Connect with us

Negócios

“É impossível que o improvável nunca aconteça”

Published

on

Por Claudia Godinho

Esta frase do Estatístico Alemão Emil Gumbel (1891 – 1966) expressa uma contradição, sendo o improvável  uma baixa probabilidade de ocorrência e o impossível uma falta de possibilidade. A frase de Gumbel pode nos levar a uma reflexão interessante sobre como avaliamos e enfrentamos os riscos. Por outro lado, é importante lembrar que nem tudo o que é improvável se torna impossível, então segue a reflexão: após uma pandemia global, embarcamos no improvável?

Para responder a esta questão, vamos voltar a 2019 no Relatório Anual de Riscos Globais do Fórum Econômico Mundial (WEF), onde a propagação de Doenças Infecciosas aparece em 10º lugar no Ranking de maiores impactos Globais.

O relatório destacou a possibilidade de uma pandemia global como um evento que poderia ter consequências significativas para a saúde pública, a economia e a estabilidade social. Embora a COVID-19 não tenha sido prevista especificamente no relatório, o documento ressaltou a vulnerabilidade das sociedades modernas à doenças infecciosas e a necessidade de se preparar para lidar com tais eventos.

Advertisement

Considerando o Relatório de 2019, será que Pandemia pode ser enquadrada como um Cisne Negro?

A Pandemia pode ser considerada tanto um Cisne Negro quanto um Rinoceronte Cinza, dependendo da perspectiva e das definições atribuídas a esses conceitos.

Um Cisne Negro, conforme descrito por Taleb N. em seu livro, é um evento altamente improvável, imprevisível e com um impacto significativo, é um risco considerado de baixa probabilidade, porém com forte impacto. Por outro lado, a ideia de um Rinoceronte Cinza, cunhada por Michele Wucker, refere-se a riscos altamente prováveis, mas que são amplamente negligenciados ou não são enfrentados adequadamente. Um Rinoceronte Cinza seria uma ameaça óbvia, mas muitas vezes ignorada até que se torne uma crise.

É importante ressaltar que esses termos são conceitos teóricos e nem todos concordam com sua aplicação específica em casos reais. A pandemia COVID-19 é um evento complexo, e diferentes especialistas podem ter opiniões divergentes sobre como classificá-la em termos de riscos e categorias. No entanto, o importante é aprender com as lições e estarmos preparados para enfrentar eventos futuros.

Ao olhar para futuro podemos citar a versão de 2023, a 18ª edição do Relatório de Riscos Global publicada pelo Fórum Econômico Mundial em parceria com Marsh McLennan and Zurich Insurance Group. Este relatório classifica os Riscos Globais no curto (2 anos) e longo prazos (10 anos). O destaque são as transformações da sociedade no mundo pós Pandemia, Guerra na Ucrânica e que precisamos nos preparar para o risco crescente das Policrises: “Choques simultâneos, riscos profundamente interconectados e erosão da resiliência – quando crises distintas interagem de modo que o impacto global ultrapasse de longe a soma de cada parte”. Podemos destacar quatro categorias de riscos dentro do Relatório:

Advertisement

Social: “O Custo de vida domina os riscos globais nos próximos dois anos”. As crises de alimentos, combustível e custos exacerbam as vulnerabilidades sociais, enquanto o declínio de investimentos no desenvolvimento humano desgasta a resiliência”.

.  Ambiental: “Falha na ação climática domina os Riscos Globais na próxima década”.

. Tecnológica: “A tecnologia intensificará as desigualdades, enquanto os riscos da cibersegurança permanecerão uma preocupação constante”.

. Geopolítica: A fragmentação geopolítica estimulará a guerra geoeconômica e intensificará o risco de conflitos de vários domínios.

As Policrises e Cenários de transformações na sociedade também trouxeram disrupções nas empresas que passaram a entender a importância de cultura antifrágil.

Advertisement

A antifragilidade, de Nassim Nicholas Taleb, refere-se à capacidade de um sistema ou organismo não apenas resistir a choques, mudanças ou situações inesperadas, mas também de se fortalecer e crescer como resultado dessas adversidades.

Em vez de apenas voltar ao estado original após um evento disruptivo, um sistema antifrágil aprende com o caos e se adapta, melhorando sua resiliência e desempenho em face de futuras perturbações. A metáfora da Hidra de Lerna, com suas cabeças que se multiplicam quando cortadas, exemplifica bem essa ideia de crescimento e fortalecimento diante do caos.

Já a resiliência refere-se à capacidade de um sistema ou organismo de se recuperar ou retornar ao seu estado original após um choque, pressão ou mudança. A imagem da Fênix, que renasce das cinzas, ilustra bem a ideia de resiliência. Embora a resiliência seja valiosa e necessária para lidar com situações desafiadoras, ela não necessariamente implica um fortalecimento ou melhoria do sistema após a adversidade.

Ambos os conceitos, antifragilidade e resiliência, são relevantes quando se trata de lidar com incertezas e mudanças. No entanto, a antifragilidade vai além da mera recuperação e busca transformar o caos em oportunidade de crescimento e melhoria.

Dentro deste contexto de grande volatilidade, a Petronect instituiu sua Política de Gestão de Riscos e o PGR – Processo de Gestão de Riscos.  Seu principal objetivo é suportar uma cultura baseada em risco e estabelecer diretrizes, para implementação e incorporação do processo de Gestão de Riscos à rotina da empresa.

Advertisement

A implementação desses documentos orienta todos os colaboradores na condução da gestão de riscos, define Papéis e Responsabilidades, propicia o alcance das Metas e auxilia a Diretoria Executiva na tomada de decisão.

Trata-se de uma abordagem preventiva para gerenciar a empresa dentro do apetite a risco estabelecido.

Diversas novas ações foram implementadas aumentando ainda mais a exposição e interação da empresa com a sociedade em que está inserida. E mais um elemento pesou para a atenção aos riscos: o fato de que o serviço que prestamos ser utilizado pela Petrobras, tendo, portanto, que atuar sob rigorosa legislação que rege as empresas estatais. Nosso Portal é um meio de geração de negócios alinhado a regras licitatórias, anticorrupção e com forte atuação em Segurança da Informação.

A Petronect criou um Comitê de Riscos composto pelas principais lideranças contemplando todas as áreas da empresa, tendo sido adotada a ISO 31000:2018, diagramação BowTie e o Ciclo PDCA para o auxílio no processo de Tratamento dos Riscos. Também dentro das melhores práticas, relacionamos a Gestão de Riscos à GCN – Gestão de Continuidade do Negócio e trabalhamos a Interconectividade entre os riscos. Mapeamos a cadeia de valor de nossa empresa com os riscos e criamos Painel de riscos, que foi elaborado para trazer agilidade e transparência. Disponibilizamos uma página na Intranet com todos os riscos, Barreiras e  ações de controle. Tornou-se um canal onde efetuamos várias comunicações relativas à Gestão de Riscos.

Um ponto fundamental é o programa de conscientização da cultura de riscos, integrado à Planos já existentes de Compliance e Segurança da Informação e ASG que recentemente recebeu uma certificação por suas ações e boas práticas em Responsabilidade Social, Meio Ambiente e Governança Corporativa (ESG).O foco é disseminar a cultura de riscos em todas as camadas da empresa – com Lives, Gamefication e Treinamentos constantes. Como somos uma empresa do setor de Tecnologia da Informação, os riscos associados à Segurança da Informação são prioridade e estamos sempre alinhados com as melhores práticas do mercado.

Advertisement

O objetivo do Plano de Conscientização é fazer com que o colaborador reconheça o processo de riscos como parte integrante da Gestão da Rotina para alcançar seus objetivos e,  desta forma proteger os valores da empresa.

No Contexto específico da Petronect, o radar para a gestão dos riscos amplifica-se dos colaboradores para ambientes além da empresa, abrangendo também a análise de cenários e a tomada de decisões no âmbito pessoal. Essa ampliação demonstra a conscientização pela qual diretrizes internas de riscos passam a ser disseminadas e incorporadas na rotina de todos de forma natural ou como melhor prática.

Desta forma podemos medir o sucesso de uma cultura de riscos quando pequenas ações individuais influenciam e contribuem para a sustentabilidade e segurança da sociedade em que está inserida criando um ambiente íntegro, mais seguro, transparente e menos propenso a eventos Improváveis.

*Claudia Godinho é especialista do Departamento de Governança, Desempenho, Compliance e Auditoria da Petronect

Advertisement
Continue Reading
Advertisement

Negócios

Escritório que começou em garagem celebra 10 anos com sede de alto padrão no Setor Marista

Published

on

By

Varela Torres Advocacia completa uma década como referência em assessoria jurídica para empresas e empresários em Goiás

Goiânia – Março de 2025 – De uma garagem modesta à instalação em um dos endereços mais valorizados de Goiânia, o escritório Varela Torres Advocacia, com atuação jurídica voltada ao atendimento de empresas e empresários de todos os portes e segmentos, celebra uma década de presença no mercado jurídico goiano. Fundado em 2015 pelo advogado Flávio Varela Torres, natural de Recife, o escritório comemora seus 10 anos de trajetória com uma sede de alto padrão no Setor Marista, consolidando-se como uma das principais bancas jurídicas da região Centro-Oeste.

Com uma abordagem estratégica, voltada para a realidade do mundo corporativo, o escritório atua nas seguintes áreas: Empresarial, Imobiliário, Direito do Consumidor, Contratos, Trabalhista Empresarial, Contencioso Cível e Holding, oferecendo soluções jurídicas completas e personalizadas para o crescimento, a proteção e a perpetuação dos negócios de seus clientes.

A história do escritório começou de forma simples e determinada. Recém-formado, Flávio Varela Torres deu início à carreira atendendo empresários diretamente na garagem da casa dos pais. “Começamos sem estrutura, mas com um propósito muito claro: prestar um serviço jurídico de excelência, com foco estratégico para quem empreende e gera emprego”, relembra o advogado. “Hoje, ao completar 10 anos, podemos dizer que superamos cada desafio e construímos uma história sólida ao lado dos empresários goianos.”

Advertisement

A nova sede do Varela Torres Advocacia, com 640 metros quadrados, foi projetada especialmente para atender o público empresarial com conforto, agilidade e qualidade. O espaço conta com salas de atendimento individualizadas, auditório para eventos jurídicos, estúdio de gravação para produção de conteúdos técnicos e uma equipe multidisciplinar composta por advogados e profissionais especializados.

Com um perfil exclusivo voltado ao atendimento de empresas e empresários, o escritório adotou desde o início o conceito full service business, oferecendo um portfólio abrangente de serviços nas áreas de Direito Empresarial, Imobiliário, Consumidor, Contratos, Trabalhista Empresarial, Contencioso Cível e estruturação de holdings patrimoniais e familiares. Além disso, o escritório atua fortemente na recuperação de crédito, responsabilidade civil e planejamento sucessório.

“Nosso foco sempre foi o CNPJ. Oferecemos um serviço jurídico estratégico para quem precisa de segurança jurídica para continuar crescendo e gerando resultados. Trabalhamos para que o empresário tenha respaldo jurídico em todas as áreas do seu negócio, do planejamento ao contencioso”, explica Dr. Flávio.

Ao longo dessa trajetória, a atuação do Varela Torres Advocacia foi fundamental para o fortalecimento de dezenas de empresas goianas e nacionais. A expertise do escritório em estruturação de holdings familiares, por exemplo, tornou-se um dos principais diferenciais do atendimento, sendo cada vez mais procurada por empresários que buscam organizar seu patrimônio e planejar a sucessão de forma eficiente e segura.

Além do trabalho jurídico, o escritório consolidou nos últimos anos uma atuação comprometida com a disseminação de informação técnica e de qualidade para o empresariado. Uma das iniciativas de destaque é o Varela Torres Cast – Momento Jurídico, projeto multiplataforma que aborda temas relevantes para o mundo dos negócios e para o cenário jurídico empresarial, transmitido na televisão e nas plataformas digitais. A produção de e-books e livros sobre direito societário e planejamento patrimonial também integra esse compromisso com a educação jurídica e a democratização do conhecimento.

Advertisement

“Completar 10 anos não é apenas uma marca de tempo, mas uma confirmação de que nosso propósito tem sido cumprido: ajudar empresários a crescerem com segurança jurídica e inteligência estratégica”, afirma Dr. Flávio Varela Torres. “Nosso compromisso segue sendo o de inovar, acompanhar as mudanças no cenário jurídico e oferecer aos nossos clientes um serviço de excelência.”

A trajetória do escritório acompanha também o crescimento econômico de Goiânia nos últimos anos. O Varela Torres Advocacia esteve presente na assessoria jurídica de empresas que expandiram seus negócios na capital e em outros estados, consolidando sua atuação como um dos aliados estratégicos do empresariado goiano.

“Quando escolhi Goiânia para recomeçar minha vida profissional, sabia que teria muitos desafios. Hoje, ao olhar para trás, vejo que essa cidade foi o cenário onde construí meu legado. Esses 10 anos são motivo de gratidão, mas, acima de tudo, de responsabilidade para continuar ajudando empresários a prosperar e desenvolver o mercado local”, ressalta Dr. Flávio.

A celebração de uma década de atuação marca também um novo ciclo para o escritório, que segue ampliando sua atuação com foco na inovação jurídica e na excelência no atendimento ao setor empresarial.

Advertisement
Continue Reading

Negócios

Aqualax inaugura nova loja em Jundiaí e se consolida como referência no mercado

Published

on

Marcelo e Gislaine Gusson, e os Ex-BBB Mariana Felício e Daniel Saullo - Crédito da Foto: Thiago Duran / Divulgação

A Aqualax, empresa referência no segmento de spas e banheiras, acaba de inaugurar sua sexta loja, desta vez na cidade de Jundiaí. O evento contou com a presença especial do casal embaixador da marca, os ex-BBBs Daniel Saullo e Mariana Felício, os quais se conheceram no ano de 2006 ao participarem da sexta edição do reality Big Brother Brasil, e ainda contou com a presença de um seleto grupo de arquitetos do circuito Decor.

A nova unidade impressiona pela sua estrutura, oferecendo uma ampla variedade de modelos e uma área exclusiva onde os clientes podem viver a experiência Aqualax.

Gislaine e Marcelo Gusson, CEO's da Aqualax - Crédito da Foto: Thiago Duran / Divulgação
Gislaine e Marcelo Gusson, CEO’s da Aqualax – Crédito da Foto: Thiago Duran / Divulgação

A marca está em intensa expansão, atraindo investidores para a abertura de franquias e ampliando sua presença no mercado de luxo. Seus produtos estão cada vez mais presentes em espaços de alto padrão, como a recém-adquirida mansão da influenciadora Virgínia Fonseca.

A propriedade, comprada do ex-jogador Emerson Sheik por R$ 27 milhões, conta com dois spas da Aqualax: o modelo Top LINE, presente na área interna e que já esteve no BBB 20, e o modelo Amarílis, instalado na área externa e que marcou presença no BBB 21.

Com um portfólio de alto padrão e crescimento acelerado, a Aqualax reforça sua posição como uma das marcas mais desejadas do setor.

Advertisement
Ex-BBB Mariana Felício e Daniel Saullo - Crédito da Foto: Thiago Duran / Divulgação
Ex-BBB Mariana Felício e Daniel Saullo – Crédito da Foto: Thiago Duran / Divulgação
Inauguração da Loja Aqualax em Jundiaí - Crédito da Foto: Thiago Duran / Divulgação
Inauguração da Loja Aqualax em Jundiaí – Crédito da Foto: Thiago Duran / Divulgação
Inauguração da Loja Aqualax em Jundiaí - Crédito da Foto: Thiago Duran / Divulgação
Inauguração da Loja Aqualax em Jundiaí – Crédito da Foto: Thiago Duran / Divulgação

Continue Reading

Negócios

Premier Móveis e Planejados se destaca em Maringá com móveis sob medida de alto padrão

Published

on

By

A busca por ambientes mais funcionais, sofisticados e com a cara do cliente tem impulsionado o crescimento de lojas especializadas em móveis planejados. Em Maringá e região, a Premier Móveis e Planejados vem se consolidando como uma das principais referências no segmento, oferecendo soluções personalizadas para residências, escritórios e espaços comerciais.

Com uma equipe especializada e foco na qualidade, a Premier Móveis e Planejados trabalha com projetos exclusivos, que valorizam não apenas a estética, mas também a praticidade e o aproveitamento inteligente dos espaços. Cada móvel é pensado de acordo com as necessidades e estilo de vida do cliente, garantindo ambientes únicos e bem aproveitados.

Atendendo Maringá e toda a região, a Premier Móveis e Planejados alia tecnologia, design e acabamento de excelência em cada detalhe. Seja para renovar um cômodo ou planejar toda a mobília de um imóvel novo, a loja oferece atendimento personalizado e compromisso com prazos e qualidade, se tornando a escolha certa para quem busca transformar sonhos em realidade.

Advertisement



Continue Reading

Mais Lidas

Copyright © TimeOFFame - Todos os direitos reservados