Connect with us

Negócios

É hora de projetar os impactos da Reforma Tributária sobre as operações da sua empresa

Published

on

(*) Douglas Rogério Campanini

A Reforma Tributária aprovada no final de 2023 promoverá uma profunda reestruturação no sistema tributário brasileiro e, em meio a tantas discussões, o empresário muitas vezes fica sem saber exatamente qual será o impacto no dia a dia das finanças e investimentos da sua empresa. Esse cenário não tão claro é motivo de insegurança e consequentemente retração no ímpeto dos investimentos até que haja uma clareza e segurança no que de fato pode acontecer.

Os impactos podem ser inúmeros, mas decidi selecionar cinco possibilidades que devem ter uma atenção mais focada do empresariado brasileiro – e quiçá do empresário internacional que vislumbra investir em nosso País: perda dos incentivos fiscais de ICMS, eliminação de tratamentos diferenciados de PIS e COFINS, necessidade de adaptações logísticas, alteração na precificação de produtos e serviços e, por fim, quais os impactos do IVA – Imposto sobre Valor Agregado em substituição a ICMS, IPI, ISS, PIS e COFINS.

Perda de Incentivos Fiscais de ICMS: atualmente, muitos Estados oferecem incentivos fiscais de ICMS para atrair investimentos. Com a unificação dos tributos no IVA, esses incentivos tendem a ser reduzidos entre 2029 a 2032 e extintos a partir de 2033, . As empresas precisarão reavaliar suas estratégias de localização e expansão, considerando a possível perda dessas vantagens tributárias competitivas.

Advertisement

Eliminação de Tratamentos Diferenciados de PIS e COFINS: hoje, alguns setores econômicos se beneficiam de regimes diferenciados de PIS e COFINS, com alíquotas reduzidas ou créditos presumidos. A reforma propõe a substituição desses tributos pelo IVA (CBS), eliminando esses tratamentos. Empresas que hoje contam com esses benefícios precisarão ajustar suas margens e repensar sua estrutura de preços para manter a competitividade.

Adaptações Logísticas ou Localização de Unidades: com a unificação dos tributos e a definição do IVA de acordo com o destino, a logística das empresas também será impactada diretamente. Se hoje a localização das empresas depende, também, dos benefícios fiscais de ICMS, com a definição do IVA pela localização do cliente exigirá revisões nas cadeias de suprimentos e distribuição. Empresas com operações em múltiplos Estados deverão analisar como a nova sistemática vai afetar os seus custos e eficiência logística.

Precificação dos Produtos e Serviços: a formação de preços será um dos maiores desafios com a introdução do IVA. As empresas precisarão recalcular os seus custos, incorporando as novas alíquotas e eliminando os tributos que serão substituídos. É essencial realizar simulações e ajustes preventivos para evitar surpresas e manter a competitividade no mercado. Alguns cenários possíveis já podem ser delineados para ter uma ideia dos impactos e como definir estratégias de contingenciamento.

Impactos do IVA nas Empresas: a criação de um IVA em substituição ao ICMS, IPI, ISS, PIS e COFINS representa uma simplificação tributária, mas também introduz diversos desafios. A adaptação ao novo regime exigirá investimentos em sistemas de gestão e treinamento de pessoal. A nova legislação ainda está sendo delineada, mas as empresas já devem iniciar estudos para entender as mudanças e seus impactos operacionais e financeiros.

Diante de tantas mudanças previstas, é imperativo que os empresários comecem desde já a analisar os possíveis impactos da Reforma Tributária. A adaptação precoce e planejada pode minimizar riscos e maximizar oportunidades. Diante de tudo isso, as empresas não podem “neglicenciar” as simulações, que precisam ter o máximo de precisão para dar insumos suficientes para tomadas de decisões. Ter um grupo de trabalho focado nessas análises é essencial para que os impactos sejam administráveis.

Advertisement

Caso contrário, prepare-se, empresário, para tempos desafiadores.

(*) Douglas Rogério Campanini é Sócio-Diretor da Área Tributos Indiretos da Athros Auditoria e Consultoria + SFAI

Continue Reading
Advertisement

Negócios

Base reforça estratégias de live commerce com integração de TikTok Shop

Published

on

By

Luciano Basile, Head de Operações LATAM , Base

A plataforma de integração e automação para e-commerces está entre as primeiras a oferecer o TikTok Shop para marcas e vendedores no Brasil

São Paulo, maio de 2025 – A revolução do live commerce acaba de chegar ao Brasil com o TikTok Shop. A Base, plataforma global de integração e automação para e-commerces, anuncia a integração completa e imediata com a nova funcionalidade de live commerce do TikTok para todos os clientes brasileiros.

Isso significa que todas as funcionalidades necessárias para gerenciar a sua loja ou vendas via TikTok Shop já estão centralizadas e automatizadas na plataforma da Base, incluindo a gestão completa de anúncios, pedidos, estoques, relatórios e muito mais.

Advertisement

“O live commerce é uma grande tendência para as estratégias omnichannel nos próximos anos, e a integração antecipada da Base com o TikTok Shop demonstra que a prioridade é estar sempre um passo à frente para os nossos clientes”, explica o head de operações LATAM, Luciano Basile, que desde 2023 lidera o crescimento da Base no país.
“As redes sociais se tornaram o principal ponto de contato das marcas com seus clientes, e vender onde a atenção deles está, no momento em que desejam fazer a compra, é a experiência que fará a diferença na jornada deles”, conclui.

Desde o lançamento do recurso, em setembro de 2023, o TikTok Shop já ultrapassou a marca de 15 milhões de vendedores ativos no mundo. E a proposta é simples: unir conteúdo viral com uma experiência de compra direta — sem sair do app.

O TikTok Shop já opera nas regiões da Europa, Ásia, América do Norte e México, mercados em que a Base também está presente com a integração. Números mostram que a expectativa é que o TikTok Shop movimente cerca de R$ 39 bilhões até 2028, representando uma fatia significativa do e-commerce nacional e se consolidando entre os principais marketplaces do mercado.

Como funciona o TikTok Shop

O TikTok Shop é um conjunto de funcionalidades para marcas, criadores de conteúdo e lojistas venderem seus produtos diretamente do feed e das lives na rede social, podendo até mesmo criar páginas personalizadas da loja.

Advertisement

Mais do que um canal de marketing, o TikTok Shop vai criar oportunidades únicas para os sellers, pela plataforma da Base, e para os afiliados, que são os criadores de conteúdo promovendo produtos em troca de comissão.

Ou seja, o TikTok criou um ecossistema onde sellers, marcas e influenciadores trabalham juntos para impulsionar as vendas para mais de um bilhão de contas ativas por meio de:

● Vídeos no feed com o link de compras
● Lives com carrinho de compras integrado
● Página personalizada da sua loja
● Aba “Shop” diretamente no seu perfil
● Campanhas com influenciadores promovendo as suas vendas

E, para ser um seller no TikTok Shop, é muito simples: é só fazer um cadastro direto no aplicativo do TikTok ou via o TikTok Seller Center e integrar com a conta na Base. Além do TikTok Shop, a Base oferece outras 1.300 integrações de marketplaces e ferramentas de gerenciamento para impulsionar as vendas online. Saiba mais acessando a página de registro.

Sobre a Base

Advertisement

A Base é uma plataforma global que simplifica a integração e automação de e-commerces de todos os tamanhos. A Base está presente em 14 países e com mais de 1.300 marketplaces, ERPs, lojas virtuais e soluções de gestão integradas. A Base chegou ao Brasil em 2023 para democratizar o acesso às melhores ferramentas para sellers e marcas de todos os tamanhos e oferecer a possibilidade de escalar globalmente, sem barreiras e sem complicações. Saiba mais em: https://www.base.com

Continue Reading

Negócios

Após abertura de escritório em São Paulo, Elir Andrade mira expansão no mercado de eventos e celebridades

Published

on

By

Renomado por seu trabalho como relações-públicas de influenciadoras, celebridades e nomes fortes do entretenimento, Elir Andrade celebra uma nova fase em sua carreira com a inauguração de seu escritório no Shopping Jardim Pamplona, no sofisticado bairro Jardim Paulista, em São Paulo.

Após consolidar seu nome no Rio de Janeiro, Elir escolheu a capital paulista para ampliar sua atuação, de olho nas crescentes oportunidades nos segmentos de eventos, moda e mídia. “São Paulo é o coração do entretenimento e da visibilidade no Brasil. Estar aqui com um espaço físico em um dos shoppings mais bem localizados da cidade é um passo importante na consolidação do nosso trabalho”, destaca o RP.

Conhecido como “o RP das blogueiras e famosas”, Elir vem se destacando pelo posicionamento estratégico de seus clientes em portais de grande alcance e publicações de alta relevância. O novo escritório também funcionará como base de atendimento para personalidades que buscam projeção em mídias digitais e tradicionais.

A inauguração marca não apenas uma expansão geográfica, mas também o fortalecimento de seus serviços. Com foco em relacionamento com a imprensa, presença em eventos de alto padrão e ativações de marca, Elir Andrade pretende transformar o novo endereço em um polo de conexões entre personalidades influentes e os principais veículos de comunicação do país.

Advertisement

Continue Reading

Negócios

Adventure Studio, uma produtora especialista em conteúdo digital, recebe a cantora Duda Bertelli em podcast exclusivo

Published

on

By

A Adventure Studio, uma Produtora Especialista em Conteúdo Digital, segue se consolidando como referência em produções audiovisuais de alto nível. Com foco em podcasts, lives e talk shows, o estúdio tem atraído grandes nomes para suas produções e, recentemente, recebeu a cantora Duda Bertelli para um bate-papo descontraído e inspirador em um dos episódios de seu podcast oficial.

Durante a gravação, Duda Bertelli compartilhou detalhes de sua trajetória musical, os desafios enfrentados no cenário artístico nacional e seus próximos projetos. A conversa, conduzida em um formato leve e dinâmico, proporcionou aos espectadores uma visão mais íntima e autêntica da artista. O episódio reafirma o compromisso da Adventure Studio, uma Produtora Especialista em Conteúdo Digital, em oferecer conteúdo relevante, criativo e de qualidade.

Com uma estrutura moderna e equipe altamente capacitada, a Adventure Studio, uma Produtora Especialista em Conteúdo Digital, se destaca por proporcionar experiências únicas tanto para os convidados quanto para o público. A produtora vem se tornando o ponto de encontro ideal para personalidades que desejam compartilhar suas histórias em um ambiente profissional, acolhedor e tecnicamente impecável.

Advertisement
Continue Reading

Mais Lidas

Copyright © TimeOFFame - Todos os direitos reservados