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Economia Circular, muito mais que reciclagem – Por Marcelo Souza

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Tempestades brutais, secas severas, queimadas, terremotos, frentes de calor e invernos impetuosos, derretimento de geleiras, deslizamentos de terra, são assuntos, facilmente encontrados nas manchetes de grandes jornais todos os dias.

Será que estamos vivendo os últimos dias? Talvez o apocalipse que a bíblia anuncia? Acredito que não, mas não é necessário ser um especialista para pressupor que algo está no mínimo estranho.

Para que possamos avançar com esse artigo, gostaria de convidá-lo a voltar comigo na história e falar um pouquinho, sobre a nossa sociedade como conhecemos atualmente, foi formada. Assim, voltamos para o ano de 1760, no marco da primeira revolução industrial, na conhecida história do tear a vapor de James Watt. Nascia a produção seriada e a conhecida era das revoluções. Acreditem, desde então o mundo não foi mais o mesmo. Cerca de 100 anos após, o mundo conheceu a segunda revolução industrial, que sem dúvida foi o período da história de maior avanço industrial e tecnológico.

O motor a combustão interna, impulsionou a indústria automobilística e aeronáutica e produziu navios maiores “encurtando as distancias” a energia elétrica, abriu um vasto campo para não somente a iluminação, mas para a comunicação que você pode imaginar o impacto, afinal, comunicação é tudo, além de todos os equipamentos domésticos que temos em nossas casas nos dias de hoje, por fim, mas não menos importante, muito pelo contrário, grande avanço na medicina e indústria química, logo tanta transformação resultou em uma crise, a conhecida crise de 1929 e posteriormente a segunda guerra mundial. Em seguida, presenciamos a terceira revolução industrial, palco que presenciamos o homem pisar na lua e o grande avanço na informática e mais recentemente a quarta revolução, que nos presenteou com os smartphones e a era das plataformas, logicamente que isso é uma maneira muito simplória de descrever cerca de 270 anos de história.

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Marcelo Souza / CEO da Indústria Fox - Crédito da Foto: Acervo Pessoal

Marcelo Souza / CEO da Indústria Fox – Crédito da Foto: Acervo Pessoal

Se produziu mais e consecutivamente se consumiu mais nos últimos 270 anos, do que em toda a história até então. Quando pensamos em 270 anos, parece muito, mas quando falamos de mundo, estamos nos referindo a um período extremamente curto.

15 de novembro de 2022, a manchete mais encontrada ao redor do globo, foi que atingimos a marca de 8 bilhões de pessoas, habitando em nosso planeta, consecutivamente consumindo e as perspectivas é que seremos 10 bilhões em 2050.

O fato, é que estamos presenciando um mundo cansado, e apesar dessa realidade já contar com mais consciência, ainda estamos longe de pelo menos um plano de como sobreviveremos.

A era das revoluções, gerou um consumo sem precedentes, na chamada economia linear. Esse modelo econômico, constitui-se em extração, produção, comercialização e descarte, agora, quando olhamos pelo prisma de nossas casas, o sentido de “querido tira o lixo” faz um certo sentido literário, mas quando olhamos com uma visão de mundo, não existe “tirar o lixo”. Assim, desde 1970, pensadores ao entorno do mundo vem se incomodando com essa realidade, e procurando soluções, modelos que possam mudar essa realidade. Dessa maneira surge a Economia Circular, que propõe caminhos para quem possamos buscar um equilíbrio sustentável entre nossa existência e a capacidade de regeneração do planeta.

Crédito da Foto: Acervo Pessoal

Crédito da Foto: Acervo Pessoal

Equilíbrio, gosto muito dessa palavra, apesar de que, quanto mais amadureço, percebo o quanto é difícil encontrar o equilíbrio. Contudo, quero propor algumas reflexões pautadas em alguns simples dados.

Segundo a Associação Brasileira de Proteína de Animal (ABPA), durante o ano de 2022, o Brasil produziu 52 bilhões de ovos, parece um número muito grande, mas quando multiplicamos a população brasileira por 365 dias, chegamos em um defit de cerca de 30 bilhões de ovos, para que cada brasileiro comesse apenas um ovo por dia. Quando olhamos para os números mundo, os dados são ainda mais alarmantes. Segundo a Eccaplan, a grande São Paulo, gera por dia 27 mil toneladas de lixo, o famoso, “querido tira o lixo”. Para se ter ideia, isso daria para construir 18 estatuas do cristo redentor por dia, ou simplesmente, enquanto se lê esse texto, foram geradas aproximadamente 56 toneladas de lixo e não se esqueça, em 2050, seremos 10 bilhões de pessoas.

Uma mudança tem que ser feita, e não estamos falando somente da reciclagem. Em mais de uma década, atuando com economia circular, é comum, sempre que se fala do tema, se conectar com a reciclagem, mas isso é um grande erro, pois a reciclagem é uma das estratégias da economia circular, a menos favorável, diga-se de passagem. Na economia circular, apresentada holisticamente no conhecido diagrama borboleta, possui estratégias para prolongamento de utilização de recursos, sejam eles biológicos (orgânicos, alimentos, madeira, etc) ou técnicos (metais, plásticos, etc) No ciclo técnico, existem 4 estratégias, e são dispostas nessa ordem de prioridade. 1° Compartilhar, diz respeito a extrair o máximo de um produto, por exemplo, precisamos de um furo ou de uma furadeira? Na essência, sempre precisamos do serviço que os equipamentos nos proporcionam, logo poderíamos ter uma furadeira somente, e pessoas vendendo furos, isso além de gerar empregos, iria minimizar a produção em massa desse tipo de equipamentos, obviamente que a furadeira é um único exemplo, mas a dinâmica se aplica para qualquer equipamento. 2° Reuso, relaciona-se a quando um item perde a função para uma pessoa, mas pode ser reusado por outra, exemplo muito comum, seria as roupas infantis. 3° Remanufatura, quando um equipamento, retorna para uma unidade fabril, para que possa ser reparado e ganhar sobrevida. 4° Reciclagem, observe que a reciclagem vem em última posição, quando não é possível implementar nenhuma das alternativas anteriores, então se recicla.

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Mesmo assim, por falta de projetos, de produtos que estejam alinhados com a visão da economia circular, problemas culturais e estratégias das organizações, apesar de estamos vendo um mundo cansado, estamos longe de uma transição de linear para circular. E reciclar é muito importante, mas olhar para o conceito inteiro, que é muito mais amplo é algo que precisa ser feito o quanto antes.

Afinal, estamos extraindo recursos naturais sem precedentes, a população crescendo, sem precedentes e sinto, que estamos cada vez mais distante de um equilíbrio, na verdade o que vemos, é que nos últimos 270 anos criamos e produzimos muito, aumentamos a expectativa de vida, erradicamos doenças, mas também causamos um desequilíbrio, sem precedentes.

Crédito da Foto: Acervo Pessoal

Crédito da Foto: Acervo Pessoal

Mais sobre a Indústria Fox

Fundada em 2009, pelo CEO Marcelo Souza, a Indústria Fox é pioneira em reciclagem com base na captação de gases no Brasil, foi a primeira fábrica de produção reversa de refrigeradores na América do Sul e se tornou referência em gestão e solução de armazenagem, manutenção, reforma e reparo de equipamentos. A empresa se posiciona com programas próprios de eficiência energética, além de processos de remanufatura de produtos. Com isso, é a única no Brasil a unir os três pilares de reciclagem, remanufatura e eficiência energética. Tudo isso alinhado com novas tecnologias e desenvolvimento de economia circular e indústria 4.0. @pcbeccbnews

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Imaginasamba celebra nova fase e consolida 25 anos de história no pagode

O nome já diz tudo: Imagina o samba? Foi dessa pergunta que nasceu, no início dos anos 2000, em uma sala de aula em Nova Iguaçu (RJ), um dos grupos mais queridos do pagode brasileiro. O Imaginasamba surgiu da amizade e do desejo de traduzir, em canções, a leveza e a paixão que marcam o […]

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O nome já diz tudo: Imagina o samba? Foi dessa pergunta que nasceu, no início dos anos 2000, em uma sala de aula em Nova Iguaçu (RJ), um dos grupos mais queridos do pagode brasileiro. O Imaginasamba surgiu da amizade e do desejo de traduzir, em canções, a leveza e a paixão que marcam o gênero. De lá pra cá, o grupo construiu uma história sólida, marcada por sucessos que embalaram gerações e por uma identidade musical que une romantismo, swing e autenticidade.

Com onze discos, três DVDs e incontáveis hits, o grupo chega a 2025 se reinventando mais uma vez. A nova formação — com Marcel (voz), Leandrinho (teclado), Gné (pandeiro e voz), Marquinhos (surdo) e Japona (tantan) — traz fôlego renovado e uma sonoridade ainda mais contagiante. Sob a produção musical de Leandro Sapucahy, o Imaginasamba acaba de lançar seu novo projeto audiovisual, “Imagina Pra Namorar”, um trabalho que celebra o amor, a alegria e a essência do grupo.

O álbum, com 18 faixas, apresenta um repertório que mistura novos sucessos e clássicos repaginados. Entre as novidades, quatro canções inéditas e a regravação especial de “Bem Querer”, sucesso dos anos 90 eternizado por Maurício Manieri, agora ganha nova vida na voz marcante de Marcel.

Desde o primeiro álbum, Ideias do Amor (2002), o grupo se firmou como um dos principais nomes do pagode romântico, influenciado por ícones como Só Pra Contrariar, Soweto e Exaltasamba. Entre os muitos marcos da carreira, estão os hits “Proposta”, “Pretexto”, “Quem é Esse Cara?”, “Por Mais Cem Anos” e “Você Não Tem Noção”, além de colaborações memoráveis com artistas como Ludmilla, Alexandre Pires, Ferrugem, Dilsinho e Sorriso Maroto.

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Em 2023, o grupo iniciou uma nova era com a chegada do cantor Marcel Vale, cuja voz potente e expressiva vem emocionando fãs por todo o Brasil. A estreia marcou uma virada cheia de frescor, com singles como “A Distância”, “Tanto Faz” e o pot-pourri “Caixa Postal / Compromisso”, que já conquistaram o público nas plataformas digitais.

“Essa união foi perfeita. Estamos prontos para entregar muita música boa e seguir emocionando as pessoas”, afirma Marcel, sobre sua entrada no grupo.

Com quase 25 anos de história e uma trajetória marcada por sucesso, superação e amor pela música, o Imaginasamba segue lotando casas de show por todo o país. Onde passa, deixa o público com aquele sentimento de saudade e vontade de mais — afinal, quando se trata de samba e emoção, é impossível não imaginar o Imaginasamba.

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Jonathas Groscove lança o livro “O Preço da Alma” e apresenta música tema interpretada por Gaia Müller

Do impacto das manchetes ao silêncio necessário para reencontrar a própria essência, Jonathas Groscove dá um novo passo em sua trajetória ao lançar “O Preço da Alma”, obra que narra sua jornada de ascensão, queda e reconstrução – muito além do mercado publicitário em que se tornou referência. O livro, publicado pela Literare Books International, […]

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Do impacto das manchetes ao silêncio necessário para reencontrar a própria essência, Jonathas Groscove dá um novo passo em sua trajetória ao lançar “O Preço da Alma”, obra que narra sua jornada de ascensão, queda e reconstrução – muito além do mercado publicitário em que se tornou referência. O livro, publicado pela Literare Books International, será lançado no dia 24 de novembro, convidando o público a mergulhar em uma história marcada por propósito, fé aplicada e disciplina.

Antes mesmo de o livro chegar às livrarias, Jonathas apresenta outra peça fundamental dessa narrativa: no dia 19 de novembro, ele lança a música tema do livro, composta por ele e inspirada diretamente nos capítulos que narram seus desafios, encontros decisivos e a retomada de sua própria identidade. A canção ganha vida na voz da cantora e multi-instrumentista Gaia Müller, artista empresariada por Jonathas.

Escolhida por ele para interpretar a obra musical, Gaia Müller é reconhecida por sua intensidade artística e pela capacidade de transformar cada nota em expressão pura. Cantora, compositora e multi-instrumentista, Gaia não apenas domina diferentes linguagens musicais como também entrega performances que unem emoção, técnica e sensibilidade em igual medida. Sua voz dá profundidade à composição de Jonathas, traduzindo musicalmente a alma de sua jornada.

Em “O Preço da Alma”, o publicitário e estrategista revisita momentos decisivos de sua carreira na América Latina – desde os bastidores do mercado de publicidade, passando por rompimentos, colapsos financeiros e reencontros espirituais – para revelar o que realmente sustenta uma vida próspera. Mais do que uma autobiografia espiritual, o livro oferece ao leitor reflexões práticas, exercícios de autoconhecimento e ferramentas para realinhar propósito e execução.

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Com honestidade, coragem e uma escrita fluida, Groscove entrega uma obra para líderes, empreendedores e profissionais que buscam não apenas resultados, mas resultados sustentáveis, aqueles que não trocam o eterno pelo que apenas reluz.

Sobre Jonathas Groscove

Jonathas Groscove é um influenciador digital, publicitário e empresário brasileiro conhecido por sua forte presença nas redes sociais e por defender valores como empatia, superação e conexões humanas no ambiente de negócios. Atuando no marketing digital, ele ganhou destaque com campanhas e cases de sucesso voltados à representatividade e à inovação, tornando-se uma figura reconhecida entre jovens empreendedores.

Sobre Rogério Ferreira e Editora Revaiah

Rogério Ferreira é empresário, educador e mentor estratégico cujo histórico une fé, experiência e resultados. Fundador da Editora Revaiah e de um grupo de negócios que atua em comunicação, eventos e produções editoriais, Rogério traz mais de três décadas de empreendedorismo prático, passando por crises reais, reestruturações e sucessos escaláveis. É bacharel em Teologia, Mestre em Capelania Internacional pela FLMU, professor e membro ativo da ADHONEP ALPHAVILLE, com atuação reconhecida em capelania empresarial e social.

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Jonathas Groscove (@jonathasgroscove) – Instagram

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Jonathas Groscove lança o livro “O Preço da Alma” e apresenta música tema interpretada por Gaia Müller

Do impacto das manchetes ao silêncio necessário para reencontrar a própria essência, Jonathas Groscove dá um novo passo em sua trajetória ao lançar “O Preço da Alma”, obra que narra sua jornada de ascensão, queda e reconstrução – muito além do mercado publicitário em que se tornou referência. O livro, publicado pela Literare Books International, […]

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Do impacto das manchetes ao silêncio necessário para reencontrar a própria essência, Jonathas Groscove dá um novo passo em sua trajetória ao lançar “O Preço da Alma”, obra que narra sua jornada de ascensão, queda e reconstrução – muito além do mercado publicitário em que se tornou referência. O livro, publicado pela Literare Books International, será lançado no dia 24 de novembro, convidando o público a mergulhar em uma história marcada por propósito, fé aplicada e disciplina.

Antes mesmo de o livro chegar às livrarias, Jonathas apresenta outra peça fundamental dessa narrativa: no dia 19 de novembro, ele lança a música tema do livro, composta por ele e inspirada diretamente nos capítulos que narram seus desafios, encontros decisivos e a retomada de sua própria identidade. A canção ganha vida na voz da cantora e multi-instrumentista Gaia Müller, artista empresariada por Jonathas.

Escolhida por ele para interpretar a obra musical, Gaia Müller é reconhecida por sua intensidade artística e pela capacidade de transformar cada nota em expressão pura. Cantora, compositora e multi-instrumentista, Gaia não apenas domina diferentes linguagens musicais como também entrega performances que unem emoção, técnica e sensibilidade em igual medida. Sua voz dá profundidade à composição de Jonathas, traduzindo musicalmente a alma de sua jornada.

Em “O Preço da Alma”, o publicitário e estrategista revisita momentos decisivos de sua carreira na América Latina – desde os bastidores do mercado de publicidade, passando por rompimentos, colapsos financeiros e reencontros espirituais – para revelar o que realmente sustenta uma vida próspera. Mais do que uma autobiografia espiritual, o livro oferece ao leitor reflexões práticas, exercícios de autoconhecimento e ferramentas para realinhar propósito e execução.

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Com honestidade, coragem e uma escrita fluida, Groscove entrega uma obra para líderes, empreendedores e profissionais que buscam não apenas resultados, mas resultados sustentáveis, aqueles que não trocam o eterno pelo que apenas reluz.

Sobre Jonathas Groscove

Jonathas Groscove é um influenciador digital, publicitário e empresário brasileiro conhecido por sua forte presença nas redes sociais e por defender valores como empatia, superação e conexões humanas no ambiente de negócios. Atuando no marketing digital, ele ganhou destaque com campanhas e cases de sucesso voltados à representatividade e à inovação, tornando-se uma figura reconhecida entre jovens empreendedores.

Sobre Rogério Ferreira e Editora Revaiah

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Rogério Ferreira é empresário, educador e mentor estratégico cujo histórico une fé, experiência e resultados. Fundador da Editora Revaiah e de um grupo de negócios que atua em comunicação, eventos e produções editoriais, Rogério traz mais de três décadas de empreendedorismo prático, passando por crises reais, reestruturações e sucessos escaláveis. É bacharel em Teologia, Mestre em Capelania Internacional pela FLMU, professor e membro ativo da ADHONEP ALPHAVILLE, com atuação reconhecida em capelania empresarial e social.

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