidades estratégicas para atletas em ascensão.

Com uma atuação cada vez mais abrangente, Teto ampliou seu campo de trabalho para o universo dos influenciadores digitais, consolidando-se como um gestor de talentos multifacetado. Sua capacidade de identificar potenciais e de alinhar esporte, marketing e entretenimento tem fortalecido sua marca pessoal como referência em gestão de carreiras.

Ambicioso e determinado, Everton Ferreira mira alto: tornar-se um dos maiores empresários do mundo. Sua meta é construir um legado baseado em credibilidade, profissionalismo e impacto positivo, transformando a trajetória de quem confia em sua gestão.

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Maratona de Impacto no Museu do Amanhã terá Shark Tank E-School no comando e presença confirmada de Carol Paiffer

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Evento integra o Festival CriaBrasil e promete acelerar projetos sociais e startups no Museu do Amanhã

A Maratona de Impacto, que integra a programação da 7ª edição do Festival CriaBrasil, chega com força total nos dias 10 e 11 de outubro, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Este ano, a jornada será conduzida pela Shark Tank E-School, trazendo a expertise de mercado e o olhar estratégico para a aceleração de projetos sociais e startups. Um dos destaques da edição é a presença confirmada da empresária e investidora Carol Paiffer, referência nacional em inovação e empreendedorismo de impacto.

Realizada na área interna do Museu, a Maratona de Impacto é uma experiência prática que une mentoria, desenvolvimento de pitches e conexão direta com investidores e especialistas do ecossistema de impacto. A iniciativa é idealizada pela EGP e patrocinada pela PETRONAS Brasil viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rounet. O encontro reunirá participantes de diferentes regiões do país em dois dias de imersão intensa, transformando ideias em soluções capazes de gerar impacto positivo em suas comunidades.

“Participar do CriaBrasil é uma oportunidade incrível de fomentar ideias que realmente transformam. Acredito que, quando educação, criatividade e empreendedorismo caminham juntos, conseguimos tirar do papel projetos inovadores, com impacto real e novas possibilidades para o nosso país”, comemora Carol Paiffer. 

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“A Maratona de Impacto é uma experiência de aceleração que conecta mentes brilhantes a oportunidades reais. É uma imersão prática, com mentoria, pitch e visibilidade, na qual projetos sociais e startups podem sair do papel ou escalar com consistência. O que acontece ali é a prova viva de que é possível empreender com propósito e gerar impacto concreto nos territórios”, destaca Vanessa Pires, CEO da Brada.

Nas edições anteriores, o evento reuniu mais de 25 mil espectadores, 150 palestras, 2800 empreendedores, além de diversas iniciativas formativas, debates e vivências artísticas.

Segundo Vanessa, a edição deste ano reforça ainda mais o compromisso do Festival com a diversidade e o protagonismo de comunidades historicamente marginalizadas. “Reuniremos uma programação ampla, com shows, oficinas, rodas de conversa, exposições interativas e experiências que estimulam o pensamento crítico e a colaboração”, completa Vanessa.

Confira mais em: www.criabrasil.art.br

Acompanhe também no Instagram: @festival_criabrasil

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Recicla Junto leva Jornada da Economia Circular para escola de Criciúma e engaja comunidade com ação educativa

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Projeto realizado no Colégio Marista mostra como a educação ambiental pode formar cidadãos mais conscientes e engajados desde cedo

O Recicla Junto, programa de responsabilidade socioambiental da Cristalcopo, realizou no dia 18 de setembro mais uma etapa do Projeto Jornada da Economia Circular nas Escolas, desta vez em parceria com o Colégio Marista. 

A iniciativa reuniu alunos, pais e comunidade em uma ação prática de aprendizado sobre sustentabilidade, destacando o valor da economia circular e a importância da destinação correta dos resíduos. Somente nesta ação, foram coletados 261 quilos de resíduos. 

Durante o evento, os materiais recicláveis coletados foram destinados à nova cooperativa parceira do projeto, a El Shadai (Criciúma), fortalecendo o vínculo entre educação ambiental e geração de impacto social. Além disso, a programação contou com palestras e orientações sobre como aplicar os princípios da economia circular no dia a dia, explicando de forma prática como ocorre o ciclo do descarte, da coleta e da reciclagem.

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“Ensinar conceitos de economia circular para crianças e adolescentes representa um investimento de longo prazo. Estudos em educação ambiental mostram que, quando os jovens são estimulados a refletir sobre sustentabilidade, tornam-se multiplicadores de conhecimento em suas famílias e comunidades. Esse aprendizado promove senso de responsabilidade, incentiva o consumo consciente e estimula a criatividade para pensar em soluções inovadoras para o futuro”, explica Aline Mezzari, gerente de projetos do Recicla Junto

Iniciativas desse tipo ainda fortalecem valores de cidadania e ampliam o engajamento coletivo em causas ambientais, criando uma geração mais preparada para os desafios climáticos e sociais.

Segundo Aline, ações como essa aproximam a teoria da prática e despertam consciência nas novas gerações: “Nosso objetivo é fazer com que as crianças entendam de onde vêm os materiais que usam e como eles podem voltar ao ciclo produtivo. Ao envolver alunos, pais e comunidade, conseguimos plantar sementes que se multiplicam e transformam hábitos para o futuro”.

A ação contou ainda com a participação de parceiros estratégicos como Eva Reciclagem, Cooperativa El Shadai, Rádio Som Maior e o IMA – Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, por meio da bióloga Michele Ribeiro, que somaram esforços para ampliar o alcance da jornada educativa.

Além da realização do Projeto Recicla Junto no Colégio Marista, a ação também já foi feita no SESI. Ao todo, a iniciativa impactou quase 200 crianças com palestras e visitas técnicas e só na última ação, chegou a atingir cerca de 1.900 pessoas com a realização de um evento de coleta de resíduos aberto ao público para posterior encaminhamento a uma cooperativa de reciclagem.

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A Jornada da Economia Circular, no entanto, está apenas começando. “A expectativa do Recicla Junto é que essa iniciativa, que já mostrou seu impacto positivo junto a alunos, pais e comunidade, possa se expandir gradualmente para outras escolas da região, ampliando cada vez mais a rede de aprendizado, conscientização e transformação em prol da sustentabilidade”, conclui Aline. 

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